Escritório de Relações Internacionais

Disciplina de Estudos da Contemporaneidade da Unesc proporciona ensinamentos da atualidade por meio de línguas estrangeiras

Disciplina de Estudos da Contemporaneidade da Unesc proporciona ensinamentos da atualidade por meio de línguas estrangeiras
Mais imagens

A acadêmica do curso de Enfermagem da Unesc, Cecília Almeida, reservou uma manhã por semana neste semestre para se dedicar a aprender um novo idioma: a Língua Inglesa. Ela visualizou a oportunidade por meio da disciplina “Estudos da Contemporaneidade”, proposta pelo Escritório de Relações Internacionais e pela Diretoria de Ensino da Universidade. “Acho muito interessante esta disciplina ser agregada ao nosso curso, pelo fato de que quando começamos a atuar na área, sabemos que precisamos trabalhar com diversas pessoas e compreender aquelas que vêm de fora. Vejo como uma grande necessidade para nós como profissionais”, salienta.

Além disso, a futura enfermeira sabe que este conhecimento abrirá muitas portas. “Ainda não falo inglês, mas estou empolgada pela curiosidade e para agregar na minha vida. Sonho em fazer intercâmbio e sei que vai me ajudar bastante”, conta. 

Objetivo

A novidade foi implantada em 2022 com aulas ministradas em inglês, sendo ampliada também para o espanhol em 2023, com o objetivo de ser uma forma de imersão com estrangeiros e de proporcionar aos alunos a experiência de intercambialidade, diminuindo fronteiras culturais, sociais, políticas e econômicas.

“Ficamos felizes em ver que os alunos gostaram, tanto que houve divulgação boca a boca e a turma de inglês aumentou dez vezes o tamanho, além de termos a demanda para uma turma de espanhol. Acompanhamos o quanto os alunos acham importante ter esta possibilidade de conversar em outra língua, o que ajuda a nos manter atualizados, a treinar os ouvidos para se comunicar, pois queremos preparar o cidadão para o mundo”, fala a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Universidade, Vanessa Moraes de Andrade.

Um dos acadêmicos que optou pela disciplina em espanhol foi Hugo Nascimento, que tem os seus motivos bem claros. “Escolhi porque morei em Buenos Aires, na Argentina e já falo espanhol, além de achar importante ampliar os conhecimentos, ter um novo idioma, e porque ainda pretendo fazer o intercâmbio pela Unesc. Hoje em dia, com a universalização do conhecimento, é importante ter o domínio em outra língua, conhecer novas culturas, aprender lá fora e trazer estes conhecimentos para o nosso país e nossa cidade”, enfatiza.

Temas atuais em debate

A disciplina “Estudos da Contemporaneidade” surgiu ainda como uma forma de discutir assuntos da atualidade, por meio de uma língua estrangeira, destacando outras habilidades, além de ser um momento de interação com temáticas pertinentes. “São assuntos que precisam ser discutidos, que por vezes, cada um na sua formação não tem a possibilidade de debater. Então a ideia é, justamente, ter um momento no qual podemos debater sobre a vida em uma língua estrangeira. É uma disciplina que tem o foco de falar da atualidade, trabalhar assuntos que envolvem todas as áreas do conhecimento, sendo realmente uma troca”, fala Vanessa. 

Entre os participantes estão acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Direito, Engenharias, Psicologia, entre outros. “As turmas deste ano são muito diversas, então escolhemos os professores de áreas diversas”, cita.

Uma das professoras é Sabrina Arcaro, que leciona a disciplina em espanhol e foi a responsável por, na primeira aula, apresentar a ementa, dividida em quatro eixos. “Fizemos o mapa da empatia com os alunos para conhecermos o que eles querem saber a respeito dos temas, a partir disso, iremos elaborar o conteúdo programático”, revela.

Portas abertas

por meio de línguas estrangeiras] Os interessados em ingressar em um dos cursos da Unesc em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato com a Universidade para obter mais informações sobre as demais oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

Já quem procura cursos de pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431-2626 e para cursos técnicos no telefone (48) 3431-2671 ou pelo (48) 3431-4500 (whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo Whatsapp (48) 99644 0170 ou (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30min às 21h. Outras informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas pelo site unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de março de 2023 às 14:34
Compartilhar Comente