SAMA

Unesc integra diretoria da ADVB Santa Catarina

Unesc integra diretoria da ADVB Santa Catarina
Fotos: Mayara Cardoso/Agecom/Unesc Mais imagens

Em mais uma ação que demonstra a importância da Unesc em nível estadual e a presença da Instituição no ecossistema do desenvolvimento, a Universidade passa a ocupar cadeira na diretoria da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB SC). A diretoria da Associação tomou posse na noite desta segunda-feira (07/03), tendo a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, entre os empossados.

A presidência da ADVB passa a estar sob comando do também criciumense Claiton Pacheco. A diretoria que estará ao seu lado é comporta por 40 lideranças do setor, divididas em sete regiões: Grande Florianópolis, Litoral, Meio-Oeste, Norte, Oeste, Sul, Vale do Itajaí e Serra.

Para Gisele, integrar o grupo de grandes profissionais da área é uma honra, em especial por representar a Universidade e seus princípios. “Estaremos a frente da diretoria de Desenvolvimento Socioeconômico, uma área que faz parte parte também da missão da nossa Unesc. Estamos muito felizes por integrar ainda mais de perto esse ecossistema, contribuindo com nossa experiência e aprendendo com os colegas e suas vivências”, destacou.

O grupo trabalhará a frente da ADVB no biênio 2022/2023.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de março de 2022 às 08:34
Compartilhar Comente

Aulas na Unesc serão retomadas na quarta-feira

Aulas na Unesc serão retomadas na quarta-feira
Neste sábado (26/02), as turmas devem comparecer à universidade normalmente (Foto: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc) Mais imagens

Devido ao feriado de Carnaval, conforme Calendário Acadêmico, a Unesc estará em recesso. Por isso, não haverá aulas de graduação e pós-graduação na segunda-feira (28/02). Neste sábado (26/02) as turmas devem comparecer à universidade normalmente.

A Central de Atendimento ao Estudante (Centac), a Biblioteca Central Professor Eurico Back e os setores administrativos seguem o mesmo calendário.

O Iparque funcionará normalmente na segunda-feira (28/02), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Já nas Clínicas Integradas, o Estomizados, a Farmácia Escola, o Ambulatório de Feridas e o Nuprevips funcionarão normalmente.

O Colégio Unesc também acompanhará o recesso da Universidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de fevereiro de 2022 às 17:36
Compartilhar Comente

Sama Unesc: apoio multifuncional e incondicional para aprendizagem

Sama Unesc: apoio multifuncional e incondicional para aprendizagem
Setor atua diariamente em busca de uma Universidade cada vez mais acessível e acolhedora para todos (Foto: Matheus Reis) Mais imagens

A Unesc é reconhecida em todo o Sul do país como uma das universidades que mais tem investido na inclusão e na acessibilidade de alunos. Esse resultado, apresentado por meio de trabalhos científicos em eventos da área, é possível graças ao trabalho de uma equipe que trabalha exclusivamente com esse foco: o Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem (Sama).

Motivo de muito orgulho na Instituição, o Sama atua em dois núcleos divididos entre o que oferece atenção especial aos alunos com transtornos de aprendizagem e o outro com apoio a acadêmicos com algum tipo de deficiência. O trabalho é coordenado pela professora Zélia Medeiros Silveira.

Conforme Zélia, logo que alguém chega na Universidade e demonstra ou sinaliza alguma necessidade especial, seja de comunicação, aprendizado ou mobilidade, é encaminhado ao setor especializado para o amparo e inclusão. “Logo nesse início nós fazemos entrevista para entender quais são as demandas e necessidades desse acadêmico para que possamos atende-lo da melhor forma possível ao longo da sua jornada. O trabalho envolve não só atendimento com o setor, mas também questões como estrutura física, pedagógica, arquitetônica, tecnologia adaptada à necessidade de cada um, metodologia de ensino e tudo mais o que envolva esse aluno e sua formação”, explica.

A proposta da equipe é inserir o acadêmico no contexto da Universidade a partir de diferentes abordagens. “Para que isso seja possível trabalhamos a Formação Continuada, a qualificação de professores, coordenadores e colaboradores, para que todos estejam aptos a lidar com as situações e obter os melhores resultados em prol da inclusão. Oferecemos a informação completa para aqueles que buscam atualização ou aqueles que não tiveram a oportunidade ainda de estudar sobre o assunto”, completa.

Entre as ações do Sama está a oferta de cursos de nivelamento, voltado aos alunos que não estão conseguindo acompanhar o conteúdo em sala de aula. “Não é apenas para deficientes. São cursos para que o aluno que está enfrentando dificuldades, muitas vezes em decorrência até da limitação na formação básica, possa se aprimorar e evoluir em seus estudos”, assinala, acrescentando ainda o exemplo do acompanhamento de alunos surdos e a presença de intérpretes em aulas e eventos.

Além disso, o setor trabalha na formação em Leitura e Escrita e na capacitação em Libras, oferecida a professores, funcionários e acadêmicos. Ao preparar um ambiente realmente adequado para todos, de acordo com Zelia, a Universidade está afirmando que é um lugar, de fato, para todos. “O fato de contar com um setor especial que atende pessoas em suas necessidades específicas a gente está dizendo que a Universidade é um lugar para ele, que esse é o espaço dele, onde é muito bem-vindo e acolhido”, conclui.

Acolhimento real

Recentemente a Universidade recebeu o presente de oficializar o primeiro passo de uma trajetória memorável. Esse passo foi dado pela nova estudante da Unesc, a aluna Taiane Vicente Cândido, de 32 anos.

A matrícula dela no curso de Administração foi ainda mais especial porque contou com a participação do Sama. Taiane é surda e contou com o apoio de um intérprete para oficializar o início da graduação. Para ela, foi dia de realizar um sonho. “Eu sempre amei estudar. Sempre fui muito esforçada e sempre corri atrás porque havia muita desigualdade. O meu esforço valeu a pena e me capacitou. Isto aumentou ainda mais o meu desejo. Agora, depois de casar e ter três filhos me sinto preparada para ser universitária e acredito que o estudo pode mudar minha vida”, disse.

A acadêmica do curso de Administração terá vínculo cada vez maior com o Setor de Apoio Multifuncional, pois este o acompanhará ao longo de toda a graduação.

Confira a entrevista feita pela Unesc TV com a coordenadora, professora Zélia Medeiros Silveira

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de fevereiro de 2021 às 08:05
Compartilhar Comente

Inscrições abertas para cursos gratuitos de Matemática e Leitura e Produção de Texto para alunos Unesc

Inscrições abertas para cursos gratuitos de Matemática e Leitura e Produção de Texto para alunos Unesc
Turmas do Programa de Acompanhamento de Estudos do Sama iniciam ainda em março (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os estudantes dos mais diversos cursos de graduação da Unesc podem contar com o Programa de Acompanhamento de Estudos para auxiliar no processo de aprendizagem. Realizado pelo SAMA (Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem), o programa oferece cursos gratuitos de Matemática Básica e Leitura e Produção de Texto, que estão com inscrições abertas até dia 16 de março.

Os interessados em participar dos cursos devem procurar o SAMA, ao lado da Central do Estudante (Centac), das 13 às 19 horas. Para realizar a inscrição é necessário que os acadêmicos estejam matriculados preferencialmente entre a primeira e quarta fase de um dos cursos de graduação da Unesc.

Segundo a coordenadora do SAMA, Zélia Medeiros, o objetivo do Programa é buscar suprir as principais dificuldades que os estudantes encontram nessas duas áreas. "Os cursos surgiram a partir de indicações de professores e demandas dos apresentadas na avaliação institucional. Observando isso, o SAMA oportunizou os cursos, já que essas duas áreas são importantes para o desempenho do aluno em qualquer curso", comenta. 

As aulas de Matemática Básica iniciarão em 17 de março e serão realizadas todas as terças-feiras, das 17h20 às 18h45. Já o curso de Leitura e Produção de Texto terá início no dia 18 e dia 20, com turmas às quartas e sextas-feiras, com aulas das 17h às 18h30.

Mais informações pelo telefone (48) 3431-4512, das 13 às 19 horas ou pelo e-mail sama@unesc.net

Saiba mais

O SAMA faz parte das políticas de inclusão e permanência voltadas para acadêmicos da Universidade. O setor possui o Núcleo de Psicopedagogia e o Núcleo de Atendimento ao Estudante com Deficiência, que trabalham para atender as dificuldades nos processos de aprendizagem dos acadêmicos que apresentam deficiências, transtornos ou dificuldades específicas.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de março de 2020 às 17:12
Compartilhar Comente

Palco do Quintas Culturais recebe atrações na 3ª Semana da Pessoa Com Deficiência

Palco do Quintas Culturais recebe atrações na 3ª Semana da Pessoa Com Deficiência
Fim da tarde desta quinta-feira (26/9) foi marcado por atividade especial alusiva ao evento (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A programação da 3ª Semana da Pessoa Com Deficiência na Unesc contou com atividades especiais nesta quinta-feira (26/9). Foram realizadas, no espaço do projeto Quintas Culturais, uma Roda de Conversa e apresentações de música, dança e teatro por meio de instituições convidadas. O evento é uma promoção do CER (Centro Especializado em Reabilitação), da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, do Colégio Unesc e do Sama (Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem), em parceria com o Codec (Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Criciúma).

A Roda de Conversa levantou a temática “Deficiência adquirida nos acidentes de trânsito” e deu espaço a relatos e reivindicações por parte da comunidade acadêmica e da comunidade externa sobre políticas públicas e comportamentos da própria sociedade que poderiam facilitar a vida da pessoa com deficiência.

No momento voltado as apresentações culturais, o evento contou com a participação de alunos de primeiro e segundo ano da Escola Acácio Alfredo Villain. O grupo apresentou a coreografia “Um sonho de paz”. Em seguida alunos do Instituto de Educação Especial Diomício Freitas trouxeram ao público uma performance de Hip Hop.

As apresentações musicais ficaram por conta da Adivisul (Associação dos Deficientes Visuais do Sul) com direito a música gospel e música “tocada” utilizando um copo plástico como instrumento.

Quem finalizou o momento cultural foram alunos no Caps (Centro de Atenção Psicossocial). O grupo apresentou uma performance teatral seguida de uma coreografia.

A programação do evento segue até a manhã desta sexta-feira (27/9), quando o Colégio Unesc receberá uma Mesa Redonda sobre a importância do protagonismo da pessoa com deficiência. A atividade é aberta ao público e será realizada a partir das 10h no Bloco P Sala 105.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de setembro de 2019 às 21:12
Compartilhar Comente