Pós-Graduação

Unesc recebe prêmio Destaque Regional Sul

A Unesc também foi homenageada pelos seus 50 anos de fundação no evento de entrega do prêmio Destaque Regional Sul, promovido pela TV Litoral Sul. A cerimônia de entrega das premiações às marcas mais lembradas da região aconteceu na noite desta quinta-feira, 28/06, no AM Master Hall.

Além da homenagem pelo aniversário de cinco décadas, a Unesc ainda recebeu o prêmio Destaque, como a mais lembrada entre as instituições de ensino superior do sul de Santa Catarina. A premiação foi entregue à reitora da Unesc, Luciane Ceretta. Ela comenta que esta homenagem, assim como outras que a Universidade tem recebido pela passagem dos 50 anos, é um reconhecimento extremamente importante. “A Unesc sente-se extremamente lisonjeada por mais esta premiação, que reconhece a trajetória vitoriosa da nossa universidade. Queremos parabenizar também o trabalho realizado pela equipe da TV Litoral Sul, uma emissora da nossa região”, destacou.

Juntamente com a Unesc, o evento, que está na sua quinta edição, premiou empresas dos mais variados segmentos. O resultado surgiu conforme pesquisa realizada em maio deste ano, pelo Instituto Datafocus, em 49 bairros de Criciúma. Para o diretor da TV Litoral Sul, Sandro de Mattia, o prêmio é uma forma de valorizar estas marcas. “O Instituto de pesquisa define quais as marcas que estão na cabeça do consumidor e reunimos os vencedores para essa premiação”, destaca.

Para chegar aos nomes das marcas mais lembradas foram aplicados 400 questionários e a metodologia utilizada respeitou o perfil socioeconômico da cidade de Criciúma, quanto a idade, gênero, sexo, grau de escolaridade e renda familiar. “Foi perguntado aos entrevistados qual empresa eles consideravam destaque nos segmentos elencados pela pesquisa, e as respostas vieram de forma espontâneas. Dentro dessa mostra o resultado refletiu proporcionalmente aquilo que representa a cidade de Criciúma”, explica Charles Cargnin, do Datafocus.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 29 de junho de 2018 às 00:40
Compartilhar Comente

Unesc realiza Caminhos I, um encontro com egressos

Unesc realiza Caminhos I, um encontro com egressos
Evento marca o início de um relacionamento com os graduados (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Um momento de conversa e troca de experiências. Assim foi o Caminhos I, uma conversa com os egressos da Unesc. O encontro ocorreu no Auditório Edson Rodrigues na última sexta-feira (15/6) e teve como objetivo ampliar o relacionamento da Instituição com os graduados pela Universidade.

O encontro teve como intuito iniciar um processo de atualização da política institucional de acompanhamento do egresso. Ele trabalhou em três eixos: identificar a comunicação dos egressos com a Universidade; a inserção deles no mercado profissional e o fortalecimento dos vínculos da Unesc com os egressos.

Para a gerente da Gerência de Atenção ao Estudante, Mira Dagostim, o encontro serve para reconstruir os vínculos da Universidade com os egressos. “Buscamos o fortalecimento do nosso contato com os alunos. Nós precisamos ouvir eles e estreitar as nossas relações. Queremos buscar o que ele viveu lá fora e o sentimento que ele carrega da Unesc”, comentou.

No evento os participantes tiveram que responder três perguntas: “Como você vê a comunicação da Universidade depois de formado? ”; “Como foi/está a sua inserção no mercado de trabalho? ” e “Como você se sente depois de formado pela Unesc?”.

Para o psicólogo Gustavo Simon Batanolli, o encontro é um momento de refletir e observar o que você passou na sua graduação. “Me sinto muito bem em ser convidado para vir aqui e expressar o que eu senti falta na minha graduação e o que eu acho que tem necessidade de ser modificado”, disse.

Primeiro passo

De acordo com Mira, serão realizados mais encontros. “Esse foi só o primeiro momento de conversar com eles. Além de outros encontros, planejamos organizar a semana do egresso, bem como novas políticas que cada vez mais insira ele na Instituição”, explicou.

O evento teve a mediação do psicólogo Zolnei Vargas de Córdova e foi organizado pela Gerência de Atenção ao Estudante juntamente pela Diretoria de Ensino de Graduação. Ele também teve a parceria da Programas de Relacionamento, do setor de Pós-Graduação e do Escritório de Negócios da Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de junho de 2018 às 09:17
Compartilhar Comente

Cerca de 30% dos pacientes com depressão são resistentes à tratamentos

Cerca de 30% dos pacientes com depressão são resistentes à tratamentos
Assunto foi tema de Aula Magna na Unesc com especialista João Quevedo (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Segundo a Organização Mundial da Saúde a depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo, sendo o Brasil o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que têm 5,9% de depressivos.

Para combater esta doença, novas formas de tratamento estão sendo estudadas, e tais inovações foram o eixo central de debate da Aula Magna da especialização em Saúde Mental da Unesc. O encontro contou com uma das referências mundiais quando o assunto é Saúde Mental, o professor doutor da Unesc João Quevedo.

O professor apresentou diferentes formas terapêuticas de combate às depressões resistentes ao tratamento. “Pacientes com depressão resistentes são aqueles que não melhoram a despeito de fazer tratamentos usuais, o que corresponde a 30% das pessoas que têm depressão, um número significativo”, comenta Quevedo.

Ele ressalta ainda tratamentos alternativos, como o uso da estimulação magnética transcraniana, da eletroconvulsoterapia, entre outros. “Na Universidade do Texas, onde também trabalho, lidero o programa de transtornos e tumores resistentes ao tratamento, participando de todas essas pesquisas. De todas elas, para depressão resistente, acredito que a mais interessante é o implante de eletrodos no cérebro através da cirurgia de estimulação cerebral profunda. Já fizemos nove cirurgias, para pacientes extremamente resistentes ao tratamento, e desses nove pacientes, oito tiveram uma melhora bastante significativa”, comenta o professor.

O encontro também contou com a coordenadora do setor de Pós-Graduação da Unesc, Elenice Padoin, e a doutora Morgana Souza, do Instituto de Neurociências Doutor João Quevedo.

Saiba mais

Médico psiquiatra e doutor em Ciências Biológicas, Quevedo é professor e vice-presidente no Departamento de Psiquiatria da Universidade do Texas, em Houston. Desenvolve pesquisas nos Estados Unidos e no Brasil sobre transtorno bipolar e depressão. É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, editor chefe da Revista Brasileira de Psiquiatria, vice-diretor científico da Associação Catarinense de Psiquiatria e secretario da Sociedade de Psiquiatria de Houston.

Na Unesc já foi coordenador do curso de Medicina e é professor titular de Psiquiatria e coordenador do Laboratório de Neurociências. Além de atuar nos programas de Pós-graduação, Mestrado e Doutorado da Unesc, o professor possui um trabalho reconhecido no tratamento de pacientes junto ao Instituto de Neurociências Doutor João Quevedo.

Atendendo as necessidades da área

Esta será a sexta turma da pós-graduação, que tem Quevedo como mentor. O curso ocorre em parceria com o Instituto de Neurociências Doutor João Quevedo. O professor afirma que a especialização é direcionada a profissionais da área da saúde ou de áreas correlatas e que tenham interesse ou atuem com Saúde Mental. “As disciplinas são organizadas para cobrir as mais recentes inovações na área e o curso conta com grandes professores vindos de universidades de referência do Sul do Brasil”, afirma.

Segundo ele, a especialização em Saúde Mental da Unesc vai ao encontro da demanda por profissionais, necessários ao atendimento do crescente número de pacientes que precisam de atendimento qualificado e adequado, em sintonia com as suas especificidades.

A especialização tem 360 horas/aula, totalizando 17 disciplinas. O curso traz um referencial teórico e prático visando a qualificação dos profissionais que atuam na área, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, assistentes sociais, entre outros graduados na área da saúde.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (48) 3431 2626 ou pelo e-mail pos@unesc.net. Mais informações no www.unesc.net/pos. O curso tem encontros quinzenais, sextas-feiras, das 19 às 22 horas e sábados, 8 às 12 horas e 13 às 17 horas.

Universidade Comunitária

Prestes a completar 50 anos de vida, a Unesc é a Universidade Comunitária da região. Possui cursos considerados de excelência pelo MEC (Ministério da Educação) com notas 4 e 5 – de um máximo de 5 – nas diversas áreas do conhecimento. Com 13.000 alunos e 1.500 professores e funcionários, a Instituição recebe diariamente mais de 1.000 pessoas que que transitam entre as Clínicas Integradas, Unidade Judiciária de Cooperação e outros serviços dedicados à comunidade. 

A Unesc realiza projetos de extensão em diversos municípios do Sul do Estado e tem a qualidade de sua pesquisa reconhecida internacionalmente. Oferece ainda 48 cursos de especialização, sete mestrados, dois doutorados implantados e três em processo de implantação, além de um mestrado em rede que está em construção juntamente com as Universidades do Sistema Acafe. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 27 de abril de 2018 às 21:22
Compartilhar Comente

Oportunidades no mercado de trabalho vão além da graduação

Oportunidades no mercado de trabalho vão além da graduação
Futuros profissionais conhecem possibilidades de especialização (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Diversos formandos da Unesc conheceram os programas de especialização da Universidade na noite desta terça-feira (24/4). A iniciativa é do setor de Pós-Graduação da Unesc, que leva até os estudantes concluintes informações necessárias para que eles possam continuar os estudos, descobrindo novas portas de entrada no mercado de trabalho.

Esta noite foi a vez dos formandos de Engenharia Mecânica e Recursos Humanos participarem do evento. Segundo o professor Volmar Madeira, coordenador dos cursos de Processos Gerenciais, Gestão Financeira e Recursos Humanos, a dúvida que os alunos mais tem é a da necessidade de continuar os seus estudos.

“O que percebemos de retorno dos estudantes que entram na especialização é o alto contato com a prática, e dos contatos que se criam dentro do curso, com outros profissionais. Muitos podem pensar que estão dando apenas continuidade à graduação, mas não, a especialização quebra esse ritmo, pela forma como ela é feita. A percepção da aplicabilidade dos conhecimentos que o estudante tem cria uma outra dimensão”, ressaltou Madeira.

Segundo a coordenadora do Setor de Pós-Graduação da Unesc,  Elenice Padoin, o encontro estreita o relacionamento do egresso com a Universidade e mostra a importância da continuidade aos estudos. “Nós vamos conversar com formandos de todos os cursos para que eles entendam quais são os diferenciais da pós-graduação Unesc, quais os cursos estão sendo ofertados, quais as condições, preços e maneiras de acesso. Além disso, nós fazemos uma pesquisa com os concluintes, com o intuito de subsidiar nossas ações no planejamento dos cursos”, comentou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 24 de abril de 2018 às 22:04
Compartilhar Comente

Formandos conhecem programas de especialização

Formandos conhecem programas de especialização
Encontro de acolhida foi um até logo aos futuros profissionais (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

A conquista do diploma marca uma nova fase. E na noite desta segunda-feira (23/4), mais de 100 formandos da Unesc conheceram os programas de especialização. A ideia é que os futuros profissionais enxerguem dentro da Instituição possibilidades ainda maiores de alavancar a carreira.

A iniciativa parte do Setor de Pós-Graduação da Unesc. Segundo a coordenadora, Elenice Padoin, o encontro estreita o relacionamento do egresso com a Universidade e mostra a importância da continuidade aos estudos. “Nós vamos conversar com formandos de todos os cursos para que eles entendam quais são os diferenciais da pós-graduação Unesc, quais os cursos estão sendo ofertados, quais as condições, preços e maneiras de acesso. Além disso, nós fazemos uma pesquisa com os concluintes, com o intuito de subsidiar nossas ações no planejamento dos cursos”, comentou.

O encontro contou com a participação de formandos dos cursos de Engenharia Civil, Direito, Ciências Biológicas, Administração de Empresas e Comercio Exterior. Entre eles estava Fernanda Fernandes de Souza, da 8ª fase de Administração de Empresas. Para ela, o que mais despertou o interesse foi o MBA em Gestão de Negócios e Estratégia Competitiva.

“Sempre me identifiquei com a área de pessoas. Então logo no meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) optei por entrar na área de Coaching. Me encantei por essa área pelo autoconhecimento, é a arte de treinar uma pessoa a partir do que ela já tem. Então quando procurei uma pós encontrei no MBA esse caminho, que não passasse necessariamente pelos Recursos Humanos, mas sim mais voltado para a área de negócios”, comentou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 23 de abril de 2018 às 21:40
Compartilhar Comente