Geografia

22 de Março - Dia Mundial da Água 💧🌎

22 de Março - Dia Mundial da Água 💧🌎
Mais imagens

A água pode criar paz ou desencadear conflitos.

Quando a água é escassa ou poluída, ou quando as pessoas têm acesso desigual ou nenhum acesso, podem aumentar as tensões entre comunidades e países.

À medida que os impactos das alterações climáticas aumentam e as populações crescem, há uma necessidade urgente, dentro e entre países, de nos unirmos em torno da proteção e conservação do nosso recurso mais precioso.

A saúde pública e a prosperidade, os sistemas alimentares e energéticos, a produtividade econômica e a integridade ambiental dependem de um ciclo da água que funcione bem e seja gerido de forma equitativa.

ONU - Un Water 2024

22 de março de 2024 às 14:31
Compartilhar Comente

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional
Apenas Iparque; Nuprevips; Farmácia Escola e Ambulatório de Estomaterapia; e o Ambulatório de Feridas funcionarão na sexta-feira Mais imagens

A partir desta quinta-feira (12/10), devido ao feriado nacional e recesso institucional, as atividades no campus da Unesc serão suspensas, com retorno para a próxima segunda-feira (16/10). As unidades de Araranguá e Balneário Rincão seguirão o mesmo calendário.

As aulas de graduação, de pós-graduação, dos cursos técnicos, bem como dos setores administrativos, secretarias dos cursos e a Biblioteca Professor Eurico Back retornarão ao seu horário de funcionamento habitual também na segunda-feira (16/10). 

O Colégio Unesc acompanhará o recesso da Universidade.

Nas Clínicas Integradas, os serviços prestados pela Unesc estarão em recesso, retornando também na segunda-feira (16/10).

Já o Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips); a Farmácia Escola; e o Ambulatório de Estomaterapia e o Ambulatório de Feridas, funcionarão na sexta-feira (13/10).

O Parque Científico e Tecnológico (Iparque) estará fechado na quinta-feira, retomando suas atividades na sexta-feira (13/10), das 8h às 12h e das 13h às 17h.






 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de outubro de 2023 às 15:28
Compartilhar Comente

Cursos de Licenciatura da Unesc promovem momento de reflexão e solidariedade

Cursos de Licenciatura da Unesc promovem momento de reflexão e solidariedade
Acadêmicos e professores estiveram reunidos em forma de homenagem e respeito às vítimas de atentado registrado em Blumenau Mais imagens

A quarta-feira (05/04) foi de um silêncio diferente na Unesc, em Criciúma, em Santa Catarina e em todo o Brasil. Após o trágico atentado registrado ainda durante a manhã em Blumenau, fato que tirou a vida de quatro crianças, feriu outras cinco e deixou todo o país em alerta, os cursos de Licenciatura da Unesc promoveram um encontro de reflexão e solidariedade.

Centenas de estudantes se uniram em um ato comandado pelos professores dos cursos de Física, Educação Física, História, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia e Tecnologia da Educação. Emocionados, os acadêmicos foram convidados a refletir sobre o acontecimento em cada sala de aula e, coletivamente, a fazer um minuto de silêncio.

Para o estudante da sétima fase do curso de Pedagogia, Davi Brígido, a ação foi importante para unir os colegas em um momento de homenagem. “Fiquei muito abalado com a notícia. Enquanto estudante de Pedagogia, me senti mal ao longo de todo o dia e vejo que meus amigos também estão assustados e indignados com tudo isso. Ao afetar crianças de Blumenau, esse caso atinge todo o setor da educação do país, que já vem acendendo esse alerta para a segurança nas escolas”, reflete.

A assessora pedagógica da Diretoria de Ensino e professora dos cursos de licenciatura, Andreia Rabelo Marcelino, agradeceu o aceite maciço do convite para o ato, que é algo simples, mas com uma simbologia muito forte. “Todos nós sentimos muito. Sabemos que neste momento precisamos refletir, pensar sobre nosso papel, nossas defesas e emanar energias positivas para as famílias das vítimas e todos aqueles diretamente envolvidos neste trágico incidente. Que essa energia chegue em todas as escolas”, acrescenta.

Após as falas rápidas, o minuto de silêncio e uma longa salva de palmas, os alunos retornaram às salas de aula para continuidade das atividades.

https://noticias.unesc.net/geral/2023/04/05/cursos-de-licenciatura-da-unesc-promovem-momento-de-reflexao-e-solidariedade/

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de abril de 2023 às 21:45
Compartilhar Comente

Acadêmicas debates sobre o papel da Supervisão Escolar

Na última segunda feira, dia 14.11.22, a 7a fase do curso de Pedagogia, sob a orientação da professora Zélia Medeiros Silveira, realizou um importante debate sobre o papel da Supervisão Escolar nas escolas. A mesa foi composta por três gestoras de escolas de Educação Básica de Criciúma/SC. O evento teve como objetivo refletir sobre a profissão do supervisor escolar, seus desafios e perspectivas, articulando as teorias estudadas durante o semestre com a prática pedagógica materializada no cenário educativo. 24 de novembro de 2022 às 21:33
Compartilhar Comente