Unesc Araranguá

Projeto Plano de 60 Dias reúne consultores e empresários para primeiro contato

Projeto Plano de 60 Dias reúne consultores e empresários para primeiro contato
Mais imagens

Foi dada a largada para a implementação de sete diferentes planejamentos estratégicos no programa Plano de 60 Dias, da Unesc. A ação faz parte do programa Jornada Empreendedora, que envolve acadêmicos do curso de Administração e Administração com habilitação em Comércio Exterior em uma maratona em parceria com empresas da região. Nesta quinta-feira (22/4) os consultores tiveram o primeiro contato com os empresários que farão parte do projeto nesta edição.

As empresas participantes, conforme o professor da disciplina, Diogo Morais, já trazem em mãos o planejamento estratégico desenhado de forma colaborativa no último semestre. “São organizações que já iniciaram o que chamamos de Jornada Empreendedora. Em 2020 eles puderam construir um planejamento completo por meio do projeto Estratégia 360. Agora, com novos consultores, eles irão mergulhar nas ações para atingirem as metas traçadas”, explica.

A consultora Lais Bett Stürmer não esconde sua animação com o trabalho em equipe que está por vir. “As expectativas estão muito altas com relação ao plano de consultoria. As aulas preparatórias foram enriquecedoras e isso possibilitou que nós, consultores, iniciássemos o Plano com ainda mais confiança e segurança. Estamos muito felizes em fazer parte dessa história e muito engajados em dar o melhor em prol da empresa para qual vamos trabalhar”, comenta.

O contentamento, conforme Diogo, vem de todas as partes, já que os empresários também demonstram a satisfação em poder fazer parte da ação. “São pessoas envolvidas nos setores imobiliário, gastronômico, de marketing, entre tantos outros que estão tendo o empurrãozinho da Unesc em seus negócios. O retorno que recebemos tem sido muito positivo e nos motiva ainda mais”, acrescenta.

Os encontros entre consultores e assessorados serão realizados semanalmente de forma virtual.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de abril de 2021 às 23:15
Compartilhar Comente

Unesc presente no World Creativity Day

Unesc presente no World Creativity Day
Maior festival colaborativo do mundo, evento ocorre nesta quarta e quinta-feira (21 e 22/4) (Foto: ArquivoUnesc) Mais imagens

Chegou o World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade), o maior festival colaborativo sobre o tema no mundo, e a Unesc está entre as instituições participantes. O evento reúne,   nesta quarta e quinta-feira (21 e 22/4), milhares de criadores e fomentadores de conhecimentos, presentes virtualmente de 120 cidades, sendo 98 no Brasil e 23 de outros 15 países. Os conteúdos serão disponibilizados 100% online, e as ações no Sul de Santa Catarina são coordenadas pela Unesc em Criciúma e pela Unidade de Araranguá.

Todas as trocas propostas pela Instituição seguirão as diretrizes do evento mundial, que em 2021 irá apoiar o movimento do World Economic Forum - "The Reskilling Revolution" -  com o objetivo de promover a Educação para novas habilidades, criando um ambiente propício para uma revolução da aprendizagem através da inovação.

Em nome da Unesc, contribuirão o professor, pesquisadores e colaboradores da Instituição, com conteúdos previamente gravados e disponibilizados na plataforma. Em lives, serão quatro momentos proporcionados pela Unesc:


Araranguá

Quarta-feira - “A força da mulher #juntassomosmaisfortes”, às 15 horas, ministrado por Fabiana Pereira.

Quinta-feira - “A comunicação nas estratégias de marketing e suas influências”, às 19 horas, conduzido por Fabricio Manfredini Souza.

Criciúma


Quarta-feira - “Futurismo, pensando o amanhã, hoje!”, às 19 horas, ministrado por Willian Marques.

Quinta-feira - “A essência da liderança em tempos de crise”, às 19h30, conduzido pela professora doutora Gisele Coelho Lopes.

A participação no evento é gratuita e todas as ações serão desenvolvidas por meio do aplicativo, disponível para download no site do evento. https://www.worldcreativityday.com/brazil

As ações alusivas ao World Creativity Day denotarão visibilidade internacional aos municípios de Criciúma e Araranguá, com conteúdo disponível para todo o mundo acessar. Ao final de cada evento, será gerado um QR Code com o qual será possível garantir o certificado de participação nos eventos disponibilizados pela plataforma do World Creativity Day.


Donavon Frankenreiter apresenta show inédito no encerramento 


O músico e surfista reconhecido mundialmente, Donavon Frankenreiter, é a maior prova de que a criatividade é a grande ferramenta na descoberta de soluções práticas para situações diversas. Foi durante a pandemia que ele, radicado na Ilha de Kauai, no Havaí,  desenvolveu uma plataforma de transmissão on-line batizada de “No Cap Show”, que já comporta shows do porte de Foo Fighters, Dave Mathews Band, Bad Religion, Ziggy Marley, Dinosaur Junior, entre outros. E a celebração da criatividade será durante a exibição de um show inédito no encerramento do maior festival colaborativo de criatividade do mundo.

Com oferecimento da Together/Ambev, Donavon Frankenreiter mostrará “Uma ideia criativa em forma de amor universal”. Será às 21h30min de quinta-feira (22/4) no palco principal do World Creativity Day que, este ano, será transmitido ao vivo direto do Allianz Parque, em São Paulo.

O cantor surfista reforçará, por meio da arte, que a habilidade empreendedora, inovadora e de ativista ambiental pode ser melhorada com a criatividade. A relação de Donavon com o Brasil e com a Ambev é de longa data. Há pelo menos 20 anos, ele circula pelas praias brasileiras e, agora, quer mostrar um novo Frankenreiter ao público do World Creativity Day. Ele considera que mudou como pessoa e espera ter conseguido essa evolução também no quesito criativo.  


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de abril de 2021 às 19:55
Compartilhar Comente

Núcleo de Empreendedorismo da Unesc Araranguá promove capacitação gratuita sobre criação de conteúdos para negócios

Núcleo de Empreendedorismo da Unesc Araranguá promove capacitação gratuita sobre criação de conteúdos para negócios
Oportunidade será ministrada pela mentora de Marketing Digital, Karoline Brasil de Oliveira Ezequiel (Foto: Arquivo/Karoline Brasil de Oliveira Ezequiel ) Mais imagens

O mundo já é digital. Só no Brasil, são 160 milhões de pessoas conectadas ao menos 10 horas por dia, segundo o relatório anual Digital 2021 elaborado pela We Are Social, organização italiana premiada mundialmente. Com a internet se tornando um universo à parte, há ainda mais necessidade dos empreendedores potencializarem seus conhecimentos. Na próxima terça-feira (27/4), a partir das 19 horas, a Unesc Araranguá promove a formação virtual e gratuita “Criação de conteúdos para negócios”, ministrada pela mestre em Desenvolvimento Socioeconômico e mentora de Marketing Digital, Karoline Brasil de Oliveira Ezequiel.

As trocas de conhecimentos trazidas pela profissional têm se tornado tradição no Pipocando Empreendedorismo da Universidade. Em 2020, uma de suas aulas registrou o maior número de participações em um único evento, com 430 inscrições. “A primeira foi recorde. A segunda foi uma das palestras que as pessoas ficaram do início ao fim”, destacou Karol. 

Agora, conforme o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc Araranguá, Diogo Morais, o objetivo é oportunizar que novas pessoas possam aprender com a mentora. Ainda que abordando o mesmo tema, o conteúdo foi atualizado com o que há em alta no mundo digital, com lições sobre marketing de conteúdo, linha editorial, venda, engajamento e criatividade. 

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas em Unesc.net/formacaoonlineconteudo. Para os alunos da Unesc a formação valerá horas complementares. 

Pipocando Empreendedorismo

A iniciativa Pipocando nasceu na Unesc Araranguá diante da pandemia, oportunizando trocas de conhecimento via ferramentas virtuais. Desde março de 2020, o projeto vem colocando em evidência assuntos de relevância para a sociedade empreendedora e também contribuído com aprendizados para a recuperação após o desafio do coronavírus. “A cultura empreendedora é difundida e incentivada em nossa Instituição, resultando no fortalecimento e desenvolvimento da região em que a Universidade está inserida. São suportes gratuitos para empreendedores, pessoas que buscam aprender sobre gestão ou até interessados naquele tema que está sendo proposto”, evidencia o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc Araranguá, Diogo Morais.

Dentro do Núcleo de Empreendedorismo, o Pipocando também oportuniza que a comunidade conheça todo o suporte que a Unesc disponibiliza de forma gratuita nas mais diversas áreas do empreender. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de abril de 2021 às 16:26
Compartilhar Comente

Curso híbrido de Nutrição tem as primeiras aulas presenciais na Unesc Araranguá

Curso híbrido de Nutrição tem as primeiras aulas presenciais na Unesc Araranguá
Modelo de ensino conecta a carga horária a distância ao ensino prático (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc Araranguá ganhou ainda mais vida neste primeiro semestre de 2021. Após a espera por conta da pandemia, a Unidade no Extremo Sul recebe sua primeira turma de graduação para aulas presenciais. São estudantes do curso de Nutrição, ofertado na modalidade híbrida. O curso é organizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem, por meio de trilhas de aprendizagem e com aulas presenciais. Assim, os alunos têm contato com as habilidades práticas logo nas primeiras semanas de aula, como foi nesta terça-feira (13/4), o dia de concluir a sexta trilha. O resultado foi a produção de deliciosas e nutritivas receitas preparadas em casa e compartilhadas com os colegas.


Um dos pratos que logo chamou a atenção foi o da aluna Joana Anderle Giongo. Mestre em Gastronomia, preparou uma torta crudívora, vegana e sem glúten, à base de castanha de caju, coco e um pouco açúcar mascavo. Para completar, um creme de limão com chia e castanha de caju, e o toque final,  para enfeitar, foi dado com frutas variadas. “Fiz ela crudívora para termos os ingredientes mais frescos, com bastante fibra e nutrientes. O prato também é acessível para que todos possam comer”, explicou a estudante.

A proposta foi que os estudantes aplicassem o que aprenderam ao longo das cinco trilhas anteriores, oportunizando a revisão do conteúdo. Quem ministrou a troca de conhecimentos nesta oportunidade foi a professora Maria Cristina Gonçalves de Souza, que atua na Unesc há 15 anos. “No momento eles estão estudando vitaminas e minerais. Nessa trilha os alunos e alunas são apresentados a estes elementos, conhecem suas propriedades e benefícios. E a atividade apresentada hoje é a concretização disso. Eles se dividiram em duplas ou em grupo e apresentaram suas criações, destacando as propriedades nutricionais”, contou a professora. 

A atividade deixou os alunos à vontade para usar a criatividade, com o objetivo de mostrar que na nutrição existem alimentos saborosos e acessíveis, possibilitando que sejam colocados na alimentação rotineira. “No final sempre fizemos com que eles experimentem. Quem optou por assistir a aula remotamente também fez sua apresentação de casa, por meio de vídeo com transmissão ao vivo. Depois também fotografamos nossas criações e compartilhamos em um grupo, sempre de forma interativa”, destacou a professora.

Mesmo que no início, Joana já se surpreendeu com a proposta do ensino e com o acolhimento dos docentes. Ela iniciou a graduação para complementar o currículo, e poder atuar de forma multidisciplinar. “Entrei com uma ideia e mudei algumas aulas depois por conta do diálogo com os professores. Tá sendo, além de tudo, muito produtivo. Estão sempre disponíveis, desde a forma formal até as informais”, enalteceu a estudante.

As possibilidades da nutrição

A promoção da saúde é o propósito da profissão. Em uma área de oportunidades evidentes, conforme Maria Cristina, ainda há espaço para crescimento, além de novas ramificações. “A atuação do nutricionista pode ser direcionada à saúde coletiva, segurança alimentar, prevenção de doenças, empresas, restaurantes, educação e, além de muito mais, há autonomia. São vários leques para escolher onde quer trabalhar”, frisou.

Antes de olhar para as possibilidades pós-formação, conforme a docente, é preciso olhar para suas vocações. “Fazem 27 anos que sou formada e escolheria novamente. Cuidar da promoção de saúde e das pessoas que eu amo é um grande aprendizado para a vida. Isso é a Nutrição. Ela é uma profissão de futuro que tem um olhar especial para o ser humano”, completou. 

Na Unesc, o curso é ofertado de forma presencial em Criciúma e híbrida em Araranguá. A formação é de quatro anos e o aluno estuda em uma Universidade considerada de excelência, com nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC). “O estudante da nossa Unesc cresce junto com a Instituição, com conhecimento e experiências que transformam ele e o mundo em que está inserido”, destacou a coordenadora do curso em Araranguá, Alessandra Frasseto.

Saiba mais sobre a Unesc Araranguá em Unesc.net/portal/unesc-ararangua



Biossegurança

Todas as atividades na Universidade ocorrem dentro das normas de biossegurança. Além da regulamentação local, a Unesc conta com seu próprio Comitê de Biossegurança e com a Sala de Situação, que potencializam os cuidados por meio da criação de normas próprias e vigilância constante. 

Os espaços de troca de conhecimentos são sanitizados com produtos de alto rendimento e ozônio, um dos métodos mais eficazes de desinfecção do mundo. Já as salas de aula e locais de convivência contam com sinalizações visuais que garantem o distanciamento dos presentes. Além disso, os alunos e funcionários recebem orientações, e até passam por capacitações dependendo do ambiente em que estudam.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de abril de 2021 às 17:43
Compartilhar Comente