Ciência da Computação

Novos horizontes: Projeto utiliza informática para estimular aprendizagem de pessoas com deficiência

Novos horizontes: Projeto utiliza informática para estimular aprendizagem de pessoas com deficiência
Atividades ocorrem desde abril de 2014 na Apae de Criciúma (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Mais de 200 alunos da Apae de Criciúma, dos cinco aos 59 anos, tiveram a rotina modificada pelo projeto de extensão da Unesc “Inclusão digital na Apae: A informática na promoção dos direitos da cidadania e da educação por meio da acessibilidade aos recursos de informação e comunicação às pessoas com deficiência”. Desde abril de 2014, professores e acadêmicos da Universidade vão até a entidade com o intuito de desenvolver nos participantes uma maior autonomia na utilização dos recursos tecnológicos.

O projeto está dando muito certo. A equipe da Universidade é bem disposta e está sempre buscando saber mais e trazer novas ideias. Os nossos alunos estão adorando e no dia em que não há aula, sentem falta e perguntam. Eles estão se sentindo integrados à realidade do mundo digital e isso tem contribuído também com o desenvolvimento deles”, conta a diretora pedagógica da Apae de Criciúma, Laktiel dos Santos Silva.

As atividades ocorrem três vezes por semana na Sala de Informática da entidade, que possui um profissional que auxilia nos trabalhos dos professores e alunos da Universidade.

O coordenador do projeto de extensão, professor Luciano Antunes, explica que o trabalho é realizado de acordo com a deficiência apresentada pelo aluno, e que por meio de jogos e demais atividades lúdicas, eles aprendem conceitos que visam à inclusão digital. “Procuramos ferramentas computacionais que auxiliem os alunos que frequentam a Apae. Desde atividades que estimulem a alfabetização, a estimulação para o aprendizado de números, atividades de concentração e raciocínio lógico. Para poder montar as aulas, ‘mergulhamos’ em cada uma das deficiências apresentadas”, afirma.

Segundo Antunes, os participantes têm demonstrado cada vez mais interesse nas aulas, e já estão aprendendo inclusive a mexer em dispositivos com tela sensível ao toque, como smartphones e tablets. “O mundo digital é uma realidade, e não é porque eles têm algum tipo de deficiência que não poderão participar dele”, analisa.

O projeto faz parte das atividades comunitárias realizadas pela Unesc, por meio da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) e promovida pela UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias). Além de Antunes, participam da iniciativa as professoras Ana Claudia Garcia Barbosa e Graziela Fátima Giacomazzo, além das acadêmicas bolsistas Daiara Paes e Keila Mayany Xavier.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de julho de 2015 às 21:32
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Unesc inova com curso superior de Tecnologia em Jogos Digitais

Unesc inova com curso superior de Tecnologia em Jogos Digitais
Os jogos movimentam mais de R$ 1,6 bilhão no Brasil (Foto: www.producaodejogos.com) Mais imagens

O Brasil é o país em que o mercado de jogos eletrônicos mais cresceu em 2012, segundo a Abragames (Associação Brasileira de Games), movimentando R$ 1,6 bilhão em vendas, um volume 60% maior que em 2011. E com o aumento na procura por jogos, a Associação estima um crescimento de 13,5% no mercado de trabalho na área para os próximos cinco anos. E é neste cenário que a Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, lança o seu novo curso de graduação: Tecnologia em Jogos Digitais.

O curso faz parte das 25 graduações ofertadas no Vestibular de Inverno 2014, cujas inscrições encerram em 11 de maio, no link https://www.unesc.net/portal/capa/index/444/7639/. O curso de Tecnologia em Jogos Digitais da Unesc é inédito na região e o único na área entre Florianópolis e Porto Alegre. Os estudantes terão cinco semestres de aulas, de segunda-feira a sábado, pela manhã. Segundo o professor Rogério Antônio Casagrande, participante da comissão que elaborou o projeto do curso, os alunos terão disciplinas práticas em todos os semestres e, à disposição, seis laboratórios de informática e um específico para jogos digitais.

Casagrande explica que atualmente não há muitos profissionais com formação específica trabalhando na área de jogos digitais. “Hoje quem atua são profissionais de áreas como computação, publicidade e marketing. Há um nicho interessante a ser explorado por pessoas com formação específica em jogos”, afirma.

O professor Paulo Martins, também membro da comissão que elaborou o projeto do novo curso na Universidade, explica que profissional de Jogos Digitais terá um campo vasto de atuação. Segundo ele, ao contrário do que se pensa, jogos digitais não se resumem ao segmento do entretenimento. “Hoje, os jogos digitais são usados para educação, em simulações 2D e 3D, cinema, treinamento e recrutamento, marketing, publicidade e para questões estratégicas. Os jogos podem servir para entretenimento, auxiliar pessoas a perderem o medo ou até ajudar montadoras a criarem protótipos novos sem ter que arriscar investimentos de milhões no projeto”, comenta Martins.

Roteiro, Sociologia, Animação Computadorizada, Inteligência Artificial para Jogos, Realidade Virtual, Física, Matemática e Programação são algumas das disciplinas do curso, que também trará uma novidade aos acadêmicos. Conforme Casagrande, o aluno terá a opção de receber um certificado de Qualificação Profissional já durante o curso. Para isso ele deverá cumprir uma determinada carga horária. “O MEC (Ministério da Educação) garante essa possibilidade de fazer um curso profissionalizante dentro de um superior. Com a certificação, o aluno já poderá começar a trabalhar como programador após 360 horas e como Projetista de Jogos, após 480 horas de aula. E ao completar o curso de graduação, receberá o título de Tecnólogo em Jogos Digitais”, afirma Casagrande.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 29 de abril de 2014 às 16:19
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Professores e alunos de Ciência da Computação participarão do FISL 11

Professores e alunos de Ciência da Computação participarão do FISL 11
Fernando Teodósio Mais imagens

Às 4 horas da manhã de quarta-feira (21), uma caravana de aproximadamente 20 alunos e 5 professores do curso de Ciência da Computação da Unesc parte rumo ao Fórum Internacional Software Livre - FISL. O evento, que está na 11a edição, vai acontecer entre os dias 21 e 24 de julho, no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

A caravana da Unesc - que partirá da rodoviária de Criciúma - é organizada neste ano pelo aluno da nona fase do curso, Marcos Eduardo Possamai.

Funcionários do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Unesc também irão participar do FISL 11.

19 de julho de 2010 às 14:29
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