Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais

Prata da Casa: Carolina Bombardeli Evaristo

Prata da Casa: Carolina Bombardeli Evaristo
Mais imagens

Na noite desta sexta-feira (28.10) tivemos mais uma edição do Programa PRATA DA CASA, com a participação da egressa do curso de Administração-Comércio Exterior da UNESC, Carolina Bombardeli Evaristo, analista de exportação da Decor Export de Criciúma/SC.

A 4ª fase de Comércio Exterior, na disciplina de Sistemática de Importação,  conheceu e se inspirou com as experiências de Carolina, no qual destacou aos acadêmicos a importância do preparo antes de uma entrevista, investimenos em cursos de especialização profissinal, aproveitar a jornada acadêmica, questionar quando tiver dúvidas e não recusar oportunidades que batem em sua porta. Finalizou afirmando que "Esforço e dedicação são a base para qualquer carreira de sucesso".

Registramos nossos agradecimentos a convidada pela disponibilidade em retornar a universidade para compartilhar sua trajetória acadêmica e profissional!!

Carolina Bombardeli Evaristo é PRATA DA CASA!!

PRATA DA CASA

O programa Prata da Casa, idealizado pelo Prof. Dr. Júlio César Zilli, é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais- GENINT, visa compartilhar conhecimentos e experiências de egressos, proporcionando uma visão sistêmica do mercado de trabalho, bem como a inserção dos acadêmicos no mercado de atuação da profissão. Os egressos fortalecem o vínculo com a universidade, retornando ao ambiente acadêmico para socializar suas experiências e oportunidades oferecidas no atual contexto socioeconômico.

Por: Júlio César Zilli - GENINT 28 de outubro de 2022 às 23:44
Compartilhar Comente

Programa de Imersão Empresarial - AMREC recebe Certificação Honrosa na SCT UNESC 2022

Programa de Imersão Empresarial - AMREC recebe Certificação Honrosa na SCT UNESC 2022
Mais imagens

O Programa de Imersão Empresarial PRIME – AMREC recebeu ontem na Semana de Ciência e Tecnologia da UNESC a certificação honrosa!! O programa é fruto de iniciação científica desenvolvida pelo Prof. Dr. Júlio César Zilli em parceria com o acadêmico de Administração, Eduardo França Castro.

Na oportunidade também foram apresentados para a comunidade 06 projetos que envolvem PIBIC Junior, PIC 170, FUMDES e 04 programas de extensão: PEIEX Criciúma, Prata da Casa, PRIME Experience e Vales da Uva Goethe!!

Parabenizamos a todos pela dedicação e comprometimento com os programas e projetos de pesquisa e extensão.

Por: Júlio César Zilli - GENINT 28 de outubro de 2022 às 16:13
Compartilhar Comente

Projeto de Extensão nos Vales da Uva Goethe visita a vinícola Casa Del Nonno

Projeto de Extensão nos Vales da Uva Goethe visita a vinícola Casa Del Nonno
Mais imagens

O grupo de bolsistas do Projeto de Extensão nos Vales da Uva Goethe estiveram visitando neste sábado (15.10.2022) a vinícola Casal Del Nonno em Urussanga/SC.

A equipe do projeto de extensão formada por Mariana Vargas e Isabela Venson, acadêmicas do curso de Administração-Comércio Exterior e o Prof. Dr. Júlio C. Zilli foram recebidos pelos proprietários da vinícola, Sr. Renato Damian e Matheus Damian, proporcionando uma imersão na história do empreendimento, na cultura do vinho e da Uva Goethe!!

AS FAMÍLIAS DAMIAN E MARIOT E A TRADIÇÃO DO VINHO

Originários da região do Veneto, província de Belluno, propriamente de Longarone Itália, as famílias Damian e Mariot, estabeleceram-se em Urussanga como pioneiros no fim do século XIX, trazendo consigo a paixão pela videira e pela vinificação dos seus frutos. O imigrante Pietro Damian, foi um dos pioneiros deste trabalho, ajudando a consolidar a fama dos vinhos de Urussanga, conquistando, em concursos, tanto no Brasil como no exterior, vários prêmios com a marca Lacrima Christi, contando também com a colaboração da imigrante Lúcia Olivier Mariot, que na antiga Itália trabalhava na elaboração de vinhos.

No ano de 1975, os descendentes daqueles heróis, Hedi Damian e Flávio Antonio Mariot, fundaram a Vitivinícola Urussanga Ltda, que apresenta ao mercado uma variação de vinhos e espumantes de elevado padrão de qualidade, dando desta forma, continuidade àquele trabalho com muito amor e paixão, buscados na força exuberante dos seus próprios vinhedos, ratificando o que dizia o grande poeta alemão Johann Volfgang Von Goethe: "A vida é muito curta para consumir vinhos ruins". A tradição familiar ainda esta presente na vinícola, hoje administrada por Renato Mariot Damian, filho de Hedi, conta com a assessoria Matheus Damian, filho de Renato, formando assim, três gerações de amor pelo vinho.

Registramos nossos agradecimentos pela receptividade e por todo o cohhecimento compartilhado! Foi espetacular!

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO

Qualificação para o empreendedorismo internacional em empreendimentos rurais de vitivinicultores dos Vales da Uva Goethe – SC.

Liderado pelo Prof. Dr. Júlio César Zilli, o projeto aprovado via Edital nr. 358/2020, tem por objetivo desenvolver atividades de extensão industrial universitária qualificando produtores rurais - vitivinicultores – no empreendedorismo internacional, por meio do desenvolvimento do Plano de Negócio para Exportação, considerando a agregação de valor aos produtos pela incorporação da Indicação de Procedência no Vales da Uva Goethe (IPVUG).

A partir do objetivo geral, delimitou-se os seguintes objetivos específicos:

a) Capacitar a equipe de extensão quanto a Indicação de Procedência no Vales da Uva Goethe - IPVUG;
b) Diagnosticar a situação atual dos empreendimentos rurais envolvidos;
c) Elaborar um plano de trabalho a partir da situação atual dos empreendimentos rurais envolvidos;
d) Realizar a qualificação dos proprietários rurais quanto ao empreendedorismo e acesso aos mercados internacionais;
e) Desenvolver o plano de negócios para exportação do empreendimento, considerando o alinhamento com as estratégias de negócios do IPVUG, respeitando as individualidades culturais dos envolvidas.

Por: Júlio César Zilli - GENINT 15 de outubro de 2022 às 17:41
Compartilhar Comente

PEIEX Criciúma/UNESC presente na Expolages 2022

PEIEX Criciúma/UNESC presente na Expolages 2022
Mais imagens

Na noite desta sexta-feira (14.10.2022), Mateus Simôes, técnico extensionista do Programa de Qualificação para Exportação - PEIEX Criciúma (polo em Lages) esteve participando da Expolages 2022, realizada no Parque de Exposições Conta Dinheiro em Lages/SC. Na oportunidade, nosso técnico esteve acompanhado pela Profa. Lilia Kanan/Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação, Prof. Kaio Amarante/reitor e pelo Prof. Alexandre Venção/ Pró-reitor de Ensino, ambos da UNIPLAC.

De acordo com o Coordenador do programa, Prof. Dr. Júlio César Zilli "Neste 2o. ciclo (2022-2024) estaremos presentes também na região serrana, por meio de um polo em Lages. Para tanto, efetuamos um convênio interinstitucional com a UNIPLAC, o que fortalecerá a execução do programa na Associação dos Municípios da Região Serrana - AMURES. O PEIEX Criciúma continuara seu trabalho de qualificação para exportação nas empresas localizadas no Sul catarinense, abarcando a AMUREL, AMREC e AMESC, com a meta de qualificar 150 empresas."

Sobre o PEIEX

Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é oferecido pela  Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para que as empresas iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura. Durante os diálogos, são levantados questionamentos sobre a comercialização internacional:  minha empresa está pronta para exportar? Qual é a melhor forma de fazer meu produto chegar a um determinado mercado? Como deve ser a negociação com o comprador internacional? Como formar o preço do meu produto para outro país? Devo exportar diretamente, ou fazer uso de uma comercial exportadora?

O PEIEX é implementado em todas as regiões do país, por meio de parcerias da ApexBrasil com universidades, parques tecnológicos ou fundações de amparo à pesquisa ou federações de indústria. Chamadas de entidades executoras do programa, elas são responsáveis pela aplicação da metodologia do programa na qualificação de empresas.

Mais informações sobre a atuação do Núcleo Operacional PEIEX Criciúma e as formas de participar podem ser obtidas por meio do site www.unesc.net/peiex, no e-mail: peiex.criciuma@unesc.net, ou pelo telefone 48 3431-4516. Nas redes sociais (Instagram e Facebook) também é possível encontrar os perfis e acompanhar os trabalhos da equipe. 

Por: Júlio César Zilli - GENINT 15 de outubro de 2022 às 00:11
Compartilhar Comente

Unesc participa de Encontro Nacional do Peiex

Unesc participa de Encontro Nacional do Peiex
Mais imagens

A Unesc está presente no Encontro Nacional do Peiex, que acontece em Brasília nesta quarta-feira (05/10) e quinta-feira (06/10). Representam a Universidade na Capital Federal, o coordenador do programa em Criciúma, Julio Cesar Zilli, e a monitora Janini Borba.

“É um evento anual que reúne todos os núcleos operacionais do Peiex do país para compartilhamento de experiências, além de levantar as novas demandas do mercado internacional e como os núcleos operacionais podem trabalhar para desenvolver o programa de qualificação para exportação de forma mais efetiva, trabalhando o desenvolvimento da região”, conta Zilli.

O encontro acontece na sede da ApexBrasil e conta com uma série de palestras. “É um evento que trata do network entre os núcleos Peiex do país, além de levar conhecimento extra para aplicar na nossa região. É uma ação importante que potencializa este convênio que a Unesc tem com a ApexBrasil para execução na região Sul do estado e no polo de Lages no segundo ciclo do Programa de Qualificação para Exportação, que vamos executar de 2022 até 2024”, acrescenta Zilli.

Bons resultados

No ciclo que compreendeu os anos de 2019 a 2021 a equipe do Peiex Unesc atendeu organizações de 31 cidades e 19 diferentes setores produtivos, tendo como resultado o desenvolvimento de 35 empresas efetuando exportações durante o convênio para países de todos os continentes, América, África, Ásia, Oceania e Europa. Entre os produtos exportados por meio do projeto estão arroz, biquínis, calçados, cintas modeladoras, cosméticos, produtos químicos, plásticos, ração animal, entre outros. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de outubro de 2022 às 15:56
Compartilhar Comente