Conhecimentos obtidos em sala de aula são colocados em prática
O curso de Artes Visuais (Licenciatura) da Unesc visitou a Escola Ubaldina Rocha Guedin para colocar em prática os conhecimentos socializados na sala de aula. A troca de conhecimentos, intitulada como “Universidade e escola em movimento orgânico”, ocorreu na tarde da última quarta-feira (17/5) e aproximou os acadêmicos da realidade no dia a dia escolar.
A visita também buscou analisar a realidade escolar e identificar problemas educacionais, de acordo com as diferentes situações encontradas na escola. Os acadêmicos da Universidade foram recebidos pela diretora Jucélia Gorete, pela professora de Artes Isabel Theis, demais professores e alunos.
Desde a primeira fase, os alunos do curso são colocados dentro do universo escolar e são preparados para o mercado de trabalho.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
18 de maio de 2017 às 11:29Artistas de todo o Brasil expõem obras sobre Feminismo na Unesc
Elas deixaram de ser apenas musas para criar suas próprias obras. O protagonismo da mulher no mundo da arte e a importância do debate sobre o feminismo são os destaques da nova exposição da Sala Edi Balod. A abertura de “Úvula de Ísis: a voz da mulher na arte” ocorreu na noite desta terça-feira (9/5), na Unesc. A mostra, que conta com a participação de 18 artistas brasileiras, foi construída e planejada pelos estudantes da sexta fase do curso de Artes Visuais da Unesc.
Uma união de 30 obras que fortalecem a luta contra sistemas opressivos, o fim de símbolos associados a fragilidade e submissão. Dentre as artistas participantes está Juliana Veloso, de Porto Alegre. Segundo ela, a exposição traz voz e se mostra como uma forma de resistência. “Participar desta temática, de caráter feminista, é uma sensação única. São artistas que falam com e para mulheres por meio de suas obras. Como professora de arte eu sempre levo a trajetória e existência da mulher no mundo da arte para sala de aula. Nós fazemos o nosso papel assim como qualquer outro artista”, comentou.
Para o coordenador do curso de Artes Visuais da Unesc, Marcelo Feldhaus, legitimar a produção artística da mulher é construir um espaço justo e igualitário na história da arte. “Só seremos capazes de nos ajudar e sustentar direitos fundamentais para todas as pessoas por meio de uma sociedade que tenha superado os estereótipos de gênero”, ressaltou.
A diretora da UNA HCE, Angela Back, parabenizou os estudantes pelo trabalho e fortaleceu a excelência do curso de Artes Visuais, que é nota máxima na avaliação do MEC (Ministério da Educação).
A abertura também contou com a performance da artista Angela Waltrick, de Lages. Ela trouxe uma reflexão sobre as questões ligadas ao corpo, identidade e gênero, buscando um novo olhar sobre o feminismo na sociedade contemporânea, estabelecendo conexões entre a arte, a vida cotidiana e o universo feminino.
Contribuem com a exposição as artistas:
Alexandra Eckert ( Porto Alegre-RS, 1971)
Angela Waltrick – (Lages-SC, 1967)
Beatriz Harger- ( Joinville-SC, 1961)
Bel Duarte – ( Criciúma-SC, 1974)
Berenice Gorini – (Nova Veneza-SC, 1941)
Bruna Ribeiro– (Criciúma-SC, 1993)
Chana de Moura – (Porto Alegre-RS, 1989)
Cheyenne Luge – (Quaraí – RS, 1990).
Daniele Zacarão – (Criciúma-SC, 1987)
Evenir Comerlato – (Caxias do Sul- RS, 1952)
Juliana Veloso – (Porto Alegre – RS, 1992)
Laura Goulart –(Torres-RS, 1994)
Letícia Cobra Lima – (Rio de Janeiro-RJ, 1989)
Magna Sperb- (Novo Hamburgo-RS, 1953)
Meg Roussenq- (Rio do Sul-SC, 1958)
Natasha Barricelli – (São Paulo-SP, 1975)
Neca Sparta- (Santo Ângelo-RS, 1948)
Umbelina Barreto – (Porto Alegre-RS, 1954)
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 09 de maio de 2017 às 22:03Artes Visuais recebe doação de um piano Essenfelder
A Unesc recebeu, esta semana, a doação de um piano armário Essenfelder. O móvel foi instalado no Ladav 2 (Laboratório Didático de Artes Visuais) onde será preservado e utilizado por professores e alunos da Universidade para atividades acadêmicas e culturais. O piano em madeira, fabricado em 1986, foi doado pelo casal Bernadete Bacha Berti e Claudinor Francisco Berti, de Nova Veneza, para a Unesc e fará parte do acervo do curso de Artes Visuais.
Na tarde desta terça-feira (9/5), o piano foi apresentado para professores e alunos da Universidade, que puderam ouvir a professora Édina Baumer tocando Bach, Vinícius de Moraes e Beatles. Além de professora universitária, Édina é professora de piano e foi ela quem ensinou uma das filhas do casal de Nova Veneza a tocar. “A dona Bernadete me procurou e disse que gostaria de doar o piano para a Unesc. Este móvel tem um valor sentimental grande para a família, mas ela não queria que ficasse sem ser tocado. Por isso a família quis doar para que outras pessoas pudessem usufruir dele”, comentou Édina.
Para o coordenador do curso de Artes Visuais da Unesc, Marcelo Feldhaus, o piano tem um valor histórico e vai colaborar tanto na formação de profissionais em diversos cursos, além de possibilitar novos momentos culturais no campus.
A vinda do piano para a Universidade foi organizada pela UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação). A diretora da UNA HCE, Angela Back; a coordenadora de Ensino da UNA, Ana Lúcia Cardoso, e a coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNA, Viviane Kraieski de Assunção, participaram da apresentação do piano.
Essenfelder
Florian Essenfelder nasceu na Alemanha em 1855 e faleceu no Brasil em 1929. O industrial foi o fundador da fábrica de pianos Essenfelder, em Curitiba, no Paraná.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 09 de maio de 2017 às 18:10
Newsletter
RSS