PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Professores e acadêmicos da Unesc recebem a menção honrosa em evento nacional

Professores e acadêmicos da Unesc recebem a menção honrosa em evento nacional
Honraria foi conceda pelos trabalhos apresentados no XIII Congresso Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, em Cáceres, Mato Grosso (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Professores e acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Unesc foram agraciados com menções honrosas concedidas pela Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE), durante o XIII Congresso Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, que teve como tema central “Etnobiologia no Brasil no Desafio das Fronteiras”. O evento ocorreu na Universidade Estadual do Mato Grosso, em Cáceres, Mato Grosso, na última semana, e contou com a participação de universidades e conferencistas de todo o Brasil e do exterior.

Dentre os cinco melhores trabalhos apresentados no formato de apresentação oral, dois foram da Unesc. As produções fazem parte de pesquisas que estão sendo desenvolvidas em um projeto aprovado em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do estado de Santa Catarina (Fapesc) e teses em andamento no PPGCA, sob a orientação dos professores doutores Vanilde Citadini Zanette e Carlyle Torres Bezerra de Menezes. O prêmio Darrell Posey tem o propósito de estimular a formação de recursos humanos e pesquisa científica nas áreas de Etnobiologia e Etnoecologia no Brasil.

A doutoranda Elaine Puzinsky, que é orientanda da professora Vanilde foi quem fez a apresentação do trabalho. O segundo projeto foi discorrido pelo professor Carlyle, que segue a linha de pesquisa percorrida pela doutoranda Ana Paula Matos, sua orientanda.

Conforme ele, o projeto de pesquisa do qual se originou os dois trabalhos está sendo desenvolvido de forma articulada com três pesquisas de tese de doutorado em andamento e pretende realizar um diagnóstico socioambiental ao longo da bacia hidrográfica do Rio Urussanga, desde as principais nascentes do rio Urussanga, até o seu estuário. “Neste sentido, além de subsidiar a formulação e proposição de políticas públicas com vistas à melhoria das condições de sustentabilidade, o projeto deverá contribuir para a transição agroecológica das atividades atualmente existentes, bem como identificar potenciais alternativas para a reconversão socioambiental da região carbonífera Sul catarinense”, comentou o professor.

Neste evento, além de professores e acadêmicos da Unesc, a comitiva contou com a participação com egressos do PPGCA e dos cursos de graduação em Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade.

Unesc sediará próximo congresso

O próximo Congresso Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, previsto para 2024, terá como sede a Unesc. A proposta para sediar o evento foi aprovada em assembleia geral de encerramento do encontro no Mato Grosso. Os professores Vanilde Citadini Zanette e Carlyle Torres Bezerra de Menezes foram escolhidos como presidentes e vice-presidentes da Comissão Organizadora.

A XIV edição do encontro contará com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio dos professores vinculados nesta instituição na área do conhecimento da Etnobiologia, Etnobiologia e Ciências Ambientais.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de julho de 2022 às 08:31
Compartilhar Comente

Unesc oferece oportunidades de descontos para quem quer voltar a estudar

Unesc oferece oportunidades de descontos para quem quer voltar a estudar
Mais imagens

Independentemente do motivo que tenha provocado a pausa nos estudos, voltar a estudar é um grande passo para alcançar objetivos profissionais e chegar ao sonhado diploma de uma graduação. Quem precisou parar a jornada acadêmica temporariamente encontra uma excelente proposta na Unesc. A Instituição oferece uma oportunidade para voltar às salas de aula de uma Universidade com grande estrutura, profissionais altamente qualificados e com um método de ensino inovador, como a Graduação Multi.

Por meio do programa “Volte a Estudar” a Unesc oferece até 25% de desconto na mensalidade para aqueles que voltarem a estudar no segundo semestre de 2022. Como se não bastasse o desconto, conforme a supervisora da Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac), Alessandra Campos Goulart, o melhor de tudo é que o benefício é válido até a conclusão do curso. “É uma boa oportunidade para retomar a graduação. Depois de matriculado o acadêmico pode ainda participar de todos os processos de bolsas, como o UniEdu, a bolsa da Prefeitura para moradores de Criciúma, entre outros. Além disso, ele não precisa fazer todas as disciplinas da grade e a mensalidade se adequa aos créditos escolhidos”, explica.

Como fazer?

Segundo o gerente comercial da Universidade, Augusto Magalhães, “O ‘Volte a Estudar’ é um programa especialmente voltado para quem parou de estudar há mais de dois semestres e isso vale para alunos da Unesc e de outras instituições de ensino. “São 20% para quem não era aluno e 25% para quem era aluno da Unesc. O intuito é fazer com que pessoas que pararam de estudar em qualquer instituição, voltem a estudar na melhor Universidade Comunitária do Sul de Santa Catarina, a Unesc”, comenta.

Para voltar a estudar é simples. “Basta entrar em contato com o Setor Comercial da Universidade. O aluno é matriculado no seu curso e escolhe quantas disciplinas irá cursar”, cita Magalhães.

O pedido de reingresso não tem prazos estipulados, ou seja, é contínuo, sendo que as aulas iniciam no dia 1º de agosto.

Portas abertas

Os interessados em conhecer melhor os mais de 50 cursos de graduação em modelo presencial ou de Educação à Distância (EaD), no projeto Unesc Virtual, cursos técnicos, ou ainda mais de 40 oportunidades em especialização podem entrar em contato com a instituição pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo contato também no Whatsapp (48) 99644-1887. O e-mail centac@unesc.net também está à disposição  para sanar dúvidas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de julho de 2022 às 14:02
Compartilhar Comente

Acadêmicos da Unesc conhecem potencialidades arqueológicas dos municípios do Geoparque

Acadêmicos da Unesc conhecem potencialidades arqueológicas dos municípios do Geoparque
Estudantes e professores fizeram saída de campo em Morro Grande e Timbé do Sul com intuito de experienciar as potencialidades científicas do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul Mais imagens

No sábado (09/07) acadêmicos e professores dos cursos de História, Geografia, Ciências Biológicas e Letras da Unesc visitaram os municípios de Morro Grande e Timbé do Sul com o objetivo de vivenciar as singularidades da arqueologia e da paisagem cultural da região.

Durante a pandemia, os acadêmicos aprenderam de forma remota estudos referente os povos originários que habitaram o Extremo Sul Catarinense. Na saída de campo a turma teve a oportunidade de observar na prática estes cenários, acervos e geossítios identificados em inúmeras pesquisas realizadas na própria universidade por intermédio do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis).

O primeiro local visitado foi o Geossítio Portal do Palmiro, em Timbé do Sul. No local encontra-se a Cachoeira dos Bugres (espaço atribuído a oficinas líticas), o Portal e a Toca do Tatu: paleotoca recheada de gravuras rupestres. Os grupo foi conduzido pelo professor e arqueólogo Juliano Bitencourt Campos e pelo coordenador de Cultura do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, Mikael Miziescki. “Para tal iniciou-se com a discussão sobre importância do Patrimônio, Cultura, povos originários, comunidades tradicionais, museus na sociedade e as relações com o ensino. As saídas de campo permitem que refaçamos um pouco do caminho percorrido por estes graduandos em seus processos formativos, neste caso os cursos de licenciaturas em suas representações sobre o território”, explicou Juliano.

A segunda etapa da visitação ocorreu no Museu da Terra e da Cultura de Morro Grande no Centro Cultural Pedro Dal Toé. Na ocasião, foi proposta uma reunião inicial no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), com cerca de 30 pesquisadores. Na ocasião foi explanado sobre inúmeros aspectos do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul e da criação do museu na cidade, bem como destacou-se as últimas doações que passam a compor o acervo morrograndense.

Em seguida o grupo realizou uma visita mediada no museu perpassando por áreas relacionadas à geologia, geografia, paleontologia, história, cultura e arte do território Geoparque. No que tange a arqueologia, também foram experienciados ensinamentos sobre os povos Laklãnõ/Xokleng, Guarani, Sambaquianos e Caçadores-Coletores. Na reserva técnica do espaço, discutiu-se sobre a restauração, conservação, catalogação e organização das peças do acervo. “A vinda destes pesquisadores evidencia um leque de potencialidades cientificas que os municípios de Morro Grande e Timbé do Sul possuem dentro do território do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul. Pudemos ter, in loco, uma experiência muito significativa dos vestígios deixados pelos povos originários da região, bem como perceber as suas ausências, presenças e resistências”, destacou Mikael.

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e o Departamento de Turismo de Morro Grande está recebendo grupos e turistas interessados em conhecer as belezas do município. Mais informações podem ser conferidas nos telefones (48) 99120-9897 e (48) 3420-0332.

Fotos: Mikael Miziescki/ Lizi Acordi (CEDOC – UNESC)

Texto: Colaboração Giorgia Daniel

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de julho de 2022 às 10:06
Compartilhar Comente

Unesc celebra o Dia Nacional da Ciência e da Pesquisa

Unesc celebra o Dia Nacional da Ciência e da Pesquisa
Universidade conta com cabedal de professores pesquisadores e de grupos de pesquisas (Fotos: Mayara Cardoso/Agecom/Unesc) Mais imagens

Conectada e ancorada em valores e princípios para cumprir a missão de educar por meio do ensino, da pesquisa e da extensão para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida, a Unesc utiliza-se do dinamismo do mundo da atualidade e da qualificação da metodologia para mostrar o potencial e o compromisso de excelência com a comunidade.

Ao logo dos 54 anos de história, a Universidade, que conta com dois polos: Araranguá e Balneário Rincão, contribui de forma significativa com pesquisas, que tem crescido de forma excepcional em qualidade e quantidade de produções científicas. Com cabedal de profissionais formado por 84 doutores pesquisadores permanentes nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e 94 grupos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e certificados pela Unesc, além de 120 laboratórios de ensino, neste dia 8 de Julho, data em que é comemorado o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico, a Unesc orgulha-se de todos os seus profissionais que elevam a Universidade Comunitária a excelentes patamares.

“A Universidade, ao longo dos anos, tem investido em ciência e pesquisa como uma das importantes estratégias para promover o desenvolvimento e melhorar a vida das pessoas, e tem, por isso, grandes pesquisadores. Temos muito que agradecer a todos os nossos profissionais que atuam incansavelmente pela busca da excelência a cada um dos alunos e da comunidade”, enaltece a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Conforme a reitora, o ensino, a pesquisa e a extensão são indissociáveis, pois, além de contribuir para a produção universitária, os eixos contemplam o papel solidário, social e cultural para com a sociedade. “E é isso o papel de uma Universidade Comunitária: trazer clareza e mostrar resolução. A pesquisa é, portanto, para o Ensino Superior, uma ferramenta indispensável e deve certamente ser estimulada pelos professores, uma vez que atua como responsáveis pela propagação do conhecimento e a iniciação à pesquisa científica”, destaca a reitora.

Destaque internacional

Recentemente a Universidade despontou na 9ª colocação como a mais citada do país na área de neurociência e na 441ª colocação a nível mundial, no ranking da plataforma internacional Research.com, que reúne os cientistas e universidades mais citados do mundo. Além disso, a Instituição figura em 1° lugar no estado entre as universidades não estatais.

Reconhecida como de excelência pelo Ministério da Educação (MEC), a Universidade possui diversos laboratórios com destaques nacionais e internacionais. Um deles é o Laboratório de Psiquiatria Translacional, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) que completou 20 anos, melhorando a aplicação clínica de novos conceitos e proporcionando benefícios diretos aos principais interessados neste processo: a população. As principais linhas de Pesquisa do Laboratório são: Depressão, Transtorno Bipolar, Esquizofrenia e Alcoolismo. 

Qualificação

A Unesc também conta com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), um programa da Universidade e do CNPq que tem como foco despertar no acadêmico o interesse pela pesquisa científica e incentivar potenciais entre estudantes de graduação universitária, mediante participação em projetos de pesquisa, orientados por pesquisadores  qualificados, o Programa de Iniciação Científica do Artigo 170 (PIC) do Governo do Estado e a Bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).

Isso se dá graças aos avanços das linhas de crédito para os bolsistas e aos investimentos que a Unesc tem feito constantemente com fomento e apoio, por meio de bolsas de iniciação científica. Resultado disso:  professores e alunos altamente qualificados.

Pesquisas de ponta

Como grande parceira na formação e na atenção à saúde, a Unesc tem buscado a inclusão de propostas que reúnam potencial para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, associada à qualificação da produção de conhecimento e de socialização, o que a levou a aprovar um grande projeto na concorrida seleção de projetos da 10ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), promovido pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES).

O projeto, de autoria da reitora intitulado “Vivências e experiências na realidade da gestão e da assistência na atenção primária em saúde de Criciúma/SC”, foi elaborado em parceria com a Secretaria de Saúde de Criciúma e tem o intuito de avaliar boas práticas de gestão e de assistência em saúde nos municípios da Região Carbonífera.

Contribuição social

Na pandemia, a Universidade também contribuiu na produção de equipamentos de proteção e respiradores, quanto na produção de ozônio para desinfecção de ambientes, além de implantação de sistemas de atendimento eletrônico para auxiliar a população em um momento tão difícil para todos, entre inúmeras outras ações.

“A Unesc faz a diferença na sua trajetória, pois caminha em conjunto com as forças vivas da sociedade no desenvolvimento sustentável e na melhoria contínua do ambiente de vida, sempre com projetos inovadores que a colocam como referência internacional em pesquisa e entre as cinco melhores Universidades não estatais do Brasil em inovação e empreendedorismo, com destaques na produção da ciência produzida pelos oito programas de mestrado e cinco programas de doutorado”, finaliza a reitora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de julho de 2022 às 15:42
Compartilhar Comente