Matemática

Egresso do Curso de Matemática socializa experiência do estágio

No dia 06.06.2023 a disciplina Laboratório Experimental I, ministrada pela professora Eloir Fátima Mondardo Cardoso foi contemplada com a presença de Lucas da Silva Fernandes, egresso do curso de matemática e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação. Lucas socializou sua pesquisa realizada na Iniciação Científica (orientado pelo nosso querido professor Ademir Damazio) por meio do relato de sua experiência no Estágio Obrigatório no Ensino Fundamental no ano de 2020. O estágio foi desenvolvido em uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental e o tema abordado, potenciação. Os acadêmicos da terceira fase foram oportunizados a pensar um modo de organização do ensino do conceito de potenciação em uma perspectiva que favorece o desenvolvimento do pensamento teórico.

Agradecemos imensamente a disponibilidade do professor Lucas!  

Mais informações: https://www.unesc.net/portal/cms/post/main/inserir

07 de junho de 2023 às 08:15
Compartilhar Comente

Curso de Matemática na audiência pública de reestruturação do Novo Ensino Médio

Hoje 30.05.2023 acadêmicos(as) Professores(as) e coordenadores(as) e egressos das licenciaturas da Unesc, participaram da audiência pública de reestruturação da Política Nacional do Novo Ensino Médio na Alesc/Florianópolis. 

O curso de Matemática foi representado pela coordnadora Ledina Lentz Pereira, os acadêmicos Peggy Millien e Fabrícia Medeiros Nunes  e a egressa Érica Sipriano.

30 de maio de 2023 às 22:54
Compartilhar Comente

Acadêmico do curso de matemática é finalista na primeira edição do Unesc Challenge

Nesse sábado e domingo (27 e 28.05.2023) ocorreu a primeira edição do Unesc Challenge, a competição de inovação e empreendedorismo universitário reuniu cerca de 50 participantes, entre acadêmicos, de vários cursos, professores mentores e avaliadores.

Ao todo, foram 55 horas de atividades, em comemoração aos 55 anos da Unesc. Divididos em seis equipes – Águias; Búfalos; Dragões; Gorilas; Tigres; e Tubarões – os participantes receberam o desafio de propor soluções para tornar o campus mais inteligente, a partir de mecanismos de otimização, com ou sem o uso de tecnologias digitais.

A presença do curso de matemática em eventos de empreendedorismo é extremamente importante e necessária. Os empreendedores precisam lidar constantemente com desafios complexos que envolvem cálculos e análises, como gestão financeira, tomada de decisões estratégicas e planejamento operacional. Nesse sentido, a matemática pode ser uma ferramenta fundamental para o sucesso de um negócio.

Além disso, "é importante destacar que a matemática é uma disciplina que oferece diferentes possibilidades de empreendimentos, tais como o desenvolvimento de softwares, aplicativos, soluções tecnológicas, entre outros, o que torna sua aplicação ainda mais crucial para o empreendedorismo", afirma Leonay Camargo Padilhaa, acadêmico do curso de Matemática da Unesc.  Sua equipe (Gorilas)  ficou em terceiro lugar na competição.

Parabéns! 

30 de maio de 2023 às 22:27
Compartilhar Comente

Acadêmicos(as) e professores(as) participam das discussões do Novo Ensino Médio

No dia 24.05.2023, na AM Master Hall das 19h às 22h,  acadêmicos(as) e professores(as) do Curso de Matemática participaram do evento"As licenciaturas da Unesc e a Consulta Pública de Avaliação e de Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio.

Palestrantes: Profª Drª Yomara Feitosa Caetano de Oliveira Fagionato e Prof. Marco Antônio Martins.

25 de maio de 2023 às 14:20
Compartilhar Comente

Projeto de extensão cursos de Matemática e Pedagogia.

O projeto de extensão aprovado pelo Edital 514/2022 denominado “Desenvolvimento com os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental de um sistema de ensino de Matemática, na perspectiva do Ensino Desenvolvimental”, teve início nesta segunda-feira 15.05.2023,  insere-se no programa de extensão - Formação e Valorização Docente e Discente .

A organização e desenvolvimento deste projeto de extensão tem a participação de três professores, dos cursos de Matemática e Pedagogia da UNESC (Eloir Fátima Mondardo Cardoso, Gislene Camargo e Lucas Sid Moneretto Búgigo) e dois bolsistas, Luccas Borges de Medeiros acadêmico do curso de Matemática e Maria Madalena Nascimento Guerra, do curso de Pedagogia.

O primeiro encontro aconteceu na Escola Municipal de Educação Básica Caetano Ronchi, no bairro São Defende, Criciúma-SC, local em que o projeto será desenvolvido, para organização do cronograma dos encontros do planejamento  e execução. 

O objetivo deste projeto é desenvolver com os estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental, nas turmas 101 (matutino) e 102 (vespertino),  uma proposta para o ensino de matemática com fundamentos na Teoria Histórico-Cultural, base teórica das Diretrizes Curriculares do Município de Criciúma.

Agradecemos o aceite da diretora da escola Fabiana Manenti Martinhago e da professora das turmas Elisângela Sperfeld Bortoluzzi. 

15 de maio de 2023 às 15:10
Compartilhar Comente