Direito

Estudantes do curso de Direito aprendem em aula com convidado especial

Estudantes do curso de Direito aprendem em aula com convidado especial
Leonardo Schilling, detentor de 600 títulos, conversou com os alunos sobre Direito Desportivo Mais imagens

Reinventar. Uma palavra cada vez mais usada por profissionais em todo o mundo. No segmento da educação não é diferente, e vem sendo colocada em prática diariamente pelos professores da Unesc. Nesta segunda-feira (11/5) mais um exemplo disso foi evidenciado, durante a aula de Direito Desportivo, do curso de Direito, ministrada pelo professor mestre Fabrizio Guinzani.

Vestidos com a camisa do time do coração ou de sua prática esportiva, das mais diversas modalidades, os estudantes dialogaram com o aluno atleta da Universidade, Leonardo Schilling, que possui mais de 600 títulos no currículo, dentre competições estaduais, sul-brasileiras, nacionais e internacionais. Ele também foi eleito 12 vezes como o melhor nadador de Santa Catarina, finalista cinco vezes do Troféu Gustavo Kuerten e integrou a seleção nacional de natação três vezes. 

Durante o encontro, o Sistema Associativo Internacional, ligado ao COI (Comitê Olímpico Internacional), e outras estruturas nacionais e federações esportivas internacionais foram assunto. “A participação do advogado para assegurar, juridicamente, toda essa complexidade de negócios torna-se imprescindível ao atleta, assessorando os interessados e as transações, atuando na justiça desportiva e assistindo, principalmente, os aspectos contratuais, trabalhistas, tributários e direitos de arena – sejam no âmbito nacional ou internacional”, explica Guinzani. 

Schilling também falou sobre o tema “Os desafios do atleta profissional frente à pandemia da Covid-19” e sua pesquisa de conclusão do curso “Justiça Desportiva Antidoping e o Doping junto ao Direito Desportivo”.

A atuação do Direito Desportivo 

O esporte movimenta, em média, trezentos bilhões de dólares por ano. Valor semelhante ao PIB (Produto Interno Bruto) da Argentina. Neste cenário, segundo o docente, existem diversos nichos sob o cuidado do profissional e de interesse: torcedores, mídia, publicidade, transportes, hospedagens, materiais esportivos e um grande número de empregos diretos e indiretos. 

Com princípios, normas, institutos, fontes e instituições próprias, o Direito Desportivo nasceu para regulamentar este cenário de grande potencial e está presente na Constituição Federal de 1988, no artigo 217. O documento também estabelece à área a competência constitucional da Justiça Desportiva. “Pode se compreender como um conjunto de normas e regras que regem o desporto, que se não seguidas podem acarretar em penalizações. São normas escritas ou de costumes que regulam a organização e a prática, em geral, de quantas disciplinas, normativas e questionamentos jurídicos situam a existência do desporto como fenômeno da vida social”, completa o professor.

Schilling, 11º colocado no Ranking Nacional de Natação na categoria 50 metros livre em piscina longa, representa o Clube Náutico Marcílio Dias. Também em destaque, Leonardo tem o segundo melhor tempo do Brasil na prova 50 metros borboleta em piscina curta.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de maio de 2020 às 17:36
Compartilhar Comente