Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

Agrimensura na Praça

Com apoio do curso de Engenharia de Agrimensura da UNESC, a Associação Catarinense de Engenheiros Agrimensores - ACEAG, realizou no sábado dia 04  de junho, o evento  Agrimensura na Praça,  transmitido pela rádio Eldorado em comemoração ao dia do Engenheiro Agrimensor, o momento oportunizou apresentar o campo de atuação deste profissional, através de depoimentos, com os profissionais da área, incluindo acadêmicos e professores do curso.  

Por: Rosani Martins 08 de junho de 2022 às 19:59
Compartilhar Comente

Unesc entrega estudo técnico que vai contribuir com a redução dos problemas causados pela chuva no norte do Rio Grande do Sul

Unesc entrega estudo técnico que vai contribuir com a redução dos problemas causados pela chuva no norte do Rio Grande do Sul
Análise foi conduzida por profissionais pesquisadores do Iparque, com uso de softwares de geoprocessamento e de modelagem hidrodinâmica (Foto: Assessoria de Mampituba) Mais imagens

Os recorrentes alagamentos e as prejudiciais inundações na região de Mampituba, no Rio Grande do Sul, estão mais próximos do fim. Isso porque profissionais pesquisadores do Iparque (Parque Científico e Tecnológico) da Unesc entregaram, nesta terça-feira (30/30), um estudo técnico para a “Avaliação Hidrológica e Hidrodinâmica da Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba”, divisa dos estados catarinense e gaúcho.

A demanda, conforme o coordenador do Centro de Pesquisa e Estudos Ambientais (CPEA), Sérgio Luciano Galatto, foi solicitada pelo poder público do município de Mampituba. Além dos problemas naturais causados pelas fortes chuvas, existem construções e propriedades localizadas nas porções de  cheias dos rios. “É onde naturalmente as águas acabam extravasando para fora da sua calha natural, em eventos de fortes chuvas, podendo trazer prejuízo econômico e risco de vida à população local”, explicou.

Os resultados obtidos permitiram à Universidade entregar uma avaliação técnica considerada pelo profissional como robusta, com proposição de medidas para minimizar os problemas gerados com as inundações.

O contexto histórico da região também foi considerado e uma análise multitemporal, por meio da fotointerpretação de imagens e fotografias datadas de 1957, 1978, 2000, 2010, 2013 e 2020, permitiu compreender a dinâmica fluvial dos rios Mampituba e Canoas. “O estudo apresentado é de grande importância, pois provou que a contenção é fundamental bem como é necessária a sua manutenção, tendo como principal objetivo garantir e preservar vidas. Ele servirá de base para, quem sabe, evitar futuras tragédias. Foi um trabalho muito bem elaborado e apresentado pelos profissionais Ives Fiegenbaum e Sérgio Galatto. Esperamos poder fazer novas parcerias para futuros trabalhos”, destacou o Secretário de Meio Ambiente, Sérgio Pereira da Conceição.

Para entregar uma resposta assertiva ao poder público, os pesquisadores da Universidade simularam três cenários com manchas de inundação, empregando modelo hidrodinâmico. O modelo do estudo considerou eventos de chuva de 24 horas, dentro dos períodos de 5, 10, 15, 20, 25, 50 e 100 anos, detalhou o profissional. “Trabalhamos em uma área de 1.211,97 km², inserida na bacia Hidrográfica do Rio Mampituba, que adentra os dois estados”, pontuou Galatto.

O estudo faz ressalva também quanto à importância do papel das Defesas Civis destes municípios, em terem seus Planos de Emergência e de Contingência instituídos, já que é uma região de superávit de inundações. 

Além de Galatto, o trabalho contou com a coordenação do engenheiro ambiental Ives Fiegenbaum; engenheiro agrimensor Jori Ramos Pereira e geólogo Gustavo Simão. Os técnicos colaboradores Marina Refatti Fagundes, Mariluci Pereira, Alan Sezara de Souza e o acadêmico Fabiano Cardoso de Souza também contribuíram com o projeto.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de março de 2021 às 18:31
Compartilhar Comente

Dia do Engenheiro Agrimensor II

Em continuidade a comemoração do dia do Engenheiro Agrimensor, o Curso de Engenharia de Agrimensura, apoiou a iniciativa da Associação Catarinense de Engenheiros Agrimensores (ACEAG), que reuniu para confraternização aproximadamente 100 engenheiros egressos da UNESC com seus familiares, no dia 08 de junho na Associação Salvaro em Siderópolis - SC.

Na programação que iniciou as 10 horas, com o programa Agrimensura na Praça da Rádio Eldorado, com o radialista Silmar Vieira, teve a presença do Presidente da Aceag, Engenheiro Agrimensor Solivan Serafim, do Presidente do CREA-SC, Engenheiro Agrônomo Ari Geraldo Neumann, do Coordenador do CDER,  Engenheiro Agrimensor Valdir Pedro Schneider, do Diretor Regional de Criciúma,  Engenheiro Ambiental Ingo Eugênio Dal Pont Werncke, do Deputado Estadual Cleiton Salvaro  e, do Prefeito de Cocal do Sul Engenheiro Agrimensor Ademir Magagnin.

Que debateram o momento presente da profissão de Engenheiro Agrimensor e sua contribuição social, bem como o sistema de fiscalização do CREA-SC. Acompanharam ainda o Presidente do CREA-SC, o Engenheiro Civil Sergio Becke, o Diretor do CREA-SC e Engenheiro Eletricista Evanio Ramos Nicoleit e, o Arquiteto Michel Foggiatto.

Após, teve um almoço com a participação dos profissionais, acadêmicos e professores. Foi um momento de rever velhos amigos e formar novos, bem como contatos para trabalhos futuros.

Hugo Schwalm

Vanildo Rodrigues

Por: Rosani Martins Martins 10 de junho de 2019 às 21:38
Compartilhar Comente

Dia do Engenheiro Agrimensor

Para lembrar da data em comemoração ao dia do Engenheiro Agrimensor, que ocorreu em 04 de junho, o curso de Engenharia de Agrimensura, reuniu os acadêmicos e professores para um coquetel na sala 2 do Bloco K no dia 05/06.

Para falar sobre a profissão e o momento desafiador que o profissional enfrenta no momento como SINTER, REUB, CADASTRO URBANO, O Engenheiro Agrimensor Ricardo Milanez da Empresa ESET e Coordenador da Câmara de Engenharia de Agrimensura no CREA/SC.

Discorreu sobre sua vivencia na empresa, que foi criada a 40 anos pelo seu Pai Joacir Milanez, formado na primeira turma do curso. O profissional que continua atuando na área de Agrimensura, desafiou os acadêmicos a criarem redes de contato, tanto interno ao ambiente do curso como externo com Empresas e os profissionais que atuam na área.

Vanildo Rodrigues

Hugo Schwalm

Por: Rosani Martins Martins 10 de junho de 2019 às 15:59
Compartilhar Comente

Aula Prática de Georreferenciamento de Imóveis Rurais

Um grupo formado por acadêmicos da disciplina de Geodésia III e o professor do Curso de Engenharia de Agrimensura realizaram uma atividade prática em São Joaquim, no último sábado (01/6). Os alunos puderam acompanhar alguns dos trabalhos que envolvem Georreferenciamento de Imóveis, na Cabanha Flor da Serra. Todo o trabalho, foi conduzido observando a norma mais atual, elaborada pelo INCRA.

Esta iniciativa traz inovação a disciplina com a participação do professor Leandro Dilnei Viana Soares e dos acadêmicos, junto com o Centro Acadêmico em parceria com a Coordenação do Curso

Segundo Leandro, o grupo pode visualizar e praticar as configurações de receptores GPS/GNSS e os métodos de medições, vivenciando os procedimentos de campo para o georreferenciamento de imóveis rurais. Todos os dados coletados, serão posteriormente processados no laboratório de geoprocessamento, finalizando a última etapa, com a elaboração de plantas cadastrais, juntamente com os seus respectivos memoriais descritivos.

Hugo Schwalm

Por: Rosani Martins Martins 06 de junho de 2019 às 16:49
Compartilhar Comente