Matemática

Projeto de Extensão da Unesc : Cursos de Matemática e Pedagogia é apresentado em evento internacional.

O projeto de extensão da Universidade do Extremo Sul Catarinense-  Unesc, desenvolvido com professores da rede municipal de ensino de Criciúma,  no período de 2018-2020 foi apresentado no último dia 25.10.2022 na I Conferência Internacional Desarrollo Humano y Enfoque Histórico Cultural.

Esse projeto com o título “Formação de Professores do Ensino Fundamental anos iniciais na disciplina de Matemática: uma Experiência de Extensão” foi desenvolvido pela Profª Eloir Fátima Mondardo Cardoso (Cursos de Pedagogia e Matemática), Prof. Lucas Sid Moneretto Búrigo (Curso de Matemática), Profª Gislene Camargo (Curso de Pedagogia). Também, pelas acadêmicas Aline Alves das Neves (Curso de Matemática), Isadora da Silva Lemos, Amanda Caroline dos Santos Gonçalves (Curso de Pedagogia). 

A programação da conferência teve início em maio de 2022 e se estenderá até 6 de dezembro de 2022, com diversas atividades na modalidade on line: conferências, cursos, simpósios entre outras.

Nosso trabalho compôs o 22º Simpósio, com o título “Formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para a multiplicação e divisão no Sistema Elkonin-Davydov”

25 de outubro de 2022 às 11:12
Compartilhar Comente

Etapa de Conclusão do Estágio Obrigatório do Curso de Matemática

Os acadêmicos/as da disciplina Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental estão concluindo a segunda etapa do estágio obrigatório, com início no semestre passado (2022-1). Este foi um momento especial para colocarem em prática o estudo teórico e a organização dos planos de aula referente aos conceitos matemáticos (equação do primeiro grau, geometria, trigonometria, fração e função do primeiro grau), para estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).

Parabéns a todos e todas pelo empenho e comprometimento com o ensino de matemática,  nas escolas em que atuaram.

Mais informações: https://www.unesc.net/portal/cms/post/main/inserir

31 de outubro de 2022 às 10:18
Compartilhar Comente

Unesc realiza Formação Continuada com educadores da Rede Municipal de Ensino de Içara

Unesc realiza Formação Continuada com educadores da Rede Municipal de Ensino de Içara
A atividade faz parte do projeto de extensão da Universidade e é voltado a área de Matemática e Pedagogia Mais imagens

Os professores da Unesc estão realizando Formação Continuada com educadores da Rede Municipal de Ensino de Içara. O objetivo é possibilitar estudos e experiências com docentes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, por meio do sistema de Ensino Desenvolvimental de Elkonin-Davydov. A atividade, que ocorreu recentemente, faz parte do projeto de extensão da Universidade e é voltado para as áreas de Matemática e Pedagogia.

Os encontros ocorrem mensalmente com discussões voltadas aos fundamentos do sistema de ensino, bem como o desenvolvimento das tarefas de estudo sobre os conceitos de cor, forma, tamanho, posição, grandezas, número, adição, subtração, resolução de problemas e sistema de numeração.

“O projeto tem possibilitado grandes aprendizados e estabelecido laços da Unesc com a Educação Básica. Essa atividade consiste ainda em analisar as manifestações das professoras em relação às contribuições desse sistema de ensino, para superar a realidade educacional atual”, explica a coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade, Gislene Camargo.

Segundo ela, na didática, as professoras colocam-se no lugar das crianças, buscando compreender e realizar as tarefas, ao mesmo tempo que repensam suas práticas. 

Parceria

A parceria com a Prefeitura Municipal de Içara, por meio do projeto de extensão intitulado Formação de Matemática para Professores do Ensino Fundamental dos anos iniciais foi firmada em 2021 e encerrará em 2023.

Ele conta ainda com a colaboração dos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia da Unesc e tem como integrantes os professores Lucas Sid Moneretto Búrigo, Eloir Fátima Mondardo Cardoso, a acadêmica do curso de Matemática Bruna Corrêa Francisco, e a acadêmica do curso de Pedagogia, Maria Eduarda Rabelo Machado.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de outubro de 2022 às 16:21
Compartilhar Comente