Departamento de Tecnologia da Informação

Presidente do DCE da Unesc assume conselho de estudantes da Acafe

Presidente do DCE da Unesc assume conselho de estudantes da Acafe
Foto: Divulgação Mais imagens

O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Unesc, Vittor Teixeira, assumiu a presidência do Conselho dos DCE’s da Acafe. Ele permanece no cargo até o fim de 2022. “O meu nome foi escolhido em reunião realizada em Itajaí. Permanecerei nesta função até o fim do ano”, salienta Teixeira.

O conselho representa todos os DCEs das Universidades Comunitárias, integrantes do Sistema Acafe, e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Antes de Teixeira, o presidente era Leandro Freitas, do DCE da Univale, que estava no cargo desde o ano passado. “Fico muito honrado e feliz em poder representar a Unesc neste espaço e poder também fortalecer as lutas das comunitárias. Presidir o conselho será um grande desafio e vai exigir muita responsabilidade e trabalho, o qual me sinto muito confortável para encabeçar, pois os conselheiros são muito presentes e atentos às demandas dos estudantes”, enfatiza.

Vittor foi eleito presidente do DCE da Unesc após receber 1.919 votos, em eleição realizada no ano passado. “Ficamos felizes pelo reconhecimento do nosso movimento estudantil, tendo como resultado a escolha para presidir o Conselho dos DCE’s da Acafe. É um reconhecimento que nos enche de orgulho, pois os alunos nos ajudam a construir o ser e o fazer de uma Universidade Comunitária como a Unesc”, destaca a Reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Bandeira

Teixeira revela que a principal bandeira frente ao conselho será ampliar a defesa do Programa Uniedu e continuar dialogando com os DCE’s da Acafe. “Tudo isso para garantir a manutenção do 90/10 das bolsas Uniedu, que são fundamentais para a permanência estudantil e manutenção das nossas universidades, que todo recurso investido reverte para a comunidade através dos seus programas de pesquisa e extensão”, pontua.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de maio de 2022 às 11:58
Compartilhar Comente

Unesc integra diretoria da ADVB Santa Catarina

Unesc integra diretoria da ADVB Santa Catarina
Fotos: Mayara Cardoso/Agecom/Unesc Mais imagens

Em mais uma ação que demonstra a importância da Unesc em nível estadual e a presença da Instituição no ecossistema do desenvolvimento, a Universidade passa a ocupar cadeira na diretoria da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB SC). A diretoria da Associação tomou posse na noite desta segunda-feira (07/03), tendo a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, entre os empossados.

A presidência da ADVB passa a estar sob comando do também criciumense Claiton Pacheco. A diretoria que estará ao seu lado é comporta por 40 lideranças do setor, divididas em sete regiões: Grande Florianópolis, Litoral, Meio-Oeste, Norte, Oeste, Sul, Vale do Itajaí e Serra.

Para Gisele, integrar o grupo de grandes profissionais da área é uma honra, em especial por representar a Universidade e seus princípios. “Estaremos a frente da diretoria de Desenvolvimento Socioeconômico, uma área que faz parte parte também da missão da nossa Unesc. Estamos muito felizes por integrar ainda mais de perto esse ecossistema, contribuindo com nossa experiência e aprendendo com os colegas e suas vivências”, destacou.

O grupo trabalhará a frente da ADVB no biênio 2022/2023.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de março de 2022 às 08:34
Compartilhar Comente

Aulas na Unesc serão retomadas na quarta-feira

Aulas na Unesc serão retomadas na quarta-feira
Neste sábado (26/02), as turmas devem comparecer à universidade normalmente (Foto: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc) Mais imagens

Devido ao feriado de Carnaval, conforme Calendário Acadêmico, a Unesc estará em recesso. Por isso, não haverá aulas de graduação e pós-graduação na segunda-feira (28/02). Neste sábado (26/02) as turmas devem comparecer à universidade normalmente.

A Central de Atendimento ao Estudante (Centac), a Biblioteca Central Professor Eurico Back e os setores administrativos seguem o mesmo calendário.

O Iparque funcionará normalmente na segunda-feira (28/02), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Já nas Clínicas Integradas, o Estomizados, a Farmácia Escola, o Ambulatório de Feridas e o Nuprevips funcionarão normalmente.

O Colégio Unesc também acompanhará o recesso da Universidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de fevereiro de 2022 às 17:36
Compartilhar Comente

Nova ferramenta otimiza gestão do ponto eletrônico na Unesc

Nova ferramenta otimiza gestão do ponto eletrônico na Unesc
Plataforma digital já é utilizada por 100% dos técnicos administrativos da Universidade (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Os colaboradores da Universidade que fazem diariamente o registro do ponto eletrônico já têm à disposição uma ferramenta para agilizar o processo de gestão do ponto. Atualmente, 520 técnicos administrativos e seus respectivos gestores podem realizar o acompanhamento diário de aspectos como horários, justificativas e saldo de banco de horas, por meio de uma plataforma digital.

As equipes do Setor Pessoal do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH) e do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), foram as responsáveis pela migração do modelo antigo para o atual. O projeto iniciou há cerca de um ano e os primeiros testes da plataforma foram feitos com os colaboradores do DDH, da Biblioteca, do DTI e do Departamento de Finanças, para o levantamento das possíveis dúvidas e realização dos ajustes para facilitar o seu uso. Antes de vigorar a nova forma de gestão do ponto eletrônico, o DDH realizou uma série de encontros virtuais com os funcionários e gestores para apresentar a plataforma e tirar dúvidas. 

A coordenadora do DDH, Mariléia Maciel, conta que em outubro, na primeira etapa, 280 funcionários passaram a utilizar o novo modelo de gestão do ponto. A partir de dezembro, a totalidade de colaboradores passaram a acessar a plataforma online. “Esta melhoria e implementação se deu a partir das escutas de nossos colaboradores nos diálogos com a Reitoria, que nos sinalizavam a necessidade de um sistema de ponto, em tempo real”, conta.

Segundo Jaqueline Figueiredo Roldão, responsável pela operacionalização do ponto, um dos grandes benefícios da nova gestão do ponto é a redução a zero no volume de folhas de papel utilizadas semanalmente pelos colaboradores para fazerem o acordo de horas. Além disso, houve um ganho de agilidade para o Setor Pessoal receber as justificativas e os funcionários e gestores passaram a poder acompanhar diariamente os horários, fazer alterações e ajustes necessários.

Facilidade no processo


Colaboradores como a assistente administrativa da Secretaria Acadêmica, Rosane Amaral, estão usando há menos tempo, mas já sentiram os benefícios. O setor em que ela trabalha fez a migração durante o mês de novembro, após os funcionários terem passado por uma capacitação realizada pelo DDH. “Gostei bastante do novo sistema. É mais rápido e prático que o anterior e conseguimos gerenciar melhor as informações”.

Para os gestores, a mudança também foi muito bem-vinda. A coordenadora de laboratórios, Cláudia Peluso, é uma das pessoas que aprovou a nova plataforma de gestão do ponto. “Como gestora e profissional da área ambiental, posso dizer que facilitou muito o processo e reduziu drasticamente o uso de papeis em nosso setor, além de facilitar a questão burocrática. Hoje o gestor pode acompanhar o ponto em qualquer ambiente, no celular ou computador. Às vezes estávamos em reunião ou compromisso externo e não conseguíamos avaliar e assinar no dia que os colaboradores precisavam entregar”, comenta Cláudia. “Hoje temos um sistema com acesso de maneira mais simples aos dados, o que também colabora para melhorar a comunicação do gestor com o funcionário em relação a mudanças de horário e banco de horas”.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de dezembro de 2020 às 16:58
Compartilhar Comente

Acadêmicos da Unesc recebem auxílio tecnológico para seguir os estudos durante a pandemia

Acadêmicos da Unesc recebem auxílio tecnológico para seguir os estudos durante a pandemia
Márcia recebeu empréstimo de equipamento para acompanhar as aulas remotas (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Para contribuir com a qualidade do ensino, com a aprendizagem e com a permanência estudantil, a Unesc desenvolve desde maio, um projeto para auxiliar os acadêmicos que têm dificuldades no acesso às aulas remotas por não possuírem equipamentos tecnológicos adequados. No novo semestre que iniciou com as aulas híbridas, o projeto segue colaborando para que os calouros possam iniciar e os veteranos, dar continuidade ao processo formativo.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, enfatiza a preocupação da Universidade com a excelência acadêmica e com a qualidade de vida do aluno e que por isso, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, a Instituição implantou o projeto para conceder auxílio tecnológico à comunidade acadêmica. “A Universidade é sensível àqueles para os quais ela existe. A pandemia nos colocou frente ao desconhecido e mesmo neste período de incertezas, decidimos fazer os enfrentamentos necessários para dar o suporte ao que temos de mais precioso: as pessoas. Entre as diversas ações adotadas, dedicamos nossas equipes de gestão a proporcionar todo o suporte necessário para a continuidade do semestre e o fortalecimento da relação entre os estudantes e a Unesc. E essa união está sendo imprescindível para que vençamos este desafio”, afirma.

O gerente do Departamento de Tecnologia da Informação da Unesc (DTI), Rogério Casagrande, afirma que até esta semana, a Instituição já disponibilizou cerca de 300 notebooks e chromebooks e mais de 50 acessos à internet para acadêmicos e ainda outros 120 notebooks para funcionários e professores. “Com o início da pandemia, a gestão da Universidade imediatamente solicitou ao DTI que viabilizasse o empréstimo de equipamentos como computadores e modems 4G para acesso à internet aos estudantes que estivessem com dificuldade ou impossibilitados de acompanhar as aulas mediadas por tecnologia. Desta forma, a Unesc garantiu o acesso com qualidade às atividades acadêmicas e possibilitou o apoio administrativo e pedagógico necessário à manutenção dos serviços prestados pela nossa Universidade”, salienta.

Projeto ajudou Márcia a concluir o curso de Pedagogia

A pedagoga Márcia Bertan de Oliveira Rankel, de Criciúma, é um dos exemplos de estudantes que foram beneficiados pelo projeto. Márcia colou grau no dia 8 de setembro deste ano e conta que o empréstimo de equipamentos tecnológicos foi uma iniciativa importante para os acadêmicos. “A Unesc me deu auxílio durante toda a graduação e durante a pandemia, não apenas me ajudou, mas aos meus filhos também, pois emprestou um chromebook com o qual todos puderam estudar e ainda suporte de como usar o equipamento”, conta.

E na reta final do curso superior, Márcia teve que lidar com as incertezas que uma pandemia como a que estamos vivendo nos traz e se manter firme no propósito de concluir os estudos, mesmo que em alguns momentos tenha visto o sonho da formatura ficar distante. “Mas a Unesc foi muito humana e teve uma visão holística, pensando nos estudantes como um todo. Se atentou às necessidades de cada um e foi graças a essa visão que consegui dar continuidade nos meus estudos. Afinal, não tinha computador e eu junto com os meus dois filhos tínhamos aulas remotas entre outras atividades, estágios e até a minha sonhada formatura. Só há uma palavra que resume tudo o que sinto pela assistência que foi dada: gratidão!”, afirma.

Cadastro deve ser solicitado à coordenação do curso

Para também ser contemplado com o suporte, o aluno pode acessar a coordenação de seu curso. A demanda será levada à Diretoria de Ensino, que dará seguimento de avaliação dos processos para a entrega do equipamento.

Para garantir o auxílio de maneira assertiva, a contemplar o maior número de estudantes que necessitam de ajuda para acompanhar as aulas, o movimento em conjunto foi realizado entre Reitoria, Diretoria de Ensino de Graduação e DTI (Departamento de Tecnologia da Informação).

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de setembro de 2020 às 11:04
Compartilhar Comente