Centro Especializado em Reabilitação - CER II

Superando as dificuldades: Arraiá traz alegrias aos pacientes do CER Unesc

Superando as dificuldades: Arraiá traz alegrias aos pacientes do CER Unesc
Festa ocorreu na tarde de quarta-feira na Universidade (Foto: Luana Mello) Mais imagens

Carlos Eduardo de Oliveira, de 12 anos, estava ansioso para o Arraiá do CER (Centro Especializado em Reabilitação) Unesc. Eram apenas 12 horas e o jovem já havia vestido o traje característico de festa junina: camisa xadrez e calça cheia de remendos. “Ele está muito feliz e eu também. Sou mãe de quatro filhos e sempre percebi que ele era diferente. Fiquei muito tempo indo a médicos, mas agora sei. Ele é hiperativo”, comenta Vanda Bernardo, mãe do garoto.

O Arraiá ocorreu na tarde desta quarta-feira (22/7) na Unesc e reuniu professores, funcionários e pacientes do programa. Assim como Carlos e sua mãe, outros pacientes trouxeram suas famílias para compartilhar momentos de alegria e participar das brincadeiras do evento. Lucinei Terezinha Simon Aléssio, por exemplo, trouxe o filho de Timbé do Sul para participar da festa. Vagner, de 25 anos, sofreu acidente de moto no final de 2014 e começou a realizar tratamento no CER este ano. “Ele está progredindo e nós ficamos muito felizes com o atendimento que recebemos aqui. Hoje ele quis vir participar da festa também e brincar com outros pacientes mesmo estando na maca”, afirma a mãe.

Durante o evento, os pacientes aproveitaram as brincadeiras e quitutes oferecidos na festa. Todos os brindes utilizados foram doações dos professores, funcionários e alunos da Unesc. “O momento é de integração e sociabilização entre pacientes e colaboradores. Nem sempre as pessoas com deficiência são inseridas na sociedade”, lembra a coordenadora do CER, Lisiane Tuon.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

22 de julho de 2015 às 16:09
Compartilhar Comente

CER organiza Arraiá Julino para cuidadores e pacientes do programa

CER organiza Arraiá Julino para cuidadores e pacientes do programa
Produtos podem ser entregues até o dia 17 de julho (Foto: Arquivo) Mais imagens

O CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc já entrou no clima julino. Os cuidadores e pacientes do programa estão preparando chapéu de palha e vestidos para o Arraiá Julino, no dia 22 de julho. O evento vai propiciar momentos de integração e alegria entre os participantes do CER.

Quem deseja ajudar pode doar prendas, que serão utilizadas nas brincadeiras da festa, até o dia 17 de julho. Os interessados podem deixar os produtos nas Clínicas Integradas da Universidade ou na Central de Informações do Bloco Administrativo.

A Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão) está promovendo a ação.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

01 de julho de 2015 às 15:44
Compartilhar Comente

PediaSuit: Unesc recebe nova tecnologia para reabilitação motora

PediaSuit: Unesc recebe nova tecnologia para reabilitação motora
Equipamento foi doado pela Federação das APAEs de Santa Catarina Mais imagens

A Unesc recebeu um grande aliado para a reabilitação motora de pessoas com deficiência na manhã desta sexta-feira (13/3). A Federação das APAEs de Santa Catarina fez a doação de um PediaSuit ao CER II (Centro Especializado em Reabilitação Unesc). O equipamento ajuda no tratamento de indivíduos com distúrbios neurológicos, paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento, lesões traumáticas cerebrais, autismo e outras condições que afetam as funções motoras e cognitivas.

“É uma nova tecnologia para pessoas com deficiência. Vamos utilizá-lo em atendimentos e também para promover pesquisas, comprovando cientificamente o seu benefício. Com isso será possível incorporar o tratamento às políticas públicas do SUS”, explica a coordenadora do CER, Lisiane Tuon. O equipamento ainda será montado, junto ao Serviço de Fisioterapia da Unesc, e deve iniciar o seu funcionamento em abril.

O presidente da Apae de Criciúma, Luiz Sidney Citadin, acompanhou a entrega. “Possuímos um PediaSuit na Apae e já temos resultados muito promissores, de crianças que só passeavam no colo e agora estão caminhando”, comenta.

“Quanto mais pessoas forem atendidas, melhor. Fizemos a doação, pois percebemos que a Unesc poderia ajudar a comunidade e às Apaes”, destaca o vice-presidente da Federação das APAEs de Santa Catarina, Zelito Antônio Silva.

Conheça o PediaSuit

O PediaSuit teve sua origem na Rússia na década de 1970, quando cientistas criaram um método para restaurar as funções motoras e cognitivas dos astronautas que retornavam do espaço. O equipamento, também conhecido apenas como Suit, consiste em colete, touca, shorts, joelheiras, calçados e um sistema de elásticos ajustáveis, posicionados para reproduzir a musculatura. Este equipamento fica dentro do Spider, uma gaiola de metal. Ao trabalhar com os elásticos e a roupa, o PediaSuit consegue corrigir e restaurar movimentos.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 13 de março de 2015 às 15:28
Compartilhar Comente (1)