Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

Agrimensura na Praça

Com apoio do curso de Engenharia de Agrimensura da UNESC, a Associação Catarinense de Engenheiros Agrimensores - ACEAG, realizou no sábado dia 04  de junho, o evento  Agrimensura na Praça,  transmitido pela rádio Eldorado em comemoração ao dia do Engenheiro Agrimensor, o momento oportunizou apresentar o campo de atuação deste profissional, através de depoimentos, com os profissionais da área, incluindo acadêmicos e professores do curso.  

Por: Rosani Martins 08 de junho de 2022 às 19:59
Compartilhar Comente

Unesc apresenta projeto de revitalização à comunidade do bairro Nova York

Unesc apresenta projeto de revitalização à comunidade do bairro Nova York
Professores e acadêmicos foram responsáveis por criação de projeto de espaço social e comunitário (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A comunidade do bairro Nova York, em Forquilhinha, conheceu, na noite desta terça-feira (10/12), os detalhes do projeto de um novo espaço social e comunitário a ser implantado no campo do clube União. O projeto completo de uma estrutura multiuso de convivência comunitária foi criado a partir de uma atividade de extensão, intitulada EMI (Projeto de Extensão Escritório Modelo de Assistência Técnica),realizada ao longo de todo o ano por professores e acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica e Engenharia Civil.

Ao longo de quatro encontros dos professores e acadêmicos com a comunidade foi possível fazer um levantamento sobre problemas e potencialidades do bairro, assim como sobre o tipo de estrutura que gostariam de ter à disposição, dados que foram compilados pela equipe e resultaram no projeto final. Entre os espaços planejados estão pista de caminhada, atletismo e ciclovia; quadra poliesportiva; quadras de futebol suíço, areia para vôlei, futebol e futevôlei; biblioteca com salas para cursos; sede da Associação de Moradores; playground adaptado para inclusão social; academia pública; quiosques; concha acústica, entre outros.

Conforme o professor coordenador do projeto, Jorge Luiz Vieira, a participação das famílias do bairro Nova York e dos vizinhos Ouro Negro e Vila Franca foram essenciais para que o projeto refletisse aquilo que, de fato, as comunidades querem e precisam. “No total serão aproximadamente 1.500 famílias beneficiadas com toda a estrutura contemplada, ou seja, um número bastante significativo de pessoas que poderá usufruir daquilo que a comunidade pensou em conjunto”, destacou.

Após a fase apresentação e finalização dos detalhes do trabalho, de acordo com Jorge, o projeto será entregue à prefeitura de Forquilhinha. “Essa será a contribuição da Universidade. Oferecer todo esse trabalho de reconhecimento e utilização da sua expertise para a formação de um projeto completo. A partir disso, o poder público irá orçar e ir em busca de recursos para tornar as ideias realidade”, completou.

A presença nos encontros e a participação na construção das ideias, conforme o representante do Coletivo Cultural Catavento, Leonardo Teixeira, deverá ter continuidade para as próximas etapas a serem encaradas. “Vamos ter a oportunidade de criar uma história diferente para esse espaço que hoje está subutilizado. Sabemos que será um longo processo, mas temos certeza de que, quando pronto, esse será um modelo para outras cidades e comunidades. Com união de esforço iremos em busca dos recursos para efetivar isso tudo”, salientou.

Para a moradora da comunidade Fátima Kopetz, o sentimento é de grande expectativa. “Fiz questão de acompanhar todos os encontros e de participar ativamente desse projeto que com certeza fará toda a diferença no nosso bairro. Acredito que vamos conseguir vê-lo se tornar real”, pontuou.

Lideranças comunitárias que lutam pelo bairro Nova York há décadas ou da nova geração que inicia agora sua trajetória, como José Waldir Cardoso e Nedir Marcelino, respectivamente, também veem com entusiasmo o futuro do campo do União. “Estive na criação do clube União e participei de diversas fases históricas do bairro. Quero continuar trabalhando em prol da nossa região e acredito muito nessa ideia construída”, garantiu.

Na visão de Nedir, mesmo sendo ousada a ideia pode sair do papel. “Queremos continuar o trabalho feito até então na comunidade e encararemos esse projeto que é grandioso, mas é possível”, completou.

O Projeto de Extensão conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Forquilhinha, da Associação de Moradores do Bairro Nova York, do Coletivo Cultural Catavento e Labs Coopera e é vinculado ao Pehis (Programa Permanente de Extensão Habitat + Humano, Inclusivo e Sustentável) da Unesc. A ação conta com ainda colaboração dos professores Evelise Chemale Zancan, do Curso de Engenharia Civil, e Vanildo Rodrigues, do Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica e de alunos bolsistas e voluntários.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 10 de dezembro de 2019 às 22:18
Compartilhar Comente

Dia do Engenheiro Agrimensor II

Em continuidade a comemoração do dia do Engenheiro Agrimensor, o Curso de Engenharia de Agrimensura, apoiou a iniciativa da Associação Catarinense de Engenheiros Agrimensores (ACEAG), que reuniu para confraternização aproximadamente 100 engenheiros egressos da UNESC com seus familiares, no dia 08 de junho na Associação Salvaro em Siderópolis - SC.

Na programação que iniciou as 10 horas, com o programa Agrimensura na Praça da Rádio Eldorado, com o radialista Silmar Vieira, teve a presença do Presidente da Aceag, Engenheiro Agrimensor Solivan Serafim, do Presidente do CREA-SC, Engenheiro Agrônomo Ari Geraldo Neumann, do Coordenador do CDER,  Engenheiro Agrimensor Valdir Pedro Schneider, do Diretor Regional de Criciúma,  Engenheiro Ambiental Ingo Eugênio Dal Pont Werncke, do Deputado Estadual Cleiton Salvaro  e, do Prefeito de Cocal do Sul Engenheiro Agrimensor Ademir Magagnin.

Que debateram o momento presente da profissão de Engenheiro Agrimensor e sua contribuição social, bem como o sistema de fiscalização do CREA-SC. Acompanharam ainda o Presidente do CREA-SC, o Engenheiro Civil Sergio Becke, o Diretor do CREA-SC e Engenheiro Eletricista Evanio Ramos Nicoleit e, o Arquiteto Michel Foggiatto.

Após, teve um almoço com a participação dos profissionais, acadêmicos e professores. Foi um momento de rever velhos amigos e formar novos, bem como contatos para trabalhos futuros.

Hugo Schwalm

Vanildo Rodrigues

Por: Rosani Martins Martins 10 de junho de 2019 às 21:38
Compartilhar Comente

Dia do Engenheiro Agrimensor

Para lembrar da data em comemoração ao dia do Engenheiro Agrimensor, que ocorreu em 04 de junho, o curso de Engenharia de Agrimensura, reuniu os acadêmicos e professores para um coquetel na sala 2 do Bloco K no dia 05/06.

Para falar sobre a profissão e o momento desafiador que o profissional enfrenta no momento como SINTER, REUB, CADASTRO URBANO, O Engenheiro Agrimensor Ricardo Milanez da Empresa ESET e Coordenador da Câmara de Engenharia de Agrimensura no CREA/SC.

Discorreu sobre sua vivencia na empresa, que foi criada a 40 anos pelo seu Pai Joacir Milanez, formado na primeira turma do curso. O profissional que continua atuando na área de Agrimensura, desafiou os acadêmicos a criarem redes de contato, tanto interno ao ambiente do curso como externo com Empresas e os profissionais que atuam na área.

Vanildo Rodrigues

Hugo Schwalm

Por: Rosani Martins Martins 10 de junho de 2019 às 15:59
Compartilhar Comente

Aula Prática de Georreferenciamento de Imóveis Rurais

Um grupo formado por acadêmicos da disciplina de Geodésia III e o professor do Curso de Engenharia de Agrimensura realizaram uma atividade prática em São Joaquim, no último sábado (01/6). Os alunos puderam acompanhar alguns dos trabalhos que envolvem Georreferenciamento de Imóveis, na Cabanha Flor da Serra. Todo o trabalho, foi conduzido observando a norma mais atual, elaborada pelo INCRA.

Esta iniciativa traz inovação a disciplina com a participação do professor Leandro Dilnei Viana Soares e dos acadêmicos, junto com o Centro Acadêmico em parceria com a Coordenação do Curso

Segundo Leandro, o grupo pode visualizar e praticar as configurações de receptores GPS/GNSS e os métodos de medições, vivenciando os procedimentos de campo para o georreferenciamento de imóveis rurais. Todos os dados coletados, serão posteriormente processados no laboratório de geoprocessamento, finalizando a última etapa, com a elaboração de plantas cadastrais, juntamente com os seus respectivos memoriais descritivos.

Hugo Schwalm

Por: Rosani Martins Martins 06 de junho de 2019 às 16:49
Compartilhar Comente