Biblioteca Unesc

Livros “esquecidos” no campus fazem conhecimento circular

Livros “esquecidos” no campus fazem conhecimento circular
Campanha ocorreu nesta quarta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O projeto “Esqueça um livro”, promovido na Universidade pela Editora Unesc e pela Biblioteca Central Professor Eurico Back, com o apoio da Reitoria, contou com a ajuda de colaboradores da Instituição, que deixaram obras no hall do Bloco Administrativo nesta quarta-feira (25/7) para possibilitar que outras pessoas possam ampliar o seu conhecimento por meio da leitura.

O objetivo do projeto é incentivar a leitura e disseminar o conhecimento e ocorreu pela segunda vez na Universidade. O projeto é desenvolvido em âmbito nacional e surgiu em 2007. Ele já contribuiu para a distribuição de mais de dez mil livros e a montagem de duas bibliotecas na cidade de São Paulo.

“Quando adquirimos um livro, fazemos a leitura e muitas vezes ele fica em nossa estante sem ser lido por outras pessoas. A ideia é fazer circular esses livros e dar a oportunidade para os que nem sempre têm condições de fazer esse tipo de investimento. Dar de presente, porque é um presente encontrar um livro e poder ficar com ele, seja um passo para contribuir para uma sociedade mais informada. Sem contar que este livro pode circular no próximo ano”, afirma a coordenadora da Biblioteca da Unesc, Elisângela Just Steiner.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 25 de julho de 2018 às 17:09
Compartilhar Comente

Esqueça um livro na Unesc

Esqueça um livro na Unesc
Campanha é estimulada pela EdiUnesc e Biblioteca Central Professor Eurico Back (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Sabe aquela obra que ficou parada na sua estante? Ela pode estimular a leitura e despertar o conhecimento em alguém. A ideia “Esqueça um livro”, promovida na Universidade pela EdiUnesc e Biblioteca Central Professor Eurico Back, com o apoio da reitoria, pede para que voluntários esqueçam livros no hall do bloco Administrativo nesta quarta-feira (25/7).

A coordenadora da Biblioteca da Unesc, Elisângela Just Steiner, explica que a iniciativa é estimulada em todo o país e que para participar basta deixar uma obra em local público e visível. "É uma campanha feita por vários voluntários de todas as partes do Brasil, que espalham o projeto e fazem com que ele aconteça naturalmente. É simples e fácil participar, basta você “esquecer” livros em lugares públicos", comenta.

O projeto surgiu em 2007 e já contribuiu para a distribuição de mais de dez mil livros e a montagem de duas bibliotecas na cidade de São Paulo.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 24 de julho de 2018 às 17:53
Compartilhar Comente

Biblioteca da Unesc atende em horário especial durante as férias de julho

Biblioteca da Unesc atende em horário especial durante as férias de julho
Aulas retornam no dia 30 deste mês (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Biblioteca Professor Eurico Back da Unesc vai atender em horário reduzido durante as férias de julho. Até o dia 29, os estudantes, professores e a comunidade poderão usufruir dos espaços de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 17 horas.

Saiba mais sobre a Biblioteca

A Biblioteca Professor Eurico Back conta com mais de 150 mil volumes, 100 mil periódicos (revistas e jornais) e 5 mil mapas e multimeios (vídeos e áudios), formando um dos maiores acervos de Santa Catarina.

O local também oferece oficinas como “Referência e citação”, “Tutorial de apresentação e formatação de trabalhos acadêmicos”, “Pesquisa em bases de dados” e outros serviços de orientações estudantis gratuitas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 10 de julho de 2018 às 15:44
Compartilhar Comente

Unesc forma primeira Brigada de Incêndio

Unesc forma primeira Brigada de Incêndio
São mais de 50 colaboradores preparados para atuar em urgência e emergência (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A primeira Brigada de Incêndio da Unesc concluiu sua formação nesta quinta-feira (5/7). A última turma, composta por mais de 20 profissionais, recebeu treinamentos para atividades como o combate de incêndios, execução e instrução de primeiros socorros e vistoria de equipamentos e procedimentos de segurança. A atividade ocorreu no estacionamento dos blocos R da Universidade.

Ao todo serão quatro equipes que vão se dividir entre Iparque e campus, com mais de 70 profissionais atuantes. O coordenador do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), Edson Luiz da Silva, explica que a iniciativa vai garantir a segurança de professores, estudantes e funcionários. “Os participantes vão estar preparados para identificar e agir em momentos de emergência e urgência. Foram quatro dias de treinamentos teóricos e práticos que vão colaborar com a segurança de visitantes, colaboradores e alunos da Instituição”.

A atividade é coordenada pelo Sesmt, juntamente com o especialista da empresa Innovarun, Reginaldo da Silva, que destaca a necessidade de atenção aos detalhes. “Existem grandes perigos como gás de cozinha e a gasolina, que, por exemplo, libera gases inflamáveis até em temperaturas negativas. É muito importante estar atento a todos os detalhes, de temperatura, validade de acessórios, manuseio de utensílios e posicionamento dos equipamentos de segurança”, reforça.

Há duas semanas o treinamento ocorreu com os funcionários do Iparque e nesta quinta-feira foi a vez dos colaboradores dos blocos Administrativo, do Estudante e da Reitoria, da Biblioteca Central Professor Eurico Back, do Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski, das Clínicas Integradas e de representantes da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 05 de julho de 2018 às 18:30
Compartilhar Comente