Aditt

Oficinas de inglês e de elaboração de escritas para artigos científicos marcam programação do Fiepe

Oficinas de inglês e de elaboração de escritas para artigos científicos marcam programação do Fiepe
Mais imagens

Acadêmicos da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) participaram na manhã de quarta-feira (19/04) de duas importantes oficinas que fizeram parte da programação do Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Fiepe), que ocorreu na Unesc. 

Uma das atividades propostas foi a elaboração e a escrita de artigos científicos com a professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), Samira Valvassori. A outra ação foi sobre Língua Inglesa com os professores da Escola de Idiomas Unesc, Richarles de Carvalho, Felipe Alves e Kyo Kawabata Carvalho. 

A acadêmica do curso de Farmácia da Unesc, Andrielly Vargas Lidio, participou do curso que discutiu os principais passos para realizar uma pesquisa e como montar a estrutura básica de um artigo científico. Ela, que sempre gostou dessa área, disse que ficou muito feliz com o conteúdo proposto. 

“Acho essa área muito interessante e esse curso foi uma oportunidade para ter mais conhecimento. Tenho alguns artigos publicados, mas quero aprender mais até para ter mais habilidade”, relatou.

Segundo Samira, todos esses trabalhos, como dissertação, tese de doutorado e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sempre serão a produção de um conhecimento e devem ser compartilhados para outras pessoas conhecerem e terem acesso ao material.

“Nós conseguimos nos atualizar estudando e lendo muito e os artigos científicos são os mais atuais. Saber buscar os melhores artigos e revistas é extremamente importante para a carreira de qualquer profissional”, pontuou.

Inglês

O workshop “Do You Speak English?” teve como principal propósito proporcionar um momento de contato com a Língua Inglesa por meio da oralidade para acadêmicos da graduação e comunidade externa a fim de salientar a dimensão e alcance da língua. 

Tópicos relacionados à música e ao entretenimento foram alguns dos assuntos discutidos. Os professores ainda conversaram sobre temas da atualidade, como as novas ferramentas tecnológicas de Inteligência Artificial, tais como o ChatGPT.

“Ficamos felizes, pois tivemos o contato com pessoas de outras instituições. Foi um momento não só para aprimorar o idioma, mas para dialogar com acadêmicos de outras instituições”, comentou o professor Richarles. Os dois encontros ocorreram de forma híbrida.

O Fiepe é uma iniciativa da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), que tem a Unesc como cocriadora e apoio da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de abril de 2023 às 14:41
Compartilhar Comente

Unesc é vice-campeã do Startup Weekend Criciúma 2023

Unesc é vice-campeã do Startup Weekend Criciúma 2023
Mais imagens

“Foi uma das melhores experiências que eu já tive. Passamos 56 horas pensando em algo transformador com o intuito de solucionar um problema”. A frase é do acadêmico do curso de Ciências Econômicas da Unesc, Gabriel João Martins, integrante da plataforma “Trampo fácil”, que garantiu o segundo lugar na 7ª edição do Startup Weekend Criciúma.

A premiação da jornada empreendedora de transformar ideias em projetos de negócios ocorreu no último final de semana, no Centro de Convivências da Terceira Idade, em Criciúma, e contou com a participação de 94 pessoas divididas em 14 equipes. O processo foi acompanhado por um grupo de 12 mentores, profissionais e executivos com experiência de mercado.

“Foi maravilhoso. Fiz amigos, criamos, nos emocionamos e nos sentimos valorizados”, completa o acadêmico, que participou da atividade ao lado de outros seis membros. Segundo ele, a plataforma tem o objetivo de conectar pessoas a prestadores de serviços, que ofertam serviços de reformas, pinturas, limpezas, consertos hidráulicos e elétricos.

Para a coordenadora da Incubadora de Negócios da Unesc, Patricia Darolt de Costa, participar de um evento como esse é fundamental para o surgimento de novas ideias. “Ações como esta estimulam a inovação e o empreendedorismo, mostrando que sempre é possível buscar e criar oportunidades”, enfatizou Patricia.

A banca avaliadora dos projetos foi constituída pelos empreendedores Renato Costa, Kamila Silva e Graziela Gislon. Organizado por um grupo de voluntários, o SW Criciúma de 2023 destacou-se pelo caráter da diversidade dos participantes, acredita o líder da comissão responsável, Vaime Júnior. 

“O evento tem como um dos principais propósitos tirar as pessoas da zona de conforto e colocá-las entre idades, etnias e origens diferentes. Temos convicção que os 12 bootcamps, encontros preparatórios com temas afins ao SW com o objetivo de divulgar o evento e atrair pessoas, foram essenciais”, contou Júnior.

Como funciona o SW

Maior evento de startups do mundo, o SW aplica a metodologia da aceleradora americana Techstars e já foi realizado em mais de 150 países e, em Criciúma, pela sétima vez. 

No primeiro dia todos os participantes tiveram a oportunidade de apresentar ideias inovadoras e, em seguida, as melhores foram selecionadas e as equipes foram formadas com pessoas das áreas de negócios, criatividade e desenvolvimento. Em 2023 foram 74 propostas levadas, um recorde nas edições de Criciúma. 

Ao longo do sábado e domingo, a imersão empreendedora envolve validações dos problemas, pesquisas de mercado, consolidação do mínimo produto viável (MVP) e até as primeiras vendas. 

Resultados:

Primeiro Lugar

MeConecta - plataforma que conecta pessoas com interesse comum em praticar esportes

Segundo Lugar

Trampo fácil - plataforma que conecta pessoas a prestadores de serviços, como reformas, pinturas, limpezas, consertos hidráulicos e elétricos

Terceiro Lugar

Ingressei - plataforma que conecta pessoas interessadas em vender com compradores de ingressos de shows e eventos

Menção Honrosa

Essa vaga é minha - formação de mão-de-obra qualificada.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de abril de 2023 às 16:14
Compartilhar Comente

Acadêmicos e empreendedores participam de workshop sobre planejamento estratégico e financeiro

Acadêmicos e empreendedores participam de workshop sobre planejamento estratégico e financeiro
Evento foi proposto pelo Hub de Inovação Unesc Connect e ocorreu no Talent Lab da Unesc, na noite dessa segunda-feira (3/04) Mais imagens

Acadêmicos, empreendedores e incubados do Talent Lab, espaço localizado no Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc, participaram, na noite dessa segunda-feira (3/04) de workshop com o consultor em gestão estratégia empresarial, Adair Moro, egresso da Instituição.

O ministrante da oficina contou um pouco da sua trajetória e apresentou a visão estratégica de quem atuou e fez parte do crescimento importante de algumas empresas reconhecidas, como do grupo La Moda, que atua no ramo do vestuário, e a cervejaria Santa Catarina.

“Foi uma troca de experiência muito enriquecedora e o ambiente proposto serviu ainda para gerar novas conexões”, destacou a coordenadora da Incubadora de Negócios da Unesc, Patricia Darolt de Costa.

“Ele nos trouxe muitas ferramentas de gestão, planejamento estratégico e orçamento, que devem ser utilizadas dentro de qualquer empresa para o bom desenvolvimento do negócio”, complementou Patricia.

Moro destacou que participar desse bate-papo foi uma experiência muito significativa, já que o permitiu compartilhar sua prática com uma nova geração de estudantes e empreendedores. “Espero ter contribuído com inspiração e métodos que auxiliem no seu desenvolvimento acadêmico e profissional”, contou.

O convidado possui formação em contabilidade, controladoria e finanças. Como executivo por 18 anos, participou do desenvolvimento da La Moda. Também foi líder executivo na Cervejaria Santa Catarina, conquistando 100% de crescimento da receita, em cinco anos.


Inovação

O hub de inovação Unesc Connect tem como propósito promover e incentivar conexões com os mais diversos entusiastas da inovação presentes na sociedade. Os interessados em participar devem fazer o cadastro na página unesc.app e desfrutar gratuitamente dos conteúdos ofertados. 

Ao se cadastrar em um dos eixos temáticos disponíveis na plataforma, o participante recebe também informações de eventos.




 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de abril de 2023 às 15:55
Compartilhar Comente

Unesc se destaca em palestra e estande na FIN Brasil 2023

Unesc se destaca em palestra e estande na FIN Brasil 2023
Feira Internacional de Negócios contou com exposições, rodadas de conversa e palestras, além da presença de representantes de 45 países Mais imagens

A Unesc foi uma das expositoras e apoiadoras da Feira Internacional de Negócios (FIN) Brasil 2023 que encerrou nessa quarta-feira (29/03), no CentroSul, em Florianópolis. O evento, que contou com a presença marcante de representantes de 45 países, destacou, por meio de palestras e rodadas de negócio, os mercados de saúde, tecnologia, agronegócio, infraestrutura e energia renovável.

Levando na bagagem toda a experiência nas áreas de gestão, marketing e comunicação, a Gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Elenice Juliani Engel, representou a Unesc na Feira e apresentou alguns dos projetos inovadores da Instituição, como a Graduação Multi – a formação baseada na experiência prática desde as primeiras fases-, o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico realizado em diversos municípios da região com a intenção de pensar de forma coletiva e estruturada as cidades para daqui a dez anos, e tantas outras iniciativas que aproximam a Universidade das comunidades e do terceiro setor.

A pesquisadora na área de inovação, digitalização e negócios, falou ainda sobre o trabalho desenvolvido e das oportunidades que a Instituição oportuniza por meio dos eixos educação, inovação e empreendedorismo, em especial o  Unesc Connect, grande ecossistema de inovação e empreendedorismo à disposição de toda a região, se fazendo presente em diferentes lugares ao mesmo tempo. 

“A ideia é fazer com que as diferentes pessoas, com os mais variados projetos e demandas, sejam conectadas para o Hub de Inovação para desenvolverem soluções dentro e fora da Universidade”, destacou, Elenice na palestra ministrada no palco 360°.

Segundo a palestrante, participar da FIN foi uma oportunidade muito proveitosa para apresentar o que a Unesc faz, além de abrir novas conexões e se conectar na prática com outras partes do mundo, com seus negócios, cultura e infraestrutura. “Isso é resultado de que a Instituição está alinhada às novas tendências e envolvida com o desenvolvimento da região, por meio dos diversos projetos existentes, dos cursos de graduação, de pós-graduação, dos serviços do Parque Científico e Tecnológico, o Iparque, entre tantos outros”, destaca Elenice.

Para a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, participar de uma feira dessa magnitude é colocar em evidência o que há de mais precioso, o conhecimento, além de oportunizar a aproximação com parceiros e possibilidades de ampliar os acordos internacionais da Universidade e fortalecer os já existentes.  

“O conhecimento não tem barreiras e precisamos estar atentos ao que acontece em todo o mundo. Agradecemos a Câmara de Comércio Brasil-Portugal de Santa Catarina pelo reconhecimento e convite para que a nossa Unesc estivesse presente na feira. Com certeza é um ótimo momento para troca de experiências e busca por parcerias, sempre visando o melhor para os nossos acadêmicos”, mencionou.

O evento contou com embaixadores de Portugal, Estados Unidos, Marrocos, Korea, Israel, Burkina Faso, Cabo Verde, Mali, Senegal, Vietnã, Nepal e Camarões, além de secretários de estado, prefeitos, secretários municipais, vereadores, investidores e empreendedores dos países dos cinco continentes.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de março de 2023 às 13:53
Compartilhar Comente

Mulheres empreendedoras participarão de mentoria gratuita na Unesc

Mulheres empreendedoras participarão de mentoria gratuita na Unesc
Mais imagens

A Unesc marcou presença na 6ª edição da Feira Inspirar, realizada no Parque Altair Guidi em Criciúma, neste domingo (12/03). O evento foi um sucesso de público e contou com a participação da reitora Luciane Bisognin Ceretta e professores da Universidade, que levaram informações e orientações sobre empreendedorismo feminino por meio do hub de inovação Unesc Connect. As participantes da Feira receberam um voucher da Universidade que dará a oportunidade de um dia de mentoria, a ser realizado no próximo dia 3 de abril na Instituição. 

Utilizando o Jogo da Inovação, um método utilizado para ensinar e gerar ideias criativas, os participantes puderam conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido na Unesc e as oportunidades que a instituição oferece para o desenvolvimento de novas habilidades. 

Segundo a coordenadora do Hub de Inovação Unesc Connect, Jaqueline Bitencourt Lopes, a mentoria oferecida para as participantes do evento deste final de semana será importante para agregar valor aos negócios de cada uma, ajudando-as a entender e trabalhar com a inovação, e abrindo as possibilidades de conexões que o Unesc Connect oferece.

O hub de inovação Unesc Connect tem como propósito promover e incentivar conexões com os mais diversos entusiastas da inovação presentes na sociedade, o que vai ao encontro de eventos como a Feira Inspirar.  “A participação da Unesc na Feira demonstra o compromisso da instituição em promover a inovação e o empreendedorismo feminino na região”, finaliza Jaqueline.

Os interessados em participar do Unesc Connect podem entrar em contato pelo telefone (48) 3431 2606. Ao se cadastrar em um dos eixos temáticos disponíveis na plataforma, a pessoa recebe também informações sobre eventos. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de março de 2023 às 16:14
Compartilhar Comente