Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica
Mais imagens

Acadêmicos de Licenciatura da Unesc e professores das redes públicas estadual e municipal de ensino tem mais uma grande oportunidade de ampliarem conhecimentos. A Unesc está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Institucional de Residência Pedagógica. Interessados podem se inscrever até segunda-feira (03/10) nos dois programas do governo federal.

Os projetos acolhem acadêmicos que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou estejam frequentando a partir do 5º período e professores com dois anos de experiência no magistério na Educação Básica. 

Além de garantirem diferenciais para seus currículos, os selecionados receberão uma bolsa de estudos como auxílio financeiro mensal e pagamento de acordo com o cronograma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado preliminar será divulgado dia 5 de outubro pelo site da Unesc.

“É uma ótima oportunidade de ampliar os conhecimentos na escola. Tanto o Pibid quanto a Residência Pedagógica visam proporcionar aos acadêmicos uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que estão inseridos”, comenta Schlickmann. 

Sobre os programas:

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; a coordenadores institucionais que articulem e implementem o programa em universidades ou institutos federais de educação, ciência e tecnologia; a coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas e, ainda, a professores de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos.

O Programa de Residência Pedagógica, da Capes, tem a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. O objetivo é induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão de licenciandos na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Regras, editais e inscrições

São 180 bolsas disponíveis entre os cursos de Arte, Ensino Religioso e História, Educação Física Licenciatura, Matemática, Geografia, Química, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Pedagogia e 25 bolsas para os professores das redes públicas estadual e municipal.

As regras completas para participação e a documentação necessária para concorrer às vagas podem ser encontradas nos editais já publicados no site da Unesc.

Pibid

Professor supervisor

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/142/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd12Noa_J3TtJnbfpYz6keIFDxY3R81wSgQEBlmpDvE-JtDWg/viewform

Aluno bolsista

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/141/2022/2

Inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform

Residência Pedagógica

Professor preceptor 

Edital: 

https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/219/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVYgWTESJQAk1lnM6lADidszSOUnVIBbICJTxeK_We6vz6KA/viewform

Aluno bolsista 

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/218/2022/2

Inscrições: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2022 às 13:10
Compartilhar Comente (1)

Comunidade acadêmica ajudará a construir novo site da Unesc e ganhará prêmios

Comunidade acadêmica ajudará a construir novo site da Unesc e ganhará prêmios
Mais imagens

O novo site da Unesc está chegando. Uma página online totalmente renovada, com um visual moderno e ainda mais interativo. O unesc.net é a casa virtual da Universidade e, por isso, os próximos passos dessa construção serão desenvolvidos com ideias e sugestões da comunidade acadêmica.

Para isso, a Instituição lançou nesta segunda-feira (12/09), a campanha "Fique à vontade, a home é sua!", um “desafio” para selecionar um grupo criativo de participantes que vai dar “pitacos” nas próximas etapas da construção do site.

“O novo site da Unesc é mais moderno e de fácil acesso, contando com todos os serviços que facilitam a vida dos nossos alunos e demonstram a nossa ‘cara’, a qualidade da Unesc em tudo o que faz. A colaboração da comunidade acadêmica nesse processo é de fundamental importância, pois é ela a razão da existência da nossa Universidade Comunitária”, destaca a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

Como participar

A iniciativa ocorre de terça-feira (12/09) a sexta-feira (16/09), por meio de quatro missões divertidas no Instagram @unescoficial, sendo uma a cada dia.

Para participar, os acadêmicos precisam apenas acompanhar diariamente as publicações na rede social e cumprir as missões, conforme o regulamento, marcando a @unescoficial e citando a hashtag #MinhaHomeUnesc.

Prêmios

Uma banca julgadora irá escolher os ganhadores que serão conhecidos na próxima segunda-feira (19/09), data do lançamento oficial do site. Além de tornarem-se embaixadores da página, os vencedores serão premiados com cinco kindles, cinco headfones e 20 vales nas cantinas e livrarias da Unesc.

“Os presentes são formas de incentivar a participação e retribuir a atenção dos nossos estudantes interessados em fazer com o que resultado seja o melhor possível”, destaca a reitora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de setembro de 2022 às 09:19
Compartilhar Comente

Unesc TV transmite etapa do Brasileiro Sub-21 de Vôlei Feminino

Unesc TV transmite etapa do Brasileiro Sub-21 de Vôlei Feminino
Mais imagens

Criciúma recebe nesta semana a etapa final do Campeonato Brasileiro Sub-21 de Vôlei Feminino. A torcida da região pode acompanhar as partidas presencialmente na Sociedade Recreativa Mampituba ou assistir tudo ao vivo pela Unesc TV, canal da Universidade no Youtube, e também na página do Mampituba. 

Acesse este link para assistir a partida entre Mampituba e Escola do Corpo.

Na disputa, estão os maiores clubes do país como Flamengo, Fluminense, Minas Tênis, Bradesco, Pinheiros, entre outros, além, é claro, do Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc. A competição, que iniciou nesta segunda-feira (12/09), segue até sexta-feira (16/09).

O projeto do vôlei do Mampi conta com o patrocínio da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma, Prefeitura Municipal de Forquilhinha, Empresas Radar, Unesc, Farben, Bistek, MedSul, Cantinho da Massa, Urc, Strike, Levve Ortopedia, Hotel Zata e Hotel Bormom.

A equipe de voleibol feminino da Sociedade Recreativa Mampituba é integrante do projeto de formação de atletas que o Clube mantém por meio de convênio, através de editais, com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Atuais campeãs no Sub-20

O Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc é o atual campeão brasileiro Sub-20 e agora, busca estar no pódio da categoria sub-21. De acordo com o técnico do time, Luciano Iribarrem Carvalho, este é o campeonato mais importante, em uma categoria que já beira o adulto.

“Nossa expectativa é muito grande. É um campeonato muito parelho, são atletas de nível muito alto. Queremos estar entre os três melhores, porque isso é importante não só para nós, como projeto, mas para o Sul catarinense também, que agora conta com um time de voleibol feminino de alto nível de campeonato”, comentou. 

Confira os jogos do Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc:

12/09 - segunda-feira: 18h30min - Mampituba x Escola do Corpo 

13/09 - terça-feira: 11h - Mampituba x Fluminense 

13/09 - terça-feira: 18h30min - Mampituba x Minas Tênis Clube

14/09 - quarta-feira: 12h30min - Mampituba x Desportivo Rio Grande do Norte

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de setembro de 2022 às 14:36
Compartilhar Comente

Unesc lança edital para interessados em realizar intercâmbio

Unesc lança edital para interessados em realizar intercâmbio
Mais imagens

A Unesc publicou o Processo Seletivo do Programa de Mobilidade Acadêmica Intercâmbio para Estudantes de Graduação, nas modalidades presencial ou Ensino à Distância (EaD). A ação é possível devido aos acordos de cooperação com instituições estrangeiras e tem o objetivo de proporcionar aos estudantes uma experiência acadêmica internacional que integrará o histórico escolar e o currículo.

Os interessados podem fazer a inscrição até o dia 19 de setembro pelo link www.unesc.net/inscricao/mobilidadeacademica, sendo obrigatório o preenchimento correto do formulário. A homologação preliminar será disponibilizada no dia 21 de setembro pelo site www.unesc.net.

Conforme a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Universidade, Vanessa Moraes de Andrade, o público alvo é focado nos estudantes regularmente matriculados, que estão cursando as disciplinas, sem trancamento, desistência ou infrequência que venha a causar possibilidade de reprovação. 

Destinos

Os universitários têm como opções para o intercâmbio, a Universidad Nacional de Avellaneda, na Argentina; Universidad de Los Lagos, no Chile; Universidad de Santiago de Compostela, na Espanha; ou ainda em Portugal, onde podem frequentar as aulas na Universidad de Coimbra, Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa e Universidade do Porto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de setembro de 2022 às 15:48
Compartilhar Comente

Start Unesc: Universidade aproxima as pessoas de seus sonhos

Start Unesc: Universidade aproxima as pessoas de seus sonhos
Mais imagens

“Agora estou mais perto do meu sonho”. Quem não possui sonhos, não é mesmo? Alguns os realizam mais facilmente, outros com maior dificuldade, superando barreiras.

O haitiano, Winchel Plaisimond, é o autor da frase que abre este texto. O sonho dele? Cursar uma graduação, uma vontade que foi adiada por anos e que começa a se realizar agora. “Estou em Criciúma há cinco anos. Tentei fazer faculdade, mas não deu por causa da condição financeira, mas hoje sou aluno da Unesc”, disse ele em bom português na manhã desta sexta-feira (02/09), durante recepção dos calouros da Universidade.

Winchel, que agora é acadêmico do curso de Engenharia Mecânica, também vê a sua esposa ocupar uma cadeira da Universidade no curso de Engenharia Química. Ambos ingressaram na graduação por meio do Programa de Equidade Racial, lançado pela Universidade recentemente. 

E é justamente isso que a Unesc faz: contribuir para que as pessoas realizem os seus sonhos de cursar uma graduação, uma pós, um doutorado, enfim, as possibilidades são muitas para quem ingressa no mundo da Universidade Comunitária do Sul de Santa Catarina.

Ao dar as boas-vindas aos novos acadêmicos, a reitora Luciane Bisognin Ceretta, destacou os compromissos das instituições. “O nosso compromisso com vocês é cotidiano e ele mobiliza a nossa saída de casa, o aprendizado que todos nós buscamos todos os dias, porque é para vocês que nos constituímos Universidade Comunitária. Vocês ingressam na Unesc em um novo momento devido à Graduação Multi, uma forma de aprender conectada com a  realidade dos diferentes cursos, incluindo a  tecnologia como um importante mediador neste processo de ensinar e aprender. Vocês estão vivendo uma nova experiência acadêmica que é, com certeza, uma referência nacional”, salientou.

A recepção que teve início na última quinta-feira (01/09) e seguiu nesta sexta-feira (02/09) envolveu todos os alunos ingressantes no segundo semestre. “É uma alegria tê-los na nossa Universidade. Vocês estão em uma Instituição que tem um grupo de gestores, coordenadores, professores e colaboradores que se dedicam diariamente para ter este ambiente acadêmico que envolve o campus, os processos pedagógicos, todas as dimensões acadêmicas e outros aspectos relacionais, cultura e diversidade. Possuímos uma gestão democrática, participativa, que preza pela transparência e que reinveste os seus recursos na própria formação acadêmica, no campus, nos serviços que nós oferecemos nos projetos oferecidos para a sociedade. No Sul do estado nós estamos em todos os municípios, sempre cumprindo a nossa missão que é educar por meio do ensino, da pesquisa e da extensão para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida, mas que tem como visão de futuro, a formação profissional, ser reconhecida como Universidade Comunitária, formação de excelência e ética”, citou Luciane.

A certeza de estar em uma das melhores universidades

Os jovens que acabam de ingressar no ensino superior optaram por uma Universidade que está entre as cinco melhores em empreendedorismo do país, entre as 20 melhores em pesquisa, conceito máximo no MEC, entre tantos outros. Números estes destacados pela Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes. “Estamos em um grupo seleto de mestrado e doutorado, porque temos  gente boa aqui, profissionais de altíssimo nível que levantam a  bandeira da pesquisa, da extensão, da docência e fazem proezas nos lugares que ocupam. Estar em uma instituição comunitária, democrática e participativa é requerer de cada um de nós, que estamos na condução de alguns lugares da Universidade, o compromisso para manter o diálogo e as ações que sejam representativas para alcançar os sonhos que vocês reproduzem todos os dias”, salientou.

A realização dos sonhos também foi citada por Gisele, que citou o aluno Winchel Plaisimond. “O que a Universidade faz é justamente aproximar as pessoas de seus sonhos. E vocês estão próximos de seus sonhos? É esta a pergunta que precisamos fazer. Estar em uma jornada como esta é nos permitir viver os melhores anos de nossas vidas. Você pode fazer mais de uma graduação, mas a primeira é a que fica. Viver experiências é se permitir passar por todos os projetos que esta instituição coloca à tua disposição”, pontuou.

Empolgação

A acadêmica Amália Fernandes retratou em seu rosto e fala a alegria que era de todos os colegas ao ingressar nesta nova fase da vida. “É muito importante este diálogo, por exemplo a  reitora estar aqui falando conosco. Vimos que temos muitas oportunidades por meio dos projetos de extensão que abrangem tanta gente”, ressaltou.

Amália e os novos alunos da Unesc podem se engajar junto a outros universitários por meio do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Centros Acadêmicos (CA’s). O convite partiu do presidente do DCE, Vittor Teixeira. “O Diretório é a representatividade dos estudantes. Estamos de olho e representamos os alunos nas lutas coletivas e individuais. A nossa luta não para, sempre temos muitas tarefas, mas principalmente garantir a permanência dos estudantes na Universidade. Para tudo que precisarem, o DCE é uma ferramenta para auxiliá-los. O nosso trabalho é baseado no diálogo, é por ele que chegamos às conquistas”, destacou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de setembro de 2022 às 16:35
Compartilhar Comente