Educação Física

Educação Física da Unesc: infraestrutura ampla e corpo docente diferenciado oportunizam aprendizados

Educação Física da Unesc: infraestrutura ampla e corpo docente diferenciado oportunizam aprendizados
Mais imagens

Há anos, a área de Educação Física demonstra crescimento, em especial com relação ao cuidado com a saúde. A pandemia do novo coronavírus mostrou à sociedade de forma geral a importância e a necessidade de serem fisicamente ativos, independentemente da idade.

Os cuidados com o corpo, no entanto, devem ser acompanhados de perto por um bom profissional de Educação Física para que objetivos sejam alcançados de forma perene e segura. Na Unesc, o curso de graduação que forma os profissionais da área conta com um corpo docente formado por professores mestres e doutores, com experiência acadêmica e olhar estratégico ao mundo do trabalho, somando mais de 50 anos de tradição e excelência na formação de educadores físicos. 

Além disso, projetos de Pesquisa e Extensão oportunizam que os estudantes, além de receber bolsas de estudo, pratiquem o que aprendem em sala de aula nos mais diversos cenários de práticas.

“O curso de Educação Física da nossa Universidade possui um currículo que oportuniza aos acadêmicos a realização da graduação em Licenciatura e Bacharelado em quatro anos. Os estudantes têm ainda diversas possibilidades de bolsas e estágios e convênios com diferentes entidades e uma extensa gama de experiências formativas”, enfatiza o coordenador, Joni Márcio de Farias.

Amplo complexo esportivo

A infraestrutura da Unesc também possibilita a prática dos estudantes, que têm acesso a um amplo complexo esportivo composto por dois ginásios; dois campos de futebol suíço; uma pista de atletismo oficial; um piscina semiolímpica; duas quadras poliesportivas cobertas; salas de lutas; de esportes com raquete, especificamente tênis de mesa; de ginástica; para ritmos e dança; academia de musculação; laboratórios de Fisiologia do Exercício; além de de laboratórios de anatomia e de informática.

Graduação Multi

Há dois anos, a Unesc proporcionou uma virada de chave no modelo de ensino-aprendizagem por meio da Graduação Multi, um método inovador de ensino que oferece aos estudantes a oportunidade ímpar para ampliar as habilidades pessoais e acadêmicas por meio de atividades estimulantes. A nova modalidade de Ensino conecta o ecossistema acadêmico e proporciona aos estudantes uma vivência que só uma Universidade pode oferecer.

Desde então, os acadêmicos são desafiados em atividades como avaliação de qualidade de vida e saúde, interação com comunidades, análise de bairros da região, verificação de acessibilidade em escolas, acompanhamento técnico de obras, dentre tantas outras práticas desenvolvidas dentro e, principalmente, fora de sala de aula e longe dos métodos tradicionais, fazendo com que os estudantes sintam na pele a excelência acadêmica ao se aprofundarem na realidade local.

Diversas possibilidades

Na Graduação Multi, os acadêmicos são incentivados a trabalhar em projetos em grupo, em colaboração com professores e profissionais de diversas áreas, como empresas e organizações não governamentais. Dessa forma, eles têm a oportunidade de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, liderança, criatividade e inovação. Após formado, o profissional tem mais de 40 possibilidades, entre elas, atuação em escolas, academias; na saúde pública e privada, além de esportes. O segmento possui alta taxa de empregabilidade e possibilita, ainda, a aprovação em diversos concursos”, acrescenta Joni.

O curso de Educação Física da Unesc possui ainda parcerias com o Criciúma Esporte Clube, com a Sociedade Esportiva e Recreativa Mampituba, com a Fundação Municipal de Esportes (FME), de Criciúma, com a Secretaria de Saúde, além de vários locais que oferecem academia da região. “Possuímos também o Projeto de Iniciação Desportiva Escolar (PIDE), por meio do qual os alunos recebem bolsas e podem atuar na área”, salienta Joni.

Oportunidade para ingressar na sonhada graduação

Como uma Instituição completa para oferecer a excelência em todos os âmbitos de atuação, a Unesc está preparada para receber os novos acadêmicos. As matrículas para os cursos de graduação da Universidade estão abertas aos interessados em ingressar já em fevereiro.

Para iniciar o sonho de cursar uma graduação na Unesc não é necessário realizar vestibular, com exceção do ingresso no curso de Medicina. Basta ter histórico escolar em mãos, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo.

Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o estudante já esteja matriculado, ou seja, é importante que garanta a vaga no curso desejado.

Na página unesc.net/graduação é possível acessar todas as opções em graduação presencial e os diferenciais de cada um.

Mais informações sobre ingresso podem ser obtidas pelo contato (48) 9 9915-0433.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de fevereiro de 2024 às 14:49
Compartilhar Comente

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Curso de Educação Física e PPGSCOL presentes no 14º Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde

Curso de Educação Física e PPGSCOL presentes no 14º Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde
O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde e teve como tema central: Atividade físicas em ambientes naturais (Fotos: Divulgação/Unesc) Mais imagens

Confira a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de outubro de 2023 às 20:23
Compartilhar Comente

Inscrições para o programa de Residência Multiprofissional da Unesc vão até 27 de outubro

Inscrições para o programa de Residência Multiprofissional da Unesc vão até 27 de outubro
Podem participar profissionais das áreas de Educação Física Bacharelado; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Nutrição; e Psicologia Mais imagens

A Unesc está com inscrições abertas para o processo seletivo de profissionais das Áreas de Educação Física Bacharelado; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Nutrição; e Psicologia, para atuarem como profissionais de saúde residentes junto ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, com foco nas áreas de Atenção Básica e Saúde da Família; Saúde Coletiva; e em Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial.

De acordo com a coordenadora dos programas, Lisiane Tuon, as inscrições estão abertas até 27 de outubro pelo endereço: unesc.selecao.net.br. Graduandos que tenham, até a data da matrícula, o registro do conselho profissional da sua área ou o número provisório do registro também poderão participar do processo seletivo.

“Os selecionados dedicarão exclusivamente seu tempo à prestação de serviços na rede municipal de Saúde de Criciúma e em serviços ligados à Unesc, em colaboração com a prefeitura. Ao término do contrato, os participantes receberão a titulação de especialistas”, lembra Lisiane.

Os interessados em integrar os programas de Residência devem se inscrever pelo site mencionado. Os selecionados receberão uma bolsa no valor de R$ 4.106,09, concedida pelo Ministério da Saúde, pelo período de 24 meses. A prova escrita será realizada em 10 de novembro de 2023.

O processo seletivo se dará em três etapas: prova escrita, que terá peso de 40 pontos; análise de títulos, com peso de 25 pontos; e entrevista, com peso de 35 pontos. O resultado final será divulgado em 12 de dezembro de 2023 e estará disponível no seguinte endereço eletrônico: unesc.net/processo_seletivo_residencia_multiprofissional.

O Programa tem como objetivo aprimorar aspectos éticos, políticos e técnicos-científicos no campo da saúde mental e atenção psicossocial. Ele visa capacitar profissionais de diversas áreas por meio da educação em serviço, preparando-os para atuar em equipes multiprofissionais. Além disso, busca garantir a aplicação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e da reforma psiquiátrica brasileira, adaptando-se às necessidades específicas da saúde mental da população local.

As ações do programa envolvem tanto abordagens coletivas quanto atendimento clínico individual, seguindo as diretrizes de integralidade e o modelo de vigilância à saúde do SUS. Os profissionais atuam de forma integrada em diversas áreas de conhecimento por meio do ensino em serviço.

Para obter mais informações, acesse o documento oficial em: https://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/22993.pdf?1693252723

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de outubro de 2023 às 15:41
Compartilhar Comente

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional
Apenas Iparque; Nuprevips; Farmácia Escola e Ambulatório de Estomaterapia; e o Ambulatório de Feridas funcionarão na sexta-feira Mais imagens

A partir desta quinta-feira (12/10), devido ao feriado nacional e recesso institucional, as atividades no campus da Unesc serão suspensas, com retorno para a próxima segunda-feira (16/10). As unidades de Araranguá e Balneário Rincão seguirão o mesmo calendário.

As aulas de graduação, de pós-graduação, dos cursos técnicos, bem como dos setores administrativos, secretarias dos cursos e a Biblioteca Professor Eurico Back retornarão ao seu horário de funcionamento habitual também na segunda-feira (16/10). 

O Colégio Unesc acompanhará o recesso da Universidade.

Nas Clínicas Integradas, os serviços prestados pela Unesc estarão em recesso, retornando também na segunda-feira (16/10).

Já o Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips); a Farmácia Escola; e o Ambulatório de Estomaterapia e o Ambulatório de Feridas, funcionarão na sexta-feira (13/10).

O Parque Científico e Tecnológico (Iparque) estará fechado na quinta-feira, retomando suas atividades na sexta-feira (13/10), das 8h às 12h e das 13h às 17h.






 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de outubro de 2023 às 15:28
Compartilhar Comente