Diretoria de Extensão

Acadêmicas bolsistas do Proesde realizam ações na Casa da Infância

Acadêmicas bolsistas do Proesde realizam ações na Casa da Infância
Crianças participaram de uma contação de histórias com estudantes do curso de Direito (Foto: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicas da Unesc bolsistas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) estiveram na Casa de Infância, associação beneficente localizada no Bairro Fábio Silva, realizando atividades de contação de história e dinâmicas com crianças atendidas pela entidade. A ação, que faz parte do Projeto Vivercom Edição Criciúma, envolveu alunos do curso de Direito da Unesc e foi coordenada pela professora Cibele Beirith Figueiredo Freitas.

A atividade ocorreu ao longo de dois encontros. No primeiro deles, crianças com idades entre oito e dez anos foram apresentadas a três histórias de livros distintos: A Rua do Marcelo, Beijos Mágicos e Marcelo Marmelo Martelo. Em seguida elas foram indagadas sobre suas histórias favoritas e incentivadas a fazerem um desenho relacionado a um dos livros.

Já no segundo encontro, com crianças de seis e sete anos de idade, as acadêmicas fizeram a leitura do livro Como Isso Seria Se Assim Não Fosse, que lida com temas lúdicos e fantasiosos. Os participantes foram questionados sobre o que eles gostariam que fosse diferente na realidade atual em que vivem e fizeram um desenho que ilustrasse essa realidade. 

As acadêmicas bolsistas do Proesde que participaram da ação foram Luciane Toreti Beluco, Maria Antônia Martins Domingos, Magda Helena Pizoni Nascimento e Niara Camile Bandeira Alves Schmidt.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de outubro de 2022 às 12:46
Compartilhar Comente

Useall Software é a mais nova parceira do Unesc Labs

Useall Software é a mais nova parceira do Unesc Labs
Unesc consolida projeto Graduação Multi, oferecendo o quarto laboratório aos alunos do curso de Ciência da Computação para a vivência do dia a dia profissional Mais imagens

A Unesc e a Useall Software firmaram mais uma conexão para consolidar ainda mais a Graduação Multi da Universidade. Por meio de um projeto pioneiro e conectado entre setor público e Universidade Comunitária, foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (17/10), mais um Unesc Lab, instalado na sala 102 do primeiro andar do Bloco XXI - A. O espaço será uma extensão da empresa criciumense de software e envolverá cinco bolsistas do curso de graduação em Ciência da Computação da Unesc.

O evento de inauguração do espaço contou com a participação da diretoria e lideranças das verticais da empresa e dos professores, acadêmicos e representantes da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia. Inovação e Tecnologia (Aditt). Este é o quarto laboratório do projeto Unesc Labs, que busca a aproximação entre a academia e as empresas do setor.

Segundo a gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Elenice Padoin Juliani Engel, a empresa se associa a esta proposta de ensino e customiza todo o laboratório, trazendo a realidade do mercado. “A Useall traz suas necessidades e o seu no know how para a Universidade e aqui um grupo de alunos bolsistas selecionados, com a supervisão de um professor, vão pensar nas soluções dessas demandas, desses problemas. Então, é uma forma de conectar a nossa Instituição cada vez mais às necessidades do mercado de trabalho, da comunidade, porque temos a certeza que o aluno vai sair daqui com uma experiência diferenciada. Com isso, a Unesc está afinada e sintonizada com as necessidades dos diversos setores empresariais”, avaliou.

Na visão do diretor comercial da Useall, Hudson Uggioni, a parceria com a Unesc vai possibilitar a participação e contribuição social da empresa na comunidade criciumense. “Para nós é um momento importante de retribuição à nossa cidade. Buscamos neste projeto, uma sintonia, uma sincronização com a Universidade, para nos fornecer uma mão de obra especializada de que o mercado precisa. Acreditamos que essa nova forma de interagir com a Unesc vai trazer resultados bastante positivos. Os profissionais que sairão daqui, chegarão ao mercado de trabalho com a bagagem daquilo que precisamos no nosso dia a dia. Os acadêmicos aqui envolvidos, com certeza vão ganhar muito, porque irão para o setor, com uma linguagem totalmente própria daquilo que a precisamos. Com isso ganha a Universidade, os estudantes e nós também, do mercado de trabalho”, comentou.

O coordenador do curso de Ciência da Computação, Luciano Antunes, destacou a importância de mais uma empresa se inserir na Universidade. “É fundamental essa parceria entre a Unesc e a Useall. Trazer para os alunos e professores o que o mercado realmente necessita na área de Ciência e Computação. Isto é um dos nossos diferenciais. Aqui o nosso acadêmico vai aprender de acordo com as necessidades do mercado produtivo. Estamos concretizando o quarto Unesc Lab, agora com uma importante empresa de desenvolvimento de software”, pontuou.

Quatro Unesc Labs

Antunes destacou ainda a quantidade de universitários que estão sendo beneficiados diretamente com as instalações dos laboratórios. “Atualmente nós temos 20 acadêmicos sendo atendidos por este projeto, fora os que não compõem de forma oficial as equipes. Aqui no Unesc Lab Useall, neste projeto de extensão, os alunos vão experimentar as vivências que um profissional da área de tecnologia, de desenvolvimento da empresa parceira, enfrenta em sua rotina”, concluiu

O professor e coordenador do Unesc Lab Useall, Geovane Martins, vai capitanear os seis bolsistas selecionados para atuarem no novo laboratório. “Estarei na supervisão dos trabalhos nessa trajetória de desenvolvimento, atualização de tecnologia e melhoria de produtos já existentes por parte da Useall. É uma grande oportunidade para todos, não só aos alunos da graduação, mas também será um desafio para acadêmicos dos programas de pós-graduação, mestrado e doutorado no que diz respeito à Inovação, algo constantemente cobrado pela indústria e tantos outros segmentos de serviço. É a Unesc derrubando seus muros, fazendo o seu papel como Universidade Comunitária, se inserindo e mostrando sua missão na comunidade. Preparando seus alunos ao mercado de trabalho e consequentemente abrindo os portões do campus para as empresas adentrarem ao mundo acadêmico”, comemorou.

Recém ingresso na Universidade, o acadêmico da primeira fase do curso de Ciência da Computação, Douglas Martinhago Rosso, avalia como fundamental o projeto para a sua futura profissão. “Essa extensão acadêmica vai nos ajudar muito, principalmente por não termos nenhuma experiência. Esse projeto nos proporcionará um conhecimento na área, uma visão de como atua o profissional da Ciência da Computação no dia a dia. Futuramente, quem sabe, poderemos ser contratados pela empresa. A Computação tem um campo vasto hoje em dia e este laboratório é uma grande oportunidade para conhecer realmente a minha futura profissão, vivenciando a realidade profissional dentro da Universidade”, relatou.

Equipe do Unesc Labs Useall

Ainda fazem parte da equipe os acadêmicos: Amanda Vanderlinde Soares -  4ª Fase; Wesley Anhaia da Silva - 2ª Fase; Davi Alves Pedroso - 2ª Fase e Julian Sebastiana da Silva - 1ª Fase

Verticais

A Useall Software trabalha com várias verticais:

E2 Software

Software desenvolvido para as redes de geração, transmissão e distribuição de energia, com recursos alinhados às normas da ANEEL

ERP Useall

Sistema desenvolvido para empresas de médio porte, com recursos que vão do primeiro contato ao pós-vendas.

iZY 

Software de gestão online, voltado ao controle administrativo, financeiro e produtivo do negócio.

Doo

Sistema voltado para a Gestão que dispõe de ferramentas que atendem às normas ISO

Fotos e texto: Décio Batista

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de outubro de 2022 às 20:53
Compartilhar Comente

Ação de professores e acadêmicos bolsistas do Proesde leva história dos povos indígenas para escola de Criciúma

Ação de professores e acadêmicos bolsistas do Proesde leva história dos povos indígenas para escola de Criciúma
Atividade ocorreu nesta terça-feira (11/10) envolvendo alunos do 8º e 9º da instituição (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

Alunos do 8º e 9º ano da Escola de Ensino Fundamental Marechal Rondon, de Criciúma, tiveram uma aula diferente nesta terça-feira (11/10) sobre os povos indígenas. Capitaneada pelo professor pesquisador do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Unesc, Juliano Bitencourt Campos, eles puderam vivenciar as singularidades da arqueologia e da paisagem cultural da região, por meio de fotos e muitas informações. 

A ação, que faz parte do projeto de extensão Vivências e Experiências na Comunidade (Vivercom) – Edição Proesde Criciúma 2022 da Unesc, tem como objetivo ampliar as possibilidades de compreensão sobre a arqueologia enquanto uma ciência interdisciplinar que visa o estudo das atividades humanas pré-históricas e históricas.

Para entender com mais facilidade os costumes de alguns povos indígenas que habitaram a região Sul, Campos mostrou fotos e alguns objetos utilizados pelos povos ancestrais catarinenses.

“A arqueologia é uma ciência interdisciplinar, que dialoga com todas as áreas do conhecimento, como a Biologia, História, Geografia, Geologia, e Arquitetura, por exemplo. Ela traz esse entendimento de como a população humana do passado ocupava a região. Desta forma, a arqueologia é um mecanismo para evidenciar que nossa sociedade pautada na esfera científica tem muito a considerar sobre os conhecimentos tradicionais dos povos originários”, explicou Campos. 

Para os professores da Escola Municipal, Viviane Campesato e José Gustavo Santos da Silva, que acompanharam a ação, o estudo multidisciplinar e a proposta trazida pelo programa, foram fundamentais para despertar a curiosidade e aprendizado dos estudantes. 

“Temos que entender que o aluno precisa estar dentro da sala de aula sim para aprender, mas ele também tem que ter essa visão geral do contexto do lado de fora para o seu desenvolvimento e também para ter uma dimensão de qual profissão quer para o futuro. Essa palestra veio contribuir muito para isso”, disse Viviane.

Experiência na prática

A acadêmica do curso de História da Unesc, Estefani de Oliveira Serafim, é bolsista do programa e relatou que estar inserida no projeto é uma experiência gratificante, pois aproxima cada vez mais da realidade de estar em uma sala de aula. 

“Dentro das disciplinas de História, a gente tem noção do que é ser professor e do que é levar o conteúdo da sala de aula. E quando temos a oportunidade de sair da sala de aula, de sentirmos a realidade de outras instituições e, desta forma obter dinâmicas de levar o conteúdo, é enriquecedor”, descreveu. 

Aula prática

Depois da explanação, os alunos foram instigados a pensar e descobrir ainda mais sobre os povos indígenas. Enquanto alguns ficaram em uma das salas de aula fazendo desenhos que retratavam a arte rupestre, outros foram convidados a utilizar a tecnologia a favor da informação. “Por meio do QR Code, eles conheceram um pouco mais da história dos povos originários. Jogos de videogame também foram apresentados como forma de unir diversão e conhecimento”, finalizou o professor da Unesc.

A mesma ação ocorrerá na Escola de Educação Básica Rubens de Arruda Ramos, no bairro Jardim Maristela, em Criciúma, na sexta-feira (14/10).

Vivercom

O projeto Vivercom edição Proesde Criciúma 2022 tem o intuito de contribuir com o desenvolvimento regional, buscando a garantia da interdisciplinaridade, da interação entre a Universidade e a sociedade, da qualidade e do impacto das ações de extensão, reforçando a missão da Universidade diante da realidade social.

Tem por finalidade desenvolver atividades de extensão universitária, estimulando o desenvolvimento regional, nos seus diferentes aspectos, com inclusão social, por meio de ações que contribuam para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 

Por meio de intervenções de extensão, os acadêmicos bolsistas do Proesde ampliam suas competências já desenvolvidas por meio do ensino e da pesquisa, aproximando-se da realidade social e cultural de nosso estado e, consequentemente, do país.

As ações de intervenção do projeto estão conectadas às três dimensões dos ODS quais sejam: social, ambiental e econômica e atingirão três espécies de público: infantil, juvenil e adulto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de outubro de 2022 às 16:22
Compartilhar Comente

Escolas de Criciúma recebem Relatórios de Acessibilidade elaborados por acadêmicos da Unesc

Escolas de Criciúma recebem Relatórios de Acessibilidade elaborados por acadêmicos da Unesc
Mais imagens

Após um trabalho intenso desenvolvido por acadêmicos da Unesc, duas escolas de Criciúma receberam Relatórios de Acessibilidade personalizados na manhã desta terça-feira (11/10). A ação foi realizada por alunos bolsistas do projeto Vivercom edição Proesde, beneficiados pelas Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu).

Durante o período em que estiveram nas escolas  José Continho Portela, do bairro São Sebastião, e Silva Alvarenga, do bairro Metropol, os universitários, supervisionados por professoras, verificaram todos os ambientes, da rua aos banheiros, passando pelas salas de aula, biblioteca, pátio, hall, entre outros, tudo para fazer um diagnóstico preciso do local. 

“Podemos ter vontade e ideias, mas sem parceria não alcançamos o objetivo, por isso estamos muito felizes com este belíssimo projeto, agora acoplado ao Proesde, um programa do Governo do Estado que estimula o desenvolvimento social e econômico da nossa região. É uma iniciativa encantadora que conversa com as necessidades das secretarias Estadual e Municipal de Educação, pois é um olhar ampliado das estruturas físicas. Pensamos em seguir com esta análise, lançando uma semente para, no futuro, as secretarias pensarem a parte estrutural das escolas e todas as suas necessidades”, destaca a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego.

Satisfação, gratidão e proximidade

A auxiliar de direção da Escola Municipal José Continho Portela, Cheiene Damásio Uggioni, se encantou com o relatório recebido e enfatizou a importância do envolvimento da Unesc. “Quando os alunos chegaram à escola, eu senti uma ponta de satisfação em ver um grupo tão coeso, muito bem assessorado, com mentores por trás. Eles eram de tantas áreas diferentes, mas estavam tão unidos e focados no trabalho, devidamente caracterizados, com coletes, pranchetas. Agradecemos a Unesc por este carinho com a nossa escola, que é de todos. São duas unidades educacionais que estão longe geograficamente, mas mesmo assim tão próximas”, relata.

Da mesma escola, a orientadora, Maria Cristina Izé Mariana, diz que a unidade educacional tem gratidão pela Unesc. “A Universidade sempre é parceira, contribuindo muito com o nosso crescimento. A escola tem que ser receptiva à Unesc. Não adianta a Universidade ser comunitária se a comunidade não for receptiva a ela”, fala.

Impacto na sociedade

Uma das orientadoras deste processo é a professora do curso de Arquitetura, Aline Savi, que destacou o trabalho como desafiador. “Resolvemos, dentro da nossa área, trabalhar um tema que pudesse ser de domínio e aplicação prática, por isso pensamos na acessibilidade. É um trabalho que vem sendo desenvolvido em outras cidades também. Em Morro da Fumaça, por exemplo, todas as escolas receberam o relatório e em Içara estamos concluindo”, diz. 

No relatório entregue nesta terça-feira consta, entre outras coisas, uma apresentação da escola, o objetivo do trabalho e o diagnóstico. “Acreditamos que é um trabalho muito importante em qualquer instituição pública, precisamos vencer estas barreiras físicas. Não pensamos somente no aluno com deficiência, mas em toda a comunidade escolar. Usamos uma metodologia simples que pode ser aplicada por leigos para verificar o espaço. São 17 planilhas que vão da rua até o interior da escola, avaliando todos os espaços”, explica Aline. 

O diretor da Escola de Educação Básica Silva Alvarenga, João Batista Figueiredo Filho, revelou que “a Unesc já é de casa”. “A Universidade também realiza outros projetos e cresceu muito. Nos admira esta gestão que tem tanto cuidado com os alunos, professores, estes projetos com a comunidade”, cita.

Vivercom

O projeto Vivercom edição Proesde Criciúma 2022 pretende contribuir com o desenvolvimento regional, buscando a garantia da interdisciplinaridade, da interação entre a Universidade e a sociedade, da qualidade e do impacto das ações de extensão, reforçando a missão da Universidade diante da realidade social.  “Estes acadêmicos ganham a bolsa de estudo do Uniedu, mas tem que ter uma intervenção na comunidade com professores tutores que os orientam, no fim do ano, iremos apresentar ao prefeito e a secretaria de educação tudo que foi feito. É um resultado que pode não ficar só no papel, mas ser uma sugestão de melhorias pensando no cidadão”, ressalta a assessora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Sheila Saleh. 

A ação tem por finalidade desenvolver atividades de extensão universitária, estimulando o desenvolvimento regional, nos seus diferentes aspectos, com inclusão social, por meio de ações que contribuam para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Por meio de intervenções de extensão, os acadêmicos bolsistas do Proesde ampliam suas competências já desenvolvidas em atividades de ensino e pesquisa, aproximando-se da realidade social e cultural de nosso estado e, consequentemente, do país. 

As atividades de intervenção do projeto estão conectadas às três dimensões dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) quais sejam: social, ambiental e econômica e atingirão três espécies de público: infantil, juvenil e adulto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de outubro de 2022 às 15:18
Compartilhar Comente

Proesde: Unesc leva empreendedorismo e mentoria para alunos de São João do Sul

Proesde: Unesc leva empreendedorismo e mentoria para alunos de São João do Sul
Atividades são realizadas na escola e fazem parte do calendário de ações da Universidade Mais imagens

Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Prefeito Quintiliano João Pacheco, da cidade de São João do Sul, estão tendo uma experiência especial. Com a mentoria oportunizada pelos professores e acadêmicos da Unesc, eles estão recebendo uma consultoria para a elaboração de um Plano de Negócios. A atividade faz parte do projeto de extensão Vivências e Experiências na Comunidade (Vivercom) da Unesc que segue a todo vapor naquela região.

Na oportunidade, conforme o coordenador do projeto, Abel Corrêa de Souza, cada uma das equipes foi convidada a pensar em um negócio para iniciar a realização do Plano de Negócio, identificando a influência das variáveis internas e externas, pontos fortes e fracos, além de oportunidades e ameaças, e a Matriz SWOT, um mecanismo de engajamento estratégico.

A segunda oficina foi realizada na última semana com o tema Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Empreendedorismo e Inovação.

O projeto Vivercom edição Proesde São João do Sul 2022 pretende contribuir com o desenvolvimento regional, buscando a garantia da interdisciplinaridade, da interação entre a Universidade e a sociedade, da qualidade e do impacto das ações de extensão, reforçando a missão da Universidade diante da realidade social.

A ação tem por finalidade desenvolver atividades de extensão universitária, estimulando o desenvolvimento regional, nos seus diferentes aspectos, com inclusão social, por meio de ações que contribuam para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 

Por meio de intervenções de extensão, os acadêmicos bolsistas do Proesde ampliam suas competências já desenvolvidas em atividades de ensino e pesquisa, aproximando-se da realidade social e cultural do estado e, consequentemente, do país.

As atividades de intervenção do projeto estão conectadas às três dimensões dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) quais sejam: social, ambiental e econômica e atingirão três espécies de público: infantil, juvenil e adulto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de outubro de 2022 às 11:09
Compartilhar Comente