Engenharia Civil

Projeto Reconstruindo a Cidadania qualifica profissionais para o ofício de pintura

Projeto Reconstruindo a Cidadania qualifica profissionais para o ofício de pintura
Mais imagens

Novos pintores qualificados pelo Projeto Reconstruindo a Cidadania receberam, na noite dessa quinta-feira (28/09), o certificado de conclusão do Curso de Pintura Imobiliária, Moveleira e Automotiva. A celebração da conquista de uma profissão foi celebrada em um evento de formatura no Bairro da Juventude. 

A instituição beneficente está entre os atores responsáveis pelo projeto de capacitação profissional, ao lado da Unesc e da Tintas Farben. Com esta turma, a iniciativa completa 13 anos de existência e já preparou para o mercado, nesta última edição, 15 pintores em um cronograma de aulas teóricas e práticas, divididas entre o Bairro da Juventude e a sede da indústria de tintas. 

Os conteúdos são administrados por estudantes universitários bolsistas com a supervisão de professores dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, além da equipe técnica da indústria de tintas. No decorrer de 30 horas os alunos aprenderam sobre o manuseio correto de materiais, características de cada tipo de superfícies e de tintas.

Pela primeira vez na história, uma turma do curso de pintura contou com a participação de estrangeiros. Um deles, o venezuelano Arturo Urquia, de 39 anos, entrou para aprimorar os conhecimentos que já tinha por trabalhar em indústrias moveleiras no país natal. “Para mim a experiência foi muito boa e os aprendizados me dão um conhecimento amplo para executar trabalhos. Aprendi coisas que nunca tinha tido contato, como patologias de tintas, por exemplo”, comenta o formado.

O também venezuelano formado William Figueroa destacou que a atividade foi ajuda vital para democratizar, promover e estimular a formação. “Iniciativas como essa nos motivam para melhorar cada vez mais. É uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e aplicar para o campo de trabalho, o que certamente resulta no bem-estar emocional e espiritual de cada participante e de nossas famílias”, disse.

“Podem nos convidar para outros cursos e atividades, pois temos amigos de diversas nacionalidades residentes em Criciúma e arredores, como argentinos, colombianos, cubanos, peruanos, que certamente gostariam de participar deste tipo de ação de treinamento”, complementou Figueroa.

Participação ativa junto à comunidade

O envolvimento da Unesc no projeto de Extensão que dá vida ao Reconstruindo a Cidadania ajuda a Universidade a cumprir a missão de instituição comunitária, destacou a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação, Gisele Coelho Lopes. “A educação precisa impactar a vida das pessoas e uma Universidade Comunitária precisa estar com as mãos dadas com entidades e empresas da região, como o Bairro da Juventude e a Farben, para que a nossa competência frutifique e atinja os objetivos. Conhecimento é riqueza para libertar as pessoas”, afirmou.

Paixão é um sentimento que move todos os envolvidos no projeto e o torna forte, na visão do CEO da Farben, Edmilson Zanatta. “A oportunidade de tornar pessoas aptas a uma profissão e ao mercado de trabalho significa dignidade e faz com que o ser humano se sinta importante e empoderado. A nobreza dessas pessoas que dão vida a esse curso e das instituições tão relevantes da nossa cidade nos alegra e motiva a continuar apoiando”, exaltou.

Oportunidades

Com tradição na formação de pessoas para o mercado de trabalho, o Bairro da Juventude oferece diversas oportunidades para diferentes idades. Para a diretora da instituição, Sílvia Zanette, há de se enaltecer quando uma turma de adultos chega à formatura, como no caso dos novos pintores. 

“A gente sabe o quanto essas pessoas lutam para estar aqui e buscar a qualificação e o quanto esse aprendizado vai ser importante. Tivemos a felicidade de receber esse curso no Centro Lúdico de Inovação e Criatividade (Clic) antes mesmo da inauguração. Isso quer dizer que mesmo sem estar pronto o nosso espaço já estava cumprindo a finalidade dele, de prover conteúdo, conhecimento e ser um lugar de fortalecimento de valores para pessoas que querem fazer a diferença na sua vida e na vida do outro”, contou.

Os alunos tiveram aulas teóricas ministradas pelos bolsistas da Universidade supervisionados pelos professores responsáveis Evelise Chemale Zancan e Eder Frank Serafim, no Bairro da Juventude. Já as aulas práticas foram realizadas na Farben Tintas.

“Esse movimento, que já se estende ao longo de 13 anos, reforça de maneira contundente que a parceria entre o terceiro setor, uma Universidade Comunitária e as empresas é eficaz. Conseguimos viabilizar a capacitação e a inclusão no mercado de trabalho de profissionais altamente qualificados. Ao longo desses anos, orgulhamo-nos de ter formado cerca de 180 profissionais”, afirmou Evelise.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de setembro de 2023 às 15:15
Compartilhar Comente