Unesc forma mais de 150 profissionais nesta terça-feira
Celebração. Essa foi a palavra que marcou a terça-feira (22/12) na Unesc. Nesta data a Universidade protagonizou quatro cerimônias de Colação de Grau Especiais Virtuais. Transformaram-se, de estudantes para profissionais, graduandos dos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física Bacharelado e Licenciatura, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Letras, Matemática, Medicina e Psicologia.
As cerimônias, transmitidas ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube, foram assistidas por mais de quatro mil pessoas e seguem disponíveis na página. De médicos, a professores, advogados e engenheiros, todos fizeram seus juramentos e tiveram o grau outorgado de forma oficial.
Na cerimônia que conferiu grau a 18 novos médicos de forma antecipada em virtude da pandemia de Covid-19 o sentimento dos formandos foi de gratidão e incentivo uns aos outros. Além de relembrarem momentos dos anos de graduação e deixarem seus desejos de prosperidade na profissão que se inicia oficialmente após o ato, os graduandos deixaram ainda mensagens especiais aos seus pais.
A conquista do diploma neste dia, conforme uma das oradoras da turma, Paula Martins Goes, se deve ao incentivo e apoio daqueles que foram os pilares que os sustentaram. “Tudo o que aprendemos durante a jornada acadêmica foi um complemento do que aprendemos com vocês, que nos ensinaram como crescer com perseverança, foco, determinação e caráter. Hoje nos tornamos não apenas médicos, nos tornamos médicos dignos e responsáveis. Esse título é dedicado inteiramente a vocês”, salientou.
Na cerimônia que formou engenheiros civis e agrimensores e cartográficos, advogados, licenciados em Artes Visuais e bacharéis em Direito, a responsável por discursar em nome das turmas, Renata Ribeiro Costa Machado, destacou também os sentimentos vividos diante de uma formatura diferente do sonhado, mas ainda assim cheia de significado. “Essa é apenas uma das tantas vitorias que ainda estão por vir. Tínhamos tudo para enxergar o copo meio vazio, mas fizemos tudo para ver o lado meio cheio. Que agora esse copo transborde! Parabéns a todos nós! Nós vencemos”, comemorou com os colegas.
Representando a Universidade participaram das cerimônias de Colação de Grau Especial às 10h, às 15h, às 19h e às 21h30 a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a pró-reitora Indianara Reynaud Toreti e o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus.
Ao homenagear os formandos da noite, Feldhaus fez questão de deixar pedidos especiais aos agora egressos da Universidade. “Peço que que não esqueçam o juramento de suas profissões em nenhum dia de suas vidas e o deem efetividade. Sejam instrumento de transformação da nossa realidade e de quantas mais consigam alcançar e tenham orgulho de fazer parte da história de uma das melhores e mais lembradas instituições do Sul do Brasil, uma Universidade Comunitária de extrema grandeza que forma profissionais de excelência em todas as áreas”, dedicou aos graduandos.
Confira abaixo cada uma das cerimônias transmitidas no canal da Unesc TV no YouTube:
Psicologia, Letras, Ciências Biológicas, Geografia Licenciatura e Direito:
Medicina:
Eng. Civil, Eng. De Agrimensura, Matemática, Artes Visuais, Direito:
Educação Física:
Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
22 de dezembro de 2020 às 22:20Bolsistas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional evidenciam suas contribuições para o novo Ensino Médio
Ideias originais, inovadoras e referenciadas socialmente marcaram o 10º Seminário Regional do Proesd (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional). Este foi o último encontro de 2020, e os mais de 250 bolsistas da Unesc e da Unibave compartilharam, de forma online, seus projetos com o tema “Planejamento Integrado das Áreas de Conhecimento para o Novo Ensino Médio”.
Em um ano repleto de desafios, diante da pandemia, os acadêmicos das duas instituições avançaram na formação universitária, também construindo soluções para qualificar o ensino de base. O Programa concede bolsas para estudantes matriculados em cursos de Licenciatura. Como retorno, os bolsistas se dedicam a qualificar ou solucionar uma demanda social, enquanto cumprem as horas obrigatórias e tem contato com a iniciação científica.
Para a coordenadora do Proesd na Unesc, Bruna Carolini de Bona, os alunos evidenciaram a qualidade humana e pedagógica do Programa. “Num conjunto de experiências, os acadêmicos puderam partilhar o acúmulo de estudos e reflexões desenvolvidos no ano de 2020 a partir de três grandes áreas de
conhecimento: Ciências Humanas e Sociais aplicadas, Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Qualidade acadêmica e pedagógica marcaram as apresentações. ”, destacou.
A socialização dos trabalhos foi transmitida pela Unesc TV, com participação de representantes das CREs (Coordenadorias Regionais de Educação) de Araranguá e Criciúma, professores e gestores da rede pública de ensino, além de coordenadores e docentes dos cursos de Licenciatura da Unesc e Unibave.
Além de Bruna, durante o semestre os bolsistas foram orientados pela professora do Programa na Unesc, Eloir Fátima Mondardo Cardoso, e pela coordenadora da iniciativa na Unibave, Luiza Liene Bressan.
Tradicionalmente, há um evento estadual para a socialização dos projetos no início do ano. Por conta da pandemia, a expectativa é que o Seminário venha a ser realizado online em fevereiro. “Agradecemos imensamente o apoio e recursos da Secretaria do Estado de Educação de Santa Catarina. Torcemos para que possamos dar continuidade nesse importante Programa no ano de 2021. Estendemos a nossa gratidão àqueles que contribuem significativamente para que o Proesde se mantenha vivo e se fortaleça a cada novo ano”, completou a coordenadora.
.jpeg)
Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
12 de dezembro de 2020 às 19:31Estudantes e egressos da Unesc são aprovados no edital da Lei Emergencial Cultural Aldir Blanc de Criciúma
Os estudantes e egressos dos cursos de Teatro e Artes Visuais da Unesc tiveram 11 projetos aprovados no edital da Lei Emergencial Cultural Aldir Blanc de Criciúma. Ao todo foram 84 iniciativas inscritas em toda Criciúma. A lista dos contemplados foi divulgada nesta quarta-feira (9/12), pela FCC (Fundação Cultural de Criciúma).
A proposta de lei, em meio ao cenário pandêmico, teve dois vieses: de incentivar artistas com um recurso emergencial e, por consequência, colaborar para o enfrentamento da pandemia por meio da arte e da cultura. O edital foi publicado em junho de 2020, em meio ao isolamento social instaurado no Brasil.
Para a coordenadora de Artes Visuais e Teatro, Aurélia Regina de Souza Honorato, a representatividade da Lei e do engajamento dos artistas, estudantes e alunos neste momento tem muito significado. “Em tempo de pandemia, em nosso país, muitos discursos veiculados nas diferentes mídias desqualificam os campos da arte e da cultura, colocando-os em um patamar do supérfluo e desnecessário”, enfatizou a coordenadora de Artes Visuais e Teatro, Aurélia Regina de Souza Honorato.
A resposta positiva de quem tem na arte seu instrumento de vida se coloca então como uma resposta, além de colaborar para a saúde mental das pessoas e também para entretenimento em casa. “Nós sabemos que o corpo é tríade: alma, mente e físico. Esta legitima as dimensões que compreendem o corpo que temos. Somos razão, emoção e sensação. Não podemos negar que esta situação de pandemia nos afeta nestas diferentes dimensões. E muitos artistas e pensadores nos ajudam a refletir, e com isso nos ajudam a lidar com nossos desafios diários. Artistas e produtores de cultura se viram desassistidos neste momento e o público também, pois a arte com sua potência move a vida”, evidenciou a coordenadora.
Estudantes contemplados
Artes Visuais Licenciatura: Renata Ribeiro e Vinícius da Silva Martins.
Artes Visuais Bacharelado: Maria Júlia Amboni.
Teatro: Ana Paula da Silva Bertolina.
Egressos contemplados
Artes Visuais Bacharelado: Alice Meis e Priscila Shaucoski.
Artes Visuais Licenciatura: Breno Stern Cruz, Dori Búrigo e Cleusa Olavio Vieira.
Teatro egressos: Reveraldo Joaquim e Yonara Marques.
Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
11 de dezembro de 2020 às 16:52
Newsletter
RSS