Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz

Escritório de Relações Internacionais formaliza três novos acordos com instituições do exterior

Escritório de Relações Internacionais formaliza três novos acordos com instituições do exterior
Mais imagens

A gama de mais de 50 acordos internacionais entre a Unesc e Instituições de Ensino Superior de todo o mundo ganhou ainda mais peso nessa semana. Foram assinados, nesta quarta-feira (25/11), três novos acordos com IES do exterior. A possibilidade foi viabilizada junto à organização da Semana de Ciência e Tecnologia e do Apheleia, eventos que contaram com a participação de visitantes destas instituições.

Os novos contratos assinados vinculam a Unesc ao Instituto Terra e Memória, Centro de Estudos Superiores de Mação e do Instituto Politécnico de Tomar, ambas de Portugal; e da Universidade César Vallejo, do Perú.

Recepcionando o grupo de visitantes em nome da reitoria da Unesc, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, destacou a importância desse intercâmbio entre IES de diferentes países e culturas, o que possibilita uma formação ainda mais ampla aos estudantes.

“Sintam-se muito acolhidos na nossa Universidade, que, sendo comunitária, é também de todos vocês. Ao firmarmos novos acordos, nos colocamos ainda mais à disposição de cada um de vocês para parcerias, resolução de problemas e formação de pontes para os mais diversos setores. Temos muito a construir juntos”, apontou.

A partir das parcerias, conforme a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Universidade, Vanessa Moraes de Andrade, os laços com as instituições de todo o mundo são estreitados e cada vez mais novas e férteis oportunidades são disponibilizadas aos estudantes de todos os níveis.

“O apoio e incentivo da gestão da Unesc para que a instituição amplie a gama de convênios é muito importante para que tenhamos uma crescente demonstração ao Brasil e ao mundo todo do potencial de pesquisa de qualidade nas instituições comunitárias brasileiras. Temos a certeza de que podemos contribuir muito uns com os outros e, desta forma qualificar ainda mais nosso ensino”, destacou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de outubro de 2023 às 08:25
Compartilhar Comente

Unesc recebe o 1º Seminário Internacional Apheleia: América do Sul

Unesc recebe o 1º Seminário Internacional Apheleia: América do Sul
Mais imagens

O debate sobre as questões humanas será foco do 1º Seminário Internacional Apheleia: América do Sul, que ocorre na Unesc na próxima semana. O evento, primeiro fora da Europa, está inserido na 14ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade, que inicia na próxima segunda-feira (23/10) e segue até sexta-feira (27/10).

“Sócrates, o filósofo, dizia que ‘uma vida que não é refletida nem deveria ser vivida’. Nesse sentido, em momentos de crises humanitárias, pós-pandemia, guerras, conflitos, guerras, enfim, entre avanços e retrocessos da humanidade na busca da compreensão e do aperfeiçoamento das relações sociais, políticas, culturais, econômicas, tecnológicas, territoriais, a Unesc, mais uma vez, coloca-se inserida e à disposição do debate global e local sobre questões humanas”, cita o professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unesc, Juliano Bitencourt Campos.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta destaca a satisfação em receber o evento na Universidade e a importância em tratar temas relevantes da atualidade. “A Semana de Ciência e Tecnologia é o maior evento institucional da Universidade e receber estas pessoas especialistas nestes temas é fundamental para compreender as transformações pelas quais o mundo passa atualmente”, fala.

O Seminário Internacional Apheleia está direcionado às atividades científicas que tratam do modo pelo qual as sociedades percebem os territórios, enxergando neles diferentes, e por vezes conflitantes, formas de se relacionar com as paisagens.

“Reconhecendo que as estratégias orientadas para a sustentabilidade têm falhado recorrentemente, por não considerarem a diversidade cultural que se traduz nessas percepções, Apheleia subscreve a declaração de princípios sobre ciência da sustentabilidade aprovada pela Unesco em 2017 e identifica quatro vetores fundamentais para uma gestão convergente e sustentável das paisagens: educação permanente; reorganização da matriz sociocultural e das relações intergeracionais; envolvimento dos diferentes atores territoriais; e estratégia crítica de comunicação”, fala Campos.

Entre os palestrantes, a programação contará com a presença do professor e coordenador do Instituto Politécnico de Tomar, de Portugal, Luis Oosterbeek, na noite de quarta-feira (25/10), além da secretária de Direitos Ambientais e Territórios Indígenas do Ministério dos Povos Indígenas, Eunice Kerexu, na manhã de quinta-feira (26/10). As duas palestras ocorrem no Auditório Ruy Hülse. As demais palestras ocorrem no Auditório Edson Rodrigues, no Bloco P da Universidade.

A edição Apheleia América do Sul, na Unesc, em Criciúma reunirá professores universitários, acadêmicos de graduação e pós-graduação e a sociedade civil, em caráter inter e multidisciplinar, nas temáticas ligadas à gestão do território, povos originários e tradicionais, patrimônio cultural, paisagens culturais, turismo, inteligência artificial na educação e na sustentabilidade ambiental e seus desdobramentos, além de diversos temas ligados às relações humanas, apresentados e discutidos por pesquisadores do Brasil, Europa, e América do Sul.

As informações sobre o evento podem ser obtidas pelos links: https://www.even3.com.br/apheleia-americadosul/ e https://www.unesc.net/sct2023. A realização do Seminário Aphleia conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Além da Unesc, as instituições realizadoras do evento são: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Instituto Politécnico de Tomar, IPT/Portugal; Instituto Terra e Memória, ITM/Portugal; Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, CGEO/Portugal e Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul.

Abaixo, artigo que trata do tema, escrito pelos professores Juliano Bitencourt Campos, da Unesc; Luiz Oosterbeek, do IPT/ITM, de Portugal; André Luis Ramos Soares, da UFSM e Lia Raquel Toledo Brambilla Gasques, da UFMS:

O Mundo se transforma e a Unesc discute: Apheleia: América do Sul, 2023

Sócrates, o filósofo, dizia que “uma vida que não é refletida nem deveria ser vivida”. Nesse sentido, em momentos de crises humanitárias, pós-pandemia, guerras, conflitos, guerras, guerras, guerras…, enfim, entre avanços e retrocessos da humanidade na busca da compreensão e do aperfeiçoamento das relações sociais, políticas, culturais, econômicas, tecnológicas, territoriais, a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), mais uma vez, coloca-se inserida e a disposição do debate global e local sobre questões humanas.

Será nesta perspectiva que acontecerá, durante a XIV Semana de Ciência e Tecnologia na UNESC, ao final do mês do corrente ano, mais precisamente nos dias 25, 26, 27 e 28 de outubro o I Seminário Internacional Apheleia: América do Sul. Este está direcionado às atividades científicas que tratam do modo pelo qual, as sociedades humanas percebem os territórios, neles enxergando diferentes, e por vezes conflitantes, formas de se relacionar com as paisagens. Reconhecendo que as estratégias orientadas para a sustentabilidade têm falhado, recorrentemente, por não considerarem a diversidade cultural que se traduz nessas percepções, Apheleia subscreve a declaração de princípios sobre ciência da sustentabilidade aprovada pela UNESCO em 2017 e identifica quatro vetores fundamentais para uma gestão convergente e sustentável das paisagens: educação permanente; reorganização da matriz sociocultural e das relações intergeracionais; envolvimento dos diferentes atores territoriais; e estratégia crítica de comunicação.

Logo, as questões humanas exigem mais da sociedade, dos líderes políticos, das associações vivas, das organizações não governamentais e dos cientistas. Nessa direção, é mister que se diga que a Associação Internacional Apheleia é uma rede de pesquisa, inovação e desenvolvimento, criada em 2014 com o apoio da Comissão Europeia e que rapidamente se disseminou em todos os continentes. A Rede trabalha sobre o contributo específico das Humanidades para a gestão territorial e a sustentabilidade, tendo desde o início a colaboração de pesquisadores do Brasil, designadamente da UNESC e da UFSM. Membro do Conselho Internacional para a Filosofia e as Ciências Humanas, a rede Apheleia contribuiu de forma decisiva para a concepção e criação do novo programa da UNESCO, BRIDGES, sobre Humanidades e sustentabilidade.

No ano em que comemora o seu 10º aniversário, a Rede realizará o seu 1º seminário fora da Europa, no Brasil. Este acontecimento, em Criciúma, na UNESC, será sua primeira edição além do Atlântico e a primeira na América do Sul. A edição Apheleia-América do Sul-Criciúma-UNESC reunirá professores universitários, alunos de graduação e pós-graduação e a sociedade civil, em caráter inter e multidisciplinar, nas temáticas ligadas à gestão do território, povos originários e tradicionais, patrimônio cultural, paisagens culturais, turismo, inteligência artificial na educação e na sustentabilidade ambiental e seus desdobramentos, além de diversos temas ligados às relações humanas, apresentados e discutidos por renomados pesquisadores do Brasil, Europa, e América do Sul.

Portanto, este texto é um convite, mas não é um convite qualquer. É um convite dentro do contexto mundial que pede atitude, comprometimento, seriedade. Seriedade de criança quando brinca. Pois, “Maturidade do homem significa o reencontro com a seriedade que se tinha nas brincadeiras de infância’ (Nietzsche). Apheleia, na UNESC, nos dias 25, 26, 27 e 28 de outubro, vai nos mostrar que um outro mundo é possível e já está sendo construído, que novas relações podem e devem ser discutidas, que uma nova sociedade é um desejo mundial, mas, também, um caminho já em curso para um futuro sustentável, digno, democrático, plural, diverso, humano e inclusivo.

Dr. Juliano Bitencourt Campos/UNESC
Dr. Luiz Oosterbeek/IPT/ITM (Portugal)
Dr. André Luis Ramos Soares/UFSM
Dra. Lia Raquel Toledo Brambilla Gasques/UFMS

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de outubro de 2023 às 13:54
Compartilhar Comente

Unesc marca presença no 2º Seminário de Pesquisas no Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul

A Unesc está desempenhando um papel fundamental no 2º Seminário de Pesquisas no território do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul. O evento, que ocorre até este sábado (7/10) na cidade de Mampituba, reúne professores mestres, doutores, pesquisadores e acadêmicos que compartilham seus conhecimentos e avanços científicos relacionados a essa região. 

O Congresso é realizado e organizado pelo Comitê Educativo e Científico (CEC) do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul, e os professores doutores da Universidade, Izabel Regina de Souza; Michele Gonçalves Cardoso; Juliano Bitencourt Campos e Paulo Sérgio Osório. Os educadores são integrantes do Comitê Educativo E Científico (CEC) e os professores Gustavo Simão e Mikael Miziescki da equipe técnica.

Participam do evento pesquisadores e acadêmicos do curso de História; Artes; Geografia; Ciências Biológicas; Administração; do Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS); do Programa de Pós- Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA); do Centro de Memória e Documentação (CEDOC); e do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS).

Uma parte significativa do sucesso do evento é refletida no número impressionante de 78 artigos científicos submetidos e aceitos para apresentação. Esses artigos abordam uma ampla variedade de tópicos relacionados à geologia, ecologia, história, cultura e outras áreas de pesquisa associadas ao Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul.

“Durante os dois dias do seminário, os participantes têm a oportunidade de compartilhar suas descobertas, insights e pesquisas em painéis e apresentações, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo e promovendo o avanço do conhecimento sobre essa região tão especial”, comenta Izabel.

“Esse comitê desempenha um papel fundamental na promoção da educação e pesquisa dentro do Geoparque Mundial da Unesco, garantindo que as ações acadêmicas e científicas se alinhem com os objetivos de preservação e divulgação desse patrimônio natural e cultural”, disse.

Os pesquisadores da Unesc acompanharam os debates, as palestras e apresentaram estudos resultados das pesquisas de Projetos de Extensão, PIBICs, Mestrados e Doutorados.

Confira:

Pesquisas apresentadas no 2º Seminário de Pesquisas no território do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul:

1 – História dos povos indígenas na região do território Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul: arqueologia pública e gestão do território no Extremo Sul Catarinense autoria de Paulo Henrique Dal Pont Michels e Juliano Bitencourt Campos.

2 – Timbé do Sul – patrimônio cultural, histórias e memórias. Autoria de Carlos Eduardo Pereira Gomes, Liziane Acordi Rocha, Michele Gonçalves Cardoso, Paulo Sérgio Osório.

3 – Jacinto Machado – patrimônio cultural, histórias e memórias. Autoria de Laís Guidi Candido, Paulo Sérgio Osório, Michele Gonçalves Cardoso, Liziane Acordi Rocha.

4 – Capacidade de carga turística em paleotocas associada à segurança dos visitantes no Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. Autoria de Luciano Miranda e Juliano Bitencourt Campos

5 – Morro Grande – patrimônio cultural, histórias e memórias. Autoria de Maria Eduarda Manenti de Jesus, Paulo Sérgio Osório, Michele Gonçalves Cardoso, Liziane Acordi

6 – Os Ecos do Geoparque: o banco de história oral do Cedoc/Unesc. Autoria de Michele Gonçalves Cardoso.

7 – Projeto Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul: cartografando o patrimônio arqueológico e a história e cultura dos povos indígenas como subsídio para os processos educativos no ensino fundamental. Autoria de Estéfani de Oliveira Serafim; Bruno Moreira Carola; Juliano Bitencourt Campos; Mikael Mizieski; Lucy Cristina Ostetto Jairo José Zocche.

8 – Geodiversidade ex situ associada ao patrimônio material e cultural: potencialidades para rotas geoturísticas urbanas no município de Torres/RS. Autoria de Mônica P Kravczik Guglielmi e Juliano Bitencourt Campos

9 – Entre a serra e o mar: desenvolvimento regional e a gestão integrada do território no geoparque mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul a partir da visão dos atores locais. Autoria de José Gustavo S. da Silva, Álvaro José Back e Ricardo Fonseca.

10 – A paisagem cultural artializada do município de morro grande: entre meandros, apropriações e lugares de passagem do rio Manoel Alves. Autoria de Mikael Miziescki

11 – Arte e patrimônio cultural morrograndense: Neusa Milanez, Renato Rocha e Gabrieli Salvalaio. Autoria de Mikael Miziescki.

12 – Estratégias fundamentadas na ótica das capacidades dinâmicas ao  geoturismo: proposições ao desenvolvimento socioeconômico do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. Autoria de Izabel Regina de Souza, Silvio Sílvio Parodi Oliveira Camilo, Melissa Watanabe.

13 – Relevância da singularidade socioambiental do Geoparque Cânions do Sul, bacia hidrográfica do rio Mampituba e unidades de conservação no litoral norte do RS e Sul de SC. Autoria de Gustavo Simão.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de outubro de 2023 às 16:36
Compartilhar Comente