Escritório de Relações Internacionais

Unesc vai ter sua primeira Dupla Diplomação e Titulação em nível de pós-graduação stricto sensu

Unesc vai ter sua primeira Dupla Diplomação e Titulação em nível de pós-graduação stricto sensu
O acordo de cooperação internacional foi firmado com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, de Portugal (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc) Mais imagens
Confira a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de março de 2024 às 11:21
Compartilhar Comente

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Encontro na Unesc promove diálogo sobre oportunidades de intercâmbio

Encontro na Unesc promove diálogo sobre oportunidades de intercâmbio
Mais imagens

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unesc promoveu um encontro significativo com a professora Nilza Costa, da Universidade de Aveiro, em Portugal. O evento, realizado na sala 101 do bloco P, nesta quarta-feira (29/11), teve como objetivo principal discutir e explorar oportunidades de intercâmbio acadêmico, com enfoque em possibilidades de doutorado sanduíche e outros intercâmbios. Professores e mestrandos participaram do bate-papo.

A professora Nilza Costa, especialista em formação de professores, avaliação educativa e cooperação para o desenvolvimento, apresentou suas áreas de interesse em investigação, que abrangem desde a educação básica até o ensino superior. Durante o encontro, foram destacados os estudos de avaliação de impacto e a importância da cooperação para o desenvolvimento, temas fundamentais para a melhoria contínua da qualidade educacional.

Para a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Universidade, Vanessa Moraes de Andrade, o evento foi uma oportunidade valiosa para fortalecer os laços com pesquisadores internacionais e explorar possibilidades de parcerias acadêmicas. “Vim para agradecer e destacar que esperamos que essa conversa renda frutos e possamos pensar em parcerias e disciplinas. A Universidade está de portas abertas”, afirmou Vanessa. 

O professor Alex Sander da Silvado, do PPGE, expressou sua gratidão pela presença da professora Nilza, destacando a importância desse diálogo para o desenvolvimento de colaborações e intercâmbios educacionais. “Ter contatos com pesquisadores internacionais é  algo muito importante para abrir possibilidades de parcerias. Ficamos muito felizes com a sua visita”, disse ele.

“Com a expectativa de fortalecer laços internacionais e expandir oportunidades para os orientandos, o encontro com a professora Nilza representa um passo significativo em direção a futuras parcerias e colaborações que enriquecerão o ambiente acadêmico da Universidade”, completou Vanessa, que entregou uma lembrança da Universidade para a convidada.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de novembro de 2023 às 22:03
Compartilhar Comente

Escritório de Relações Internacionais formaliza três novos acordos com instituições do exterior

Escritório de Relações Internacionais formaliza três novos acordos com instituições do exterior
Mais imagens

A gama de mais de 50 acordos internacionais entre a Unesc e Instituições de Ensino Superior de todo o mundo ganhou ainda mais peso nessa semana. Foram assinados, nesta quarta-feira (25/11), três novos acordos com IES do exterior. A possibilidade foi viabilizada junto à organização da Semana de Ciência e Tecnologia e do Apheleia, eventos que contaram com a participação de visitantes destas instituições.

Os novos contratos assinados vinculam a Unesc ao Instituto Terra e Memória, Centro de Estudos Superiores de Mação e do Instituto Politécnico de Tomar, ambas de Portugal; e da Universidade César Vallejo, do Perú.

Recepcionando o grupo de visitantes em nome da reitoria da Unesc, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, destacou a importância desse intercâmbio entre IES de diferentes países e culturas, o que possibilita uma formação ainda mais ampla aos estudantes.

“Sintam-se muito acolhidos na nossa Universidade, que, sendo comunitária, é também de todos vocês. Ao firmarmos novos acordos, nos colocamos ainda mais à disposição de cada um de vocês para parcerias, resolução de problemas e formação de pontes para os mais diversos setores. Temos muito a construir juntos”, apontou.

A partir das parcerias, conforme a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Universidade, Vanessa Moraes de Andrade, os laços com as instituições de todo o mundo são estreitados e cada vez mais novas e férteis oportunidades são disponibilizadas aos estudantes de todos os níveis.

“O apoio e incentivo da gestão da Unesc para que a instituição amplie a gama de convênios é muito importante para que tenhamos uma crescente demonstração ao Brasil e ao mundo todo do potencial de pesquisa de qualidade nas instituições comunitárias brasileiras. Temos a certeza de que podemos contribuir muito uns com os outros e, desta forma qualificar ainda mais nosso ensino”, destacou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de outubro de 2023 às 15:51
Compartilhar Comente

Unesc fortalece rede de parcerias internacionais para promover intercâmbio e colaboração global

Unesc fortalece rede de parcerias internacionais para promover intercâmbio e colaboração global
Mais imagens

A Unesc avança cada vez mais na busca por uma educação globalizada e enriquecedora ao expandir seu leque de parcerias internacionais. Recentemente, a Universidade estabeleceu novos acordos com duas instituições de destaque: a Universidad de León, localizada na Espanha, e a EF Education First Linktur/EF, uma representante da EF Education First, a maior empresa de educação internacional do mundo.

As novas parcerias firmadas pela Unesc, conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta,  significam o fortalecimento dos laços internacionais, oferecendo aos estudantes oportunidades enriquecedoras de intercâmbio acadêmico e cultural. “Ao estabelecer colaborações com instituições conceituadas em diferentes partes do mundo, a Unesc busca proporcionar uma experiência acadêmica internacional de alta qualidade. Sempre absorvendo o que há de mais recente e conceituado em todo o globo, mas focados em colaborar com o desenvolvimento regional”, menciona.

A parceria com a Universidad de León, instituição reconhecida por sua excelência acadêmica e pesquisa de ponta, permitirá que os acadêmicos da Unesc tenham acesso a programas de intercâmbio e colaborações conjuntas em diversas áreas de estudo. “Essa conexão promoverá o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades, preparando os alunos para os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais internacionalizado”, comenta Luciane.

Já a parceria com a EF Education First Linktur/EF, renomada instituição no campo do ensino de idiomas e intercâmbio cultural, abrirá portas para experiências internacionais inovadoras. Os estudantes terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades linguísticas, vivenciar diferentes culturas e expandir perspectivas por meio de programas de intercâmbio e imersão.

Serão oferecidos três tipos de intercâmbio: o International Language Schools: escolas de idiomas, a partir de 13 anos, estudantes ou profissionais; o Academic Programs And Pathways voltados aos acadêmicos de longa duração (a partir de 16 anos, estudantes do ensino médio, universitários ou profissionais); e o Teacher Training Course destinado a professores de inglês com a oportunidade de explorar e discutir a metodologia atual em sala de aula e ideias novas para o ensino de idiomas. 

“Essas parcerias internacionais refletem o compromisso da Unesc em proporcionar uma formação acadêmica enriquecedora e globalmente conectada aos seus estudantes. Além de ampliar horizontes e fortalecer o aprendizado, essas oportunidades de intercâmbio e colaboração internacional ajudam a desenvolver uma mentalidade aberta, multicultural e adaptável, características altamente valorizadas no mundo profissional atual”, menciona a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes.

“Com a expansão de sua rede de parcerias internacionais, a Unesc reafirma seu compromisso em oferecer uma educação de qualidade e globalmente relevante. Essas alianças estratégicas trarão benefícios duradouros para os participantes, preparando-os para se destacarem em um mundo cada vez mais interconectado e desafiador”, completa a reitora Luciane.

Além disso, de acordo com a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Unesc, Vanessa Moraes de Andrade, os acordos também oferecem oportunidades de mobilidade para estudantes e professores, permitindo que eles vivenciem diferentes sistemas educacionais e culturais. “Essa experiência enriquecedora ajuda a aprimorar as habilidades linguísticas dos participantes e amplia seus horizontes acadêmicos e pessoais. As parcerias demonstram o empenho da Universidade em proporcionar aos estudantes uma formação de alta qualidade com internacionalização feita de diferentes maneiras”, finaliza Vanessa.

Todas as dúvidas sobre as parcerias e formas de participar em projetos de internacionalização podem ser obtidas no Escritório de Relações Internacionais pelo telefone (48) 3431-2660.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de julho de 2023 às 14:18
Compartilhar Comente