Clínicas Integradas

Unesc promove encontro de conscientização sobre câncer e saúde mental

Unesc promove encontro de conscientização sobre câncer e saúde mental
Bate-papo com a psicóloga Fernanda Fernandes ocorreu na manhã desta terça-feira (24/10) na Universidade Mais imagens

Na manhã desta terça-feira (24/10), a Unesc realizou um evento significativo e que faz parte da programação da campanha “Outubro Rosa – Novembro Azul: Cores diferentes, uma única missão. A Unesc apoia as iniciativas por uma vida mais saudável”. O encontro teve como foco a reflexão acerca da saúde mental de pacientes diagnosticados com câncer, trazendo uma abordagem especializada pela psicóloga Fernanda Fernandes.

Na sala 01 do Bloco O da Universidade, estudantes e profissionais se reuniram para explorar a temática da saúde emocional e psicológica no contexto do câncer. O coordenador do programa Acolher, Zolnei Vargas de Córdova, enfatizou a importância deste evento como uma valiosa oportunidade para ampliar a compreensão sobre o diagnóstico precoce. 

“É um momento de reflexão sobre nossas vidas, o propósito de nossa existência e a consciência da importância de cuidar da nossa saúde”, observou. Uma das ênfases da discussão foi a importância de reconhecer o câncer de mama como um diagnóstico que afeta não apenas as mulheres, mas também os homens, com um homem em cada 100 casos. 

“Este ponto de vista ressalta a necessidade de sensibilização e autocuidado em ambos os gêneros, com ênfase em realizar o autoexame, procurar aconselhamento médico e integrar a avaliação das mamas nos exames de rotina”, complementou Córdova.

A psicóloga Fernanda Fernandes destacou a relevância do diagnóstico precoce do câncer e enfatizou a necessidade de todos estarem atentos a quaisquer mudanças em seus corpos, especialmente nas mamas. Ela encorajou a busca por orientação médica e a inclusão da avaliação das mamas nos exames de rotina, dada a crescente incidência do câncer a cada ano. 

“É crucial que todos estejamos conscientes de que essa doença pode afetar a nós mesmos ou a pessoas próximas a nós. Quanto mais recursos tivermos à nossa disposição para a detecção precoce, melhor será o tratamento, aumentando as chances de cura e fortalecendo nossa capacidade de enfrentar os desafios que possam surgir”, disse Fernanda.

A acadêmica do curso de Psicologia, Eloísa Paganini, também participou do encontro e ressaltou a importância do momento como uma oportunidade de aprendizado. “Esse debate precisa permanecer em destaque e ser uma constante discussão”, comentou.

A acadêmica também do curso de Psicologia, Lívia Rodrigues, compartilhou o ponto de vista sobre a relevância da roda de conversa, destacando que Fernanda abordou questões fundamentais relacionadas ao acesso, tratamento, prevenção e enfrentamento do câncer. “Esses encontros são fundamentais para maior compreensão da doença”, enfatizou. No encerramento do evento, a psicóloga presenteou o grupo com algumas canções que ela mesma interpretou, acompanhada do violão.

Programação

Ainda nesta terça-feira, psicólogos, acadêmicos e voluntários estão, ao longo de todo o dia, estrategicamente posicionados no Hall do Bloco Administrativo, nos espaços XXI A e B e no Bloco R, para oferecer acolhimento, diálogo e orientações a todos que desejarem, reforçando o compromisso da Universidade com a saúde. 

A programação da campanha na Unesc é organizada por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias; do programa Acolher; do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH); do Programa de Residência Multiprofissional, da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); das Clínicas Integradas; do curso de Psicologia; do Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação; do curso de Farmácia; do Centro Multiprofissional em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cempics); e da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de outubro de 2023 às 15:48
Compartilhar Comente

Outubro Rosa: Campus conta com ações especiais voltadas ao cuidado com a saúde

Outubro Rosa: Campus conta com ações especiais voltadas ao cuidado com a saúde
Mais imagens

“Quando recebi o diagnóstico, enfrentei um momento desafiador, e minha primeira pergunta ao médico foi: Qual é a taxa de chance, de cura, de sobrevivência? Decidi que encarar a situação era a única opção, pois desistir não fazia parte do meu vocabulário. Lutar pela vida tornou-se minha obrigação. Contei com um valioso sistema de apoio, composto por minha família, amigos e uma equipe médica incrível, que desempenharam papeis fundamentais na minha jornada”.

Essas são as reflexões da acadêmica do curso de Psicologia da Unesc, Andreza Amorim, também integrante do grupo “Onco Friends para além do diagnóstico”, e uma das integrantes da campanha “Outubro Rosa – Novembro Azul: Cores diferentes, uma única missão. A Unesc apoia as iniciativas por uma vida mais saudável”, que ocorre na Unesc nesta terça-feira (17/10) e nos dias 24 e 31, durante o mês dedicado à prevenção do câncer de mama.

Psicólogos, acadêmicos e voluntários estão, ao longo de todo o dia, estrategicamente posicionados no Hall do Bloco Administrativo, nos espaços XXI A e B e no Bloco R, para oferecer acolhimento, diálogo e orientações a todos que desejarem, reforçando o compromisso da Universidade com a saúde. Além de sessões esclarecedoras, a Universidade já se vestiu de rosa, seja com seus colaboradores usando adereços alusivos à data, seja por meio da decoração do campus, que se tingiu das cores que simbolizam a consciência que os meses de outubro e novembro proporcionam.

“Quem passar pelo campus vai poder receber apoio e informações sobre prevenção ao câncer de mama. A programação envolve os três períodos com a entrega de informativos, assim como acolhimento pelos acadêmicos do curso de Psicologia que estão contribuindo com a iniciativa da Instituição”, disse o coordenador do programa Acolher, Zolnei Vargas de Córdova. Massagens faciais e nas mãos, acupuntura, auriculoterapia entre outras atividades fazem parte da programação, que é voltada para homens e mulheres. 

Quem também está pelo campus dando orientações à comunidade é o acadêmico do curso de Psicologia, Bruno da Costa Mattos, que salientou que tem achado essa experiência bastante enriquecedora, especialmente no que diz respeito ao Programa Acolher, que tem ampliado suas ações de forma significativa.

“Estamos aqui para oferecer suporte, ajudar as pessoas e disseminar informações relevantes, incluindo medidas preventivas, bem como apresentar os diversos serviços disponíveis na Unesc, como os oferecidos em nossas clínicas integradas e no próprio programa Acolher”, explicou.

“Essa iniciativa assume um papel de grande relevância, especialmente considerando o compromisso comunitário da Unesc. Para nós, acadêmicos, essa é uma oportunidade única, já que nos permite colocar em prática o conhecimento que adquirimos em sala de aula”, complementou o acadêmico Wellyton Pasarela.

“Nosso objetivo principal é conscientizar as mulheres sobre a importância de se autoexaminarem. É um gesto simples. Eu mesma descobri minha condição por meio de um exame de toque, em novembro do ano passado, quando tinha 39 anos. Desde então, tenho seguido o tratamento. Graças à descoberta precoce, conseguimos um tratamento altamente eficaz e bem-sucedido”, conta Andreza.

Corte Solidário

Ainda dentro da programação da Campanha “Outubro Rosa – Novembro Azul: Cores diferentes, uma única missão. A Unesc apoia as iniciativas por uma vida mais saudável”, os organizadores pensaram também no Corte Solidário como forma de contribuir e ofertar mais autoestima para quem enfrenta o tratamento do câncer, como explica a coordenadora da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Universidade Janaína Vitório. 

“Muitas pessoas desejam ajudar, mas muitas vezes não sabem por onde começar. Desafiamos os cabeleireiros a se engajarem nessa nobre proposta e conseguimos o comprometimento de cinco deles, provenientes de diferentes partes da cidade”, comenta. 

“Estamos entusiasmados com a iniciativa: aqueles que desejarem participar receberão um voucher para o corte de cabelo. Posteriormente, os cabelos serão doados a entidades que trabalham em prol de mulheres em tratamento”, completa Janaína. 

Fazem parte os salões: SBB do Bairro Santa Luzia; Estúdio May Somara do bairro Operária Nova; IF’s Estúdio Hair do Rio Maina; Studio FL Unissex do Centro de Criciúma; e TWO Hair Beauty Spa, de Tubarão.

Os interessados em colaborar com a causa podem doar cerca de 15 centímetros do cabelo. As doações serão usadas na confecção de perucas para crianças e mulheres de organizações não governamentais (ONGs) de Criciúma.

A programação da campanha na Unesc é organizada por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias; do programa Acolher; do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH); do programa de Residência Multiprofissional, da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); das Clínicas Integradas; do curso de Psicologia; do Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação; do curso de Farmácia; do Centro Multiprofissional em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cempics); e da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas.


 

Confira a entrevista completa realizada pela Rádio Unesc

https://www.youtube.com/live/LFnz1kBOKZg?feature=share

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de outubro de 2023 às 17:34
Compartilhar Comente

Unesc sedia Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência de Criciúma

Unesc sedia Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência de Criciúma
Mais imagens

A Unesc sediará a 5ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, evento voltado à promoção de discussões acerca da inclusão e dos direitos das pessoas com deficiência. A atividade foi proposta pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Codec) de Criciúma e está marcada para o dia 31 de outubro, com início às 8h30 no Bloco P da Instituição, estendendo-se até às 17h.

Segundo o presidente da Comissão, Aires Mondardo Junior, é importante destacar que as vagas são limitadas e os interessados devem fazer suas inscrições gratuitamente por meio do seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScon4lJz7i44zYLpMzEdikWeyuRYEwN2C-Bh8fYzNMavu79LA/viewform até o dia 25 de outubro.

O tema central será Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil Mais Inclusivo. “O evento desempenha um papel significativo na criação de uma sociedade mais inclusiva e na promoção dos direitos das pessoas com deficiência. A participação e o apoio a esta conferência são fundamentais para o progresso contínuo em direção a um país mais igualitário e acolhedor para todos”, disse Aires. 

A Conferência é aberta a pessoas com deficiência, representantes de entidades que atuam na área das pessoas com deficiências, e à comunidade em geral.

Além disso, durante o evento serão escolhidos os delegados que representarão a região na Conferência Estadual, marcada para ocorrer em março de 2024. A Unesc ocupa assento no Codec desde 1995 e desde então contribui com ações voltadas ao tema.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de outubro de 2023 às 09:07
Compartilhar Comente

Pacientes do Ambulatório de Fibromialgia da Unesc participam de momento de recreação

Pacientes do Ambulatório de Fibromialgia da Unesc participam de momento de recreação
O evento é umas diversas ações que o grupo promove para as pacientes do projeto Mais imagens

Confira a Matéria na Íntegra

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de setembro de 2023 às 17:21
Compartilhar Comente

Palestra sobre estratégias nutricionais no combate à ansiedade e depressão reúne acadêmicos e colaboradores no Setembro Amarelo

Palestra sobre estratégias nutricionais no combate à ansiedade e depressão reúne acadêmicos e colaboradores no Setembro Amarelo
Mais imagens

O programa Acolher, em parceria com as Clínicas Integradas e o Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH) da Unesc, promoveu na manhã desta terça-feira (26/09) uma palestra especial sobre cuidados com a saúde emocional e psicológica. O evento, que teve como tema “Estratégias Nutricionais no Combate à Ansiedade e Depressão”, faz parte da campanha “Setembro Amarelo: Acolher, Cuidar e Respeitar”, que visa aumentar a conscientização sobre a prevenção e o cuidado com a saúde mental.

Durante o bate-papo, a nutricionista das Clínicas Integradas da Universidade e professora, Daniele Botelho, trouxe o conhecimento sobre como a alimentação pode desempenhar um papel importante no gerenciamento da ansiedade e da depressão. Já a psicóloga Bruna Pereira Possamai compartilhou orientações valiosas para ajudar as pessoas a melhorar a saúde mental.

Para Bruna, todas as emoções desempenham um papel essencial na vida, não havendo distinção entre emoções “boas” ou “ruins”. Ela acredita que as emoções têm uma função vital no corpo, que é proteger.

Bruna compreende que a ansiedade desempenha um papel fundamental, especialmente em situações como entrevistas de emprego ou durante provas, onde um certo grau de ansiedade é considerado normal e até benéfico. No entanto, ela destaca a importância de ouvir o que essa ansiedade está tentando comunicar. “Em momentos como esses, a ansiedade pode nos manter alerta e focados”, sublinhou.

A preocupação, de acordo com ela, deve surgir quando a ansiedade começa a se tornar problemática e paralisante. Ela também ressalta que os pensamentos gerados pela ansiedade nem sempre são confiáveis. 

“A ansiedade "boa" nos motiva a agir, enquanto a ansiedade "ruim" pode nos deixar paralisados”, comentou Bruna. Quando se sente esse desconforto, ela aconselha a identificar a situação que está causando preocupação, anotar essas preocupações e, em seguida, questionar o que precisa ser feito para diminuir a ansiedade. Escrever as preocupações e medos ajuda a dividi-los e a reduzir a ansiedade”, explicou.

Além disso, Bruna reconhece que a depressão é um transtorno mental que muitas vezes se origina da emoção da tristeza. Ela enfatiza a importância de compreender a relação entre essas emoções e buscar apoio e tratamento quando necessário.

Alimentação no alívio do estresse e ansiedade

Segundo a nutricionista Daniele, a sobrecarga emocional pode desencadear uma produção excessiva de cortisol, o conhecido hormônio do estresse. Ela destaca que esse aumento no cortisol pode levar a uma redução na síntese de serotonina, o neurotransmissor associado à sensação de felicidade.

Daniele ressalta a importância de incluir regularmente alimentos ricos em triptofano na dieta, tais como feijão, lentilha, grão-de-bico, nozes, castanhas, aveia, banana, entre outros. Além disso, ela enfatiza a relevância de consumir vitaminas do complexo B, encontradas em alimentos como farelo de trigo, carnes de frango e carne vermelha, frutas e ovos, assim como carboidratos e magnésio.

A nutricionista enfatiza que é crucial evitar o consumo excessivo de alimentos industrializados, que costumam ser ricos em açúcar, gorduras trans e saturadas. “Esses alimentos não apenas prejudicam o funcionamento do sistema imunológico, mas também podem contribuir para o surgimento de crises depressivas”, alerta.

Daniele destaca que uma boa qualidade de sono e a prática regular de exercícios físicos são aliados essenciais no controle do estresse e da ansiedade, complementando assim as estratégias para promover o bem-estar emocional e a saúde geral.

Programação

A programação da campanha Setembro Amarelo na Unesc é organizada por meio do programa Acolher, do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH), do programa de Residência Multiprofissional, do Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips), da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); do curso de Psicologia; do marketing; e do Colégio Unesc.

“Esta iniciativa é uma oportunidade única para aprender com especialistas nas áreas de nutrição e psicologia sobre como cuidar da sua saúde emocional, fortalecer o seu bem-estar e promover uma vida mais equilibrada”, comentou o coordenador do programa Acolher, Zolnei Vargas de Córdova. Essa mesma palestra ocorreu nesta terça-feira (26/09), às 19h30 via meet.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de setembro de 2023 às 11:17
Compartilhar Comente