Direito

Cursos de Ciências Sociais Aplicadas da Unesc preparam intensa programação para Jornada Acadêmica

Cursos de Ciências Sociais Aplicadas da Unesc preparam intensa programação para Jornada Acadêmica
Evento será realizado de forma virtual entre os dias 27 e 31 de junho (Foto: Divulgação) Mais imagens

As últimas semanas, assim como os últimos meses, tem sido de intensa mobilização entre acadêmicos da Unesc. Isso porque as atividades nas disciplinas de cada curso continuam em andamento mediadas por tecnologia e exigem ainda mais dedicação e disciplina dos estudantes. Além dos conteúdos programados, os alunos se envolvem, mesmo em tempos de pandemia, na organização de eventos de cunho acadêmico como forma de complementar os estudos tradicionais de sala de aula, mesmo as virtuais, neste caso. A partir da próxima semana quem protagoniza o evento acadêmico da Universidade são os cursos da chamada área das Ciências Sociais Aplicadas.

Levantando a temática “Futuro da Gestão Pública e Privada nos novos Tempos” o evento será realizado, de 27 a 31 de julho, 100% de forma virtual com transmissão de palestras e mesas redondas por meio do canal Unesc TV no Youtube.  Protagonizado pelos próprios estudantes, o trabalho de montagem da programação segue em ritmo acelerado para os últimos ajustes de um evento que promete entrar para a história dos cursos, tamanho o desafio de fazer o primeiro evento da área de forma remota. As inscrições já estão abertas pela plataforma Doity e os interessados podem acompanhar as novidades pelo perfil @jornadaintegradacsa.

Entre os envolvidos na busca das melhores e mais atuais temáticas e dos profissionais dispostos a compartilhar conhecimento na Jornada está a acadêmica da quinta fase do curso de Administração, Gabrielle Cardoso Machado, presidente da comissão organizadora. Conforme a estudante, um grupo de acadêmicos de cada curso está engajado na preparação de conteúdos relevantes e de qualidade para compartilhar com os colegas e com a comunidade externa. “São representantes de cada um dos cursos, Administração de Empresas, Administração com Habilitação em Comércio Exterior, Ciências contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Gestão em Recursos Humanos e Processos Gerenciais, unidos para trazer o melhor em cada temática”, salientou.

Programação com diferentes focos

Em formação, a programação da Jornada já conta com algumas temáticas e alguns participantes confirmados. Um dos nomes mais esperados é o CEO da Marisol, Giuliano Donini. Ele abordará “O novo essencial para o mercado de trabalho: o que as organizações esperam?”.

Ainda entre as confirmações está a mesa redonda sobre “Reflexões e desafios sobre o mercado internacional: Uma leitura dos impactos da pandemia” na noite de quarta-feira (29/7), às 20h. O grupo de profissionais participantes é formado pela administradora habilitada em Comércio Exterior Bruna Martins Silva, que atua como inside sales e business developer no âmbito internacional; o administrador habilitado em Comércio Exterior e monitor do Núcleo Operacional PEIEX Criciúma, membro do Grupo de Pesquisa GENINT – Unesc, Valdir Scarduelli Neto; e a Graduada em Relações Internacionais e Business Administration pela Florida Atlantic University e Especialista de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV, Mariana Wajsman Nedeff.

Na quinta-feira (30/7) a Mesa Redonda levantará a temática “Recuperação econômica no cenário nacional e mundial no âmbito privado” por meio do debate entre o economista Formado em Economia Empresarial e Controladoria pela Universidade de São Paulo, Caio Augusto; o economista, consultor e colunista da CBN Recife, Ecio Costa e o economista Chefe da Nova Futura Investimentos, Mestre e Doutor em Economia pela FGV, Pedro Silveira.

No último dia de evento, sexta-feira (30/7), dessa vez pela manhã, às 10h, o assunto será “Gestão de Pessoas nos Novos Tempos - relacionando inteligência Emocional e as soft Skills, premissas para os futuros profissionais nas organizações”. O tema será abordado pelo Diretor da VP de Inovação e Desenvolvimento da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Nelson Bittencourt.

À noite, às 20h, o encerramento da Jornada será ministrado pelo vereador da cidade de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, sobre “O jovem, a transformação e o engajamento: eles ocupam a cidade em tempos de excepcionalidade”. Cunha tem formação na área de Tecnologia da Informação, é pós-graduando em Gestão de Projetos pela Esalq/USP e mestrando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Cursou “Educação na Primeira Infancia” e “Combate as Drogas” como bolsista na Universidade de Zurique, na Suíça. Faz parte da RAPS, Livres e é Líder Público Lemann.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de julho de 2020 às 10:36
Compartilhar Comente

Unesc promove diálogo sobre as políticas públicas da saúde com a sociedade

Unesc promove diálogo sobre as políticas públicas da saúde com a sociedade
Evento gratuito ainda trará outros temas; próximo encontro será no dia 22 de julho (Imagem: Reprodução Google Meet) Mais imagens

O sistema de saúde, e suas políticas públicas, pautou o primeiro encontro do Diálogo com a Sociedade Civil e Conselhos Gestores de Políticas Públicas da Unesc. O evento foi realizado na noite da última quarta-feira (15/7). A oportunidade marcou o primeiro dia de fomento ao pensamento crítico e reflexões sobre a sociedade Sul catarinense, e se repete mais duas vezes, entre julho e agosto, com temas pertinentes.

O primeiro momento desta série foi conduzido pelo coordenador adjunto do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) e professor do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), doutor Reginaldo de Souza Vieira, que avaliou o encontro como de grande importância para o interesse social. “O sistema de saúde e suas políticas são resultado de um processo de construção coletiva, que com base nos direitos humanos se consolida como um Direito Fundamental Social na Constituição de 1988”, explicou.

Dentro desta temática, o docente deu grande evidencia ao SUS (Sistema Único de Saúde) e sua gestão compartilhada a nível nacional, estadual e municipal, por meio de conferências e conselhos de saúde, com a finalidade de fiscalizar, avaliar e planejar políticas públicas com influência da sociedade. “É um patrimônio da população brasileira. Precisamos que todos e todas assumam a defesa do SUS. É necessário a ampliação do seu financiamento, que foi ainda mais reduzido com a Emenda Constitucional número 95 do Teto dos Gastos Públicos, e garantir a carreira, a formação e a remuneração dos profissionais da saúde. Porém é imprescindível a formação e informação dos conselheiros e conselheiras para que se possa pensar numa política pública emancipatória, participativa e efetiva, que venha a consolidar a política sanitária de prevenção e promoção da saúde”, afirmou.

No contexto da pandemia, conforme Vieira, o Sistema tem atuado de forma precisa, mesmo diante dificuldades, e muito provavelmente a pandemia já teria assumido prematuramente proporções incomensuráveis.

Diálogo com a Sociedade

Mediando o debate, o professor do PPGD Ismael de Souza Vieira lembrou que o evento será dividido em três encontros, e cada edição abordará uma particular dimensão das políticas públicas. No segundo momento será a vez das políticas de igualdade racial e no terceiro encontro serão pautadas as políticas para a criança e adolescente. “Trata-se de encontros preparatórios para o curso de capacitação e formação de lideranças comunitárias, para que possam atuar na esfera participativa dos conselhos gestores de políticas públicas”, explicou.

Para o professor doutor Dimas de Oliveira Estevam, coordenador adjunto do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Direito Socioeconômico), o evento é muito importante por discutir a questão, sobretudo no atual cenário de uma pandemia. Ele ressaltou ainda que o PPGDS é parceiro da iniciativa e irá contribuir para o curso de capacitação que será lançado para o segundo semestre. 

Próximos Diálogos com a Sociedade e os Conselhos Gestores


O próximo encontro será no dia 22 de julho, com a professora doutora Fernanda da Silva Lima, do PPGD, que abordará o tema “Políticas Públicas de Igualdade Racial no Âmbito dos Conselhos Gestores”. No dia 5 de agosto, o professor doutor Ismael Francisco de Souza, do PPGD, dialogará sobre “A Criança e o Adolescente: proteção social e participação nas políticas públicas”.

Conforme o professor doutor Antônio Carlos Wolkmer, coordenador do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), o atual momento de crise sanitária evidencia a importância da escolha dos temas e da iniciativa do Curso de Formação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas.



Curso de formação e capacitação
 

Com o intuito de aprofundar os temas discutidos no Diálogo com a Sociedade Civil e Conselhos Gestores de Políticas Públicas, o curso será desenvolvido no segundo semestre, entre os meses de agosto e novembro e contará com uma carga horária de mais de 80 horas. “A iniciativa visa ainda atender as demandas da sociedade, bem como a promoção da cidadania e da participação popular na gestão e fiscalização de políticas públicas de interesse social”, explica Vieira.

As iniciativas Diálogos e a formação são idealizadas e coordenadas pelos professores Fernanda da Silva, Ismael Francisco de Souza e Reginaldo de Souza Vieira. Seus desenvolvimentos foram estruturados junto a Escola de Lideranças, um Programa de Extensão do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unesc, que conta com a participação e colaboração interdisciplinar do PPGCA (Programa de Pós-Graduação de Ciências Ambientais), PPGSCol (Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva) e o PPGDS.

A proposta tem ainda a parceria da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – subseção de Criciúma/SC, Secretaria de Diversidades e Ações Afirmativas, Centro Acadêmico de Direito e curso de Direito da Unesc.

- Contribuição do mestrando Juliano Sartor - PPGD da Unesc
- Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de julho de 2020 às 09:10
Compartilhar Comente

Direitos humanos e relações trabalhistas pautam evento internacional na Unesc

Direitos humanos e relações trabalhistas pautam evento internacional na Unesc
2º Diálogo Latino Americano Sobre Direitos Humanos e Sociedade foi promovido via Google Meet (Imagem: Reprodução Google Meet) Mais imagens

Os direitos fundamentais trabalhistas foram colocados em evidência na tarde desta quarta-feira (8/7). Com participação de pesquisadores da Argentina, México e Brasil, o 2º Diálogo Latino Americano Sobre Direitos Humanos e Sociedade propôs conversas sobre o tema “direitos humanos e relações laborais”. 

Contribuíram para a discussão o juiz titular do trabalho no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), doutor Rodrigo Goldschmidt, que falou em nome da Unesc; o doutor Guillermo Luevano Bustamante, da UASLP (Universidad Autónoma de San Luis de Potosi), e a doutora Beatriz Rajland, da UASLP (Universidad Autónoma de San Luis de Potosi). Conforme o coordenador adjunto do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), Reginaldo de Souza Vieira, foram registradas participações de ao menos 10 programas de pós-graduação, além de outros pesquisadores, estudantes, professores e profissionais. 

Para o pesquisador e coordenador do Grupo de Trabalhos CLACSO (Conselho Latinoamericano de Ciencias Sociais), Lucas Machado Fagundes, o cenário apresentado pelo coronavírus torna a discussão ainda mais rica. “É uma temática extremamente relevante, em um contexto agravado pelas circunstâncias da pandemia. Este é o segundo Diálogos, após um primeiro evento bastante frutífero. Considero mais uma importante iniciativa de nosso Programa de Pós-Graduação”, afirmou 

Dentro do contexto mundial, segundo Vieira, fatores como desemprego, desproteção trabalhista e flexibilizações ocasionam inseguranças para o trabalhador, em aspectos de saúde e pertencimento. Potencializando estes elementos, as políticas públicas também contribuem para a depredação das relações de trabalho, tornando encontros como este necessários. “O objetivo é analisar este cenário, principalmente dentro de um ambiente em rede, com diversos programas de pós-graduação contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas que possam instrumentar o fortalecimento da protração trabalhistas e das relações existentes neste contexto. É um tema atual para a sociedade e que tem pautado os diálogos dentro de pesquisas do Direito”, explica.

O evento foi promovido em uma parceria do PPGD; CLACSO; Mestrado em Direitos Humanos da UASLP (Universidad Autónoma de San Luis de Potosi), e Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires. Ao longo de 2020, outras atividades já foram desenvolvidas entre as instituições de ensino, e outras serão propostas, com universidades de toda a América Latina. Questões indígenas, de democracia, saúde e natureza estão em estudo.



O coordenador do PPGD, Antônio Carlos Wolkmer, também esteve presente.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de julho de 2020 às 18:11
Compartilhar Comente

Unesc recebe professor pesquisador da universidade chinesa de Macau

Unesc recebe professor pesquisador da universidade chinesa de Macau
Evento teve a presença de acadêmicos da graduação e pós-graduandos Mais imagens

A Unesc recebeu virtualmente na última semana o professor moçambicano Ângelo
Patrício Rafael, da Universidade de Macau na China. O pesquisador abordou o tema “Gás natural e investimentos na pandemia: a perspectiva de Moçambique”, no 2º Colóquio Internacional DISE (Direito e Inclusão Socioeconômica). O evento teve a presença de acadêmicos da graduação e pós-graduandos.

Conforme coordenador do DISE e docente do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), Yduan de Oliveira May, o assunto segue sendo ferramenta de debate na rede internacional de pesquisa. “Moçambique descobriu-se um país rico, porém sem capacidade autônoma para explorar o gás natural. Agora vive o desafio de conciliar os interesses sociais e econômicos, mediando as necessidades das comunidades locais e os contratos com as empresas transnacionais”, esclarece.

O evento foi proposto pelo DISE, PPGD e curso de Direito.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de julho de 2020 às 14:34
Compartilhar Comente