Observatório Socioeconômico

Timbé do Sul debate futuro em 1º Workshop do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico

Timbé do Sul debate futuro em 1º Workshop do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico
Encontro virtual foi palco de discussões sobre desafios, potencialidades e sonhos para a cidade dos próximos dez anos (Fotos: Marciano Bortolin/ Reprodução) Mais imagens

Já está nas mãos do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc os dados que integrarão os estudos em torno do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico de Timbé do Sul. As informações são resultado do debate realizado na tarde desta terça-feira (24/05) de forma virtual entre a equipe da Universidade, lideranças municipais e comunidade.

A ação entrega o trabalho realizado pela Unesc nas 15 cidades que integram a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) em parceria com o Sebrae/SC com foco em alavancar o desenvolvimento da região.

Os dados obtidos a partir da dinâmica proposta pela Unesc apontaram potencialidades como diversificação agrícola, diversificação agropecuária e riquezas naturais que atraem turistas de todo mundo. Ao compilar as informações e apresentar ao fim do encontro, a professora Ana Paula Silva dos Santos destacou a importância do debate. “É possível perceber uma visão bem direcionada entre os munícipes. Ser referência em agricultura e turismo, por exemplo, é algo que apareceu como potencialidade e, ao mesmo tempo, como sonho. Isso não é coincidência. É por já estar no DNA do município”, destacou.

As informações a partir de agora, de acordo com a coordenadora do Observatório, Melissa Watanabe, serão tabeladas e analisadas de forma a estarem um passo à frente no próximo workshop, programado para o fim de junho, ainda sem data definida. “Trabalharemos em uma espécie de funil, estreitando cada vez mais essas informações levantadas para partir para as definições de ações para que o planejamento seja exequível”, explicou.

Acompanhando o grupo que participou do debate diretamente do Paço Municipal, o secretário de Administração e Finanças, Celso da Silva, agradeceu o empenho da Unesc, do Sebrae/SC e da Amesc na elaboração do Plano. “Contar com todo o conhecimento da Universidade nesse processo é muito importante para o município”, pontuou.

Os munícipes interessados em participar da elaboração do Plano de Desenvolvimento podem ainda colaborar por meio da Consulta Pública disponível no link.

As diferentes visões dos moradores da cidade em torno de questões que envolvem os desafios, potencialidades e sonhos, de acordo com Melissa, são fundamentais para a construção de um material que contemple a todos e faça jus ao que a própria cidade espera para seu futuro. “Estudantes, profissionais, aposentados, agricultores, enfim. Todos devem se envolver neste, que é um trabalho em prol de Timbé do Sul. Essa dinâmica só faz sentido se os moradores aproveitarem e participarem conosco da construção de um futuro de desenvolvimento”, destacou ainda.

Em meados do mês de Junho a equipe fará a divulgação da data do 2º Workshop de trabalho, desta vez voltado à participação do setor produtivo da cidade.

Os passos até a conclusão dos Planos de Desenvolvimento Socioeconômico dos Municípios da Amesc:

1º – Evento de lançamento, quando Unesc, Sebrae/SC e Amesc convidam a população de cada uma das 15 cidades a participar da elaboração do Plano. No mesmo dia, é lançada a consulta pública online, onde todo e qualquer cidadão pode contribuir.

2º – Após serem provocados a pensar o município para daqui a dez anos, a população participa de um workshop online, momento em que pode apresentar as suas ideias e sonhos, visando melhorias para a cidade onde habitam;

3º – Em um segundo workshop, serão ouvidos integrantes do setor produtivo para debater sob o ponto de vista da geração de oportunidades de emprego e renda;

4º – Após estas etapas, a Unesc, o Sebrae/SC e a Amesc farão a entrega do documento em novembro deste ano.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de maio de 2022 às 18:12
Compartilhar Comente

Sombrio 2033: comunidade inicia debates em prol do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico

Sombrio 2033: comunidade inicia debates em prol do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico
Primeiro workshop contou com a participação de diferentes agentes da comunidade (Fotos: Décio Batista/ Reprodução) Mais imagens

Desafios, potencialidades e sonhos dos munícipes de Sombrio nortearam o produtivo encontro da tarde desta sexta-feira (06/05). Marcando o primeiro Workshop do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico do Município, ação liderada pela Unesc, a dinâmica da tarde foi voltada ao amplo debate sobre o que precisa ser melhorado, o que pode ser explorado e o rumo para o qual a cidade deve caminhar daqui em diante.

A tarde de troca de ideias e muito compartilhamento de diferentes pontos de vista sobre a cidade, para a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento da Unesc, Gisele Coelho Lopes, teve grande significado para o Plano que se avizinha. “Esses momentos são parte primordial na elaboração das estratégias que irão nortear Sombrio até 2033. Pensar agora sobre como queremos estar daqui a dez anos é fundamental para que alcancemos essas metas. As peças que separamos hoje serão fundamentais na montagem desse quebra-cabeça que envolve todas as áreas e, logo, todas as pessoas que aqui vivem e trabalham”, destacou.

A prefeita do Município, Gislaine Cunha, participou da abertura dos trabalhos, destacando a importância do comando da Universidade. “Tenho certeza de que o Plano de Desenvolvimento será um sucesso. Desejo que neste grupo estejamos cada vez mais fortalecidos em prol de um trabalho promissor”, apontou.

Com os pés no chão e sonhando alto

Aspectos desde a melhoria das condições do atendimento em saúde, avanços em pavimentação, sinalização, sinalização e segurança estiveram entre os citados pelos participantes como desafios emergentes na cidade. Já entre os potenciais destacados pelos grupos de discussão estiveram a diversificação econômica, as boas condições das escolas e, é claro, as belezas naturais.

Sob comando do mediador Igor Drudi os participantes interagiram com o grande grupo e, em diferentes momentos, com equipes menores divididas de forma aleatória, registrando ponderações a cada nova temática abordada.

Entre os integrantes da equipe que teve a missão de discutir o futuro do Município estiveram representantes das classes empresarial, cultural, trabalhadores da saúde e servidores municipais de diferentes setores, dispostos a colaborar com seus lugares de fala.

Os trabalhos de elaboração do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico contaram ainda com a apresentação de dados pertinentes ao Município por meio dos professores Thiago Rocha Fabris e Melissa Watanabbe, coordenadores do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc.

O próximo passo será a discussão em um workshop direcionado a empresários e lideranças econômicas do Município.

Acompanhe os passos até a conclusão dos 15 Planos de Desenvolvimento Socioeconômico dos Municípios da Amesc:

1º – Evento de lançamento, quando Unesc, Sebrae/SC e Amesc convidam a população de cada uma das 15 cidades a participar da elaboração do Plano. No mesmo dia, é lançada a consulta pública online, onde todo e qualquer cidadão pode contribuir.

2º – Após serem provocados a pensar o município para daqui a dez anos, a população participa de um workshop online, momento em que podem apresentar as suas ideias e sonhos, visando melhorias para a cidade onde habitam;

3º – Em um segundo workshop, serão ouvidos integrantes do setor produtivo para debater sob o ponto de vista da geração de oportunidades de emprego e renda;

4º – Após estas etapas, a Unesc, o Sebrae/SC e a Amesc farão a entrega do documento em novembro deste ano.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de maio de 2022 às 21:55
Compartilhar Comente

Elaboração do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico chega a Timbé do Sul

Elaboração do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico chega a Timbé do Sul
Cidade será a sétima da Amesc a receber o lançamento do projeto. Evento ocorre na segunda-feira (09/05). (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Situado entre vales, montanhas e cânions, com destaque para cachoeiras, balneários e a prática de voo livre, Timbé do Sul é um dos destinos de ecoturismo do Sul de Santa Catarina.

Agora imagine potencializar tudo isso através de um Plano de Desenvolvimento Socioeconômico. Esta é a proposta da Unesc, do Sebrae/SC e da Amesc, que estão elaborando o documento para cada uma das 15 cidades do Extremo Sul Catarinense. A cidade será a sétima a receber o evento de lançamento, que ocorre a partir das 19h30min desta segunda-feira (09/05), na Câmara de Vereadores do município.

Este evento é um convite para que os moradores do município participem da elaboração do documento. Depois disso, é realizado o workshop, momento em que os habitantes apresentam as suas ideias e sonhos. Após estas etapas, o documento será entregue em novembro deste ano.

Momento histórico

Conforme a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, este é um momento histórico para a Universidade e para a Amesc e propício para o debate sobre o futuro das cidades. “A Amesc tem muitos potenciais, com uma história linda de imigrantes que chegaram aqui, construíram as suas trajetórias e que agora, com as suas famílias, suas histórias, precisam construir novos legados, novos projetos. Nós estamos aqui com o Sebrae/SC para poder desenvolver esta região não somente entre quatro paredes, mas envolver todas as pessoas que querem construir os seus projetos de vida para os próximos dez anos”, conta.

Antes de Timbé do Sul, receberam o evento de lançamento, Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Sombrio, Meleiro, Balneário Gaivota e Morro Grande. O próximo ocorre em Jacinto Machado, na próxima quinta-feira (12/05).

Ao todo, serão 30 encontros entre os lançamentos e workshops que servirão como um canal de interlocução entre Universidade, Sebrae/SC e Amesc com a comunidade das 15 cidades.

Após este processo de escuta, a Unesc fará uma proposição de objetivos estratégicos, de visão de futuro e apresentará o resultado do diagnóstico e para onde ele aponta.

Adesão importante

O prefeito de Timbé do Sul e presidente da Amesc, Roberto Biava, destaca a maneira positiva como os municípios da região estão recebendo a comitiva da Unesc e do Sebrae/SC para a apresentação do plano e a realização dos workshops. “Tem sido muito positivo o desenvolvimento dos Planos Municipais. A adesão nas cidades tem sido importante. As informações levantadas ao longo de todo o processo e nas análises irão nortear as ações a serem realizadas em um curto, médio e longo prazo. Desta forma teremos um crescimento, a partir de cada município, trabalhando suas forças, e ainda, de forma integrada, fazendo ações que colaborem para nos tornamos ainda mais fortes regionalmente.  A Unesc e o Sebrae têm se dedicado para auxiliar na integração entre os gestores municipais e a sociedade”, pontua o prefeito.

Os passos até a conclusão dos Planos de Desenvolvimento Socioeconômico dos Municípios da Amesc:

1º - Evento de lançamento, quando Unesc, Sebrae/SC e Amesc convidam a população de cada uma das 15 cidades a participar da elaboração do Plano. No mesmo dia, é lançada a consulta pública online, onde todo e qualquer cidadão pode contribuir.

2º - Após serem provocados a pensar o município para daqui a dez anos, a população participa de um workshop online, momento em que podem apresentar as suas ideias e sonhos, visando melhorias para a cidade onde habitam;

3º - Em um segundo workshop, serão ouvidos integrantes do setor produtivo para debater sob o ponto de vista da geração de oportunidades de emprego e renda;

4º - Após estas etapas, a Unesc, o Sebrae/SC e a Amesc farão a entrega do documento em novembro deste ano.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de maio de 2022 às 21:54
Compartilhar Comente

Meleiro tem Plano de Desenvolvimento Socioeconômico lançado com grandes expectativas

Meleiro tem Plano de Desenvolvimento Socioeconômico lançado com grandes expectativas
Fotos: Mayara Cardoso/Agecom/Unesc Mais imagens

Chegou a vez de Meleiro celebrar um passo significativo na caminhada para o desenvolvimento socioeconômico acelerado. Nesta segunda-feira (02/05), a chuva que insistiu em cair em toda a região não foi o suficiente para afastar a comunidade do Lançamento do Plano de Desenvolvimento Socieconômico, primeiro passo do projeto realizado pela Unesc em parceria com o Sebrae e a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc).

A metodologia a ser aplicada pela Unesc ao longo dos próximos meses foi apresentada pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes. Apesar de dominar as técnicas de planejamento e de análise de dados, conforme Gisele, não será a Unesc a responsável pelo sucesso da ação. “Nós iremos nortear esse processo, mas ele será um sucesso graças ao envolvimento de todos vocês que estão aqui no lançamento e dos que estarão conosco nas próximas etapas de trabalho. Unesc, Sebrae/SC, Amesc e Município estão unindo forças para esse resultado. Quando grandes atores como essas se unem em prol de um objetivo os frutos são inevitavelmente bons”, destacou no evento.

A noite de lançamento do sexto Plano entre os municípios da Amesc, para Gisele, marca mais um momento de grande honra para a Universidade. “A cada encontro como este me sinto privilegiada por podermos estar juntos dos municípios pensando de forma consciente o cenário no qual queremos estar daqui a dez anos. Cada uma das pessoas que participar estará ajudando a definir as rotas a serem percorridas para alcançar os objetivos vislumbrados”, pontuou.

Em mensagem transmitida no evento, a reitora Luciane Bisognin Ceretta deixou também seu recado à comunidade de Meleiro. “Tenho certeza de que o Plano de Desenvolvimento será um divisor de águas para esta cidade de povo guerreiro e engajada. Estamos juntos nesse desafio, ancorados em instituições dispostas a dar o seu melhor pelo objetivo comum. Contem conosco sempre”, enfatizou Luciane.

Oportunidade ímpar

A expectativa no Município é das melhores. Ao menos é o que garante o vice-prefeito Pedro Luiz Schuvartz, que vê no desafio uma grande oportunidade. “Não é algo que já vem elaborado. Não vem em um pacotinho. Vai ser feito com a participação do município, do empresário, agricultor, do varejista. Acho que isso é o mais importante. Se precisamos crescer e sermos melhores, vamos começar com nós mesmos e com planejamento”, pontuou.

Para o prefeito Eder Mattos, este é o momento de analisar os motivos que fizeram com que a cidade deixasse de se desenvolver e, paralelamente, aprender com as lideranças para tomar atitudes ainda mais acertadas daqui em diante. “Cabe neste momento a comparação com os demais municípios e o resgate histórico. Se olharmos os dados atuais vamos observar que Meleiro se destaca em muitas áreas, fruto da dedicação do povo daqui. Nossa raça é trabalhadora e é por ela também que precisamos prospectar o futuro”, acrescentou.

Representando a Regional Sul do Sebrae/SC, Marcos Tondin destacou o significado da participação ativa da comunidade no evento. “Vocês todos poderiam estar confortáveis em casa neste dia de frio e chuva, mas estão aqui dispostos a participar de um movimento que olha para o futuro. Tenho certeza de que é esse empenho que fará a diferença para o sucesso dessa iniciativa na qual Unesc e Sebrae estão juntos dos municípios”, pontuou, enaltecendo ainda a beleza da apresentação que marcou a abertura do evento.

Do TCC à realidade

A egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Cristina Zeni, natural de Meleiro, já é uma representante ativa da Universidade no Município. Ela estudou minuciosamente um Plano de Mobilidade Urbana como tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação e já apresentou no gabinete do prefeito para implementação na cidade. Na noite de lançamento do Plano, a egressa e o prefeito apresentaram ao público o projeto e mostraram que a pesquisa já será valiosa para as diretrizes que serão definidas a partir de agora.

Para Cristina, ver seu projeto sendo apresentado em um evento de tamanha importância e, principalmente, vislumbrar sua implementação, é emocionante. “Fiquei realmente emocionada vendo meu trabalho sendo levado em consideração dessa forma. É muito bom ser ouvida e saber que meu estudo poderá ajudar na prática de uma cidade melhor”, destacou.

A participação da profissional é motivo de inspiração para o adolescente Gabriel Cauã Longaretti Toldo, presidente do Grêmio Estudantil da Escola Inês Tonelli Nápoli, de Araranguá, que cediou o evento. O aluno da rede municipal de ensino foi convidado a compor a mesa de autoridades da noite e aproveitou a oportunidade. “Acho muito importante participarmos desses encontros e das decisões que farão parte do nosso futuro. Vou incentivar a todos os jovens que participem dos workshops e acompanhem de perto este projeto que fará a diferença na vida de todos nós”, pontuou.

Esporte e arte

Os participantes foram presenteados com a participação especial do Grupo de Capoeira Armada Brasil, formado por crianças do Grupo de Convivência do CRAS 1 de Meleiro.

O próximo encontro de trabalho do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico será realizado no dia 17 de maio às 14h de forma virtual para o primeiro Workshop.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de maio de 2022 às 12:05
Compartilhar Comente

Presidente do DCE da Unesc assume conselho de estudantes da Acafe

Presidente do DCE da Unesc assume conselho de estudantes da Acafe
Foto: Divulgação Mais imagens

O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Unesc, Vittor Teixeira, assumiu a presidência do Conselho dos DCE’s da Acafe. Ele permanece no cargo até o fim de 2022. “O meu nome foi escolhido em reunião realizada em Itajaí. Permanecerei nesta função até o fim do ano”, salienta Teixeira.

O conselho representa todos os DCEs das Universidades Comunitárias, integrantes do Sistema Acafe, e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Antes de Teixeira, o presidente era Leandro Freitas, do DCE da Univale, que estava no cargo desde o ano passado. “Fico muito honrado e feliz em poder representar a Unesc neste espaço e poder também fortalecer as lutas das comunitárias. Presidir o conselho será um grande desafio e vai exigir muita responsabilidade e trabalho, o qual me sinto muito confortável para encabeçar, pois os conselheiros são muito presentes e atentos às demandas dos estudantes”, enfatiza.

Vittor foi eleito presidente do DCE da Unesc após receber 1.919 votos, em eleição realizada no ano passado. “Ficamos felizes pelo reconhecimento do nosso movimento estudantil, tendo como resultado a escolha para presidir o Conselho dos DCE’s da Acafe. É um reconhecimento que nos enche de orgulho, pois os alunos nos ajudam a construir o ser e o fazer de uma Universidade Comunitária como a Unesc”, destaca a Reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Bandeira

Teixeira revela que a principal bandeira frente ao conselho será ampliar a defesa do Programa Uniedu e continuar dialogando com os DCE’s da Acafe. “Tudo isso para garantir a manutenção do 90/10 das bolsas Uniedu, que são fundamentais para a permanência estudantil e manutenção das nossas universidades, que todo recurso investido reverte para a comunidade através dos seus programas de pesquisa e extensão”, pontua.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de maio de 2022 às 11:58
Compartilhar Comente