Núcleo de Empreendedorismo

No Mentoring da Unesc há possibilidade de realizar sonhos

No Mentoring da Unesc há possibilidade de realizar sonhos
Programa auxilia comunidade e acadêmicos no empreendedorismo (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O egresso de Artes Visuais da Unesc, João Batista, encontrou no programa Mentoring o apoio para realizar seu sonho. O ex-aluno da Universidade apresentou sua empresa de desenvolvimentos de jogos, a “Monka”, um desejo de infância que traz seu primeiro jogo. O encontro também celebrou o encerramento das atividades de 2017 do projeto.

O egresso conta que iniciou sua busca sem conhecer as dificuldades que se apresentariam, e que o Mentoring o auxiliou na realização do sonho. “Queríamos, mas existem outros fatores além do querer. A iniciativa da Unesc foi o Start que eu e a equipe da Monka precisávamos. Aprendemos muito e amadurecemos também. As coisas estão acontecendo de uma forma mais fácil agora”, afirmou Batista.

Ele contou ainda que a interdisciplinaridade apresentada nas aulas também foi importante e o auxiliou em áreas que não dominava. “Minha formação não tem muitos conhecimentos em Ciências Contábeis, por exemplo. Foi a mistura destas práticas que nos trouxe até aqui”, frisou.

Batista e seus colegas da Monka estão desenvolvendo seu primeiro trabalho e o complemento das áreas dos conhecimentos mais uma vez fizeram a diferença. “O Mentoring aparece em diversas partes do jogo e de sua criação. A parte da publicidade é outro exemplo importante, deixou nosso trabalho mais leve, atrativo e divertido, que é o que o mercado pede”, explicou.

Oportunidade de crescer

O Mentoring é uma atividade de extensão do Núcleo de Empreendedorismo. Ele tem o objetivo de oportunizar à comunidade e alunos o acesso ao apoio técnico no desenvolvimento de novos negócios. Em 2017 foram 19 iniciativas beneficiadas e cinco selecionadas pela pré-incubadora, Itec-in (Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios), onde receberam auxilio na estruturação.

A professora Cristiane Dias foi uma das docentes nestes meses e destaca os bons resultados ao fim do processo. “Fiquei muito feliz e vejo capacidade destas ideias irem longe. Professores, que trabalharam como voluntários, e alunos, que se emprenharam, me fazem acreditar que eles podem crescer ainda mais”.

A primeira etapa deste ano foi desenvolvida na Universidade, com 90 dias de ensino em sala de aula. A segunda e última etapa ocorreu na Itec-in, dentro do I-parque (Parque Cientifico e Tecnológico), onde os cinco selecionados receberam conhecimentos específicos em cada área.

Além da professora Cristiane, também compartilharam informações os docentes Wagner Blauth, Luciane Pereira, Jonas Rosner, Jaime Piccolo, Dino Neto, Gisele Coelho Lopes, Rafael Alves e outros especialistas.

Saúde na palma das mãos

Na tarde desta quarta-feira o projeto Close to Me também foi apresentado. Alessander Gonçalves José, um dos idealizadores, conta que a ideia é um aplicativo que vai agilizar o atendimento médico na região. “É uma plataforma para gestão de agenda para profissionais da área da saúde, na qual eles vão disponibilizar seus horários livres aos pacientes. Isso vai permitir mais agilidade para consultas, e ainda possibilitar o chamado ‘Home Care’, que vai humanizar atendimentos para pessoas que possuem limitações para deslocamento, como as pessoas com deficiência, mães com filhos pequenos, idosos, cadeirantes e acamados”, explica.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

14 de dezembro de 2017 às 19:23
Compartilhar Comente

Projeto leva conhecimentos sobre empreendedorismo a jovens da região

Projeto leva conhecimentos sobre empreendedorismo a jovens da região
Atividades de 2017 encerraram nesta sexta-feira com uma apresentação teatral (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O Projeto PDL Jovem (Programa de Desenvolvimento de Lideranças) está despertando o empreendedorismo social em adolescentes de Criciúma e região. Na tarde desta sexta-feira (24/11) os participantes concluíram a última etapa do Projeto, apresentando uma peça teatral baseada no livro “O Monge e o Executivo”.

Durante a exibição, os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do Cedup (Centro de Educação Profissional) Abílio Paulo trouxeram uma versão adaptada da obra, com lições de vida e de liderança. “Eles leram e adaptaram a peça sozinhos. Ficou muito bem feito, superaram as expectativas e conseguiram transmitir a essência do que estudamos”, contou a professora do Projeto, Cristiane Dias.

A professora conta, que além dos aprendizados sobre empreendedorismo, o PDL também prepara os jovens para o futuro. “Muitas pessoas afirmam que os jovens são o futuro, mas apenas entregar à sociedade como esta é muito fácil. Nosso papel é ajudá-los e prepará-los para o que vão encontrar”, afirmou Cristiane.

Etapas

O Projeto iniciou em maio deste ano e atuou em duas fases. Na primeira, os encontros proporam conversas sobre líderes e referências conhecidas pelos estudantes, como representantes religiosos, comunitários, educacionais, políticos, familiares, empreendedores e esportivos.

Na segunda etapa, que iniciou na última segunda-feira (20/11), eles participaram de trocas de conhecimentos sobre empreendedorismo social, finalizando nesta sexta-feira. “Posso dizer que foi um dos melhores trabalhos que participei. Aprendemos muito, nos divertimos e também trabalhamos. Há 48 horas não imaginei que teríamos um resultado tão bom”, comentou o estudante do Cedup Iago da Silva Fernandes.

Preparação

A atividade também envolveu os bolsistas do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, que auxiliaram na preparação da peça e na orientação aos alunos da escola. “Não só eles aprenderam com a gente. Nos também aprendemos. Trabalhamos nos bastidores para que tudo saísse correto. No ano que vem esperamos poder participar novamente”, afirmou a bolsista do Núcleo Debora Simiano, acadêmica de Administração da Unesc.

Além dela, também auxiliaram o aluno de Direito Lucas Nunes e a estudante de Administração Bruna Hochmuller.

O PDL Jovem é um projeto realizado com o financiamento do DIDH/CER Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

24 de novembro de 2017 às 17:20
Compartilhar Comente

Unesc recebe primeiro Meetup de Criciúma

Unesc recebe primeiro Meetup de Criciúma
Evento vai reunir seis palestrantes na Universidade (Foto: Arquivo) Mais imagens

Um dia para conhecer pessoas com os mesmos interesses, compartilhar ideias, projetos e habilidades. Quem se inscreveu para participar do primeiro Meetup de Criciúma, realizado pela Liga Empreendedora dos Tigres, com apoio do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, vai aprender e socializar conhecimentos com profissionais em palestras sobre temas diversificados.  O evento ocorre neste sábado (31/10), às 17 horas, na sala 19 do Bloco P.

Confira as palestras do evento:

- O homem é do tamanho do seu sonho, com Norberto Zaniboni.
- Liderança de Alto Desempenho, com Gisele Coelho Lopes. 
- Inovação, Associativismo e Networking como aliados do Empreendedor, com Claiton Galdino. 
 - “O poder do feijão-com-arroz”, com Leandro Benincá.
- Criatividade e Inovação em perfis de Liderança, com Igor Drudi. 
- Porque você deve começar a se preocupar com o design do seu produto, com Marcos Do Canto. 

As inscrições já estão encerradas, para entrar na lista de espera é necessário contatar a Liga Empreendedora dos Tigres, pelo e-mail: ligadostigres@gmail.com.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

29 de outubro de 2015 às 16:18
Compartilhar Comente

O NÚCLEO DE EMPREENDEDORISMO da UNESC, em parceria com a LIGA EMPREENDEDORA DOS TIGRES e a FUNDAÇÃO ESTUDAR convidam para o Labx Criciúma!!!

O QUE É? 

O LabX é um programa de desenvolvimento de lideranças no qual apresentamos conteúdo aplicado e atividades práticas, o que lhe auxilia a descobrir e ampliar o seu sonho, alinhá-lo a sua carreira, desenvolver um mindset mais protagonista e aumentar a sua capacidade de execução. 

COMO FUNCIONA?

São 16h de conteúdo inspirador e prático dividido em 2 módulos de 8h. Cada módulo acontece durante um dia inteiro, no final de semana com um mês de distância entre os módulos. 

- Módulo 1: 9 de maio (sábado)
- Módulo 2: 20 de junho (sábado)

QUEM PODE PARTICIPAR?

O LabX é para jovens universitários e recém formados até 25 anos. Esperamos que você tenha energia e muitos sonhos, além de estar aberto para formar uma rede local de jovens com potencial transformador e colocar suas ideias em prática

COMO SE INSCREVER?

O LabX Criciúma tem vagas limitadas. 
Inscreva-se até 15 de abril em http://www.napratica.org.br/labx (procure pelo evento de Criciúma!)

VÍDEO DO LabX https://www.youtube.com/watch?v=bVu_-ZeQesY

Não perca esta oportunidade...

Por: Carina Nunes 10 de abril de 2015 às 09:12
Compartilhar

Workshop para colocar ideia em prática

Workshop para colocar ideia em prática
As inscrições são limitadas e estão abertas até sexta-feira (Foto:Divulgação) Mais imagens

Aprender a criar seu próprio negócio, vivenciar o desenvolvimento de confiança empreendedora, descobrir um problema real e apresentar este projeto para investidores. Em oito horas de duração, o “Workshop Ideation – Sua Ideia na Prática” ensina aos participantes com “a mão na massa” a lidar com essas experiências.

O Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, a Liga Empreendedora dos Tigres e a Ideation Brasil promovem o evento sábado (28/3), a partir das 9 horas, no Auditório Edson Rodrigues, Bloco P. As inscrições devem ser feitas até sexta-feira (27/3) no site www.ideationbrasil.com.br/workshops/criciuma ou no Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, no Bloco Administrativo, sala 31. Ação é aberta à comunidade.

A metodologia usada no evento segue o formato da metodologia desenvolvida em parceria com a USC (University of Southen Califórnia), que é a segunda melhor universidade de empreendedorismo dos EUA.

No evento serão formados times “empresas”, identificados e explorados problemas, criados modelos de negócios com a ferramenta Lean Canvas e depois de finalizadas essas etapas os times apresentarão sua ideia.

Para mais informações: www.ideationbrasil.com.br.

Fonte: Secom

25 de março de 2015 às 17:14
Compartilhar Comente