Enade Unesc

Unesc sorteia bolsas de especialização e mestrado para acadêmicos bem colocados no Enade

Unesc sorteia bolsas de especialização e mestrado para acadêmicos bem colocados no Enade
Seis estudantes foram contemplados com a premiação (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Com o objetivo de incentivar os acadêmicos da Unesc na preparação e na realização do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), a Universidade realizou a promoção “Quem se prepara, valoriza a sua formação” e sorteou seis bolsas de estudos para especialização e mestrado entre os estudantes classificados com desempenho igual ou superior a 60% da prova. Na tarde desta quarta-feira (5/12), o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, juntamente com a pró-reitora Acadêmica, Indianara Toreti, e coordenadores dos cursos realizaram o sorteio.

Para participar, os acadêmicos que realizaram a prova deveriam entregar o caderno de questões do Enade após às 17h, acertar mais de 60% das questões objetivas e preencher todas as questões discursivas. De acordo com Feldhaus, a ação tem o objetivo de valorizar os acadêmicos que realizaram o Exame. “É um processo importante para eles e para a Universidade. Além disso, isso incentiva eles a continuarem a sua formação acadêmica”, comenta.

Premiações

Para o primeiro prêmio, foram sorteadas duas bolsas de estudos para cada acadêmico. O estudante poderá optar entre uma bolsa de 100% de desconto em um curso de especialização, ou 50% de desconto em um dos mestrados da Unesc.

O segundo prêmio foi de duas bolsas de estudos de 75%  em uma especialização, sendo uma para cada estudante. No terceiro prêmio, a Unesc sorteou duas bolsas de estudo de 50% de desconto em um dos cursos de especialização oferecidos pela Universidade, sendo um para cada estudante.

Confira os contemplados

Entre os cursos que participaram do sorteio, estiveram Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Direito, Psicologia, Secretariado Executivo, Design de Moda, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira e Processos Gerenciais.

1º Prêmio

- Davi Antônio Baesso Reddig – Direito

- Eduardo Tramontin – Ciências Contábeis

2º Prêmio

- Eduardo da Rocha Daniel – Direito

- Guilherme Ropke Porto Alegre – Ciências Contábeis

3º Prêmio

- Mirian Menegon Macarini – Ciências Contábeis

- Diandra Benedet – Ciências Contábeis

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 05 de dezembro de 2018 às 15:30
Compartilhar Comente

Alunos da Unesc participam do Enade 2018

Mais de 800 acadêmicos da Unesc realizaram neste domingo (25/11) as provas do Exame Nacional de Desempenho - Enade 2018. As provas iniciaram as 13h30, no bloco R da Unesc, onde acadêmicos de outras instituições de ensino superior da região também fizeram o exame. Ao todo foram aproximadamente 1.500 alunos.

A Unesc mobilizou uma grande estrutura para receber os acadêmicos concluintes dos seus cursos, incluindo camisetas, lanches e o apoio dos professores, coordenadores e gestores da universidade, incluindo a Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o vice-reitor, Daniel Ribeiro Preve, a Pró-Reitora Acadêmica, Indianara Toretty, e o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris. O Exame iniciou às 13h30 e os participantes tiveram quatro horas para resolver as questões propostas. O acadêmico da última fase de Direito da Unesc, Marcus Caetano, acredita que o exame é muito importante para medir a qualidade do curso. “É um certificado pós-curso, para quem vai ingressar no mercado, mostrando a qualidade da sua formação”, analisa.

A Pró-Reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Toretti, conta que a expectativa para ao resultado das provas é positiva. “Todos se preparam bastante e o Enade é reflexo de um trabalho de toda a formação acadêmica, desde o início até o final do curso superior”, observa. A Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, analisa que a prova, por ser uma avaliação nacional e um requisito de avaliação dos cursos e das instituições, é muito importante sob a ótica da formação universitária. “Como a prova é única em âmbito nacional, a avaliação que os nossos alunos recebem também nos possibilita reconduzir os nossos cursos, nossas matrizes curriculares e o nosso próprio sistema pedagógico do processo de ensino e aprendizagem de modo a ser coerente com o que está posto em nível nacional”, salienta. 

Ao longo do ano, a Unesc realiza o fortalecimento dos conteúdos que fazem parte do Enade. Uma das ações inclui a preparação para as provas. No projeto “Quem se prepara valoriza a sua formação” são realizadas aulas temáticas, produção e interpretação de textos e estudo dos exames anteriores por áreas. Os alunos que participam e obtém aproveitamento acima de 60% na prova concorrem a bolsas de estudo de especialização e mestrado. O Diretor de Ensino da Unesc, Marcelo Feldhaus, explica que o exame tem sido uma ferramenta de aferição da qualidade dos cursos e os resultados divulgados têm colocado os cursos da Unesc em posição muito boa. 

O objetivo do Enade é aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Conforme dados do INEP, ligado ao Ministério da Educação, o exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um Questionário do Estudante, encerrado no último dia 21. A participação na prova e o preenchimento do Questionário são pré-requisitos para a colação de grau dos concluintes habilitados ao Enade 2018. As provas têm quatro horas de duração e 40 questões, sendo 10 itens de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e 30 questões de Componente Específico.

Conforme o INEP, nesta edição do Enade estão inscritos mais de 550 mil estudantes concluintes de bacharelados e licenciaturas em Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins; e em cursos superiores de tecnologia em Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc - AICOM

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 25 de novembro de 2018 às 17:41
Compartilhar Comente

Enade será aplicado neste domingo na Unesc

Enade será aplicado neste domingo na Unesc
Mais de 800 acadêmicos estarão participando do Exame (Foto: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos da Unesc participarão, neste próximo domingo (25/11), do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). O Exame é aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e é responsável pelo cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior.

Nesta edição mais de 800 estudantes dos cursos de Administração, Comércio Exterior, Direito, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Psicologia, Design, Tecnologia em Design de Moda e os Tecnólogos em Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Gestão Comercial da Unesc participarão da prova.

De acordo com o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, o Exame permite calcular a qualidade de nossos cursos, além de ser um requisito legal exigido pelo MEC (Ministério da Educação). “O Enade é um importante instrumento que auxilia na avaliação dos cursos de graduação em todo o Brasil, impactando em ações que impulsionam mudanças curriculares e refletem diretamente na formação do concluinte e do egresso. A participação de nossos alunos concluintes, é de fundamental importância”, enfatiza.

As provas ocorrerão nos blocos R1 e R2. Os portões abrem às 11h e o Exame inicia às 13h30, de acordo com o horário de Brasília.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 20 de novembro de 2018 às 15:43
Compartilhar Comente

Unesc é a segunda melhor universidade brasileira não pública, segundo índice inédito

Unesc é a segunda melhor universidade brasileira não pública, segundo índice inédito
Estudo foi realizado pela Brasil Júnior, com apoio da consultoria McKinsey Mais imagens

Formar empreendedores tem sido um desafio no cenário educacional. E a Unesc foi reconhecida como a segunda melhor Instituição de Ensino Superior do Brasil, entre as não-públicas, segundo o Índice das Universidades Empreendedoras. O estudo inédito foi realizado pela Brasil Júnior, com apoio da consultoria McKinsey, e divulgado em novembro pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

“Ser reconhecida em segundo lugar no índice das universidades empreendedoras do Brasil é resultado do trabalho de qualidade desenvolvido há 48 anos pela Unesc. Somos uma Instituição comunitária preocupada com a formação de nossos alunos e a comunidade regional e reconhecida frequentemente pela excelência em diversos aspectos, incluindo ensino de qualidade, pesquisa, extensão, estrutura e qualificação dos professores”, destaca o reitor Gildo Volpato.

Destaque para a Infraestrutura e Cultura Empreendedora

Nos critérios avaliados pelo Índice das Universidades Empreendedoras, a Unesc se destaca, entre todas as universidades, públicas e privadas, em dois. A Instituição aparece como a segunda melhor do Brasil, no critério “Cultura Empreendedora, e a terceira melhor no segmento “Infraestrutura”, entre todas as universidades, públicas e privadas.

Quando o assunto é “Infraestrutura”, a Unesc aparece ao lado da PUC-Rio (1º) e Unicamp (2ª). Neste critério foi avaliado a qualidade da infraestrutura física e internet, além da instalação de um parque tecnológico e suas parcerias. “É um reconhecimento a estrutura que temos, com os laboratórios de alto nível; uma Biblioteca recém-inaugurada; o Iparque (Parque Científico e Tecnológico), e todos os espaços: salas de aula, Clínicas Integradas, Centros de Práticas, Sala de Negócios, Espaço das Empresas Juniores, Sala de Metodologia Ativas, entre outras”, ressalta a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato.

No critério “Cultura Empreendedora” a Unesc ficou atrás apenas da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco). Nele foi avaliado a postura empreendedora dos professores e alunos, além da quantidade de disciplinas de empreendedorismo durante os cursos de graduação. “Introduzir o empreendedorismo para melhorar o ambiente de vida da geração atual e futura é algo muito próximo da nossa missão. Na Unesc ajudamos a preparar os alunos para sua vida e também para o mundo profissional. Um exemplo é o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Empreendedorismo. Nos orgulha muito receber esse reconhecimento nacional”, comenta a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

A melhor do Sul do Brasil entre as não-públicas

Entre as instituições avaliadas, a Unesc é a melhor Universidade não pública da região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Ela aparece no Índice das Universidades Empreendedoras entre as 5 melhores da região, junto com UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), UEM (Universidade Estadual de Maringá), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Como foi feito o estudo

A pesquisa foi realizada por meio de um questionário online que ouviu 5.975 alunos e 318 professores de 43 universidades de todo Brasil. Para elaborar o Índice das Universidades Empreendedoras foram selecionadas as 100 melhores universidades presentes na última edição do RUF (Ranking Universitário da Folha de São Paulo). Dessas, foram excluídas aquelas que não possuíam Empresas Juniores associadas, Enactus (organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora), Aiesec (Associação Internacional de Estudantes em Ciências Econômicas e Comerciais) ou núcleo da Rede CsF (Ciência sem Fronteiras), entidades que estimulam o empreendedorismo no ambiente universitário.

A partir das respostas dos questionários online concluiu-se que uma universidade empreendedora leva em conta os seguintes critérios: Cultura Empreendedora (postura empreendedora dos professores e alunos, disciplinas de empreendedorismo); Inovação (pesquisa, patentes, proximidade IES-empresas); Extensão (redes de contato, projetos de extensão); Infraestrutura (qualidade, parque tecnológico); Internacionalização (intercâmbio, publicações e citações internacionais); Capital Financeiro (orçamento, endowment/doação da sociedade civil).

Saiba mais sobre o Índice

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 06 de dezembro de 2016 às 10:57
Compartilhar Comente (3)

Professores apresentam trabalhos em evento nacional de Administração

Professores apresentam trabalhos em evento nacional de Administração
Encontro tem como tema “Administração e Sustentabilidade” Mais imagens

Professores dos cursos de Administração e Comércio Exterior estão representando a Unesc no 26º Enangrad (Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração), que ocorre em Foz do Iguaçu esta semana. Eles estão apresentando quatro trabalhos no evento, que tem como tema “Administração e Sustentabilidade”.

Trabalhos


- “Estratégia operacional e competitividade: um estudo em redes de fast food”
Autores: Deinyffer Marangoni, Edson Firmino, Julio Cesar Zilli e Izabel Regina de Souza

- “Empreendedorismo e inovação: uma revisão sistemática”
Autores: Izabel Regina de Souza, Julio Cesar Zilli e Barbara Degasperi

- “Portos públicos de Santa Catarina: a dinâmica do agronegócio na movimentação portuária”
Autores: Julio Cesar Zilli, Adriana Carvalho Pinto Vieira e Izabel Regina de Souza

- “Relatórios de área, instituição e curso na construção de políticas de gestão dos indicadores de avaliação relacionados com o Enade”
Autores: Thiago Francisco, Izabel Regina de Souza, Julio Cesar Zilli e Marina Nakayama

- "Música: Uma Ferramenta de Desenvolvimento Humano E Profissional Nas Organizações
Autores: Natalia Martins Gonçalves , Júlia Pereira Dias , Abel Corrêa de Souza

- "O Terminal Intermodal Na Logistica De Transporte Natália Martins Gonçalves"
Autores: Eduardo Berndt da Luz , Maria Helena Souza dos Santos
 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 27 de outubro de 2015 às 16:50
Compartilhar Comente