Ciência da Computação

Unesc Lab Procer é oficialmente inaugurado com resultados já promissores

Unesc Lab Procer é oficialmente inaugurado com resultados já promissores
Parceria coloca expertise acadêmica em imersão em busca de soluções ainda mais inovadoras para a empresa em plena ascensão Mais imagens

A primeira experiência do projeto Unesc Labs já mostra o sucesso da iniciativa. Com a proposta de colocar a expertise acadêmica à disposição na busca de soluções para as situações-problema de empresas de diferentes setores, o projeto dá seus primeiros passos com uma gigante da tecnologia. A Procer - Agrointeligência em Pós-Colheita, empresa de Criciúma que já ganha o mundo oferecendo soluções para o armazenamento de grãos, é a primeira a utilizar a integrar a parceria e a inaugurar oficialmente seu espaço dentro da Universidade.

Nesta quarta-feira (20/7) a parceria entre as instituições foi celebrada na inauguração oficial do Unesc Lab Procer. O espaço, localizado no Bloco XXI-A do campus, já abriga estudantes e professores engajados no projeto e nesta data recebeu a visita de gestores da empresa e da Universidade.

A felicidade e a realização das equipes ao ver de perto o projeto já dando resultados positivos estiveram estampadas nos rostos de todos que participaram do encontro de inauguração. Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, não há exemplo que traga mais significado do que um exemplo como este. “São três egressos do nosso curso de Ciência da Computação que empreenderam, mostraram sua capacidade e agora colaboram não só com as suas empresas, ao levar o conhecimento vivo da academia para dentro dela, mas com toda a região ao se unir com a Unesc e seu caráter comunitário”, destacou.

A aproximação da Universidade com o setor produtivo, conforme Luciane, está entre os importantes legados almejados pela gestão universitária em seu trabalho diário. “As experiências internacionais já nos mostram que esse é o caminho. É fundamental que a gente vá também para este lado. Ter a Procer conosco neste projeto que já é sucesso é um grande sinal de que estamos sendo muito assertivos”, pontuou ainda.

Murilo Gehrmann Schneider e Tarcisio C. Selinger, co-fundadores da Procer, estiveram na Unesc para a inauguração e também deixaram evidente a motivação com o projeto. “Chegar aqui e ver esse resultado já tão positivo é algo que nos deixa muito felizes. Nos faz refletir e recordar o início do processo de fundação da empresa, quando éramos só três pessoas, e agora somos mais de 160 pessoas trabalhando em prol de um serviço que atinge aproximadamente 10% da armazenagem de grãos em todo o país, ou seja, que afeta diretamente a alimentação de parte significativa da população”, comentou Murilo.

Rodrigo Raccuia, acadêmico da 3ª fase do curso de Ciência da Computação, é quem comanda os demais colegas que trabalham diariamente no time Procer na Unesc. Para o estudante, fazer parte de uma grande Universidade e ao mesmo tempo estar na linha de frente do setor produtivo é algo de significado imensurável. “Esse é um projeto sensacional do qual me orgulho por estar envolvido. Estamos em contato direto com mercado de trabalho, atuando na fronte e utilizando os conhecimentos que aprendemos em sala de aula. É uma oportunidade incrível”, garante.

Quem acompanhou de perto o interesse de Rodrigo para ser um integrante da equipe do Unesc Lab Procer, o coordenador do curso de Ciência da Computação, Luciano Antunes, também vibra com a inauguração e, principalmente, os resultados já alcançados. “Nestes primeiros meses fomos aparando as arestas, adequando necessidades e anseios e já percebemos que a direção tomada está fluindo muito bem para todos. A empresa já vê problemas em fase de solução por meio dos conhecimentos obtidos aqui e os alunos já demonstram amadurecimento, senso de pertencimento e até diferente postura profissional. Isso é incrível de se observar enquanto professores”, destaca, orgulhoso.

O diretor de Tecnologia da Procer Agrointeligência em Pós-Colheita, Alex Paranha, que, mesmo não estando presente na inauguração, acompanha de perto o projeto, avalia que o início de caminhada nessa experiência de inovação aberta mostrou que os melhores resultados se dão com o envolvimento dos alunos e o senso de pertencimento deles em relação ao time Procer. "À medida em que nós avançamos nessa integração, os estudantes e a Universidade se sentiram mais envolvidos e, para nós, foi interessante para avaliar melhor as entregas, fazer ajustes e também identificar pessoas em potencial que possam trabalhar dentro da empresa conosco no futuro. É um processo de conhecimento mútuo entre a companhia e os estudantes e nesse sentido a importância do coordenador, com quem fizemos alinhamentos semanais, é fundamental".

Este é o primeiro espaço inaugurado e deve configurar a aceleração de novos projetos do Unesc Labs. Para participar da dinâmica as empresas interessadas devem investir em bolsas de estudos para acadêmicos e horas docentes, tendo contrapartida a participação da expertise acadêmica na busca de soluções para as situações-problema de cada uma.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de julho de 2022 às 21:11
Compartilhar Comente

Unesc oferece oportunidades de descontos para quem quer voltar a estudar

Unesc oferece oportunidades de descontos para quem quer voltar a estudar
Mais imagens

Independentemente do motivo que tenha provocado a pausa nos estudos, voltar a estudar é um grande passo para alcançar objetivos profissionais e chegar ao sonhado diploma de uma graduação. Quem precisou parar a jornada acadêmica temporariamente encontra uma excelente proposta na Unesc. A Instituição oferece uma oportunidade para voltar às salas de aula de uma Universidade com grande estrutura, profissionais altamente qualificados e com um método de ensino inovador, como a Graduação Multi.

Por meio do programa “Volte a Estudar” a Unesc oferece até 25% de desconto na mensalidade para aqueles que voltarem a estudar no segundo semestre de 2022. Como se não bastasse o desconto, conforme a supervisora da Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac), Alessandra Campos Goulart, o melhor de tudo é que o benefício é válido até a conclusão do curso. “É uma boa oportunidade para retomar a graduação. Depois de matriculado o acadêmico pode ainda participar de todos os processos de bolsas, como o UniEdu, a bolsa da Prefeitura para moradores de Criciúma, entre outros. Além disso, ele não precisa fazer todas as disciplinas da grade e a mensalidade se adequa aos créditos escolhidos”, explica.

Como fazer?

Segundo o gerente comercial da Universidade, Augusto Magalhães, “O ‘Volte a Estudar’ é um programa especialmente voltado para quem parou de estudar há mais de dois semestres e isso vale para alunos da Unesc e de outras instituições de ensino. “São 20% para quem não era aluno e 25% para quem era aluno da Unesc. O intuito é fazer com que pessoas que pararam de estudar em qualquer instituição, voltem a estudar na melhor Universidade Comunitária do Sul de Santa Catarina, a Unesc”, comenta.

Para voltar a estudar é simples. “Basta entrar em contato com o Setor Comercial da Universidade. O aluno é matriculado no seu curso e escolhe quantas disciplinas irá cursar”, cita Magalhães.

O pedido de reingresso não tem prazos estipulados, ou seja, é contínuo, sendo que as aulas iniciam no dia 1º de agosto.

Portas abertas

Os interessados em conhecer melhor os mais de 50 cursos de graduação em modelo presencial ou de Educação à Distância (EaD), no projeto Unesc Virtual, cursos técnicos, ou ainda mais de 40 oportunidades em especialização podem entrar em contato com a instituição pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo contato também no Whatsapp (48) 99644-1887. O e-mail centac@unesc.net também está à disposição  para sanar dúvidas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de julho de 2022 às 14:02
Compartilhar Comente