Matemática

Semana Acadêmica aborda as tendências pedagógicas na área de Educação Matemática

Semana Acadêmica aborda as tendências pedagógicas na área de Educação Matemática
Serão três dias para socialização de experiências, projetos e integração entre estudantes e docentes Mais imagens

O curso de Matemática da Unesc iniciou na noite da última quarta-feira (23/11), a 16ª Semana Acadêmica que abrange três eventos em uma única oportunidade. Além da Semana, acontecem também o 11º Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura - “Reflexões e Aprendizagens” e 10º Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas/2022.

Os principais objetivos são promover a integração dos acadêmicos e docentes do curso e refletir sobre as tendências pedagógicas na área de Educação Matemática; incentivar as produções das pesquisas realizadas nos diversos níveis e áreas da Educação e da Educação Matemática e socializar as pesquisas, ensino, extensão e os estágios e as suas relações com a docência da Matemática.

Na palestra de abertura, o professor dos cursos de Licenciaturas e do Programa de pós-graduação da Educação (PPGE), Rafael Rodrigo Mueller, apresentou o tema "Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense”. Segundo ele, a intenção foi esclarecer as novas diretrizes curriculares aprovadas em 2017 e implantadas em Santa Catarina. “Abordo sobre as mudanças que ocorreram em âmbito nacional, a partir da implementação do novo Ensino Médio, por meio da Lei nº 13.415 no Brasil e a partir de 2020, aqui em nosso estado. Como a proposta curricular acabou se adequando a essa alteração e as particularidades que a nova matriz educacional tomou aqui no território catarinense”, explicou.

Conforme a coordenadora do curso e organizadora do evento, Ledina Lentz Pereira, o evento é uma oportunidade para os estudantes receberem muitas informações e realizarem trocas de experiências. “Nestes três dias, os nossos acadêmicos têm a possibilidade de conhecer também os projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do Ministério da Educação (MEC), bem como da Residência Pedagógica, além da valorização do docente no mercado de trabalho. Este ano estamos trabalhando com a importância da licenciatura na formação de novos professores com o tema ‘Produzindo conhecimento desde 1970’. Então, toda a minha vida foi dedicada a ser docente e eu amo essa profissão. É isso que estamos querendo mostrar aos alunos: que saibam que vale a pena”, sintetizou.

Durante o ano, também foram realizadas duas aulas inaugurais, no primeiro e segundo semestre, que fazem parte da Semana Acadêmica de Matemática.

Texto e fotos: Décio Batista

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de novembro de 2022 às 13:19
Compartilhar Comente

Defesas de TCCs do Curso de Matemática Licenciatura-Unesc

Nesta semana (21.11 a 25.11.2022), o curso de Matemática da Unesc está em festa. Os acadêmicos da oitava fase  iniciam um momento histórico, pela primeira vez no curso, as defesas de seus TCCs .

A produção científica em nível de TCC qualifica ainda mais a formação docente de nossos acadêmicos (as).

“Percepção dos estudantes de uma escola pública sobre o componente eletivo de educação financeira no Novo Ensino Médio”, de autoria da acadêmica Sarah Galatto Cancellier foi defendido na noite do dia 21.11.2022, no laboratório de Matemática Prof. Dr. Ademir Damazio às 21h.

 O trabalho foi orientado pelo Prof. Me Edison Uggioni, a banca examinadora composta pelos Professores doutores: Kristian Madeira e Rafael Rodrigo Mueller.

Defesas 22.11.2022

A acadêmica Érica da Silva Sipriano defendeu o trabalho intitulado “Avaliação do conhecimento dos professores das séries iniciais de uma escola de educação básica sobre Discalculia”, no Bloco J- sala 3, às 15h30.

A orientação foi do Prof. Dr. Kristian Madeira, a banca examinadora formada pelo professor especialista Lucas Vieira Machado e Profª Drª Carla Sasso Simon.

“Jogos digitais e o ensino: as contribuições para o componente curricular de matemática, aplicada ao 9° ano do ensino fundamental” foi o tema do trabalho de João Vitor Guerra Machado, sua defesa foi no Bloco M sala 2, às 19h.

Seu trabalho foi orientado pela profª Me. Louise Miron Roloff e foram banca examinadora os professores mestres: Marlon Gonçalves Zilli e Valdenir Barbosa da Cruz.

Defesas 23.11.2022

"Como a matemática financeira na escola pode contribuir para formar adultos mais conscientes financeiramente" foi o tema pesquisado pela acadêmica Giovana Rodrigues Vieira e defendido hoje pela manhã (23.11.2022), no bloco J sala 02.

O professor Me. Edison Uggioni orientou sua pesquisa e os professores doutores Kristian Madeira e Ledina Lentz Pereira compuseram a banca examinadora.

A acadêmica Bruna Corrêa Francisco defendeu o tema “Avaliação da Percepção dos Professores de Escolas Estaduais Pertencentes a Coordenadoria Regional de Educação de Criciúma sobre o Novo Ensino Médio” .  A defesa correu às 17h30 , no bloco J sala 3.

Orientada pelo professor Me. Edison Uggioni e banca examinadora constituída pelos professores doutores Kristian Madeira e Rafael Rodrigo Mueller

O tema “Comunicação e Linguagem nas Tendências da Educação Matemática: o tripé relacional no processo de ensino-aprendizagem” foi defendido pelo acadêmico Mateus dos Santos Bitencourt, ás 18h no bloco J sala 2.

O trabalho foi orientado pela professora doutoranda Eloir Fátima Mondardo Cardoso e coorientado pela Me. Larissa Martins Pedro. A banca examinadora contou com os professores Dr. Richarles Souza de Carvalho e Me. Lucas Sid Moneretto Búrigo.

Defesas do dia 24.11.2022, no bloco J sala 2.

“Manifestações de estudantes do Ensino Médio sobre as dificuldades na apropriação de conceitos matemáticos” foi o tema pesquisado pela acadêmica Istéfanny Pereira da Cruz, às 14h.

A orientação foi da professora doutoranda Eloir Fátima Mondardo Cardoso e a banca examinadora foi composta pelas professoras Me. Adriane Brogni Uggioni e Dra. Ledina Lentz Pereira.

A acadêmica Talia Tizoni pesquisou o tema “O ensino de Geometria no sexto ano do Ensino Fundamental: representações da BNCC e do Currículo do Território Catarinense em um livro didático”, sua defesa teve início às 16h.

A orientação foi da professora doutoranda Eloir Fátima Mondardo Cardoso e a banca examinadora foi composta pelos professores Me. Elisa Netto Zanette e Me. Edison Uggioni.

“O uso de metodologias ativas na educação com foco no Ensino Médio” foi o tema pesquisado pelo acadêmico Maxwel Fernandes Bernardes e defendido às 17h30.

A orientação foi das professoras doutoranda Eloir Fátima Mondardo Cardoso e Ma. Elisa Netto Zanette, a banca examinadora foi composta pelos professores  Me. Edison Uggioni e Dra. Ledina Lentz Pereira.

Defesas do dia 25.11.2022, no bloco J sala 2.

"A importância e a compreensão da progressão geométrica no currículo escolar sob o olhar de estudantes do Ensino Médio" foi o tema defendido por Alexsandro Pacheco Feliciano, às 15h. O prof. Me Edison Uggioni orientou sua pesquisa e a banca foi constituida pelos professores mestres Lucas Sid Moneretto Búrigo e Elisa Netto Zanette.

O acadêmico Cristian Custódio Serafim pesquisou o tema "As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem em trigonometria". Foi orientado pela professora Dra Ledina Lentz Pereira e a banca examinadora pelos professores Me. Edison Uggioni e Me. Lucas Sid Moneretto Búrigo.

A acadêmica Fernanda Antunes Borges defendeu, às 18h, o tema "Análise de situações para o ensino do teorema de Pitágoras em um livro didático". Teve a  orientação do Prof. Me. Lucas Sid Moneretto Búrigo e a banca examinadora foi composta pela Profª doutoranda Eloir Fátima Mondardo Cardoso e profª Ma. Cristina Felipe de Matos.

Agradecemos os envolvidos!! Acadêmicos, familiares, amigos, professores, orientadores, banca examinadora,  secretária  e coordenação do curso entre outros...

26 de novembro de 2022 às 14:51
Compartilhar Comente

Projeto de Extensão da Unesc : Cursos de Matemática e Pedagogia é apresentado em evento internacional.

O projeto de extensão da Universidade do Extremo Sul Catarinense-  Unesc, desenvolvido com professores da rede municipal de ensino de Criciúma,  no período de 2018-2020 foi apresentado no último dia 25.10.2022 na I Conferência Internacional Desarrollo Humano y Enfoque Histórico Cultural.

Esse projeto com o título “Formação de Professores do Ensino Fundamental anos iniciais na disciplina de Matemática: uma Experiência de Extensão” foi desenvolvido pela Profª Eloir Fátima Mondardo Cardoso (Cursos de Pedagogia e Matemática), Prof. Lucas Sid Moneretto Búrigo (Curso de Matemática), Profª Gislene Camargo (Curso de Pedagogia). Também, pelas acadêmicas Aline Alves das Neves (Curso de Matemática), Isadora da Silva Lemos, Amanda Caroline dos Santos Gonçalves (Curso de Pedagogia). 

A programação da conferência teve início em maio de 2022 e se estenderá até 6 de dezembro de 2022, com diversas atividades na modalidade on line: conferências, cursos, simpósios entre outras.

Nosso trabalho compôs o 22º Simpósio, com o título “Formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para a multiplicação e divisão no Sistema Elkonin-Davydov”

25 de outubro de 2022 às 11:12
Compartilhar Comente

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc
Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, apresenta nesta quinzena de novembro, suas atividades realizadas por professores e acadêmicos Mais imagens

A diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext) da Unesc realiza nesta quinzena do mês de novembro o Fórum “Socializar as atividades desenvolvidas pelos projetos de extensão”. O objetivo é divulgar as ações que estão sendo realizadas pela Universidade, e servem para avaliar os programas extensionistas realizados no período, bem como, analisar as propostas sugeridas, para o futuro planejamento e fortalecimento da Extensão na nossa Universidade Comunitária. Os encontros ocorrem em seis etapas e são divididos por área de conhecimento e os do Território Paulo Freire I e II.

Nesta quarta-feira (16/11), no auditório Edson Rodrigues, foram apresentadas, por meio de pitches, as atividades da área de Ciências Sociais Aplicadas (CSA). No período noturno foi a vez das ações desenvolvidas nas Ciências, Engenharias e Tecnologias (CET). Na manhã de quinta-feira (17/11), foram apresentados os programas da área das Ciências da Saúde e no vespertino os trabalhos de Humanidades, Ciências e Educação.

Na próxima segunda-feira (21/11), à tarde, no Bloco O, serão demonstrados os resultados dos Territórios Paulo Freire I e II. O encerramento dos Fóruns ocorre no período vespertino, no Bloco R, com a presença de todos os extensionistas, onde serão apresentadas as propostas dos envolvidos, e que norteará o Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os editais para o próximo biênio. As sugestões serão compiladas dos questionários que professores e alunos estarão respondendo neste período.

Aumento das atividades

Os professores ainda mencionaram que, em comparação com os editais de projetos internos da Unesc neste último biênio (2021/2022) com o biênio anterior (2019/2020), ocorreu um aumento de 25% no número de atividades. Atualmente, a diretoria desenvolve cerca de 80 projetos executados por meio dos editais 358, 359 e 360 e com a participação de 217 docentes e cerca de 160 alunos.

Números que impressionam

Os números das atividades extensionistas são gigantes e marca a presença da Unesc como uma Universidade Comunitária que se faz presente nos mais diversos segmentos da sociedade do Extremo Sul Catarinense. São mais de 221 projetos e programas realizados em mais de 45 municípios da Amrec, Amesc e Amurel, e no Rio Grande do Sul, com o engajamento em ações e projetos de extensão de 729 acadêmicos bolsistas e 82 voluntários, dentro  dos editais internos, externos, setores e realizados pelos cursos.

ODS

Os projetos e programas atendem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste ano foram 52 ações comunitárias realizadas que beneficiaram cerca de 4 mil pessoas.

Graduação Multi

A partir de 2023 todos os cursos da Graduação Multi terão atividades curriculares de extensão, computando o mínimo de 10% do total da carga horária do curso em extensão ligadas a comunidade externa da instituição.

Universidade premiada

A nossa Universidade Comunitária, participante da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), por anos consecutivos vem sendo reconhecida com o Prêmio de Responsabilidade Social conferido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), e pelo Top Of Mind, como a marca mais lembrada do estado, e por ser a Universidade mais empreendedora de Santa Catarina.

Para a diretora da Dirext, Fernanda Sonego, todas essas iniciativas é para a prezar pela indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, atrelando a inovação e a cultura como transversais ao processo de aprendizagem. "Também valorizamos a experiência como o grande diferencial na formação de nossos acadêmicos. Motivos pelos quais temos contribuído significativamente para o desenvolvimento social, econômico, cultural, político de toda nossa região”, afirmou.

Mesmo estando em Aracajú(SE), representando a Universidade em um encontro de Educação Superior, a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão Comunitária (Propiex), Gisele Coelho Lopes, transmitiu sua mensagem via Google-Meet aos participantes nas duas oportunidades do dia.

“Nosso intuito é entender o que fizemos, mas também refletir quais são as oportunidades que nós temos para poder aprimorar aquilo que estamos fazendo. Vivemos um momento diferente dos últimos anos, em que a Extensão se coloca, cada vez mais, como lugar estratégico na nossa instituição. Ela possibilita também, aos nossos estudantes, uma experiência formativa, não somente  pela perspectiva do Edital, mas também na curricularização da Extensão, colocando o acadêmico no centro deste conhecimento", destacou Gisele.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de novembro de 2022 às 15:48
Compartilhar Comente

Etapa de Conclusão do Estágio Obrigatório do Curso de Matemática

Os acadêmicos/as da disciplina Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental estão concluindo a segunda etapa do estágio obrigatório, com início no semestre passado (2022-1). Este foi um momento especial para colocarem em prática o estudo teórico e a organização dos planos de aula referente aos conceitos matemáticos (equação do primeiro grau, geometria, trigonometria, fração e função do primeiro grau), para estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).

Parabéns a todos e todas pelo empenho e comprometimento com o ensino de matemática,  nas escolas em que atuaram.

Mais informações: https://www.unesc.net/portal/cms/post/main/inserir

31 de outubro de 2022 às 10:18
Compartilhar Comente