Diretoria de Extensão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

ViverCom Unesc encerra ciclo do ano com atividades no Bairro Progresso

ViverCom Unesc encerra ciclo do ano com atividades no Bairro Progresso
Mais imagens

O Bairro Progresso, de Criciúma, será palco da última edição do ano do projeto Vivências e Experiências Comunitárias (ViverCom) da Unesc neste sábado (16/12). Nas demais atividades ao longo dos últimos meses, a iniciativa teve a participação de mais de duas mil pessoas. Nesta edição as atividades terão início às 14h e se estenderão até as 17h no Centro de Artes e Esportes Unificados, na Praça CEU, situada no Bairro Progresso.

O evento oferecerá uma ampla gama de mais de 30 serviços gratuitos, abrangendo desde aferição de pressão arterial e auriculoterapia até orientações sobre alimentação saudável, conselhos sobre o uso de plantas medicinais e atividades lúdicas.

Além disso, haverá oficinas de saúde específicas para homens e mulheres, workshops de estamparia artesanal, brincadeiras, contação de histórias, oficina de boneco de alpiste e orientação profissional, enriquecendo ainda mais a experiência do evento.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, essa é mais uma excelente oportunidade de a Instituição estar junto da comunidade. “Como uma Universidade Comunitária profundamente integrada à vida local, ver as pessoas aproveitando os serviços disponíveis é extremamente significativo para nós. Esperamos ter mais uma linda edição do projeto para finalizar o ano em grande estilo”, ressaltou.

A coordenadora do projeto Tatiane Macarini, destaca que essa iniciativa de Extensão estabelece um elo significativo entre a Universidade e a comunidade local. “O evento é uma fonte de alegria e aprendizado. Os participantes têm a oportunidade de adquirir informações valiosas para levar consigo. Essa experiência tem sido profundamente significativa tanto para os acadêmicos envolvidos quanto para os moradores locais. Estamos muito satisfeitos com a presença e a participação ativa das comunidades”, observou Tatiane.

O ViverCom já passou pelos bairros Santa Augusta, Renascer, Metropol e Próspera, fortalecendo a ligação entre a Universidade e a comunidade local.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de dezembro de 2023 às 14:36
Compartilhar Comente

Unesc promove ação no Bairro São Luiz

Unesc promove ação no Bairro São Luiz
Mais imagens

O Bairro São Luiz, em Criciúma, recebeu uma série de atividades promovidas pela Unesc, por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, no sábado (11/11). O evento, que contou com a participação ativa da comunidade local, foi coordenado pelo curso de Educação Física da Universidade.

A iniciativa visou proporcionar momentos de lazer, integração e bem-estar aos moradores do bairro. Diversas atividades esportivas foram realizadas, como voleibol, futsal, basquetebol, além de jogos de mesa, badminton, entre outras brincadeiras com bambolês e petecas. Paralelamente, os participantes puderam contar com orientações sobre saúde masculina fornecidas por acadêmicos do curso de Medicina.

Sob a supervisão da professora Geiziane Laurindo de Morais, membros da Diretoria de Extensão e bolsistas do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes) participaram ativamente da organização e realização das atividades, proporcionando momentos de interação e aprendizado para a comunidade.

A conselheira fiscal da Associação dos Empresários do Bairro São Luiz (ASSEMP) Criciúma, Natalina Jardim de Melo Ronchi, evidenciou a parceria entre a Unesc e a associação. Natalina expressou sua satisfação com a colaboração da Universidade, enfatizando o comprometimento da ASSEMP em fortalecer o comércio local e transformar o Bairro São Luiz em referência no município.

A ASSEMP promove o evento “Sábado Feliz é aqui no São Luiz”, realizado em todo segundo sábado do mês. “A parceria estabelecida com a Unesc proporcionou às famílias da região não apenas entretenimento, por meio de brincadeiras e jogos, mas também conscientização sobre saúde e qualidade de vida, com o apoio dos voluntários da Universidade”, disse a conselheira.

A Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, expressou sua gratidão pela oportunidade de colaborar com a comunidade e reforçou o compromisso institucional da Universidade em contribuir com iniciativas sociais e comunitárias. 

Os bolsistas do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes) participaram da atividade que contou com a supervisão da professora Geiziane Laurindo de Morais, membro da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias e professora do curso de Educação Física da Unesc. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de novembro de 2023 às 17:40
Compartilhar Comente

Alunos do Bairro da Juventude participam do concurso “Chefs do Bairro” promovido pela Unesc e Via Gastronômica de Criciúma

Alunos do Bairro da Juventude participam do concurso “Chefs do Bairro” promovido pela Unesc e Via Gastronômica de Criciúma
O evento foi realizado nesta terça-feira(31/10) na instituição, com a participação das duas turmas do curso de Cozinha Industrial (Fotos: Décio Batista/Divulgação/Agecom/Unesc) Mais imagens

Confira a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de novembro de 2023 às 16:33
Compartilhar Comente

Vem aí a 10ª edição do Concerto Rosa da Unesc

Vem aí a 10ª edição do Concerto Rosa da Unesc
Evento aberto ao público será realizado nesta sexta-feira (Fotos: Arquivo/Agecom/Unesc) Mais imagens

Confira a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de maio de 2023 às 16:48
Compartilhar Comente