Unesc Araranguá

Conselho Universitário aprova a criação de 11 novos cursos na modalidade EAD

Conselho Universitário aprova a criação de 11 novos cursos na modalidade EAD
Mais imagens

Em meio a pandemia de coronavírus, o Conselho Universitários da Unesc (Consu), órgão máximo da instituição, se reúne para tomadas de decisões importantes. Nesta sexta-feira (24/07), os membros do Conselho aprovaram, por unanimidade, a criação de 11 novos cursos na modalidade EAD. "A Unesc está em constante trabalho fazendo análise de cenário e construindo novas oportunidades para a Universidade. Estes novos cursos vão incrementar a nossa receita com novas demandas", comentou a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

O diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, fez uma breve apresentação do movo portfólio de cursos. "Além dos que já existem, teremos cursos experimentais, focados em eixos novos relacionados às profissões da contemporaneidade. Estamos propondo cursos bastante inovadores nas áreas da gestão e tecnologia, bem como de comunicação”, explicou.

Além da aprovação dos novos cursos, o Consu colocou em discussão e aprovou diversas outras pautas, como a política de permanência adotada para o Colégio Unesc, frente à pandemia de conoravírus; a prorrogação dos mandatos de coordenação de seis cursos de graduação até outubro de 2020; o relatório de atividades Fucri/Unesc 2019; a apreciação das demonstrações contábeis da Fucri/Unesc 2019, e outas.

A situação econômica e financeira da instituição foi apresentada e desafios foram apontados. “A projeção de receita da Universidade precisou ser reorganizada diante da pandemia. Vivemos um cenário de incertezas e essa projeção dependerá de muitos fatores. Fomos surpreendidos por uma pandemia que nos conduziu a ações que não estavam projetadas no nosso orçamento, e também uma projeção de receita, diferente do que havíamos contando até então, o que nos conduziu a adoção de estratégias para contingenciamento e recuperação ”, declarou Ceretta.

Paula Dáros Darolt - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de julho de 2020 às 18:31
Compartilhar Comente

Campanha solidária da Unesc entrega mais de duas toneladas de donativos para famílias de Criciúma

Campanha solidária da Unesc entrega mais de duas toneladas de donativos para famílias de Criciúma
Conclusão da iniciativa foi feita na tarde desta quinta-feira (23/7), com a entrega dos últimos kits em escolas da região da Grande Santa Luzia (Fotos: Arquivo pessoal_ Fabiane Ferraz) Mais imagens

A solidariedade como resposta para vencer um dos maiores desafios do atual século. É assim que o projeto de extensão da Unesc “Escola de Pais e Filhos: diálogos entre universidade, escola e comunidade” está atuando para auxiliar cerca de 500 famílias de Criciúma. Na última semana, em pontos parceiros da cidade, estudantes de Enfermagem e integrantes do Programa de Residência Multiprofissional arrecadaram um total de 2,2 toneladas de donativos - produtos de higiene, limpeza e alimentos não perecíveis. A conclusão da iniciativa foi feita na tarde desta quinta-feira (23/7), com a entrega dos últimos kits em escolas da região da Grande Santa Luzia.



Inicialmente, o objetivo do projeto era arrecadar duas toneladas de itens, e adesão da comunidade foi além. “O bom resultado deve-se a um trabalho de construção coletiva, com grande auxílio dos parceiros, por meio de doação de materiais ou deixando o espaço para que pudéssemos realizar o recolhimento destes itens. Os donativos entregues junto às escolas participantes do projeto são muito importantes para as famílias, que se encontram em situação de grande vulnerabilidade”, afirmou a professora e coordenadora do projeto, Fabiane Ferraz.

Em destaque, o ponto de arrecadação do Bistekinho, na região Central da cidade, coletou 1,7 toneladas. O gerente do supermercado, Elias Rodrigo Rachwal, relatou a alegria dos clientes ao encontrar o espaço de coleta, e afirmou que foi uma honra participar. “A sociedade abraçou a causa e ajudou da maneira que pode. A pandemia que o mundo enfrenta trouxe consigo impactos sociais, econômicos e muito mais. Diante de tudo isso, a rede de supermercados Bistek é uma empresa que se preocupa com quem necessita de ajuda, por isso foi gratificante poder ceder o espaço para que o projeto pudesse desenvolver seu trabalho de ajudar, com muita organização e dedicação. É o momento de unirmos esforços para enfrentar todos os obstáculos”, frisou.

Protagonismo estudantil

Desde os primeiros passos do projeto com a condução da professora Fabiane, os estudantes de Enfermagem, com o papel de elaboração e execução, e os profissionais da Residência Multiprofissional, realizando a orientação, estiveram engajados em todas as etapas. “Foi um ganho enorme, nos quesitos acadêmico e de crescimento pessoal. Diante da realidade do outro, pudemos acompanhar de perto a situação de algumas comunidades. Este contato que a Universidade proporciona é algo extremamente importante para a nossa formação”, destacou a estudante da segunda fase de Enfermagem Gabriela Minhos Aldrovandi.

Somada às experiências comunitárias proporcionadas pela iniciativa, os estudantes também aprenderam sobre organização e gestão de grupo, podendo identificar pontos fortes em cada um e meios de contribuir com o próximo. “O que fica é o olhar pela comunidade, ver a realidade do outro e entender uma situação de vulnerabilidade, descobrindo como ajudar, fazendo com que se sintam abraçados e apoiados pela comunidade acadêmica da Unesc. Agradecemos o convívio e aprendizado com os residentes, que nos orientaram e compartilharam conosco suas experiências”, completa Gabriela.    

Após o trabalho de arrecadação, que ocorreu até dia 19, a equipe seguiu atuando, desta vez no processo de montagem e entrega dos kits, divididos nas categorias “produtos de limpeza e higiene” e “alimentos”.

Para a enfermeira do Programa de Residência, Angela Solene Feltrin Arigoni, fazer parte deste movimento foi engrandecedor. “Foram dias de trabalho e esforço, mas todas as mensagens de quem doava nos trazia alegria e motivação para realizar a tarefa. Ações deste tipo com certeza nos tornam pessoas melhores”, frisou. “Ao participar da ação me senti contribuindo com aqueles que mais precisam. Foi uma experiência marcante e motivante, ver as pessoas ajudando com o pouco que tinham, com o intuito de tornar melhor a vida daqueles que não tem nada, ainda que desconhecidos”, destacou.

Todos os mantimentos foram destinados a famílias em situação de vulnerabilidades dos alunos das escolas municipais Padre Carlos Wecki, do bairro Cidade Mineira Velha, Professora Lili Coelho, da Vila Manaus, e José Contim Portella, localizada no São Sebastião. Todas as instituições são escolas públicas municipais e fazem parte do Programa de Extensão Território Paulo Freire da Unesc.

O movimento teve início dia 11 de julho, com pontos de coletas na Universidade e nos parceiros: Supermercado Bistek (Bistekinho), loja Fátima Criança, Supermercado Giassi, Sesc, CardioClínica loja De Lucca Confecções, Academia Body Action, Restaurante Gorby e Supermercado Althoff. A empresa Chromo Embalagens ofereceu de forma gratuita todos os recipientes para a montagem dos kits. O projeto de Extensão Escola de Pais e Filhos é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Mestrado Profissional da Universidade.

Trabalho contínuo na comunidade e entrega de material educativo

Ao iniciar cada semestre, há seis anos, a professora Fabiane mobiliza seus estudantes de graduação, por meio do projeto de extensão. Eles vão até as escolas, para dialogar e entender a realidade dos bairros onde elas estão inseridas. Durante este processo, um levantamento das necessidades relacionadas à educação em saúde é realizado, com o intuito de desenvolver atividades que venham a suprir dificuldades encontradas.

Segundo Fabiane, em 2020, durante este diálogo com a comunidade escolar, em que professores e diretoras participaram de uma aula mediada por tecnologias com os acadêmicos de Enfermagem, foram ouvidos relatos de dificuldades das famílias locais, o que despertou movimento pela execução da atividade social. Na primeira semana do mês de agosto o projeto volta às escolas para entregar materiais educativos sobre saúde, com orientações e cuidados relacionados ao coronavírus, produzido pelos acadêmicos participantes do projeto, e também sob orientação dos residentes e da professora.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de julho de 2020 às 15:54
Compartilhar Comente

Biônica e Evolução Digital na Jornada acadêmica de Tecnologia da Unesc

Biônica e Evolução Digital na Jornada acadêmica de Tecnologia da Unesc
Professores doutores Marlon Oliveira e Amilton Arruda ministraram as palestras da noite (Imagem: Reprodução Google Meet) Mais imagens

A Jornada acadêmica de Tecnologia da Unesc segue fomentando diálogos sobre temas atuais das áreas de Engenharia, Ciência e Tecnologia. Na noite desta quinta-feira (23/7), foi a vez da “Biônica” e da “Evolução Digital” pautarem o evento. A condução ficou por conta da acadêmica de Design da Universidade Nathália Trautmann, e o tema central da Jornada é Inovação para um novo mundo.

A primeira palestra da noite, conduzida pelo professore doutor Marlon Oliveira, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), a temática “Evolução Digital” foi destaque. Em sua fala, o docente compartilhou sua experiência acadêmica e profissional, seguindo com uma introdução ao tema e suas relações em mais de 70 países.

Ao trazer o assunto para o Brasil, Oliveira explica que o país pode ser considerado desenvolvido digitalmente, mas com pontos a serem melhorados. “O atraso digital pode ser percebido em atos rotineiros, como pagar um pedágio apenas em dinheiro. No transporte público o mesmo acontece. Apesar de existir o cartão, ele deve ser recarregado com dinheiro em algum lugar”, pontua.

Para o futuro, o professor aponta desafios a serem trabalhados - telemedicina, eComerce, ensino a distância e realidades aumentada e virtual, parte deles potencializados pela pandemia. Para o profissional da tecnologia, o inglês e programação passaram a ser imprescindíveis. A troca de conhecimentos foi acompanhada pelo coordenador adjunto do curso de Ciências da Computação, Luciano Antunes.

Amilton Arruda, da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), iniciou a segunda palestra da noite buscando relacionar seu tema “Biônica” à apresentação anterior, e afirmou que a humanidade já ultrapassou a era do digital, e vive na era do conhecimento. O docente também abordou a pandemia, compartilhou pesquisas estudadas e tratou de revoluções biológicas. “Como, a partir de hoje, poderemos usufruir da melhor maneira o que a natureza pode oferecer à humanidade? ”, questionou. “O mundo e o futuro necessitam que tenhamos este tipo de compromisso”, completou.

A palestra teve a participação do coordenador do curso de Design – ênfase em projeto de produtor, João Rieth.

Jornada acadêmica de Tecnologia da Unesc

Como estamos nos preparando para o mundo pós-pandemia? Como será o novo normal? Na Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc, dos cursos das áreas de Ciências, Engenharias e Tecnologias será debatida a inovação para um novo mundo.

Nesta sexta-feira (24/7), a última noite de Jornada dá evidencia aos temas “Cenário de Mercado e Estratégias de Mercado” e as “Estratégias de mercado e papel da área tecnológica no cenário pós pandemia”

Assista ao vivo em Youtube.com/unesctv a partir das 19h15.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de julho de 2020 às 21:00
Compartilhar Comente

Valores e a transformação do empreendedorismo em destaque na Unesc Araranguá

Valores e a transformação do empreendedorismo em destaque na Unesc Araranguá
Evento foi proposto pelo Pipocando Empreendedorismo (Imagem: Reprodução GoogleMeet) Mais imagens

“Há mais ou menos 120 dias o mundo mudou, e muito provavelmente nos próximos 120 dias vai continuar mudando”. Estas foram as palavras do coordenador do SEAI (Setor de Avaliação Institucional) da Unesc, Thiago Francisco. O doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento conduziu webinar “A descoberta do valor nos negócios tradicionais: entregando propostas ágeis e incrementais”, evento proposto pelo Pipocando Empreendedorismo da Unesc Araranguá na noite desta quarta-feira (22/7).

Conforme o palestrante, os procedimentos burocráticos presentes em uma organização foram quebrados durante a pandemia, e o requisito para uma boa gestão empresarial gira em torno de processos mais ágeis. Propósito, liderança e inovação foram os três conceitos mais aprofundados na oportunidade, colocados como respostas para sair deste momento de crise.

Francisco explica que além de abordar estes assuntos, o objetivo foi tirar os participantes da zona de conforto, provocando reflexão entorno do que está acontecendo na sociedade. “A ideia é criar uma atmosfera de bate-papo. Vale ressaltar que não existem verdades absolutas, o que compartilho é um ponto de vista, um recorte de alguns estudos contemporâneos que podem fazer a diferença em um futuro breve”, explica.

Durante a apresentação, o diálogo ficou aberto para os espectadores interagirem, via chat e participação em vídeo e áudio. Para quem não pode acompanhar o evento, a palestra “A descoberta do valor nos negócios tradicionais: entregando propostas ágeis e incrementais” também faz parte da programação do 2º Programa de Qualificação de Empresas Conveniadas da Unesc, e será ministrada na noite desta quinta-feira (23/7). Para saber mais acesse.

Pipocando Empreendedorismo


A iniciativa Pipocando Empreendedorismo é vinculada ao Número de Empreendedorismo da Unesc Araranguá, que ressignificou suas ações diante da pandemia. Uma vez por semana, assunto como inovação, empreendedorismo, organização empresarial, fomento ao conhecimento e muitos outros são colocados em destaque. Saiba mais clicando aqui. 

Matrículas abertas: aluno Unesc tem acesso à conteúdos como este e muitos outros

Para ir além, a formação na Unesc, uma das poucas universidades do Brasil com concéito máximo na avaliação do MEC (Ministério da Educação), proporciona experiências únicas. Iniciativas como a desta quarta-feira são apenas uma mostra do que é ser aluno Unesc. Seja na graduação presencial, no EaD (Ensino a Distância), no ensino técnico, nos cursos de extensão, de idiomas, de capacitação ou na Pós-Graduação, a troca de conhecimentos com professores mestre e doutores proporciona ferramentas para sua transformação em um profissional completo, humano e capaz de enfrentar os desafios do dia a dia. 

Acesse à página da Unesc Aararanguá e conheça todas as possibilidades.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de julho de 2020 às 14:05
Compartilhar Comente

Unesc Araranguá oferece cursos na área de gestão voltados às demandas de qualificação do mercado

Unesc Araranguá oferece cursos na área de gestão voltados às demandas de qualificação do mercado
Portfólio da Universidade oferece sete cursos na área na modalidade EAD para o Extremo Sul catarinense (Foto: Divulgação) Mais imagens

Gestão é uma das principais áreas no mundo das carreiras. Independente da especialidade, o profissional da área de gestão planeja e trabalha para que as corporações e negócios alcancem os seus objetivos de forma efetiva, eficaz e eficiente. E para os interessados em investir na capacitação profissional para esta área, a Unesc Araranguá tem uma ótima notícia: um portfólio com sete cursos na modalidade de Ensino a Distância (EAD).

Os cursos de graduação Tecnológicos oferecidos pela unidade da Unesc em Araranguá são focados na prática profissional e possuem duração mais curta. São voltados tanto para quem já atua na área e quer aumentar suas possibilidades no mercado quanto para quem quer uma formação de qualidade e precisa da flexibilidade que o EAD oferece.

Os cursos oferecidos em Araranguá foram construídos a partir das necessidades do mercado do Extremo Sul catarinense. Possuem metodologia própria da Unesc, uma instituição com conceito máximo (nota 5) no Ministério da Educação (MEC). Os alunos contarão ainda com todo o suporte e expertise dos professores mestres e doutores da Universidade.

Confira os cursos de Gestão oferecidos pela Unesc Araranguá  


Gestão Ambiental
Gestão Comercial
Gestão de Recursos Humanos
Gestão de Mercado de Capitais
Gestão Financeira
Gestão Hospitalar
Gestão Pública

Matrículas abertas

O mundo está mudando, o que não muda é a força do conhecimento. Mais do que nunca, ter formação de excelência faz toda a diferença. Para viver esta experiência, as matrículas para o segundo semestre já estão abertas na Unesc, por meio do Ingresso sem Vestibular.

Para se matricular em um dos cursos da Unesc, basta entrar em contato com o Setor Comercial, pelo WhatsApp (48) 99915-0433 ou pelo telefone (48) 3431-2500.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de julho de 2020 às 17:24
Compartilhar Comente