Artes Visuais - Licenciatura

Conhecimentos obtidos em sala de aula são colocados em prática

Conhecimentos obtidos em sala de aula são colocados em prática
Visita inseriu alunos de Artes Visuais na vivencia do dia a dia escolar Mais imagens

O curso de Artes Visuais (Licenciatura) da Unesc visitou a Escola Ubaldina Rocha Guedin para colocar em prática os conhecimentos socializados na sala de aula. A troca de conhecimentos, intitulada como “Universidade e escola em movimento orgânico”, ocorreu na tarde da última quarta-feira (17/5) e aproximou os acadêmicos da realidade no dia a dia escolar.

A visita também buscou analisar a realidade escolar e identificar problemas educacionais, de acordo com as diferentes situações encontradas na escola. Os acadêmicos da Universidade foram recebidos pela diretora Jucélia Gorete, pela professora de Artes Isabel Theis, demais professores e alunos.

Desde a primeira fase, os alunos do curso são colocados dentro do universo escolar e são preparados para o mercado de trabalho.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

18 de maio de 2017 às 11:29
Compartilhar Comente

Artistas de todo o Brasil expõem obras sobre Feminismo na Unesc

Artistas de todo o Brasil expõem obras sobre Feminismo na Unesc
Exposição está aberta para visitação na Sala Edi Balod até 9 de junho (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Elas deixaram de ser apenas musas para criar suas próprias obras. O protagonismo da mulher no mundo da arte e a importância do debate sobre o feminismo são os destaques da nova exposição da Sala Edi Balod. A abertura de “Úvula de Ísis: a voz da mulher na arte” ocorreu na noite desta terça-feira (9/5), na Unesc. A mostra, que conta com a participação de 18 artistas brasileiras, foi construída e planejada pelos estudantes da sexta fase do curso de Artes Visuais da Unesc.

Uma união de 30 obras que fortalecem a luta contra sistemas opressivos, o fim de símbolos associados a fragilidade e submissão. Dentre as artistas participantes está Juliana Veloso, de Porto Alegre. Segundo ela, a exposição traz voz e se mostra como uma forma de resistência. “Participar desta temática, de caráter feminista, é uma sensação única. São artistas que falam com e para mulheres por meio de suas obras. Como professora de arte eu sempre levo a trajetória e existência da mulher no mundo da arte para sala de aula. Nós fazemos o nosso papel assim como qualquer outro artista”, comentou.

Para o coordenador do curso de Artes Visuais da Unesc, Marcelo Feldhaus, legitimar a produção artística da mulher é construir um espaço justo e igualitário na história da arte. “Só seremos capazes de nos ajudar e sustentar direitos fundamentais para todas as pessoas por meio de uma sociedade que tenha superado os estereótipos de gênero”, ressaltou.

A diretora da UNA HCE, Angela Back, parabenizou os estudantes pelo trabalho e fortaleceu a excelência do curso de Artes Visuais, que é nota máxima na avaliação do MEC (Ministério da Educação).

A abertura também contou com a performance da artista Angela Waltrick, de Lages. Ela trouxe uma reflexão sobre as questões ligadas ao corpo, identidade e gênero, buscando um novo olhar sobre o feminismo na sociedade contemporânea, estabelecendo conexões entre a arte, a vida cotidiana e o universo feminino.

Contribuem com a exposição as artistas:

Alexandra Eckert ( Porto Alegre-RS, 1971)
Angela Waltrick –  (Lages-SC, 1967)
Beatriz Harger- ( Joinville-SC, 1961)
Bel Duarte – ( Criciúma-SC, 1974)
Berenice Gorini – (Nova Veneza-SC, 1941)
Bruna Ribeiro– (Criciúma-SC, 1993)
Chana de Moura – (Porto Alegre-RS, 1989)
Cheyenne Luge – (Quaraí – RS, 1990).
Daniele Zacarão – (Criciúma-SC, 1987)
Evenir Comerlato – (Caxias do Sul- RS, 1952)
Juliana Veloso – (Porto Alegre – RS, 1992)
Laura Goulart –(Torres-RS, 1994)
Letícia Cobra Lima – (Rio de Janeiro-RJ, 1989)
Magna Sperb- (Novo Hamburgo-RS, 1953)
Meg Roussenq- (Rio do Sul-SC, 1958)
Natasha Barricelli – (São Paulo-SP, 1975)
Neca Sparta- (Santo Ângelo-RS, 1948)
Umbelina Barreto – (Porto Alegre-RS, 1954)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 09 de maio de 2017 às 22:03
Compartilhar Comente

Artes Visuais recebe doação de um piano Essenfelder

Artes Visuais recebe doação de um piano Essenfelder
Móvel será utilizado por estudantes da Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc recebeu, esta semana, a doação de um piano armário Essenfelder. O móvel foi instalado no Ladav 2 (Laboratório Didático de Artes Visuais) onde será preservado e utilizado por professores e alunos da Universidade para atividades acadêmicas e culturais. O piano em madeira, fabricado em 1986, foi doado pelo casal Bernadete Bacha Berti e Claudinor Francisco Berti, de Nova Veneza, para a Unesc e fará parte do acervo do curso de Artes Visuais.

Na tarde desta terça-feira (9/5), o piano foi apresentado para professores e alunos da Universidade, que puderam ouvir a professora Édina Baumer tocando Bach, Vinícius de Moraes e Beatles. Além de professora universitária, Édina é professora de piano e foi ela quem ensinou uma das filhas do casal de Nova Veneza a tocar. “A dona Bernadete me procurou e disse que gostaria de doar o piano para a Unesc. Este móvel tem um valor sentimental grande para a família, mas ela não queria que ficasse sem ser tocado. Por isso a família quis doar para que outras pessoas pudessem usufruir dele”, comentou Édina.

Para o coordenador do curso de Artes Visuais da Unesc, Marcelo Feldhaus, o piano tem um valor histórico e vai colaborar tanto na formação de profissionais em diversos cursos, além de possibilitar novos momentos culturais no campus.

A vinda do piano para a Universidade foi organizada pela UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação). A diretora da UNA HCE, Angela Back; a coordenadora de Ensino da UNA, Ana Lúcia Cardoso, e a coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNA, Viviane Kraieski de Assunção, participaram da apresentação do piano.

Essenfelder

Florian Essenfelder nasceu na Alemanha em 1855 e faleceu no Brasil em 1929. O industrial foi o fundador da fábrica de pianos Essenfelder, em Curitiba, no Paraná.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de maio de 2017 às 18:10
Compartilhar Comente