Núcleo de Empreendedorismo

Em Praia Grande, Unesc encerra os lançamentos dos Planos de Desenvolvimento da Amesc

Em Praia Grande, Unesc encerra os lançamentos dos Planos de Desenvolvimento da Amesc
Mais imagens

Na noite desta terça-feira (28/06), no auditório da Cooperativa de Eletricidade de Praia Grande (Ceprag), aconteceu o último lançamento do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico dos municípios da Amesc.  A cidade, com os seus 10 mil habitantes, foi sede do encerramento da primeira etapa do projeto de desenvolvimento que está sendo realizado pela Unesc, Sebrae/SC e Amesc.

Capital Catarinense dos Canyons, Praia Grande é a porta de entrada para os Aparados da Serra, faz divisa com o Estado do Rio Grande do Sul, pelos municípios de Mampituba e Cambará do Sul. Em solo catarinense faz limite com São João do Sul, Santa Rosa e Jacinto Machado.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade, Gisele Coelho Lopes, comentou do privilégio de percorrer todos os municípios da Amesc. “Estamos tendo o privilégio de conhecer todos os cantos dessa região maravilhosa. O Plano nos oportuniza conhecer as especificidades de cada município e entender seus potenciais. Estamos em uma região localizada entre a serra e mar, com a BR-101 atravessando no meio de um grande potencial logístico e rico em recursos naturais. Nas 15 cidades que passamos, observamos a probabilidade do desenvolvimento de novas vertentes econômicas, então eu vejo essa região como um grande potencial. Eu já conhecia toda a Amesc, mas agora eu vejo o Extremo Sul catarinense com outro olhar, com motivação e otimismo para fazer com que este pedaço de Santa Catarina esteja no radar e na vitrine nacional e internacional. Mas para que tudo isto aconteça será necessária a mobilização das forças vivas desta comunidade.  O engajamento da Unesc é tirar todas as ideias do papel e torná-las realidade. A Universidade se sente acolhida por essa região e como comunitária temos este compromisso de transformar este território. Privilégio e gratidão pela oportunidade de estar aqui é esse o sentimento no final desta etapa”, pontuou.

Com sua economia sustentada pela agricultura, através do cultivo de arroz e banana, hoje Praia Grande desponta como um promissor polo de turismo ecológico devido à sua posição geográfica. Agora, surgem novas oportunidades devido à criação do Geoparque que abrange Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

O integrante do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade, Douglas Leffa Pirola, explicou aos presentes no evento a metodologia a ser utilizada na confecção do Plano, através da consulta pública e, depois, pelo encontro virtual a ser realizado através do Google Meet no início do mês de julho.

Com a força e apoio da população, o prefeito Elisandro Pereira Machado, pretende construir um desenvolvimento equilibrado para os próximos 10 anos. “Ficamos muito felizes de estar com a Unesc e com o Sebrae participando do Plano de Desenvolvimento. A Universidade está presente aqui no nosso município. É gratificante trabalhar com este corpo técnico da Unesc muito bem preparado e que vem ajudando a desenvolver toda a nossa Região Sul e vai auxiliar na elaboração de um grande Plano para o nosso progresso nos próximos anos. Agradeço a magnífica reitora Luciane Bisognin Ceretta e também a pró-reitora Gisele Coelho, por estar colaborando e nos ajudando com esta ação”, agradeceu.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Loro Gomes, agradeceu a presença da Unesc e do Sebrae/SC e destacou a importância desta iniciativa que irá fazer bem para Praia Grande, bem como aos demais 14 municípios da Amesc. Parabéns a todos os envolvidos pela grandeza desse Plano. Ele chega em boa hora, nossa cidade está crescendo muito ao longo dos últimos anos e está se tornando uma potência turística. Temos que valorizar bastante a agricultura familiar, o comércio e as empresas. Hoje estamos com uma demanda de mais de 100 vagas de emprego. Precisamos capacitar nossas mãos de obra para prestar um melhor atendimento aos turistas. Quero dizer que nós da Câmara de Vereadores estamos à disposição para apoiar este grande projeto de desenvolvimento”, comentou.

O presidente da Associação dos Municípios da Região do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e prefeito de Timbé do Sul Roberto Biava, era só elogiou ao trabalho até aqui executado pela Universidade e Sebrae. “Agradecimento à Unesc e ao Sebrae por esse magnífico trabalho que estão realizando para toda região do Vale do Araranguá. Agora, cada um de nós vai saber do seu potencial. Praia Grande é um exemplo de turismo que nós temos que seguir. Grande parte das nossas cidades tem as encostas da Serra e isto tem que ser melhor aproveitado. O Extremo Sul era uma área que até pouco tempo atrás, a gente dizia que não existia no Estado de Santa Catarina. Acredito que a partir desse estudo, eu tenho certeza que qualquer que seja o governador do estado, vai dar uma olhada diferente para nós”, ressaltou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2022 às 09:38
Compartilhar Comente

Professores e alunos da Unesc participam de Avaliação do Ensino de Graduação

Professores e alunos da Unesc participam de Avaliação do Ensino de Graduação
Mais imagens

Professores e acadêmicos da Unesc já podem participar da Avaliação do Ensino de Graduação, executada pelo Setor de Avaliação Institucional da Universidade.

A ação, tradicional na Universidade, conforme o coordenador do Setor de Avaliação Institucional, Thiago Francisco, é um mecanismo institucional importante para o desenvolvimento de informações. “O objetivo é contribuir para a evolução dos projetos pedagógicos dos cursos da Universidade, contribuindo para diversas ações institucionais, entre elas o Programa de Formação Continuada de Docentes e as Comunidades de Aprendizagem”, fala.

Na oportunidade a comunidade acadêmica participa ativamente do processo que envolve todas as tomadas de decisões. “Um dos pontos fortes do processo está na condição de oferecer um espaço democrático de escuta, que complementa todos os outros mecanismos que fortalecem a cultura de avaliação da Unesc. Como Universidade Comunitária desde a sua concepção, tem na avaliação um instrumento importante de reflexão e diálogo sobre suas práticas, permitindo que discussões possam ocorrer no âmbito dos processos de ensino, pesquisa e extensão”, pontua Thiago.

Alunos e professores podem participar da avaliação pelo link: https://webapp8.unesc.net/avaliacao/index.php.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2022 às 09:32
Compartilhar Comente

Acadêmicos do curso de Administração concluem as consultorias do Plano de 60 dias

Acadêmicos do curso de Administração concluem as consultorias do Plano de 60 dias
O último encontro serviu para socializar os resultados dos direcionamentos propostos pelos estudantes aos empresários Mais imagens

Sessenta dias já se passaram e chegou a hora de apresentar os resultados da consultoria empresarial gratuita realizada pelos acadêmicos da oitava fase dos cursos de Administração de Empresa e Administração com habilitação em Comércio Exterior da Unesc aos empresários que foram beneficiados.

Na noite de quinta-feira (23/06), nas instalações do Talent-Lab, no Iparque, os estudantes apresentaram no último encontro do Plano de 60 dias, dentro da Jornada do Empreendedorismo do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, os trabalhos desenvolvidos durante o período às oito empresas inscritas no Programa.  Nos depoimentos as duas partes envolvidas, tanto os acadêmicos quanto os empresários, relataram a importância da experiência vivida nos encontros realizados uma vez por semana, dentro desses 60 dias.

Para o acadêmico Eduardo Boaventura Rocha, da oitava fase de Administração, o planejamento estratégico foi muito importante para a jornada acadêmica. “Por conta do Plano eu consegui utilizar todas as ferramentas que aprendi nesses quatro anos de curso aqui na Unesc. Todas as estratégias, todas as teorias, nos auxiliaram para prestar a consultoria à empresária Carla, fazendo-a a tirar sua empresa do papel e fazer com que ela seja um próximo case de sucesso na nossa região”, comentou.

A psicóloga Carla Simon, egressa e cursando doutorado na Universidade, agora proprietária de uma clínica, estava radiante com o auxílio recebido com a consultoria dos universitários da Eduardo e Ytalo Pacheco, da Alpes Consultoria. “O Plano de 60 dias fomenta o empreendedorismo de uma maneira que dá coragem para o empreendedor assumir o risco. A consultoria deu para mim muita coragem e um norte. O empresário chega com ideias e os acadêmicos te ajudam a organizar os objetivos. Este Plano vai ao encontro da missão da Unesc, de ir para além dos muros da Universidade”, destacou.

De acordo com a doutoranda, muitas pessoas precisam de ajuda, de ter um olhar mais apurado, mais tecnológico e mais administrativo, algo que os universitários conseguem oferecer com excelência. “Agora eu tenho um plano para seguir, com muito mais segurança. Tenho missão e uma visão de valores e a clareza de que não sou mais autônoma, agora sou uma empresa. Estou muito grata com a orientação recebida”, relatou.

A administradora de empresa Thalia Frello foi uma das egressas convidadas para orientar os alunos participantes do Plano de 60 Dias, participando pela segunda vez da ação. “Eu já tinha vivenciado esta experiência no semestre passado. É um projeto muito construtivo que propicia a troca de conhecimentos na sala de aula com empresário. O acadêmico tem a teoria e o empreendedor a empresa. Essa troca de ideia entre consultores e consultados faz com que ambos cresçam. Como sempre digo: cada parte envolvida nesta consultoria tem 50% de responsabilidade e comprometimento com o sucesso do resultado. Este plano de consultoria é muito construtivo tanto para o aluno se tornar um excelente profissional, quanto para o empreendedor e a sua empresa”, destacou.

A metodologia definida pelos professores Diogo Pereira Morais e Nícola Martins foi dividida em cinco etapas, sendo a primeira com encontros para realizar o nivelamento e a apropriação sobre a empresa. Depois ocorreram as fases de discussão dos projetos estratégicos e definição dos encaminhamentos e a implementação do planejamento estratégico com produção de relato das experiências. A última fase é a socialização dos resultados pelos acadêmicos e empresários.

Segundo o professor Diogo Pereira Morais, os resultados alcançados surpreenderam e mostraram a qualidade de ensino oferecida no curso e na Unesc. “O que eu e o professor Nicola Martins observamos é que os acadêmicos já estão maduros para entrar para o mercado de trabalho. Todos que participaram do Plano, demonstraram conhecimento teórico e muita perspicácia para auxiliar os empresários e empresárias participantes. Cada empresa tinha sua particularidade e a desenvoltura técnica dos ‘consultores’ propiciou um excelente resultado, agradando tanto a nós professores e consultores voluntários, bem como os acadêmicos e empreendedores", pontuou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de junho de 2022 às 19:35
Compartilhar Comente