Graduação Multi: mão na massa amplia horizontes e oportuniza novos aprendizados para alunos das engenharias e tecnologias da Unesc
Uma pequena bicicleta, um mini caminhão, um ventilador, um carrinho de mão. Objetos planejados e desenvolvidos pelos alunos do núcleo comum entre os cursos de Engenharia e Tecnologia da Unesc, dentro do formato da Graduação Multi.
Mas o que estes protótipos têm a ver com o novo método de ensino implantado pela Universidade em 2022? Tudo! Ele permite que os acadêmicos enxerguem o que foi planejado em suas mentes, passar para o papel e, na sequência, se materializar.
Ver os alunos colocarem a mão na massa foi, com o perdão da repetição, uma “mão na roda”, para o professor da disciplina de Expressão Gráfica, Vilson Menegon Bristot, que sempre gostou deste tipo de atividade. “Esta é a antiga disciplina de Desenho Técnico, na qual agora aliamos o desenho manual com o computacional. Baseado na ementa da disciplina, fizemos um trabalho com os acadêmicos como protagonistas, invertendo a situação: demos um problema que eles buscaram resolver em grupos formados com alunos das primeiras fases de todas as engenharias”, comenta. O trabalho envolve os cursos das engenharias de Produção, Química e Mecânica, além da Ambiental e Sanitária.
O resultado das atividades surpreendeu professores e coordenadores dos cursos, além da coordenadora dos cursos da área de Engenharia e Tecnologias, Angela Piccinini, que se viu maravilhada com o reflexo positivo da proposta. “Foi incrível ver o entusiasmo deles. Tivemos acadêmicos de diferentes cursos de engenharia engajados a contribuir, cada um da sua forma, pelo sucesso do projeto. A necessidade de sinergia é a mesma que eles encontrarão na vida profissional, na qual precisarão unir expertises pelo resultado final”, destaca.
Para um dos alunos integrantes do projeto, Robson Pereira, o trabalho serviu, entre outras coisas, para a integração da equipe, o conhecimento dos membros, para o aprendizado sobre planejamento, o escopo, o tempo e a dedicação de cada um. “A qualidade e a evolução do projeto, desde o rabisco até o desenho final e a finalização, nos deu certeza que somos capazes de alcançar objetivos maiores, sempre buscando o aprendizado”, enfatiza.
Tudo registrado
Junto a cada protótipo está um relatório com várias páginas, cuidadosamente encadernado em espiral. Na capa, a logomarca da Unesc e o título “Atividade Discente”. “Tudo que eles fizeram foi colocado no relatório, como as montagens, como estavam elaborando os desenhos, entre outras coisas. No início do semestre elaborei a descrição do que íamos fazer durante o semestre e pedi para que eles desenvolvessem o protótipo de um objeto que precisava ter pelo menos 15 elementos, com dimensões mínimas, logomarca da Unesc, pintura, tudo dentro do que a ementa da disciplina pede, se tornando ferramenta para o desenvolvimento destes protótipos. Antes da Graduação Multi os alunos faziam o desenho, mas não colocavam a mão na massa”, explica o professor Vilson Menegon Bristot, acrescentando que um líder foi estipulado para cada grupo, cabendo a ele confeccionar este relatório completo.
Trabalho em equipe na busca pela perfeição
Conforme o acadêmico Luiz Marangoni, por meio do desenvolvimento do projeto, foi possível reconhecer na prática a importância do trabalho em equipe. “Isso porque cada acadêmico teve que pensar e desenvolver uma parte do protótipo que no final deveria encaixar perfeitamente. A parte de execução dos desenhos e do projeto teve uma demanda de tempo maior que o esperado, devido a particularidade de cada peça, porém apesar dos contratempos, a equipe conseguiu cumprir o objetivo. O projeto foi desenvolvido em aço e alumínio, sendo que, para ambos foram utilizadas sucatas disponibilizadas por uma empresa da região. O resultado final foi gratificante para cada um de nós, ao ver o projeto pronto, montado e entregue, além de acarretar experiência para projetos futuros”, cita.
O trabalho proposto pelo professor Vilson é chamado de Aprendizagem Baseada em Problema (ABP), sendo que as ideias apresentadas o surpreenderam. “São alunos da primeira fase, ou seja, estão começando a sua jornada na Universidade, então esta disciplina começa a lhes dar noção de espaço, dimensão, escalas. As ideias apresentadas que foram materializadas nos impressionaram. No fim eles até falaram que não sabiam como conseguiram fazer. Falavam que não era só uma aula, era uma diversão. Na verdade, realmente é uma aula diferente, na qual eles produzem conversando entre eles. Eu tive uma grande surpresa com o resultado pela qualidade”, ressalta.
Para desenvolver os objetos, eles utilizaram a sala de aula, o atelier na Universidade, além das empresas onde trabalham e suas próprias casas.
Evolução com novo modelo de aprendizagem
A Unesc revolucionou o ensino novamente em 2022 com a implantação da Graduação Multi, um novo formato pedagógico para os cursos de graduação com olhares voltados ainda mais à conexão com o setor produtivo, setor público e sociedade.
A Universidade iniciou no primeiro semestre o projeto inovador que propõe ainda maior envolvimento dos estudantes, desde a primeira fase, na prática e na resolução de problemas reais. ”Ao reforçar a relação teoria-prática já valorizada na Universidade, a Graduação Multi envolve os estudantes em seus futuros campos de atuação profissional a partir de aulas em diferentes formatos, aprimoradas com constantes provocações à busca de soluções inovadoras”, reforça a reitora Luciane Bisognin Ceretta.
Por meio da proposta, as disciplinas dos cursos presenciais foram repensadas para potencializar o estímulo ao conhecimento por meio de processos inovadores. Todo o processo se baseia no objetivo de proporcionar um aprendizado duradouro, ainda mais preparado para o futuro e ao que o cenário exige. “A Graduação Multi veio para revolucionar. Gosto de ver os alunos com a mão na massa e sei que isso faz total diferença no processo”, diz o professor Vilson.
Matrículas abertas
Os interessados em conhecer não somente os cursos da área da engenharia, mas toda a graduação em modelo presencial ou de Educação à Distância (EaD) ou ainda as mais de 40 oportunidades em especialização da Unesc podem entrar em contato com a Instituição pelo Whatsapp (48) 99915-0433.
A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos e pelo contato também no Whatsapp (48) 99644-1887 ou no 3431-2545. A equipe está à postos também para atendimentos referentes à renegociação para que todos os acadêmicos possam regularizar as situações financeiras e efetivarem as matrículas para o próximo semestre.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
20 de julho de 2022 às 14:05Unesc oferece oportunidades de descontos para quem quer voltar a estudar
Independentemente do motivo que tenha provocado a pausa nos estudos, voltar a estudar é um grande passo para alcançar objetivos profissionais e chegar ao sonhado diploma de uma graduação. Quem precisou parar a jornada acadêmica temporariamente encontra uma excelente proposta na Unesc. A Instituição oferece uma oportunidade para voltar às salas de aula de uma Universidade com grande estrutura, profissionais altamente qualificados e com um método de ensino inovador, como a Graduação Multi.
Por meio do programa “Volte a Estudar” a Unesc oferece até 25% de desconto na mensalidade para aqueles que voltarem a estudar no segundo semestre de 2022. Como se não bastasse o desconto, conforme a supervisora da Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac), Alessandra Campos Goulart, o melhor de tudo é que o benefício é válido até a conclusão do curso. “É uma boa oportunidade para retomar a graduação. Depois de matriculado o acadêmico pode ainda participar de todos os processos de bolsas, como o UniEdu, a bolsa da Prefeitura para moradores de Criciúma, entre outros. Além disso, ele não precisa fazer todas as disciplinas da grade e a mensalidade se adequa aos créditos escolhidos”, explica.
Como fazer?
Segundo o gerente comercial da Universidade, Augusto Magalhães, “O ‘Volte a Estudar’ é um programa especialmente voltado para quem parou de estudar há mais de dois semestres e isso vale para alunos da Unesc e de outras instituições de ensino. “São 20% para quem não era aluno e 25% para quem era aluno da Unesc. O intuito é fazer com que pessoas que pararam de estudar em qualquer instituição, voltem a estudar na melhor Universidade Comunitária do Sul de Santa Catarina, a Unesc”, comenta.
Para voltar a estudar é simples. “Basta entrar em contato com o Setor Comercial da Universidade. O aluno é matriculado no seu curso e escolhe quantas disciplinas irá cursar”, cita Magalhães.
O pedido de reingresso não tem prazos estipulados, ou seja, é contínuo, sendo que as aulas iniciam no dia 1º de agosto.
Portas abertas
Os interessados em conhecer melhor os mais de 50 cursos de graduação em modelo presencial ou de Educação à Distância (EaD), no projeto Unesc Virtual, cursos técnicos, ou ainda mais de 40 oportunidades em especialização podem entrar em contato com a instituição pelo Whatsapp (48) 99915-0433.
A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo contato também no Whatsapp (48) 99644-1887. O e-mail centac@unesc.net também está à disposição para sanar dúvidas.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
20 de julho de 2022 às 14:02Unesc é sede de mais um seminário voltado para Engenheiros Agrimensores
A Unesc é sede esta semana do Seminário Parcelamento do Solo, uma parceria entre o curso de Engenharia de Agrimensura e Cartografia e a Associação Catarinense de Engenheiros Agrimensores (ACEAG), com apoio da Federação Nacional de Engenheiros Agrimensores (FENEA) e patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agrimensura (CREA-SC). De forma híbrida, o evento está sendo realizado no auditório Edson Luiz Rodrigues, no Bloco P da Universidade, e transmitido pela Unesc Tv, no YouTube.
Dois temas foram abordados na noite desta quinta-feira (14/07). Na primeira parte do encontro o assunto discutido foi “Usucapião extrajudicial com o Registrador titular do Registro de Imóveis” da 1ª Zona de Porto Alegre/RS e graduado em Direito Registral pela Faculdade de Direito de Barcelona/Espanha e Sebastião Branco, engenheiro agrimensor, formado pela Unesc em 1989 e especialista em Geografia.
Na noite de quarta-feira (13/07), primeiro dia do evento, aconteceu o debate com o tema “Retificação administrativa e a nova Lei 14.382/22”, com a participação dos debatedores; Marcos Salomão, professor, registrador de imóveis e advogado; Alexiane Antonelo, especialista em Direito Imobiliário, Registral e Notarial e Valcir Scheneider, engenheiro agrimensor, conselheiro do CREA-SC e coordenador da CEGEMAGRI.
Usucapião administrativo
O professor Sebastião Branco, egresso da Unesc, participou do encontro e com o sentimento de felicidade pelo retorno à Universidade na qual passou quatro anos de sua vida. Ele foi um dos debatedores da noite de quinta-feira, abordando sobre usucapião. Conforme Branco, até 2015 só se fazia o usucapião judicial. “Com a mudança no Código de Processo Civil (CPC) acabou criando-se essa modalidade do usucapião administrativo que evita todo aquele caminho via judiciário, indo direto para o oficial do Registro de Imóveis. Vamos discutir o que podemos fazer para que seja implementado esta mudança no CPC. Já se passaram sete anos e é muito pouco aplicado. Temos que aplicar e divulgar essa nova opção para que isso se propague e benefície a sociedade”, explicou.
A segunda parte ficou a cargo da Chirli Raupp, engenheira agrimensora e especialista em Retificação Administrativa e Regularização de Imóveis; Cristiane Dagostin Dal Toé, advogada e mestre e especialista em Direito Ambiental, que estiveram presencialmente no evento e de Endrigo Wilson Cenzi, oficial registrador e especialista em Direito Público e Jordan Fabrício Martins, graduado e mestre em Direito, oficial do 3º Registro de Imóveis de Florianópolis e presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IREB), participantes virtuais. Os profissionais debateram sobre a estremação de imóveis.
Nesta sexta-feira (15/07) à noite o debate será com mais quatro especialistas em questões imobiliárias, que abordarão os temas “ Desdobro; Desmembramento complexos; assuntos polêmicos em Loteamentos, Condomínio Rural e Chacreamento”.
O debate será realizado com a presença dos convidados: Maria do Carmo de Toledo Afonso, titular do 1º Ofício de registro de Imóveis de Criciúma; Vanessa Zoldan, professora e pós graduada em Direito Imobiliário pela Unesc e oficial substituta no Ofício de Registro de Imóveis da Comarca de Biguaçu; João Paulo Casagrande Rosa, engenheiro agrimensor e gerente da Divisão de Parcelamento de Solo (DPS) da Prefeitura de Criciúma e Jéssika Cardoso Luiz, engenheira agrimensora formada pela Unesc e especialista na área Imobiliária e Loteamento.
“Esse Seminário é uma importante oportunidade para que nossos profissionais tenham um pouco mais de conhecimento e se atualizem sobre os temas abordados. Estamos aqui mais uma vez na Unesc promovendo mais um importante seminário para a nossa classe. Um evento que agrega vários profissionais de outros ramos e muito conhecimento. Com a transmissão via on line, também conseguimos reunir muitas pessoas interessadas. Em média, atingimos a audiência de mil profissionais por noite. O importante é que o tema: Usucapião, interessa a todos e ajuda a esclarecer sobre as mudanças que ocorreram no CPC”, avaliou
Para o professor e coordenador adjunto do curso de Engenharia de Agrimensura Vanildo Rodrigues, é muito bom a Universidade sediar eventos que vem ao encontro dos ensinos acadêmicos. “Mais uma vez, em parceria com a ACEAG, a Unesc abre as portas para receber a comunidade dos engenheiros agrimensores, advogados, registradores e também para os nossos acadêmicos. Um evento muito importante que trata do solo em que nós moramos. Regularização, parcelamento, regularização de limites, retificação administrativa são assuntos que interessam para o dia-a-dia dos profissionais e a toda comunidade. Quando nós tratamos de parcelamento, de retificação, tratamos de materialidade na divisa, estamos propiciando segurança e qualidade de vida para os clientes”, ponderou.
Gesto solidário
O seminário ainda promoveu juntos aos participantes presentes, uma ação solidária com a arrecadação de alimentos para a Casa da Infância, situada no bairro Fábio Silva, em Criciúma. Aqueles que não contribuíram com alimentos, realizaram doações em dinheiro através do Pix.
Seminário Parcelamento do Solo -Quarta-feira - 13/07/22
Debate sobre: Retificação administrativa e a nova Lei nº 14.382/22
Seminário Parcelamento do Solo -Quinta-feira - 14/07/22
Debate sobre: Usucapião extrajudicial / Estremação
Seminário Parcelamento do Solo - Sexta-feira - 15/07/22
Debate sobre: Parcelamento do Solo
Fotos e texto: Décio Batista
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
15 de julho de 2022 às 18:42
Newsletter
RSS