Coronavírus

Unesc em Dia {Edição especial Covid-19} Planejamento é o segredo para o home office dar certo

🎧 Podcast | Devo trabalhar de casa, e agora? Professor da Unesc dá dicas.
 



Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de março de 2020 às 20:53
Compartilhar Comente

Equipe de reitoria da Unesc promove webconferência com representantes estudantis

Equipe de reitoria da Unesc promove webconferência com representantes estudantis
Reunião virtual realizada na noite de quinta-feira contou com participação de lideranças dos centros acadêmicos (Foto: Reprodução) Mais imagens

Um encontro virtual foi realizado entre a equipe de reitoria da Unesc e lideranças dos centros acadêmicos da Instituição na noite de quinta-feira (26/3). A reunião contou com aproximadamente 50 pessoas entre estudantes e gestores e teve foco na atualização de informações com relação ao semestre letivo, assim como acerca das providências tomadas pela Universidade diante da Covid-19 e suas consequências.

Entre as providências destacadas pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, aos estudantes esteve o constante trabalho do setor financeiro da Universidade em torno de análises e cálculos que possam definir a melhor maneira de proceder diante da situação econômica do país e da região. “É um momento muito difícil enfrentado por todo o mundo e que condiciona a Universidade a tomar algumas decisões. Precisamos destacar que reitoria e estudantes estão sempre do mesmo lado e, mais uma vez, estamos juntos para encontrar as melhores e mais equilibradas soluções para todos”, salientou.

No encontro os estudantes foram orientados sobre o remanejamento do calendário diante dos dias com aulas suspensas, sendo que o planejamento já foi reformulado com reposição das aulas até o fim do semestre sem prejuízo aos acadêmicos. Já a partir da próxima quarta-feira (1/4) os acadêmicos contarão com aulas mediadas por tecnologia, mas que não caracterizam o formato de Ensino à Distância, fato também explicado de forma detalhada no encontro para que os representantes repassassem aos demais colegas.

Conforme a pró-reitora Acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toretti, a principal questão que diferencia os formatos de ensino é a presença direta do professor ministrando a aula com uso de tecnologia. “No formato EAD o aluno conta com tutoria, com materiais e é estimulado a uma autoaprendizagem. Já nesta plataforma que vamos usar, os acadêmicos terão a presença do professor em contato direto no horário da aula e até fora deste período para orientá-los. A Universidade também investiu numa boa plataforma para viabilizar as aulas diante de um cenário que é inesperado para todos”, destacou.

Ainda no encontro a reitoria da Universidade reiterou seu compromisso com os acadêmicos e a busca pelas melhores formas de flexibilização dos pagamentos, parcelamento, rematrícula e análise de cada caso de dificuldades financeiras. “Um comitê irá analisar os casos e apontar as melhores soluções de forma individual”, reiterou. A orientação repassada foi de que os alunos que estiverem com problemas em suas finanças em decorrência aos reflexos da Covid-19 podem enviar e-mail para centac@unesc.net com uma justificativa completa e uma proposta para análise da Instituição.

Outro encontro virtual ficou agendado para a próxima sexta-feira (3/4) para apresentação de plano de contingência financeira e avaliação dos primeiros dias de aulas mediadas por tecnologia.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de março de 2020 às 14:32
Compartilhar Comente

Unesc em Dia {Edição especial Covid-19} A Nutrição em auxílio do corpo e da mente

🎧 Podcast | Professora da Unesc conta como a nutrição pode auxiliar o corpo e a mente.
 



Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de março de 2020 às 12:02
Compartilhar Comente

Professor da Unesc profere palestra online sobre Planejamento Financeiro

Professor da Unesc profere palestra online sobre Planejamento Financeiro
Ação gratuita será realizada na noite desta sexta-feira (27/3)(Foto: Divulgação) Mais imagens

Com ampla experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, Análise de Investimentos e Planos de Negócios, o professor da Unesc Abel Corrêa de Souza promoverá, na noite desta sexta-feira (27/3), uma palestra online sobre a temática Planejamento Financeiro.

O objetivo do professor é oferecer conteúdo de qualidade para a comunidade em tempos de quarentena. Na palestra, realizada na plataforma  www.even3.com.br, Abel pretende capacitar os participantes para o planejamento e gestão financeira por meio da elaboração, manutenção e gerenciamento do fluxo de caixa.

As inscrições para a atividade são gratuitas e devem ser realizadas no link. A palestra terá início às 19h.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de março de 2020 às 10:54
Compartilhar Comente

Home office na quarentena: planejamento é a palavra de ordem

Home office na quarentena: planejamento é a palavra de ordem
Professor da Unesc dá orientações para gestores e colaboradores em prol do bom rendimento do trabalho em casa (Foto: Reprodução) Mais imagens

O teletrabalho, ou home office, nunca foi tão comum em todo o mundo como nos dias de quarentena em prevenção à pandemia Covid-19. Como forma de dar continuidade aos trabalhos muitas empresas adotaram esta opção de atividade remota, o que, em Santa Catarina, se deu como determinação de decreto publicado pelo governo também como ação de combate ao vírus. A nova rotina pode ser desafiadora para quem nunca experimentou unir as atividades de trabalho com o espaço de casa, mas, para ajudar nessa tarefa, o professor da Unesc Thiago Francisco traz algumas orientações.

A principal necessidade para que os resultados sejam obtidos mesmo com a equipe trabalhando de forma separada, conforme o professor, é o planejamento das atividades. Essa função, para Thiago, deve ser realizada em conjunto com a equipe sob comando de sua liderança. “Quanto mais alinhados do ponto de vista comportamental e do ponto de vista da personalidade forem os profissionais que fazem parte da equipe, melhor será a comunicação e mais claras serão as entregas”, destaca.

Neste cenário outro fator é apontado como decisivo para o aproveitamento do trabalho da equipe: a comunicação. “Para isso o gestor também tem fundamental importância. Precisa coordenar o planejamento para que as atividades sejam muito bem definidas e, assim, as entregas aconteçam da maneira esperada e os critérios para isso fiquem claros”, completa o professor.

Entre as vantagens e desvantagens de trabalhar no espaço doméstico uma das questões apontadas pelos trabalhadores é a quantidade de distrações presentes em casa, seja por atividades a fazer, a presença de filhos ou outros familiares, entre outras. Nesse sentido, conforme Thiago, a saída é organizar a rotina. “Isso depende de um bom planejamento, de uma organização de agenda com aquilo que é preciso entregar. É importante que o funcionário, empreendedor ou empresário assuma uma rotina muito semelhante ao dia a dia de trabalho no que se refere aos horários. Isso vai fazer com que a rotina fique organizada e o trabalho seja produtivo”, completa.

Confira o vídeo completo produzido pela Unesc TV sobre a temática de home office:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de março de 2020 às 10:03
Compartilhar Comente