Edi Balod

Sala Edi Balod recebe exposição "Nós estamos trabalhando agora"

Sala Edi Balod recebe exposição
Espaço é aberto ao público e pode ser visitado até 30 de maio, das 14 às 21 horas (Fotos: Cristine Nasário Gomes) Mais imagens

A exposição "Nós estamos trabalhando agora" dará destaque aos processos artísticos na criação da arte. A montagem é resultado de encontros realizados no projeto Pretexto, promovido pelo Sesc (Serviço Social do Comércio), durante os meses de março e abril. A abertura ocorrerá nesta sexta-feira (26/4), às 19h30, na Sala Edi Balod da Unesc. O espaço será aberto ao público e pode ser visitado até 30 de maio, das 14 às 21 horas.  

A curadora da exposição, Kamilla Nunes, explica que "Nós estamos trabalhando agora" vai além de uma exposição de arte. “É uma exposição e um laboratório, é um ateliê e uma sala de aula. Neste projeto não serão apresentadas obras de arte, mas processos artísticos, o trabalho mesmo”, afirma.

Ela também conta que o objetivo é criar esferas públicas e espaços de cooperação, com a criação de zonas de indeterminação, tomada de consciência e mobilização artística e política. “Assim, criaremos um mundo sensível, que afeta e é afetado pela realidade que o circunda e o atravessa. Somos, também, uma plataforma prática e discursiva criada para possibilitar outros formatos para a produção e a apresentação da arte, para além da estrutura institucional normativa e ideológica estabelecida e organizada no modernismo”, afirma.

A montagem é autoria das artistas Angélica Neumaier, Bruna Speck, Cátia Hahn, Daniele Zacarão, Francine Nazário, Gisele Gonçalves, Helen Macedo, Iolanda Peres, Laridelua, Leyene Oliveira, Meg, Um Borderline e Maju Amboni.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 24 de abril de 2019 às 17:46
Compartilhar Comente

Sala Edi Balod recebe exposição “Coleções, fragmentos e outros acasos”

Sala Edi Balod recebe exposição “Coleções, fragmentos e outros acasos”
Proposta conta com fotografias e objetos (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A Sala Edi Balod receberá, a partir da próxima quinta-feira (14/03), a exposição “Coleções, fragmentos e outros acasos”, de autoria da artista Tharciana Goulart, de Florianópolis. O trabalho traz como conceito principal o colecionismo por meio de fotografias e objetos que compõe a coleção.

Além da exposição aberta à visitação no espaço, a ação contará ainda com a oficina "Imagens Transitórias". A atividade será ministrada pela própria artista, das 13h30 às 17h30, com a intenção de proporcionar vivência sobre a técnica de antotipia discutindo seu caráter histórico e relevância para as Artes Visuais. Tharciana oferecerá também a oportunidade de alunos e interessados em seu trabalho participarem de um bate-papo a partir das 19h30.

A exposição ficará à disposição do público até o dia 12 de abril, de segunda à sexta-feira, das 14h às 18h na Sala Edi Balod, no Bloco Administrativo da Unesc.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 11 de março de 2019 às 19:49
Compartilhar Comente

Unesc recebe exposição “A verdadeira matéria das coisas”, de Helene Sacco

Unesc recebe exposição “A verdadeira matéria das coisas”, de Helene Sacco
Exposição de Helene Sacco fica aberta até 6 de dezembro na Sala Edi Balod (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Você já parou para pensar sobre os objetos que usamos no dia a dia? Pois a nova exposição da Sala Edi Balod trata justamente deles e chama à reflexão sobre as coisas que criamos, produzimos, utilizamos, consumimos, descartamos, acumulamos, sobre o valor sentimental e sobre a necessidade dos objetos em nossas vidas. Aberta na noite desta sexta-feira (9/11), a mostra “A verdadeira matéria das coisas”, da professora doutora da UFPel (Universidade Federal de Pelotas) e da pós-graduação em Poéticas Visuais da Unesc, artista e pesquisadora Helene Sacco, apresenta textos, desenhos e objetos, classificados por 96 verbetes de tipos de objetos e convida os visitantes a contribuírem com a mostra deixando um objeto no local.

A ideia da mostra iniciou em 2012, quando Helene começou a separar os objetos por listas e perceber que em cada grupo, como por exemplo, sonoros, de cozinha e de segurança, há subclassificações. A partir desse inventário, ela pensou em reunir os objetos e possibilitar que as pessoas participem da mostra, levando objetos e classificando-os com um dos verbetes sugeridos ou criando o seu próprio. “Vemos a arte como uma refábrica das coisas. Uma cadeira quebrada, por exemplo, pode não ter mais serventia para sentar, mas pode ser transformada em outra coisa. É um convite para olharmos as coisas e o mundo de uma outra maneira”, comenta.

Segundo a artista, a proposta é que os visitantes doem objetos, classificando e contando uma história sobre eles. Com isso, a exposição estará em constante mutação. Os objetos deixados, serão incluídos no acervo da mostra e apresentados em outros lugares. “A verdadeira matéria das coisas é o pensamento e, por isso, a proposta desta exposição é justamente refletir”.

A coordenadora da Sala Edi Balod da Unesc, Daniele Zacarão, explica que a proposta do espaço é receber exposições não apenas de alunos e artistas vinculados à Universidade, mas também de outros lugares e com as mais diversas propostas. “É um olhar diferente, uma possibilidade de novas experiências e trocas para os nossos acadêmicos”.

“A verdadeira matéria das coisas” poderá ser vista até 6 de dezembro, das 14 às 18 horas. A exposição é uma iniciativa da Sala Edi Balod e curso de Artes Visuais da Unesc.  

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 09 de novembro de 2018 às 21:30
Compartilhar Comente

Sala Edi Balod realiza oficina Identidade Feminina

Sala Edi Balod realiza oficina Identidade Feminina
Encontro encerrou o Circuito de Oficinas de Arte Feminista (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Sala Edi Balod realizou, neste sábado (27/10), a oficina de Identidade Feminina. A atividade encerrou o Circuito de Oficinas de Arte Feminista e teve o objetivo de abordar a identidade feminina no meio artístico. O evento foi proposto pela Sala Edi Balod e pelo curso de Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura) da Unesc.

A oficina foi ministrada pelas acadêmicas Bruna Ribeiro e Talia Jeremias. A ação tinha como objetivo abordar as mulheres artistas que trabalham com a temática de identitária e autobiografia. De acordo com Bruna, também foram levados alguns livros de mulheres artistas e de feminismo para o debate. “Conversamos sobre identidade, mulheres artistas, identidade feminina, feminismo”, explica.

Além disso, foram produzidas algumas obras que remetessem à temática da oficina. “Primeiro fizemos uma dinâmica com palavras que remetiam a vida das pessoas, depois as pessoas produziram desenhos dentro de papéis 3X4. Por fim, fizemos um mapeamento afetivo em que as pessoas deveriam remeter a lugares reais ou não”, comenta.

Circuito de Oficinas

Aliando a teoria e a prática, o circuito de Arte Feminista teve o intuito de fazer uma reflexão sobre o papel feminino no mundo artístico, bem como a história da participação, suas referências e a representação feminina na arte.

Ao todo, foram realizados quatro encontros: Corpo Feminino e Aquarela, com Stéfany Ribeiro; Colagem em diferentes suportes, Marina Guidi; Pintura Corporal, Carol Machado e Júlia Alvarez; e por último a Identidade Feminina, Bruna Ribeiro e Talia Jeremias.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 29 de outubro de 2018 às 16:14
Compartilhar Comente

Sala Edi Balod recebe oficina de Identidade Feminina

Sala Edi Balod recebe oficina de Identidade Feminina
Evento é a última oficina oferecida pelo circuito de Arte Feminista (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc receberá, neste sábado (27/10), a oficina Identidade Feminina. O evento, proposto pela Sala Edi Balod, Laboratório de Artes Visuais e Curso de Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), é a última oficina do circuito de oficinas de Arte Feministas. A temática tem o objetivo de abordar a identidade feminina.

A oficina será ministrada pelas acadêmicas Bruna Ribeiro e Talia Jeremias. “Vamos falar sobre mulheres artistas que trabalham com essa temática de identitária e autobiografia. Além disso, também queremos discutir um pouco sobre o que é essa identidade ‘feminina’”, explica Bruna.

Arte feministas

A ação faz parte do circuito de oficinas de Arte Feministas. Elas têm o objetivo de explorar uma prática artística diferente (aquarela, pintura, colagem e outros), estabelecendo um espaço para reflexões sobre o papel e o lugar da mulher na arte e na sociedade, como também fazer uma reflexão sobre o papel feminino no mundo artístico.

Os eventos são gratuitos e para realizar a inscrição basta acessar o link

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 25 de outubro de 2018 às 17:25
Compartilhar Comente