Engenharia de Materiais

Unesc e Celesc desenvolvem projeto para facilitar detecção de problemas elétricos

Unesc e Celesc desenvolvem projeto para facilitar detecção de problemas elétricos
Parceria resultou em sensores térmicos que ajudam no monitoramento (Foto: Divulgação) Mais imagens

Facilitar a detecção de problemas em sistemas de distribuição elétrica é um dos objetivos do projeto que a Unesc desenvolveu para o Programa P&D (Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico) Celesc/Aneel. Pesquisadores da Universidade desenvolveram sensores utilizando cristais líquidos para monitorar o sistema elétrico. Com o uso dos dispositivos, os técnicos da empresa responsável pela distribuição de energia elétrica vão conseguir monitorar com maior eficácia as linhas de transmissão, cabos e conectores, e assim, prever problemas que possam afetar o abastecimento de energia.

O projeto “Desenvolvimento de Sensores Térmicos baseados em Cristais Líquidos para a Monitoração de Pontos Quentes e Correntes de Fuga em Equipamentos de Sistema de Distribuição” iniciou em 2013 no LAPPA (Laboratório de Processamento Avançado de Polímeros), com a participação de professores pesquisadores do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais), alunos do Mestrado em Ciências e Engenharia de Materiais e estudantes dos cursos de Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica e Engenharia Química da Unesc. O projeto tem recursos da ordem de R$ 1,3 milhão, oriundos do Programa P& D Celesc/Aneel.

Segundo o professor doutor Alexandre Gonçalves Dal-Bó, coordenador do projeto de pesquisa, a Celesc abriu um edital para submissão de projetos de P&D e a Universidade inscreveu o seu projeto. Até então, os técnicos da empresa utilizam uma câmera termográfica com infravermelho, aparelho elevado custo e de baixa disponibilidade.

“Buscamos desenvolver um novo sensor térmico, de fácil aplicação e interpretação, que indique em cada conexão ou equipamento a alteração da temperatura através da variação de cor. O trabalho de inspeção não dependeria mais das câmeras e pessoas com treinamento específico para operar o equipamento com infravermelho, podendo assim, outras pessoas que atuam no sistema ajudar no monitoramento”, afirma Dal-Bó.

Segundo o professor doutor da Unesc, Tiago Elias Allievi Frizon, que também fez parte da equipe de pesquisadores, o protótipo do sensor térmico com cristais líquidos foi testado por técnicos da Celesc e teve bons resultados. “Fizemos uma inovação de aplicação do sensor com cristais líquidos. Com ele é possível ver, a olho nu, as alterações nas redes de energia elétrica”, comenta. Segundo Frizon, o sensor vai responder a qualquer alteração na temperatura habitual de funcionamento das redes de distribuição, sendo que o mesmo muda de cor, indicando problema: branco (até 75º C); azul (75º C a 90º C) e preto (acima de 90º C, o que é sinal de problemas na rede).

A próxima etapa, segundo Dal-Bó, é a submissão do projeto a novos editais para aprimorar o protótipo desenvolvido e para aplicação como lote pioneiro/inserção de mercado nos editais Celesc. Além da Celesc, outras empresas que tenham necessidade de indicação da temperatura em seus componentes podem fazer uso do produto desenvolvido pela Unesc, futuramente.

O projeto na área de P&D rendeu duas propriedades intelectuais, três defesas de mestrado, três artigos científicos de elevado índice de impacto, trabalhos internacionais e nacionais.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 02 de setembro de 2016 às 20:46
Compartilhar Comente

Estudantes finalizam Desafio Engenharia Torrecid

Estudantes finalizam Desafio Engenharia Torrecid
Mais imagens

Os alunos do curso de Engenharia de Materiais finalizaram o Desafio Engenharia Torrecid na última quinta-feira (26/11). Participaram os estudantes da disciplina de Materiais Cerâmicos II, que durante todo o semestre, realizaram atividades práticas nos laboratórios de Cerâmica e Fornos, com matérias-primas fornecida pela Torrecid.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 27 de novembro de 2015 às 19:47
Compartilhar Comente

Donativos da Semana de Engenharia de Materiais são entregues na Casa do Guido

Os donativos arrecadados durante a 13ª Semana Acadêmica do Curso Engenharia de Materiais da Unesc foram entregues nesta quinta-feira (15/10) na Casa Guido. As doações foram entregues por alunos do curso, acompanhados dos professores Ângela Arnt e Paulo Paes.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

16 de outubro de 2015 às 17:45
Compartilhar Comente

Semana Técnica de Engenharia de Materiais discute os novos rumos da tecnologia

Semana Técnica de Engenharia de Materiais discute os novos rumos da tecnologia
Evento traz informações sobre temas atuais do mercado (Foto: Arquivo) Mais imagens

O curso de Engenharia de Materiais da Unesc reunirá professores, alunos e profissionais da área para a 13ª Semana Técnica, que tem como tema “Novos Rumos da Tecnologia”. O evento ocorre de segunda sexta-feira (28/9 a 2/10), com minicursos, workshop e palestras em diversos espaços da Universidade.

A abertura oficial ocorre terça-feira (29/9), às 19h15, no Auditório Edson Rodrigues, com a palestra “Atuação da Engenharia no Desenvolvimento de Produto”, da engenheira do Grupo Torrecid, Franciele Luiz Domingos e “Conceitos e Aplicações de Análises Térmicas – DSC, TG, DMA, Dilatometria e Técnicas Acopladas”, com o engenheiro do Grupo Netzsch, Matheus Gonçalves. O PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais) irá apresentar os cursos de pós-graduação oferecidos.

Segundo a coordenadora do curso, Ângela Arnt, o objetivo do evento é propiciar aos estudantes informações e atualização de temas que compreendem o dia a dia de um engenheiro de materiais. Ângela conta que nesta edição da Semana haverá a participação de alunos do Ensino Médio do Cedup Abílio Paulo e que os acadêmicos de outros cursos de Engenharia da Universidade participarão dos minicursos.

Palestras:


Quarta-feira (30/9) às 19h15 no Auditório Edson Rodrigues
“Polímeros Intrinsecamente Condutores: Aplicações e Perspectivas Atuais” – com professor doutor Guilherme Mariz de Oliveira Barra;
“O API.nano e a Nanotecnologia na Natureza” – com o professor doutor Leandro Berti;
Apresentação do CREAJr.

Programação dos workshops e minicursos

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 25 de setembro de 2015 às 18:33
Compartilhar Comente

Alunos do Ensino Médio conhecem laboratórios utilizados pelo curso de Engenharia de Materiais

Alunos do Ensino Médio conhecem laboratórios utilizados pelo curso de Engenharia de Materiais
Estudantes do Cedup visitaram instalações do IDT (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os laboratórios do IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologoia), do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), utilizados pelos estudantes do curso de Engenharia de Materiais, receberam a visita, na tarde desta quarta-feira (9/9), de estudantes do Ensino Médio do Cedup Abílio Paulo. Durante o tour pelos espaços, os alunos puderam acompanhar testes e ensaios realizados por profissionais do local.

Segundo a coordenadora de Engenharia de Materiais, Ângela Arnt, desde junho deste ano, o curso disponibiliza que alunos de escolas da região conheçam um pouco das possibilidades que a carreira oferece. A primeira escola a visitar os laboratórios foi o Colégio Maximiliano Gaidzinski, de Cocal do Sul.

Além da coordenadora do curso, os visitantes foram acompanhados por professores de Engenharia de Materiais e pelo gerente do IDT, Ramon Silveira. Os alunos também foram convidados a participarem da Semana Acadêmica de Engenharia de Materiais, que ocorre de 28 de setembro a 2 de outubro.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de setembro de 2015 às 19:52
Compartilhar Comente