Letras

Socialização externa de Estágio de Língua Portuguesa

Alunos e professores do Curso de Letras se reuniram para Socialização Externa de Estágiio de Língua Portuguesa neste dia 09/12/2017, às 08h30. Momento de reflexões acerca das regências nas escolas públicas. Sucesso aos futuros professores! 

Por: Geisiele Bernardo Alves 15 de dezembro de 2017 às 12:34
Compartilhar Comente

Socialização de práticas das atividades do semestre

Alunos de Letras - 2ª e 4ª fase, apresentam atividades interdisciplinares em sábado dedicado a Prática como Componente Currícular. 

Por: Geisiele Bernardo Alves 22 de novembro de 2017 às 13:16
Compartilhar Comente

Projeto de Extensão: Sala de Leitura e Letramento

Projeto de Extensão: Sala de Leitura e Letramento
Mais imagens

Projeto de extensão Sala de leitura e Letramento como estratégia de autonomia em parceria na atividade de contação de histórias e reflexão sobre a leitura. 

Por: Geisiele Bernardo Alves 13 de outubro de 2017 às 15:19
Compartilhar Comente

Projeto leva filosofia para crianças da rede pública de Criciúma

Projeto leva filosofia para crianças da rede pública de Criciúma
Atividades ocorrem também com professores dos quintos anos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Alunos dos quintos anos da Escola Ignácio Stacowski, da rede estadual de ensino de Criciúma, estão tendo o contato com um mundo diferente, por meio do projeto de extensãoFilosofia com crianças”, que envolve os cursos de Pedagogia, Psicologia, Letras e o Mestrado em Educação. O projeto, que iniciou no primeiro semestre de 2016, tem duração de dois anos, e além das atividades com as crianças, trabalha a formação de professores dos quintos anos da rede municipal de Criciúma.

Atualmente o projeto envolve 29 professores de 32 escolas da rede municipal e 30 alunos da estadual e é desenvolvido por dois professores e três estudantes da Unesc. A secretaria de Educação de Criciúma é parceira da iniciativa. As atividades são desenvolvidas nas escolas e no campus da Universidade.

Segundo o coordenador do “Filosofia com crianças”, o professor da Unesc Jéferson de Azeredo, o projeto tem o objetivo é que o pensamento filosófico possa agregador na formação e no pensamento reflexivo de cidadãos. O projeto também vai colaborar para que as escolas passem a ter, a partir do próximo ano, momentos em que a Filosofia faça parte das atividades em sala de aula.

“O projeto se prospecta numa formação integral e na capacidade do homem de se pensar e pensar o mundo em que se insere, de forma criativa e proativa”, afirma. Para Azeredo, além de colaborar com a formação das crianças, o projeto colabora para a formação de novos profissionais, pois coloca os estudantes em contato com uma realidade que pode ser modificada para melhor. “Isso colabora com a formação de pessoas mais dispostas a transformar positivamente o espaço em que ocupam”, considera.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 06 de outubro de 2016 às 22:00
Compartilhar Comente

Seja bem-vinda, Jaine!

Seja bem-vinda, Jaine!
Caloura de Letras deixou a casa em Manaus para estudar na Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

O sonho de fazer um curso superior leva muitas pessoas a deixarem família e amigos para “se aventurar” em uma cidade desconhecida e iniciar uma nova vida. Foi o que fez a caloura do curso de Letras, Jaine Almeida Oliveira, de 20 anos. Natural do Maranhão, a estudante morava em Manaus, capital do Amazonas, quando decidiu dar uma “reviravolta” em sua vida para estudar. “A Educação é o meio para a realização de sonhos. Sem ela, o caminho se torna mais lento, e muitas vezes, sem perspectivas”, afirma.

Jaine ingressou na Unesc pelo Programa Nossa Bolsa Licenciatura, e foi beneficiada com 100%. “Foi uma oportunidade maravilhosa, porque eu não teria condições financeiras para fazer um curso superior. Estar na Universidade é a realização de um sonho e eu pretendo ainda fazer Psicologia no futuro”, planeja.

A caloura conta que não conhecia Criciúma e que apesar do pouco tempo e da saudade da família, está “apaixonada” pela nova vida. “Só conhecia a Unesc pela internet, mas vi que era uma Instituição reconhecida e com vários meios de um estudante conseguir fazer um curso superior. Por isso decidi tentar”. E deu certo, Jaine!

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 06 de agosto de 2015 às 10:37
Compartilhar Comente