Ciências Biológicas - Licenciatura

Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas realizam visita técnica ao GramadoZoo

Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas realizam visita técnica ao GramadoZoo
Estudo prático ocorreu nessa terça-feira (28/06) na cidade gaúcha (Fotos: Fernando Carvalho) Mais imagens

Acadêmicos da quinta fase do curso Ciências Biológicas da Unesc realizaram estudo prático no GramadoZoo nessa terça-feira (28/06). Acompanhados pelo professor Fernando Carvalho, eles realizam visita técnica no zoológico de Gramado com o objetivo de observar de perto os grupos de animais estudados durante o semestre na disciplina de “Zoologia de Vertebrados”.

Conforme Carvalho, durante as aulas da disciplina, são trabalhadas, forma teórica e prática, questões evolutivas, morfológicas, biológicas e ecológicas dos diferentes grupos de vertebrados. Entretanto, segundo ele, poder observar algumas destas características em animais vivos é uma experiência única e muito importante para o aprendizado dos futuros biólogos. “Além disso, poder conhecer de perto instituições que se dedicam a cuidar e conservar as espécies nativas de vertebrados, faz com que os estudantes visualizem na prática um dos diversos campos de atuação do biólogo”, comentou Carvalho.

Para a acadêmica Jadna Silveira Rosso Coral, a visita ao Gramado Zoo foi uma experiência sensacional. “Depois das aulas de zoo, visitar um ambiente como o zoológico nunca mais produz a mesma sensação. Além de ver os animais, a gente passa a se preocupar com seu bem-estar, se o recinto é adequado, se existem atividades que estimulam os indivíduos. O fato do zoo apresentar exclusivamente animais da fauna brasileira o torna ainda mais encantador”, descreveu. 

Aliar conteúdo teórico com atividades práticas é uma característica do curso de Ciências Biológicas ao longo de diversas fases nas diferentes disciplinas. Conforme o professor, quando o assunto é fauna, a visita técnica ao GramadoZoo tem sido uma das atividades mais esperadas pelos acadêmicos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de junho de 2022 às 08:42
Compartilhar Comente

Em Praia Grande, Unesc encerra os lançamentos dos Planos de Desenvolvimento da Amesc

Em Praia Grande, Unesc encerra os lançamentos dos Planos de Desenvolvimento da Amesc
Mais imagens

Na noite desta terça-feira (28/06), no auditório da Cooperativa de Eletricidade de Praia Grande (Ceprag), aconteceu o último lançamento do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico dos municípios da Amesc.  A cidade, com os seus 10 mil habitantes, foi sede do encerramento da primeira etapa do projeto de desenvolvimento que está sendo realizado pela Unesc, Sebrae/SC e Amesc.

Capital Catarinense dos Canyons, Praia Grande é a porta de entrada para os Aparados da Serra, faz divisa com o Estado do Rio Grande do Sul, pelos municípios de Mampituba e Cambará do Sul. Em solo catarinense faz limite com São João do Sul, Santa Rosa e Jacinto Machado.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade, Gisele Coelho Lopes, comentou do privilégio de percorrer todos os municípios da Amesc. “Estamos tendo o privilégio de conhecer todos os cantos dessa região maravilhosa. O Plano nos oportuniza conhecer as especificidades de cada município e entender seus potenciais. Estamos em uma região localizada entre a serra e mar, com a BR-101 atravessando no meio de um grande potencial logístico e rico em recursos naturais. Nas 15 cidades que passamos, observamos a probabilidade do desenvolvimento de novas vertentes econômicas, então eu vejo essa região como um grande potencial. Eu já conhecia toda a Amesc, mas agora eu vejo o Extremo Sul catarinense com outro olhar, com motivação e otimismo para fazer com que este pedaço de Santa Catarina esteja no radar e na vitrine nacional e internacional. Mas para que tudo isto aconteça será necessária a mobilização das forças vivas desta comunidade.  O engajamento da Unesc é tirar todas as ideias do papel e torná-las realidade. A Universidade se sente acolhida por essa região e como comunitária temos este compromisso de transformar este território. Privilégio e gratidão pela oportunidade de estar aqui é esse o sentimento no final desta etapa”, pontuou.

Com sua economia sustentada pela agricultura, através do cultivo de arroz e banana, hoje Praia Grande desponta como um promissor polo de turismo ecológico devido à sua posição geográfica. Agora, surgem novas oportunidades devido à criação do Geoparque que abrange Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

O integrante do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade, Douglas Leffa Pirola, explicou aos presentes no evento a metodologia a ser utilizada na confecção do Plano, através da consulta pública e, depois, pelo encontro virtual a ser realizado através do Google Meet no início do mês de julho.

Com a força e apoio da população, o prefeito Elisandro Pereira Machado, pretende construir um desenvolvimento equilibrado para os próximos 10 anos. “Ficamos muito felizes de estar com a Unesc e com o Sebrae participando do Plano de Desenvolvimento. A Universidade está presente aqui no nosso município. É gratificante trabalhar com este corpo técnico da Unesc muito bem preparado e que vem ajudando a desenvolver toda a nossa Região Sul e vai auxiliar na elaboração de um grande Plano para o nosso progresso nos próximos anos. Agradeço a magnífica reitora Luciane Bisognin Ceretta e também a pró-reitora Gisele Coelho, por estar colaborando e nos ajudando com esta ação”, agradeceu.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Loro Gomes, agradeceu a presença da Unesc e do Sebrae/SC e destacou a importância desta iniciativa que irá fazer bem para Praia Grande, bem como aos demais 14 municípios da Amesc. Parabéns a todos os envolvidos pela grandeza desse Plano. Ele chega em boa hora, nossa cidade está crescendo muito ao longo dos últimos anos e está se tornando uma potência turística. Temos que valorizar bastante a agricultura familiar, o comércio e as empresas. Hoje estamos com uma demanda de mais de 100 vagas de emprego. Precisamos capacitar nossas mãos de obra para prestar um melhor atendimento aos turistas. Quero dizer que nós da Câmara de Vereadores estamos à disposição para apoiar este grande projeto de desenvolvimento”, comentou.

O presidente da Associação dos Municípios da Região do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e prefeito de Timbé do Sul Roberto Biava, era só elogiou ao trabalho até aqui executado pela Universidade e Sebrae. “Agradecimento à Unesc e ao Sebrae por esse magnífico trabalho que estão realizando para toda região do Vale do Araranguá. Agora, cada um de nós vai saber do seu potencial. Praia Grande é um exemplo de turismo que nós temos que seguir. Grande parte das nossas cidades tem as encostas da Serra e isto tem que ser melhor aproveitado. O Extremo Sul era uma área que até pouco tempo atrás, a gente dizia que não existia no Estado de Santa Catarina. Acredito que a partir desse estudo, eu tenho certeza que qualquer que seja o governador do estado, vai dar uma olhada diferente para nós”, ressaltou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2022 às 09:38
Compartilhar Comente

Professores e alunos da Unesc participam de Avaliação do Ensino de Graduação

Professores e alunos da Unesc participam de Avaliação do Ensino de Graduação
Mais imagens

Professores e acadêmicos da Unesc já podem participar da Avaliação do Ensino de Graduação, executada pelo Setor de Avaliação Institucional da Universidade.

A ação, tradicional na Universidade, conforme o coordenador do Setor de Avaliação Institucional, Thiago Francisco, é um mecanismo institucional importante para o desenvolvimento de informações. “O objetivo é contribuir para a evolução dos projetos pedagógicos dos cursos da Universidade, contribuindo para diversas ações institucionais, entre elas o Programa de Formação Continuada de Docentes e as Comunidades de Aprendizagem”, fala.

Na oportunidade a comunidade acadêmica participa ativamente do processo que envolve todas as tomadas de decisões. “Um dos pontos fortes do processo está na condição de oferecer um espaço democrático de escuta, que complementa todos os outros mecanismos que fortalecem a cultura de avaliação da Unesc. Como Universidade Comunitária desde a sua concepção, tem na avaliação um instrumento importante de reflexão e diálogo sobre suas práticas, permitindo que discussões possam ocorrer no âmbito dos processos de ensino, pesquisa e extensão”, pontua Thiago.

Alunos e professores podem participar da avaliação pelo link: https://webapp8.unesc.net/avaliacao/index.php.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2022 às 09:32
Compartilhar Comente

Professor da Unesc esclarece sobre a varíola dos macacos

Professor da Unesc esclarece sobre a varíola dos macacos
Doença tem maior incidência na África Central e Ocidental com foco nas florestas tropicais (Fotos e Texto: Divulgação / Décio Batista/ Agecom /Unesc) Mais imagens

O Ministério da Saúde (MS) monitora e analisa sete suspeitas da doença do macaco (Monkeypox), registradas nos últimos dias no Brasil. Os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Ceará, Mato Grosso do Sul com um caso cada, além de Rondônia com dois, isolaram os pacientes enquanto aguardam os resultados dos exames.

O professor do Curso de Ciências Biológicas e do Museu de Zoologia da Unesc e Biólogo da Regional de Saúde de Criciúma, Tiago Moreti, comenta que a varíola símia é uma doença causada pelo vírus Monkeypox e recebe esse nome pela detecção inicial em colônias de macacos, apesar de ser encontrado principalmente em roedores.

Segundo Tiago, o problema é que desta vez, desde maio, foram muitos casos confirmados em países considerados não endêmicos para o vírus ou de pessoas que não apresentaram relação direta com viagens a estas regiões endêmicas.

Atualmente, segundo divulgado nesta semana pelo site: globaldothealth/monkeypox , 1.011 casos em 31 países já foram registrados. Esta é a maior incidência fora dos domínios da África, já ocorrida na história mundial.

Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Escócia, Eslovênia, Finlândia, França, Hungria, Irlanda, Irlanda do Norte, Israel, Itália, Letônia, Malta, Marrocos, México, Noruega, País de Gales, Países Baixos, República Tcheca, Suécia e Suíça, são os territórios com casos confirmados.

No Brasil, o Ministério da Saúde divulgou no último domingo (05/06), um comunicado sobre a atual situação nacional, através da sua Sala de Situação para monitorar casos da varíola dos macacos no país. O objetivo é a criação de um plano de ação para o levantamento de casos, exames laboratoriais e dados clínicos da doença. Somente em São Paulo, Rio de janeiro e Minas Gerais estão aptos para a realização da investigação, mas segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga,  a chegada de kits de exames importados vai facilitar os diagnósticos. Na próxima quinta-feira (09/06), será lançada uma ação pelo MS e na sexta-feira (10/06), todos os Laboratórios Central de Saúde Pública (Lacen) estaduais e do Distrito Federal, já estarão recebendo a primeira remessa dos kits.

Transmissão

Por ser um vírus detectado primariamente em animais, a varíola símia é transmitida principalmente por contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais, lesões de pele ou membranas mucosas de animais infectados. No entanto, o que está ocorrendo agora, é a transmissão entre humanos que se dá principalmente por meio de contato pessoal via gotículas respiratórias (tosse ou espirro de uma pessoa infectada), contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados como roupa de cama ou toalhas.

Sintomas

Os sintomas se dividem em dois períodos, primeiramente é caracterizado por febre, dor de cabeça, dor muscular e dor na região lombar. Depois se inicia a erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para as demais partes do corpo.

Riscos

Para tranquilizar a população, a varíola símia ou varíola dos macacos, é geralmente mais leve do que a varíola humana, erradicada do mundo na década de 70 e 80, através da vacinação. “Comparar a varíola símia como algo parecido com a Covid-19, ainda são coisas muito distantes, primeiro porque a varíola dos macacos já é uma doença bem conhecida, que houve surtos anteriores, como no EUA em 2003, e para a qual já temos uma vacina, com eficiência acima de 80% para prevenir novos casos enfermidade. Como nem saímos de uma pandemia ainda, e agora um vírus com o “nome” de varíola, que no caso da varíola humana foi uma das maiores pandemias da história e com um grande número de mortes, isso deixa as pessoas preocupadas”, analisa o professor.

Prevenção e informações

Conforme Tiago, o importante é não sair alarmando as pessoas ou espalhando fake News. “Ficar divulgando que alguém que conhece está com a varíola símia, porque tem os mesmos sintomas da doença, não é o correto. Até porque, sintomas como febre, dor de cabeça e erupção cutânea, são comuns em várias doenças como herpes simples, infecções bacterianas da pele, varicela/herpes zoster, sarampo entre outras. Então a doença só se confirma através de exames laboratoriais e vale destacar que a letalidade é muito baixa”, destacou.

Com relação a prevenção, devemos seguir com os hábitos que já estamos acostumados como: a limpeza das mãos regularmente com água e sabão e posteriormente utilização de álcool 70%. Os profissionais de saúde em atendimento de casos suspeitos devem realizar as precauções padrão, de contato e de gotículas, o que inclui uso de proteção ocular, máscara cirúrgica, avental e luvas descartáveis. “A única coisa que será acrescentada, é que objetos utilizados pelo indivíduo com suspeita devem ser lavados com água quente e detergente (toalhas, lençóis, utensílios de cozinha) e o doente deverá permanecer em isolamento até as crostas das lesões desaparecem”, concluiu o professor.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de junho de 2022 às 14:02
Compartilhar Comente