Diretoria de Extensão

Reitoria debate proposta de alteração do regimento com coordenadores de curso

Reitoria debate proposta de alteração do regimento com coordenadores de curso
Encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A proposta de alteração do regimento da Unesc foi apresentada pela Reitoria na tarde desta terça-feira (5/9) e debatida com coordenadores dos cursos de graduação e stricto sensu da Universidade. Os principais pontos do documento foram levantados e os participantes tiveram espaço para tirar dúvidas e dar sua contribuição. As sugestões foram anotadas e as contribuições farão parte do texto da proposta que será encaminhada ao Conselho Universitário para apreciação.

O documento apresentado é fruto do trabalho de uma comissão formada por professores da Universidade, presidida pela pró-reitora de Ensino de Graduação, Indianara Becker. Além dela, outros membros da comissão conversaram com os coordenadores.

Assim que a Reitoria recebeu a proposta da comissão, o documento vou encaminhado para que os coordenadores tivessem conhecimento do texto e fizessem as sugestões que considerassem pertinentes. Segundo a reitora Luciane Ceretta ponderou que o objetivo das alterações é integrar cada vez mais a Unesc. “A participação de vocês é muito importante nesse processo. Queremos construir juntos e precisamos desse olhar de cada um”, afirmou.

O vice-reitor, Daniel Preve, comentou que a ideia é que as alterações no regimento deem agilidade aos processos da Universidadeç fortaleçam a autonomia dos coordenadores de curso e tenham impacto positivo na redução de custos da Instituição.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 05 de setembro de 2017 às 19:27
Compartilhar Comente

Unesc dá as boas-vindas aos novos estudantes

Unesc dá as boas-vindas aos novos estudantes
Recepção aos Calouros abordou respeito à diversidade (Fotos: Milena Nandi e Mayra Lima) Mais imagens

Na família do calouro Renan Padoin, do curso de Processos Gerenciais, existe uma tradição que passa de geração em geração: Ser Unesc. O aluno contou que cerca de 15 pessoas já passaram pela Universidade. Hoje, chegou o seu dia, junto com diversos outros estudantes ele participou da Recepção aos Calouros.

Renan conta que sempre sentiu vontade de chegar até a Unesc, já que seus familiares sempre falaram da Universidade com muito entusiasmo. “É uma cultura mesmo, que se espalhou pela minha família. Esse é mais um vínculo que temos, do qual hoje, eu também começo a fazer parte”, ressaltou.

Programação variada


Foram dois dias de música, dança, sorrisos e integração entre os novos alunos dos diversos cursos da Instituição. O evento, que teve a temática de Harry Potter, levantou questões importantes como o respeito à diversidade, seja de gênero, cultura, religião, opinião ou orientação sexual.

Durante o encontro, os calouros puderam conhecer melhor a Unesc e as oportunidades que oferece, como participação em projetos de pesquisa e extensão, além das políticas de permanência, com bolsas e estágios.

A acolhida teve a participação da Cia de Dança e do Coral Unesc, do egresso do curso de Educação Física Tiago Duarte, que colocou os calouros para dançar e deu um depoimento sobre a sua trajetória na Unesc e na profissão, de Ohara Gray, identidade doacadêmico de Artes Visuais Kauê Mateus Belettini, que fez a performance “Não Recomendado”, que aborda o preconceito por orientação sexual e identidade de gênero, além de ouvir a aluna de Psicologia Daniela Cardoso de Oliveira, que é deficiente visual e falou sobre o respeito à diversidade que ela encontrou na Instituição.

Os participantes ainda receberam prêmios como aulas no Instituto de Idiomas Unesc, na Oficina de Dança Flamenca e de Teatro, na academia, de hidroginástica e camisa do Tigre, sorteados durante o encontro. Além das atividades, os novos alunos ainda aproveitaram para se deliciar com os food trucks e registrarem o momento no estande de Harry Potter.

Universidade de todos

A reitora Luciane Ceretta desejou boas-vindas aos calouros e chamou a atenção para o fato de que na Unesc os estudantes recebem, além de ótima formação acadêmica, uma formação humana que faz com que o profissional com a marca Unesc seja diferenciado no mercado de trabalho e faça a diferença na sociedade. Ela reforçou ainda o respeito à diversidade e diálogo entre opiniões diferentes que deve haver no campus. “É preciso transformar, recriar e reinventar, com ética e excelência. Hoje, 98% dos nossos cursos de graduação têm nota 4 ou 5 – de um máximo de 5 – no MEC (Ministério da Educação). Somos a sexta melhor Universidade não estatal do país em pesquisa e ainda ganhamos destaque no empreendedorismo. E tudo o que fazemos é para proporcionar a vocês uma Instituição de excelência e oportunidades”, destacou.

O vice-reitor, Daniel Preve, destacou as diferenças que uma Universidade Comunitária como a Unesc traz para a formação e para a vida das pessoas, além de abordar a importância dada pela Reitoria em realizar encontros com os acadêmicos, como na Recepção. “Aqui cada um será desafiado a fazer escolhas, que complementem a formação acadêmica. Vivam e aproveitem cada momento”.

O presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) Marcos Machado, conversou com os calouros e falou sobre o que o Diretório oferece. “Vocês chegaram aqui, então agarrem as oportunidades de crescimento e não deixe que ninguém tire elas de vocês”.

Também compartilharam o momento especial com os calouros nestes dias de Recepção a pró-reitora de Ensino de Graduação Indianara Becker; o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Oscar Montedo; o pró-reitor de Administração e Finanças, Thiago Fabris; o Procurador Jurídico João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior; a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) Mira Dagostin; o diretor da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) Marcelo Feldhaus; o gerente do Departamento de Tecnologia da Informação, Rogério Casagrande; a coordenadora da CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante), Janaína Vitório; o coordenador do Instituto de Idiomas Unesc, Richarles Carvalho,a coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, a coordenadora do Setor de Estágios e Empregabilidade Camila Casagrande Preve e o presidente do Centro Acadêmico de Direito Marcos Meller.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 22 de agosto de 2017 às 20:46
Compartilhar Comente

Comissão entrega proposta de alteração do regimento da Unesc para Reitoria

Comissão entrega proposta de alteração do regimento da Unesc para Reitoria
Encontro ocorreu nesta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A comissão para elaborar a proposta de alteração do regimento da Unesc entregou, na tarde desta segunda-feira (21/8) o documento com as sugestões para a Reitoria. O encontro teve a participação da reitora Luciane Ceretta e do vice-reitor Daniel Preve.

A presidente da comissão, a pró-reitora de Ensino de Graduação, Indianara Becker, apresentou a proposta e afirmou que o grupo trabalhou com afinco para levantar as sugestões levando em consideração o melhor para a Universidade.

A reitora agradeceu pelo trabalho e ponderou que o objetivo das alterações é integrar cada vez mais a Unesc. Luciane afirmou que a Reitoria vai analisar a proposta e solicitar aos coordenadores dos cursos de graduação e stricto sensu que observem o documento e possam assim tirar dúvidas. Depois disso o documento será encaminhado ao Conselho Universitário para apreciação. “A intenção é que esse processo leve duas semanas”, afirmou.

O vice-reitor também agradeceu pelo empenho da comissão e enfatizou que a ideia com as alterações no regimento é dar agilidade aos processos da Universidade, fortalecer a autonomia dos coordenadores de curso e ter um impacto positivo na redução de custos da Instituição.

Participaram da reunião com a Reitoria os membros da comissão: Oscar, Montedo pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; Thiago Fabris, pró-reitor de Administração e Finanças; Miguelângelo Gianezzini, diretor da UNA CSA; Mira Dagostim, diretora da UNA SAU; João Carlos Medeiros Júnior, procurador jurídico da Universidade e o professor Amauri Porto Júnior. Justificaram ausência Evânio Nicoleit, diretor da UNA CET; Marcelo Feldhaus, diretor da UNA HCE e os professores Graziela Amboni, Márcio Vito, Michel Alisson da Silva e Ricardo de Bittencourt.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 21 de agosto de 2017 às 22:31
Compartilhar Comente

Gestores reafirmam interesse em parcerias com o poder municipal

Gestores reafirmam interesse em parcerias com o poder municipal
A nova equipe da Unesc foi apresentada ao prefeito vice (Fotos: Caroline Bortot) Mais imagens

Gestores da Unesc e da prefeitura de Criciúma estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (11/8), na atual sede do Paço Municipal, no Bairro Ceará. A visita, solicitada pela Universidade, teve como objetivo apresentar ao prefeito Clésio Salvaro e ao vice Ricardo Fabris a equipe de pró-reitores e diretores que compõem a nova gestão acadêmica e administrativa da Unesc, encabeçada pela reitora Luciane Ceretta e pelo vice-reitor Daniel Preve.

“A Unesc e o município já são parceiros em inúmeros projetos e ações, mas queremos estreitar ainda mais esse relacionamento”, afirmou a reitora.

O prefeito agradeceu a parceria e demonstrou interesse especial no desenvolvimento de ações voltadas ao campo da inovação. Uma visita dos gestores municipais à Unesc ficou agendada para o dia 24 de agosto, às 19 horas.

“Queremos que a prefeitura seja uma extensão da Unesc. Que juntos possamos investir ainda mais em ideias produtivas para Criciúma”, pontuou Salvaro.

*Texto da assessora de Comunicação e Marketing da Unesc, Caroline Bortot.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa - imprensa@unesc.net 11 de agosto de 2017 às 14:28
Compartilhar Comente

Semana de Ciência e Tecnologia: um universo de possibilidades

Semana de Ciência e Tecnologia: um universo de possibilidades
Evento terá participação de estudantes, professores e profissionais (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Você já parou para pensar no quanto a ciência é algo próximo da sua realidade? Sim, está no seu dia a dia. E mostrar o quanto ela é importante na nossa vida é um dos objetivos da 8ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. O evento traz para o campus da Universidade atividades como palestras, workshops, Feira de Ciências, Bootcamp e Feira da Inovação – todas abertas para a participação da comunidade. Mas se você quer além de participar das atividades, apresentar trabalhos, pode encaminhar seus estudos para a avaliação até 27 de agosto. A inscrição deve ser feita no portal da Unesc.

Em 2017, o evento ocorre de 16 a 20 de outubro e tem como tema “A Matemática está em tudo”. Os trabalhos inscritos serão analisados por uma comissão julgadora que divulgará os selecionados a partir de 27 de setembro.

Monique Ferreira Joaquim, estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc, participou pela primeira vez de uma Semana de Ciência e Tecnologia em 2016. Submeteu o trabalho feito por ela e pela colega de curso, Michele Daniel, para a disciplina de Controle de Poluição do Ar e teve o artigo aprovado para ser apresentado no evento. “A participação através da submissão de trabalhos acadêmicos ou como ouvinte, oportuniza o aprendizado em distintas áreas de conhecimento, possibilita o contato com profissionais experientes e proporciona um diferencial para o currículo do acadêmico”, afirma Monique.

No trabalho apresentado em 2016, “Inventário das potenciais fontes de emissões atmosféricas no município de Nova Veneza – SC”, Monique e Michele caracterizaram o local de estudo, fizeram pesquisa bibliográfica, realizaram visita técnica à cidade e coletaram dados quantitativos de atividades industriais, além dos números relacionados à frota de veículos automotores para a elaboração do inventário que trouxe informações como: em maio de 2016, a relação de veículo por habitante em Nova Veneza era de 0,73 carros por pessoa e das 658 empresas em atividade, de pequeno, médio e grande porte e microempresas, classificou-se 152 atividades variadas como potenciais fontes de emissões atmosféricas.

Mergulhando em um mundo de possibilidades


A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc vai reunir estudantes do ensino Fundamental ao Superior, professores, profissionais e pessoas da comunidade. É um evento aberto para todos que querem ter contato com novas informações e possibilidades. E mesmo que você não tenha um trabalho para apresentar, pode participar como ouvinte nos cursos, palestras e oficinas e visitar as Feiras de Ciências e de Inovação, além de acompanhar a programação cultural. Os eventos paralelos ocorrem em todo o campus e as inscrições para eles podem ser feitas no portal Unesc.

Ela ocorre em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Segundo a reitora da Universidade, Luciane Ceretta, é o evento institucional mais importante e o momento de socialização do conhecimento produzido. E pela maneira como é pensada, a Semana também é uma importante ferramenta para estimular acadêmicos e estudantes do ensino Fundamental e Médio, além de empresários a pensarem de forma criativa. “Durante a Semana de Ciência e Tecnologia a Unesc apresenta internamente e para a comunidade externa os resultados de pesquisas e extensão realizadas. A Instituição tem o papel de colaborar com a transformação de vidas e realidades e para isso, o conhecimento precisa ser compartilhado”, afirma.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, lembra que a Semana é importante para integrar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, e disseminar para a comunidade interna e externa as melhores práticas acadêmicas.

Destaque em Santa Catarina

A coordenadora da Semana de Ciência e Tecnologia, Gisele Coelho Lopes, comenta que ela vem se consolidando como um dos maiores eventos do gênero em Santa Catarina, pois reúne ensino, pesquisa, extensão e inovação. “A Semana veio com uma proposta de crescer ao longo dos anos e, ao mesmo tempo, incluir as diferentes áreas do conhecimento que é a essência da Universidade, na agenda institucional como forma dos alunos e professores socializarem o que fazem durante o ano. Estamos esperando a participação da nossa comunidade acadêmica e de outras universidades e das escolas como públicos muito importantes”. 

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 04 de agosto de 2017 às 20:19
Compartilhar Comente