X Semana de Ciência e Tecnologia

Unesc recebe Arthur Igreja nesta quinta-feira

Unesc recebe Arthur Igreja nesta quinta-feira
Palestra é aberta ao público e conta com a parceria do Sebrae Criciúma (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc recebe, na noite desta quinta-feira (24/10), a palestra “Inovação Disruptiva e o Futuro dos Negócios”, de Arthur Igreja. No evento, que faz parte da programação da 10ª Semana de Ciência e Tecnologia, o palestrante abordará o futurismo e as principais tendências que já podem ser colocadas em práticas atualmente.

Conforme Arthur, tratar sobre inovação disruptiva é tratar sobre a forma mais extrema de inovar. “É sobre aquilo que cria modelos de negócio genuinamente escaláveis e que vão dominar negócios em uma velocidade que os competidores nem conseguem perceber”, comenta.

Com sua expertise internacional, Arthur abordará ainda os elementos comuns das empresas que mais crescem no mundo e as tendências que já impactam a vida da sociedade em 2019.

O palestrante tem experiência profissional e acadêmica em mais de 25 países, Mestrado Executivo em Gestão Empresarial pela FGV/EBAPE, certificações executivas em Harvard & Cambridge, pós-MBA em Negociação pela FGV e MBA pela FGV/Ohio University.

O evento, que ocorrerá às 19h15 no Auditório Ruy Hülse, é gratuito e conta com a parceria do Sebrae Criciúma.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 23 de outubro de 2019 às 20:23
Compartilhar Comente

Semana de Ciência e Tecnologia em pauta

Semana de Ciência e Tecnologia em pauta
Rádio Marconi esteve na Universidade nesta quarta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O campus da Unesc continua sendo palco da programação de emissoras de rádio da região. Nesta quarta-feira (23/10), o espaço da imprensa da 10ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) recebeu os programas Ponto de Encontro, com a apresentação de Jair Ávila, e Ponto Final, com a apresentação de Arthur Lessa.

Os programas foram transmitidos do espaço dedicado à imprensa e tiveram a participação da coordenadora da 10ª Semana de Ciência e Tecnologia, Merisandra Côrtes de Mattos Garcia; da coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc, Morgana Cirimbelli Gaidzinski; da supervisora do Setor Comercial, Monique Romancini; do coordenador da Feira de Ciências da SCT, Eduardo Pacheco Rico; do assessor da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Mário Guadagnin; da coordenadora do curso de Engenharia de Materiais, Angela Arnt; do produtor cultural do Setor de Arte e Cultura, Maxwell Sandeer Flor; do coordenador do curso de Design, João Rieth; do gerente de Inovação, Evanio Ramos Nicoleit, e do coordenador do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz, Juliano Bitencourt Campos. 

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 23 de outubro de 2019 às 18:24
Compartilhar Comente

Criatividade marca 5ª Feira de Ciências da Universidade

Criatividade marca 5ª Feira de Ciências da Universidade
Evento recebeu trabalhos de escolas de Criciúma, Araranguá e Forquilhinha (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A quinta edição da Feira de Ciências da SCT (Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc), reuniu participantes do Ensino Fundamental e Médio de sete escolas de Criciúma, Araranguá e Forquilhinha nesta quarta-feira (23/10) na Universidade. Com temas envolvendo disciplinas como Biologia, Geografia e História, os estudantes apresentaram 11 trabalhos, com temas como “O ar como combustível”, “Torre Eiffel”, “Terra às cegas” e “Experiência com o poder das palavras”.

O coordenador do evento, Eduardo Rico, afirma que a Feira de Ciências tem o objetivo de incentivar a produção científica nas escolas, oportunizando a apresentação no ambiente universitário das pesquisas realizadas nas escolas. Além de um espaço para a divulgação do trabalho desenvolvido pelas escolas na área de ciências, a Feira dá oportunidade para o intercâmbio de informações. “Temos aqui alunos de diferentes escolas, que podem interagir e trocar conhecimento. Isso é muito interessante e agrega para a formação deles”.

E são os próprios alunos que comprovam a afirmação anterior. A dupla Sabrina Danielski dos Santos e Larissa Serafim, do sexto ano da Escola Padre Miguel Giacca, de Criciúma, apresentaram o trabalho “O ar como combustível, desenvolvido durante esse ano e aprimorado para a participação na Feira de Ciências na Unesc. Para elas, poder mostrar o estudo feito pela turma é uma oportunidade de ampliar o conhecimento em outras áreas também. “Estar aqui é muito legal porque a gente consegue ter contato com trabalhos de outras pessoas e descobrir coisas que ainda não sabíamos”, comenta Larissa.

As alunas do sétimo ano do Colégio Marista, de Criciúma, também aprovaram a participação na Feira. Com a pesquisa “O uso da cera de abelha na conservação de alimentos”, a turma toda aprendeu sobre a importância do cuidado com o meio ambiente e da mudança de práticas cotidianas em prol do futuro do planeta. “A cera de abelha é natural e pode substituir o plástico e o alumínio para conservar alimentos dentro e fora da geladeira, como as frutas, sem que elas percam peso e as propriedades nutricionais”, afirma Luísa Zeferino. “É importante que a gente procure alternativas pensando no meio ambiente e que divulgue isso para mais pessoas”, complementa Marina Nesi.

Trabalho em equipe

As escolas participantes da Feira de Ciências fizeram uma parceria que é sucesso na certa: estímulo e orientação do professor e criatividade e curiosidade do aluno. Foi assim que os alunos do sexto, sétimo e oitavo ano do Colégio Futurão, de Araranguá, desenvolveram, respectivamente, os trabalhos “Terra às cegas”, “Elaboração de diário botânico para registros sobre o reino Plantae” e “Construção de jogos para o ensino de citologia”.

Segundo a professora de Ciências e Biologia do Colégio, Aline Coêlho dos Santos, após diálogos, os desafios foram propostos e os estudantes partiram para a pesquisa e o desenvolvimento do projeto, sob a orientação dela. “No trabalho “Terra às cegas”, por exemplo, eles criaram ferramentas para o ensino da Geografia para pessoas com deficiência visual. Desenvolveram um material com texturas e relevos, que vai ser doado para uma escola de Araranguá para contribuir no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual”, comenta.

Já os projetos do diário botânico e dos jogos para o ensino de citologia, Aline conta que partiram das necessidades das próprias turmas. “Eles são muito curiosos e gostam muito das aulas de ciências. E isso contribui muito para a descoberta de novos conhecimentos”, salienta.

No Colégio Unesc, a parceria não foi diferente. A professora de Ciências, Graziele Lodetti Milioli, conta que os alunos do oitavo ano foram proativos na hora de desenvolver a pesquisa “Hábitos simples de higiene na prevenção de doenças causadas por microorganismos”. Ela conta que ao longo das aulas, problemas como a meningite bacteriana foram abordados, assim como a importância da adoção de hábitos corretos de higiene. “Eles escolheram os locais que queriam fazer a coleta de material para análise. Então tivemos amostras de pontos como corrimão, elevador e da boca. Depois disso, o material foi colocado em estufa e analisado em laboratório por eles. A partir disso, eles realizaram pesquisas e trouxeram informações para discutirmos juntos e avaliarmos a veracidade e assim, sob orientação, criaram todo o material informativo para apresentar aqui hoje”, conta Graziele.

O evento teve ainda a participação de professores e alunos das escolas: João Dagostim, de Criciúma, com “Estudo de caso, objetivando diminuir os gastos com impressões realizadas na escola”; Antônio Milanez Netto, com “Experiência com o poder das palavras”; Ângelo Izé, de Forquilhinha, com os trabalhos “Torre Eiffel” e “Guilhotina”.

Confira a programação

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 23 de outubro de 2019 às 17:39
Compartilhar Comente

História da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é contada na Unesc

História da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é contada na Unesc
Evento é realizado em mais de mil e quinhentas cidades simultaneamente (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A história da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o maior evento de iniciação e fomento à ciência do Brasil, está sendo contada na Unesc. A trajetória do evento, que chega a sua 16ª edição com a proposta única de estimular o desenvolvimento da cultura cientifica nas escolas, universidades, comunidades, museus e locais públicos, está em exposição no hall do Bloco da Reitoria. Em formato de revista, o material também está sendo distribuído junto aos kits do evento.  

Promovido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação desde 2004, o evento é realizado em mais de mil e quinhentas cidades, envolvendo mais de duzentas mil pessoas nas sete mil atividades registradas no mapa da Semana. A temática das atividades, alinhada em todo o território nacional, é escolhida de acordo com a realidade atual do país.

Como resultado, o evento proporciona a oportunidade de debates científicos dentro do ambiente acadêmico, um local para discutir resultados de pesquisas, sua relevância e seus impactos na sociedade e também direciona jovens do ensino médio ao aprendizado e reconhecimento da ciência como papel fundamental para o futuro.

Na Unesc, a Semana chega a sua 10ª edição com o tema "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável", alinhado nacionalmente. A abertura oficial do evento ocorreu na segunda-feira (21/10), com a palestra “A Fapesc e os Programas de Tecnologia e Inovação no Estado de Santa Catarina”, com o presidente da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Fábio Zabot Holthausen.

A palestra com Holthausen e todos os demais eventos da SCT são abertos ao público em geral. A programação da Semana prevê eventos como: 2º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia; 5ª Feira de Ciências; 6ª Feira de Inovação; Palestra com Arthur Igreja sobre “Inovação Disruptiva e o Futuro dos Negócios”; 5º Talento Musical; Inovation Bootcamp; Jornada Empreendedora e 3ª Mostra Fotográfica do PPGSCol. 

A SCT conta com patrocínio do Crea-SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina) e apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Sebrae e Biozenthi.

Já foram colocados em pauta no evento:

1ª edição – “Olhar para o céu”, uma abordagem a Astronomia;

2ª edição – “Brasil, olhe para a água”;

3ª edição – “Criatividade e Inovação”;

4ª edição – “Terra”, falou sobre a preservação da vida;

5ª edição – “Evolução e Diversidade”, em comemoração aos 150 anos da teoria da Evolução;

6ª edição – “Ciência do Brasil”;

7ª edição - “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”;

8ª edição – “Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e prevenção de Riscos”;

9ª edição – “Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza”;

10ª edição – “Ciência, Saúde e Esporte”;

11ª edição – “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”;

12ª edição – “Luz, Ciência e Vida”;

13ª edição – “Ciência Alinhando o Brasil”;

14ª edição – “A Matemática está em tudo”;

15ª edição – “Ciência para a Redução das Desigualdades”.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 23 de outubro de 2019 às 15:52
Compartilhar Comente

Palestra do presidente da Fapesc abre oficialmente a 10ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc

Palestra do presidente da Fapesc abre oficialmente a 10ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Fabio Zabot Holthausen abriu a SCT, maior evento institucional da Universidade, que segue até sexta-feira (25/10) com extensa programação (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A atividade que abriu de forma oficial a 10ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc foi comandada, na noite desta segunda-feira (21/10), pelo presidente da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Fabio Zabot Holthausen. A liderança palestrou diante do Auditório Ruy Hülse lotado de estudantes e professores interessados em aprender sobre a temática “A Fapesc e os programas de tecnologia e inovação no estado de Santa Catarina”.

Entre números atuais e históricos, Fabio destacou as principais informações referentes à Fundação desde a sua criação, sobre seu importante papel ao longo dos últimos 30 anos e ainda as novidades da Instituição no que diz respeito à pesquisa. Conforme o presidente, um dos seus objetivos à frente da Fundação é aproxima-la da comunidade e tornar sua função conhecida. “Ainda dentro do que é missão da Fapesc nosso foco é oportunizar conhecimento e, logo, desenvolvimento para todas as regiões do estado. Ao proporcionar isso, por meio de conexões, políticas públicas e centros de inovação, por exemplo, estaremos também dando a oportunidade para que os talentos fiquem em suas regiões e ajudem a desenvolvê-las”, salientou.

A palestra de Fabio abriu de forma oficial as atividades que seguem até esta sexta-feira (25/10), no evento que acontece de forma simultânea à 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e tem como tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

Abertura oficializada

Antecedendo a palestra de Fabio Zabot Holthausen, a abertura da SCT contou com a composição de uma mesa de honra e das falas de abertura oficial. Em forma de boas-vindas aos participantes e, de antemão de agradecimentos aos envolvidos no processo de organização do evento, representantes das estudantes, da gestão, dos patrocinadores e da comunidade externa puderam fazer o uso da fala.

Ao dar boas-vindas aos participantes que lotaram o auditório, a coordenadora geral da 10ª SCT, Merisandra Cortes de Matos Garcia, aproveitou para agradecer a todos os envolvidos na organização das 144 atividades entre palestras, minicursos e oficinas programadas para a programação. De acordo com Merisandra, até a noite de segunda-feira o evento já contava com 1.073 pessoas inscritas e 876 trabalhos submetidos e aprovados nas diferentes áreas do conhecimento, número que supera a última edição e demonstra o crescimento do evento a nível nacional.

Todo o envolvimento e dedicação de centenas de pessoas em prol de um evento dessa magnitude, conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, é validado pelo objetivo que norteia os trabalhos e investimentos da Universidade: as pessoas. “Mais do que crescimento econômico nós nos preocupamos com o desenvolvimento social, porque a nossa missão converge com o ambiente de vida das pessoas. Nós precisamos produzir ciência, tecnologia e ideias inovadoras, não porque é bonito, mas porque isso pode melhorar e muito a qualidade de vida das pessoas e essa é a missão que nos sustenta”, destacou Luciane, salientando ainda a importância da temática escolhida a nível nacional.

Compuseram ainda a mesa de honra da abertura oficial o vice-reitor Daniel Preve; a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti; o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus; o diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo; a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego; o assessor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Criciúma, Edson Santos da Silva; o superintendente do CREA SC, engenheiro Laercio Domingos Tabalipa, representando o presidente Ari Geraldo Neumann; o vereador Aldinei Potelecki; o presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Alexandre Bristot Rocha e a representante da Associação dos Pós-graduandos, Claudia Bauer Gonçalves.

A SCT conta com patrocínio do Crea-SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina) e apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Sebrae e Biozenthi.

Confira a programação completa da 10ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 21 de outubro de 2019 às 23:19
Compartilhar Comente