Gestão de Recursos Humanos

Cocriadora, Unesc participa da abertura da Expomais

Confira a Matéria na Íntegra

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de outubro de 2023 às 17:02
Compartilhar Comente

Reflexos da pandemia na economia e nas organizações em debate na Unesc

Reflexos da pandemia na economia e nas organizações em debate na Unesc
Professor doutor Ecio de Farias Costa abriu evento abordando os impactos do auxílio emergencial na economia brasileira (Fotos: Reprodução) Mais imagens

O impacto do auxílio emergencial na economia brasileira esteve no centro dos debates nesta segunda-feira (31/5), durante a abertura da 21ª Semana Acadêmica do Curso de Ciências Econômicas e Encontro de Gestão e Negócios dos Cursos Tecnológicos da Unesc. Como convidado para abordar o assunto, o evento trouxe o economista, professor doutor da Universidade Federal de Pernambuco, Ecio de Farias Costa que juntamente com o economista da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Marcelo Freire, desenvolveu um estudo a respeito do impacto do Programade Auxílio Emergencial (PAE), do Governo Federal, na economia do país.  

Ao longoda palestra “O Impacto do Auxílio Emergencial: Reflexos da pandemia na economia e nas organizações”, online e transmitida ao vivo pela Unesc TV (acompanhe pelo link), Costa interagiu com os participantes e tirou dúvidas a respeito do estudo, finalizado em 22 de dezembro de 2020. O levantamento apontou que o PAE apresentou resultados positivos na massa de rendimentos do trabalho no Brasil.  

Segundo o economista, levando em consideração o Produto Interno Bruto (PIB) dos estados brasileiros, os que tinham o índice de pobreza acima da média nacional foram os que tiveram um maior impacto com o pagamento do auxílio emergencial. Já os estados considerados menos pobres, os impactos do PAE foram menores – Santa Catarina, por exemplo, foi o estado com o segundo menor impacto do auxílio sobre o PIB. “Para atender a uma população mais pobre, que estava sofrendo com o isolamento social em função da pandemia, vemos que o auxílio emergencial foi realmente eficiente. Muitos dos trabalhadores mais pobres vivem na informalidade e sem conseguir trabalhar, não teriam rendimentos”.   

Segundo o levantamento, há uma predominância do PAE nas regiões Norte e Nordeste, maiores beneficiários percentualmente. Nestas regiões, 51% dos beneficiários vieram do Programa Bolsa Família. Já no Sul e no Sudeste, há uma composição diferente de beneficiários, sendo que a maioria deles foi feita a partir de cadastros por aplicativos. Ao longo de sua explanação, o professor abordou ainda as mudanças nas cidades mais pobres em função do auxílio emergencial, dos problemas de acesso às agências da Caixa Econômica Federal e às lotéricas para a retirada do benefício, assim como as dificuldades em realização dos cadastros, levando pessoas a se deslocarem para outros municípios e causando aglomeração em alguns casos. Abordou ainda a preocupação com o “efeito retirada”, ou seja, em qual será o comportamento e as consequências do final do PAE e os problemas que podem ser gerados para a população a partir de um endividamento do Governo Federal para a realização de programas.    

Semana aberta ao público em geral  


A Semana Acadêmica do Curso de Ciências Econômicas e Encontro de Gestão e Negócios dos Cursos Tecnológicos da Unesc, apresenta como tema central de debate os "Reflexos da Pandemia na Economia e nas Organizações". Até esta quarta-feira (2/6), o evento totalmente virtual, abordará, a partir das 19 horas, assuntos importantes e atuais em torno da pandemia e seus reflexos. O evento será transmitido pelo canal da Unesc TV no Youtube e é aberto para todos os interessados.  Além de Costa, o evento receberá o colaborador da XP Investimentos, Gabriel Gastaldon; o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Lauro Mattei; e o próprio coordenador do curso e membro do Observatório Socioeconômico da Unesc, Thiago Rocha Fabris, com olhar regional sobre os impactos da pandemia. 

Para fazer a interlocução com o mercado regional o evento contará ainda com convidados de organizações como La Moda, Rede Giassi de Supermercados e Góes e Nicoladelli Advogados Associados.  Na aberturados trabalhos, nesta segunda-feira, além de Fabris, o coordenador dos cursos de Gestão da Unesc, Volmar Madeira, e o presidente do Centro Acadêmico de Ciências Econômicas, Luiz Eduardo Candiotto acolheram os participantes. 

O diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, parabenizou os professores e estudantes dos cursos envolvidos no evento. “Com esta Semana, vocês apresentam, enquanto universidade, um importante exercício de integração e de encontrar pontos de convergência e que são transversais às formações dos três cursos”, afirma. Aos estudantes, Feldhaus falou sobre a importância de oportunidades para o enriquecimento da formação acadêmica.

 Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de maio de 2021 às 21:46
Compartilhar Comente

Estudantes da Unesc conhecem empresa Malwee

Uma aula diferenciada. Na última quinta-feira (9/11), os alunos dos cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Administração e Comércio Exterior visitaram o setor de Recursos Humanos da Malwee. Durante a visita, organizada pelos professores Cristiane Dias e André Topanotti, os alunos foram recepcionados pela coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento do Grupo Malwee, Gisele Aparecida Ronczka.

Aspectos como a missão da área de gestão de pessoas, suas principais estratégias nas atividades de recrutamento e seleção, benefícios e remuneração e treinamento e desenvolvimento de pessoas, foram debatidos durante a visita. Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer o Parque Malwee, além de participar de uma palestra com visitação à administração central e ao parque fabril da Malwee.

Segundo a professora Cris Dias, só é possível conhecer o caminho entre a teoria e a realidade a partir do momento que se tem contato. “A realização desta visita pode proporcionar esta vivencia especial”, comenta.

A estudante Izabel Guidi comentou que a viagem fez os alunos perceberem que com persistência, criatividade, bondade e bom senso, é possível chegar onde quiser. “Principalmente através dos depoimentos dados pelo senhor Weeger. A preocupação com a ergonomia dos postos de trabalho, através de um significativo investimento em automatização do processo produtivo, e a consciência de sustentabilidade, através de uma grande estação de tratamento de efluentes foram os pontos mais relevantes apresentados pela empresa”, comentou.

Para o professor André Topanotti foi muito gratificante ver o comprometimento e interesse de cada aluno ao relacionar a teoria da sala de aula com a prática, demonstrada na visita pela equipe de Recursos Humanos da Malwee. “Além de promover o conhecimento para os nossos acadêmicos, proporcionou a integração entre os cursos, validando muitos dos conceitos trabalhados por nós professores em sala de aula”, comentou.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Coordenação dos Cursos de Gestão 13 de novembro de 2017 às 13:28
Compartilhar Comente

Estudantes da Unesc vão potencializar a agricultura familiar de Içara

Começou mais uma edição do Desafio Empresarial da Unesc. A ação, que compõe a Semana Acadêmica dos cursos de graduação em Gestão, este semestre traz um foco diferenciado. Por meio de atividades desenvolvidas durante toda a semana, alunos e professores vão potencializar o agronegócio familiar do município de Içara. O objetivo é fortalecer o desenvolvimento de microempresários agricultores do município, e junto com eles, aprimorar o conhecimento dos estudantes por meio da prática.

A semana começou com uma palestra motivacional, ministrada pela coach Leticia Zanini. Com o tema “Você faz a diferença”, Letícia conversou com os alunos sobre ações cotidianas que podem contribuir para o desenvolvimento intrapessoal de cada um. Dentre os assuntos debatidos estava a “autogestão”, que segundo Letícia, está presente no dia a dia daqueles que chegam mais rápido em seus objetivos

“Pesquisas mostram que pessoas com excelente performance gastam 50% do seu tempo em autogestão. Sem ter a consciência daquilo que estamos fazendo é impossível fazer a diferença. Muitos passam seus duas no piloto automático, replicando a realidade. Mas para ter uma direção é necessário responder para si mesmo perguntas como “Quem eu sou?”, “Quem eu quero ser?”, e as respostas não podem ser vagas, elas devem ser profundas”, comentou Letícia.

Desafio Empresarial

Para cumprir as metas do desafio os alunos são reunidos em empresas acadêmicas. Eles precisam, ao longo da semana, desenvolver uma série de atividades empresariais, que culminam em um evento de comercialização de produtos, que ocorre no sábado (28/10), em Içara.

“A agricultura familiar é uma área nova de empreendimento. Essa é uma forma de os alunos perceberem as possibilidades de entrada no mercado de trabalho. Realizar uma ação empreendedora direcionada aos agricultores, e outras atividades econômicas associadas do município de Içara, com aplicação prática de conteúdos apreendidos em sala de aula é o principal objetivo do desafio”, comentou o coordenador dos cursos de Gestão Financeira, Tecnologia em Processos Gerenciais e Recursos Humanos, Volmar Madeira.

Participaram da ação 120 alunos e 20 professores envolvidos dos cursos de Gestão Comercial, Processos Gerenciais, Gestão Financeira e Gestão de Recursos Humanos.  A abertura também contou com a presenta do pró-reitor de Administração e Finanças da Unesc, Thiago Fabris, da coordenadora do curso de Gestão Comercial, Michele Domingos e do secretário de Desenvolvimento Econômico de Içara, Paulo Brígido.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Coordenação dos Cursos de Gestão 24 de outubro de 2017 às 14:00
Compartilhar Comente

Visita Institucional a Havan de Brusque

Visita Institucional a Havan de Brusque
(Fotos: Divulgação) Mais imagens

No último dia 13/10, os alunos da 2ª fase de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos visitaram à área de Recursos Humanos da HAVAN - Loja de Departamentos. A visita foi organizada pelo Prof. Msc André Paes Topanotti, e contou também com a participação da Profª Vera Lucia Crispim e alunos da 1ª e 4ª fase em Gestão de Recursos Humanos.

Na oportunidade os alunos foram recepcionados pelo Sr. Aurélio Paduano, Gerente Corporativo de RH, Sra. Goreti Maestri - Coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento, Sr. Jussemar Hasquel - Coordenador de Setor Pessoal, e os Srs Fábio Cunha e Priscila Macedo da equipe de treinamento virtual.

Foi uma tarde de palestra e visitação à administração central, que apresentou-se aos alunos a história do empreendimento, sua visão, missão e valores. Também foi abordado aspectos como a missão da área de gestão de pessoas, suas principais estratégias nas atividades de recrutamento & seleção, benefícios & remuneração, e treinamento & desenvolvimento de pessoas. Os programas de formação e desenvolvimento de ​líderes e como a área de Gestão de Pessoas auxilia e conduz a gestão de treinamento de equipes na HAVAN e as ferramentas ​organizacionais que promovem e garantem a "memória organizacional", no tocante a gestão da aprendizagem e do conhecimento também foram abordadas pelo Sr. Aurélio e Sra Goreti.

Segundo Goreti, "um dos diferenciais das equipes da HAVAN é a oportunidade, e o apoio que damos na promoção e na formação de nossos gerentes de lojas. Como tivemos um crescimento muito grande recentemente, era indispensável que formássemos novos gestores. Isto motivou muito nossas equipes internas, e proporcionou grandes oportunidades de crescimento."

Para a Profª Vera Lúcia "foi um momento muito especial: Promoveu o conhecimento para os nossos acadêmicos, proporcionou a integração entre diversas fazes do curso, além de validar muitos dos conceitos trabalhados por nós professores em sala de aula." Para acadêmica Marília Studizinski Figueredo da 4ª Fase do Curso de Tecnologia em Gestão de RH "o centro administrativo da HAVAN é um 'sonho de consumo' para qualquer profissional. Uma estrutura fantástica e muito organizada."  Já para o acadêmico Antônio Oliveira da 2ª Fase do Curso de Tecnologia em Gestão de RH "a HAVAN já se mostrou ser uma empresa diferenciada pela recepção que nos proporcionou, e a atenção que dispendeu a todos nós, nos acompanhando numa tarde toda , compartilhando seus conhecimentos conosco."

"Foi muito gratificante ver o comprometimento e interesse de cada  aluno(a) ao relacionar a teoria da sala de aula com a prática demonstrada na visita pela equipe de RH da HAVAN." (Profº André Topanotti).

Fonte: Graduação em Gestão

Por: Josiane Silva 21 de outubro de 2016 às 14:08
Compartilhar Comente