Na Fecam, reitora da Unesc fala da educação como eixo para a promoção de cidades mais inteligentes, resilientes e sustentáveis

Na Fecam, reitora da Unesc fala da educação como eixo para a promoção de cidades mais inteligentes, resilientes e sustentáveis
Mais imagens

A educação como eixo transversal para a promoção de cidades mais inteligentes, resilientes e sustentáveis em Santa Catarina foi o tema apresentado pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta no Congresso de Municípios Associações e Consórcios (Comac/SC), promovido pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (Fecam), nesta semana. “Contextualizei o papel das universidades comunitárias distribuídas no território catarinense para o desenvolvimento do estado e a posição de destaque que ocupa em âmbito nacional”, fala a reitora da Unesc que fez a explanação para um público de mais de três mil pessoas, entre prefeitos e gestores.

Vários foram os exemplos citados ao longo de sua apresentação, entre elas, a Plataforma On, uma iniciativa que conecta as diferentes necessidades das cidades e regiões que visa contribuir com as cidades mais resilientes, inteligentes e sustentáveis ao longo prazo. Outro tema exposto foi o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico das Cidades e Regiões que a Unesc desenvolveu na Amrec e agora elabora na Amesc. 

O tema principal da Comac/SC foi “Governança para a Sustentabilidade”, sendo que o painel na Plenária Principal, intitulado “Municípios Catarinenses Mais Inteligentes, Sustentáveis e Resilientes” e que contou com a reitora Luciane Bisognin Ceretta, teve como base a “Carta Brasileira para Cidades Inteligentes”, com representantes do Governos Federal, Governo Estadual, Iniciativa Privada e da Acafe, e mediado pela prefeita do município de Monte Carlo, Sonia Salete Vedovatto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de agosto de 2022 às 15:25
Compartilhar Comente

Em reunião com gestores, reitoria da Unesc avalia início do semestre e anuncia mudanças

Em reunião com gestores, reitoria da Unesc avalia início do semestre e anuncia mudanças
Mais imagens

Análise da primeira semana de aula e o anúncio de mudanças na instituição pautaram a reunião entre a reitoria da Unesc e os gestores do ensino, realizada na tarde desta sexta-feira (05/08), no auditório Edson Rodrigues.

Entre os temas abordados, destaque para o Programa de Equidade Racial da Universidade e os detalhes da reestruturação administrativa da gestão superior. Os coordenadores de cursos também puderam dialogar sobre a recepção de calouros, as novidades do UniEdu, acompanhar os indicadores de matrículas, além das novas possibilidades de bolsas de estudo e descontos.

Programa de Equidade Racial

Na primeira edição do Programa de Equidade Racial da Unesc serão oferecidas 255 bolsas de estudos de 50% e 100% a estudantes negros (pretos e pardos) e indígenas, ingressantes em 2022/2. As matrículas seguem até o dia 15 de agosto. Pessoas com renda de até 1,5 salário mínimo terão direito a bolsa de 100%. Já quem recebe até três salários mínimos, pode obter 50% de bolsa.

O programa assegura ainda 30 bolsas de estágio para estes estudantes, sendo que eles também podem participar de outras formas de estágio oferecidas pela instituição. O assunto será ampliado para as comunidades interna e externa na próxima semana.

Reestruturação administrativa

Os gestores da Unesc também conheceram a proposta de reforma administrativa que foi aprovada nas últimas semanas nos Conselho Superior Universitário (Consu) e Conselho Superior de Administração (CSA).

A nova estrutura prevê a extinção da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) e da Pró-reitoria Acadêmica (Proacad), que darão lugar a três novas estruturas: a Pró-reitoria de Ensino (Proen), a Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Extensão Comunitária (Propiex) e a Pró-reitoria de Administração e Finanças (Proaf), que contarão ainda com diretorias e gerências.

Novas funções

A reunião também marcou o anúncio da mudança de projetos da professora Indianara Reynaud Toreti, que deixa a Pró-reitora Acadêmica e passa a assumir outras atividades na Universidade.

Outra alteração é registrada no Colégio Unesc. Giselle dos Passos Vieira deixa a direção, assumindo em seu lugar, de forma interina, a atual coordenadora do Ensino Fundamental, Mainara Figueiredo Cascaes.

“Agradecemos de forma especial à Indianara e à Giselle que cumpriram as suas funções com excelência e deixaram as suas marcas em nossa Universidade. Desejamos todo o sucesso e felicidade nas suas novas atribuições”, enfatiza a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de agosto de 2022 às 20:11
Compartilhar Comente

Ruy Hülse dá nome ao troféu do primeiro Prêmio Unesc de Jornalismo

Ruy Hülse dá nome ao troféu do primeiro Prêmio Unesc de Jornalismo
Mais imagens

Ex-prefeito de Criciúma que criou a Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), e Doutor Honoris Causa da Unesc, Ruy Hülse dá o nome ao troféu da primeira edição do Prêmio Unesc de Jornalismo. 

O nome foi escolhido pela relevância de Hülse para a cidade, para a região e para a Universidade. “É uma honra para a nossa Universidade ter o nome do Doutor Ruy Hülse no troféu do nosso prêmio. Um homem de importantes contribuições para a Unesc, Criciúma e região, não poderia deixar de ser lembrado na primeira edição desta premiação que é uma forma de reconhecimento à nossa imprensa”, enfatiza a reitora Luciane Bisognin Ceretta. 

Ao receber o convite, Ruy Hülse se disse lisonjeado e demonstrou gratidão pela lembrança. “Agradeço com carinho a escolha da Unesc e, com certeza, tenho o maior prazer em emprestar o nome a um prêmio que reconhece o trabalho de uma categoria que tanto valorizo. Respeito o trabalho da imprensa e acho de maior importância, por isso sempre prezei pelo bom relacionamento com os jornalistas, mantendo o diálogo e a transparência”, destaca o ex-prefeito de Criciúma.

Mais homenagens

Ainda como forma de homenagem, Hülse recebeu uma placa da reitoria da Universidade, da Agência de Comunicação (Agecom), e da Escola de Comunicação Criativa (EcoCria), organizadores do prêmio. “É um prazer e uma grande honra termos o nome de Ruy Hülse estampado em nosso troféu, por meio do qual, mais uma vez, os seus relevantes trabalhos à sociedade ficarão gravados”, fala a gerente de Comunicação Caroline Bortot.

O gerente de Marketing da Universidade e coordenador da Escola de Comunicação Criativa (EcoCria), Marcos Dalmoro, salienta a importância da formação profissional de excelência. “O prêmio será uma importante vitrine também para nossos alunos, que poderão experienciar a prática jornalística ainda dentro da academia. Com certeza será um grande diferencial para a formação dos profissionais do futuro”, afirma.

A cada ano o troféu do Prêmio Unesc de Jornalismo homenageará uma pessoa que prestou ou ainda presta relevantes trabalhos para a região. 

Inscrições abertas

Lançado no dia 1º de junho, Dia da Imprensa, o Prêmio Unesc de Jornalismo segue com as inscrições abertas até o próximo dia 26 de agosto. 

Os jornalistas podem se inscrever em oito categorias: Impresso, Web, Fotografia, TV, Rádio, Podcast e Web TV e Acadêmica, exclusiva para alunos da EcoCria. 

De acordo com o regulamento, podem concorrer reportagens publicadas por profissionais de comunicação em veículos de imprensa no período de 1º de janeiro de 2022 a 26 de agosto de 2022.

As inscrições devem ser feitas no link: http://noticias.unesc.net/premio-unesc-de-jornalismo/.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de julho de 2022 às 16:06
Compartilhar Comente

Apresentações artísticas coroam semana especial de Formação Permanente de docentes na Unesc

Apresentações artísticas coroam semana especial de Formação Permanente de docentes na Unesc
Escola Musette, de Nova Veneza, presenteou a comunidade acadêmica com apresentações de mais 60 bailarinas Mais imagens

A intensa semana especial de Formação Permanente de docentes na Unesc foi coroada, na noite de quinta-feira (21/07), com o encantamento proporcionado pela apresentação de 63 bailarinas da Escola Musette, de Nova Veneza, no espetáculo Palco de Brinquedos.

Conforme a assessora pedagógica da Diretoria de Ensino de Graduação, Daniela Arns, além de lindas e encantadoras, as apresentações fizeram menção a algo que vem sendo alvo de debates ao longo de toda a semana de atividades: a experiência. “As meninas nos fizeram refletir sobre a experiência de ensinar, de aprender e conviver com tantas possibilidades de aprendizado ao nosso redor”, comentou.

Ainda na manhã desta sexta-feira (22/07) a programação contará com a Oficina de Extensão “Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como ferramenta para disciplinas curricularizadas”.

Às 14h os professores são convidados a participar da atividade “Facilitando o aprendizado global por meio do intercâmbio virtual”.

Confira as fotos das apresentações da Escola Musette na Unesc – Formação Permanente de Docentes

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de julho de 2022 às 10:12
Compartilhar Comente

Unesc oferece oportunidades de descontos para quem quer voltar a estudar

Unesc oferece oportunidades de descontos para quem quer voltar a estudar
Mais imagens

Independentemente do motivo que tenha provocado a pausa nos estudos, voltar a estudar é um grande passo para alcançar objetivos profissionais e chegar ao sonhado diploma de uma graduação. Quem precisou parar a jornada acadêmica temporariamente encontra uma excelente proposta na Unesc. A Instituição oferece uma oportunidade para voltar às salas de aula de uma Universidade com grande estrutura, profissionais altamente qualificados e com um método de ensino inovador, como a Graduação Multi.

Por meio do programa “Volte a Estudar” a Unesc oferece até 25% de desconto na mensalidade para aqueles que voltarem a estudar no segundo semestre de 2022. Como se não bastasse o desconto, conforme a supervisora da Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac), Alessandra Campos Goulart, o melhor de tudo é que o benefício é válido até a conclusão do curso. “É uma boa oportunidade para retomar a graduação. Depois de matriculado o acadêmico pode ainda participar de todos os processos de bolsas, como o UniEdu, a bolsa da Prefeitura para moradores de Criciúma, entre outros. Além disso, ele não precisa fazer todas as disciplinas da grade e a mensalidade se adequa aos créditos escolhidos”, explica.

Como fazer?

Segundo o gerente comercial da Universidade, Augusto Magalhães, “O ‘Volte a Estudar’ é um programa especialmente voltado para quem parou de estudar há mais de dois semestres e isso vale para alunos da Unesc e de outras instituições de ensino. “São 20% para quem não era aluno e 25% para quem era aluno da Unesc. O intuito é fazer com que pessoas que pararam de estudar em qualquer instituição, voltem a estudar na melhor Universidade Comunitária do Sul de Santa Catarina, a Unesc”, comenta.

Para voltar a estudar é simples. “Basta entrar em contato com o Setor Comercial da Universidade. O aluno é matriculado no seu curso e escolhe quantas disciplinas irá cursar”, cita Magalhães.

O pedido de reingresso não tem prazos estipulados, ou seja, é contínuo, sendo que as aulas iniciam no dia 1º de agosto.

Portas abertas

Os interessados em conhecer melhor os mais de 50 cursos de graduação em modelo presencial ou de Educação à Distância (EaD), no projeto Unesc Virtual, cursos técnicos, ou ainda mais de 40 oportunidades em especialização podem entrar em contato com a instituição pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo contato também no Whatsapp (48) 99644-1887. O e-mail centac@unesc.net também está à disposição  para sanar dúvidas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de julho de 2022 às 14:02
Compartilhar Comente