Engenharia Civil

Alunos de Engenharia Civil vivenciam na prática conhecimentos obtidos em sala

Alunos de Engenharia Civil vivenciam na prática conhecimentos obtidos em sala
Visitas ocorreram na última semana (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os alunos do curso de Engenharia Civil vivenciam na prática os conhecimentos compartilhados em sala de aula, por meio de ações como visitas técnicas. E nas últimas semanas, alunos de diversas fases puderam ampliar os seus conhecimentos por meio deste tipo de atividade. Nesta quarta-feira (11/10), acadêmicos da sexta fase visitaram um dos maiores comércios de ferro para construção civil da região Sul do Estado.

Na Difer Sul – Comércio, corte e dobra de ferro para construção civil, eles tiveram contato com o ferro, uma das principais matérias primas da construção civil, acompanharam o processo automatizado de corte e dobra do ferro e o controle de qualidade do processo de dobra, corte e montagem da ferragem. A turma foi acompanhada pela professora Flávia Cauduro, da disciplina Materiais de Construção Civil.

Canteiro de obras


No dia 6 de outubro, acompanhados da professora Flávia Cauduro, os alunos da sétima fase de Engenharia Civil realizaram uma visita técnica à obra do Edifício Monte Ravello, da Construfase, no Bairro Rio Maina, em Criciúma. Eles observaram os trabalhos nos canteiros de obras e a utilização das ferramentas e das formas de estruturas de concreto armado. Além dos cuidados com a segurança, pelas telas, bandejas, sinalização, linha de vidano e a organização adotados pela empresa.

A aluna Juliana Cezário Magnus destacou o conhecimento obtido no dia atípico. “A visita da obra foi muito boa, pois o grupo conseguiu ver na prática não só o que estudou na disciplina de Construção Civil, mas também linkar com outras disciplinas”.

Rio Grande do Sul

Os acadêmicos de curso ainda realizaram outra visita técnica. Dessa vez estudantes da nona e décima fases foram ao Rio Grande do Sul no dia 6 de outubro para visitarem o Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais da UFRGS e acompanharem o dia a dia de profissionais da área. O encontro proporcionou conhecimentos durante o processo de prova do Concreto de Pós Reativos.

A professora Ângela Piccinini, que acompanhou os estudantes, explica que o concreto que passa por este processo atinge elevadas resistências. “No Laboratório estão conseguindo uma resistência à compressão muito alta, e com adição da casca de arroz em substituição de parte do cimento. É um concreto de ultra alta resistência e com sustentabilidade”.

Os alunos participantes fazem parte do PIC (Programa de Iniciação Científica), Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica) e do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Eles também moldaram alguns exemplares.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 11 de outubro de 2017 às 14:47
Compartilhar Comente