Edi Balod

Exposição: Sobre fabulosos e também outros

SOBRE FABULOSOS E TAMBÉM OUTROS: Narrativas inventadas pelos artistas que se apropriam do real para recriá-lo numa atmosfera de mito e fantasia, em uma intrigante e exuberante “fabulação”, que foram sendo tramadas e processadas a partir das diferenças e semelhanças encontradas no humano e animal e/ou animal e humano. Híbrido ou outro ser? Leão, dragão, cervo, cachorro, cavalo, peixe, demônio, duende, medusa, princesa, extraterrestre, mulata, homem de charuto, de bigode, ‘o grito’, - compõem universos paralelos que se encontram e se misturam em um devaneio sem compromisso entre o real e o simbólico, habitando o mesmo cenário ainda que provisoriamente. Experiências que tocam o impossível para fazer possível a fantasia das diferenças para um mesmo lugar, do sensível (Odete Calderan, abril de 2018).

PROMOTORES: Curso de Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura com apoio da Sala Edi Balod – Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais.

DATA: Abertura dia 10/04, visitação até 30/04.

SOBRE O EVENTO: Exposição que potencializa experimentações em processos tridimensionais no campo ampliado da escultura, pelos artistas (acadêmicos) nas disciplinas Ateliê de Escultura, Cerâmica e Pesquisa, Ateliê de Cerâmica, Escultura e Pesquisa, com a supervisão da Professora Odete Calderan, realizada em períodos distintos, segundo semestre de 2017 e primeiro de 2018. A exposição conta com a curadoria de Daniele Zacarão e Odete Calderan.

OBJETIVO: Incentivar e valorizar processos de criação no Ateliê de Escultura e Cerâmica Jussara Guimarães (Bloco Z, Sala 5), promovendo e ampliando as possibilidades de pesquisas tanto individuais quanto coletivas, bem como apresentá-las em exposição aguardando a troca com o público.

OBJETIVO DA DIVULGAÇÃO: Ampliar e valorizar as pesquisas individuais e do coletivo em processos artísticos realizados dentro da universidade, promovendo uma abrangência maior da arte contextualizada na esfera da contemporaneidade.

Por: Jackson De Araujo Belloli 03 de outubro de 2018 às 10:46
Compartilhar Comente

EVENTO: Pintura & Pesquisa

Primeira exposição da turma de Pintura e Pesquisa do curso de Artes Visuais Licenciatura da Unesc

PROMOTORES: Sala Edi Balod - Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais Curso de Artes Visuais

DATA: Abertura da exposição: 09 de março de 2018, às 19h30min
Visitação: de 12 a 30 de março de 2018, das 14h às 18h.

SOBRE O EVENTO: O evento destina-se a apresentar a produção desenvolvida pelos acadêmicos do curso de Artes Visuais Licenciatura no ano de 2017/1. Todas as produções são o resultado da caminhada de cada um deles e manifesta o inicio da busca por uma linguagem pessoal dentro da pintura contemporânea, refletindo as inquietações e desejos dos acadêmicos.

OBJETIVO: O evento tem a intenção de apresentar a produção de pesquisa em pintura contemporânea dos acadêmicos do curso de Artes Visuais Licenciatura. As atividades foram desenvolvidas no segundo semestre de 2017 dentro do ateliê de Pintura incentivando a pesquisa e a criação crítica em artes visuais.

OBJETIVO DA DIVULGAÇÃO: Divulgar as ações da Sala Edi Balod, do Curso de Artes Visuais e as atividades de pintura do curso de Artes Visuais Licenciatura, provocando a participação da comunidade acadêmica, além do público externo.

Por: Jackson De Araujo Belloli 03 de outubro de 2018 às 10:59
Compartilhar Comente

OBA-OBA

PROMOTORES: Exposição organizada pelos acadêmicos da disciplina de Museologia em Arte e Expografia do Curso de Artes Visuais da Unesc, com coordenação da professora Daniele Zacarão.

DATA: Abertura da exposição: 14/11, às 20h30
Visitação: de 15/11/17 a 23/02/18, de segunda a sexta, das 14h às 18h.

SOBRE O EVENTO: OBA-OBA foi o apelido usado nas décadas de 70 e 80 para referir-se ao bloco das Artes da Fucri, atual Bloco Z da Unesc. Neste contexto, a exposição OBA-OBA vem com o intuito de resgatar parte da história de Gilberto Pegoraro e Jussara Guimarães, nomes eternizados nas portas do Ateliê de Gravura e Serigrafia e do Ateliê de Escultura e Cerâmica do Curso de Artes Visuais da UNESC. Tal proposta surge diante da ausência de registros sobre esses artistas, que vieram de Porto Alegre para atuarem como docentes no Curso de Desenho e Plástica da Fucri. Gilberto ministrou aulas de desenho e gravura, e Jussara, foi professora de escultura e cerâmica. Ambos são importantes referências para a formação de várias gerações de artistas e movimentos culturais na região de Criciúma, em especial durante os anos 80 e 90. Deixaram para história obras públicas, organização de feiras e associações, contribuições a festas populares e um importante legado no Curso de Artes Visuais da UNESC. As obras expostas fazem parte de acervos particulares de amigos e familiares.

OBJETIVO: Aproximar os acadêmicos das práticas da museologia e expografia, a partir da pesquisa e divulgação dos acervos artísticos de Gilberto Pegoraro e Jussara Guimarães.

OBJETIVO DA DIVULGAÇÃO: Divulgar as ações da Sala Edi Balod, do Curso de Artes Visuais e estimular a participação do público acadêmico e externo.

Por: Jackson De Araujo Belloli 03 de outubro de 2018 às 11:07
Compartilhar Comente

PROJETO: Y/Rembe'y

ARTISTAS: Fran Favero

VISITAÇÃO: 13 de outubro a 30 de outubro de 2017.

TEXTO CURATORIAL: Y/Rembe'y é composta por vídeos, sons, instalações e publicações de artista, trabalhos propostos a partir de um lugar fronteiriço, complexo, um espaço de encontros, tanto no sentido de reunião quanto de confronto presente neste termo: a tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Os trabalhos funcionam como fragmentos que pensam cada um à sua maneira sobre esse espaço múltiplo e fazem reverberar as potências de estar à margem e no limite.
Rembe em guarani significa margem, borda, orla. Já o termo Y significa água, rio, sendo rembe’y a fronteira, a margem do rio. Na tríplice fronteira, os limites entre países são marcados pelos rios que se encontram e se cruzam. Essa relação entre água e fronteira permeia os trabalhos propostos para a exposição, seja através da fluidez encontrada nas trocas fronteiriças e nas águas do rio, ou da barreira que muitas vezes o rio e a fronteira podem representar.  Além de orla, rembe também pode significar lábios. Nesse sentido, as aproximações entre os três países criam uma zona em que podem existir idiomas mesclados, atravessados, como o portunhol ou o jopara (mistura entre espanhol e guarani ou português e guarani). A exposição propõe um mergulho nesta fronteira, uma experimentação de habitar/ser/estar no entre, sempre à beira de tornar-se outro.
 

Por: Jackson De Araujo Belloli 03 de outubro de 2018 às 14:01
Compartilhar Comente

Mostra de Palhaços - 20 anos do Cirquinho do Revirado

ARTISTAS: Sérgio Honorato

VISITAÇÃO: 19 de setembro a 06 de outrubro de 2017.
 

Por: Jackson De Araujo Belloli 03 de outubro de 2018 às 14:16
Compartilhar Comente