Unesc em Dança 2015

Unesc em dança: Alunos de escolas públicas interagem com bailarinos em Mostra Didática

Unesc em dança: Alunos de escolas públicas interagem com bailarinos em Mostra Didática
A experiência foi realizada durante o Unesc em Dança Mais imagens

Como você deve se comportar em um teatro? A resposta dessa pergunta foi o tema da Mostra Didática de Dança realizada no Teatro Elias Angeloni nesta sexta-feira (17/10). Durante a palestra “formação de plateia”, alunos de escolas públicas e demais presentes interagiram com a Cia de Dança Unesc, aprendendo como agir em um espetáculo e como ele funciona. A atividade integra a programação do Unesc em Dança, que ocorre até sábado (18/10).

A proposta do evento é conversar com a plateia, desde o momento da chegada dos bailarinos no Teatro até o momento em que finalizam a apresentação de suas coreografias. “A Mostra Didática ensina através da emoção e do contato. Durante a ação, articulamos sobre o valor das regras de comportamento, utilizando o teatro como foco. É uma forma lúdica e mágica de falar sobre cultura com a possibilidade de descobrir novos artistas, já que o envolvimento é direto entre os bailarinos e os demais presentes”, comenta a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig.

A atividade foi realizada através da Cia de Dança Unesc, junto à Unearte (Oficina de Ballet Infantil).

Unesc em Dança

O Unesc em Dança é um festival não competitivo que busca o aprimoramento técnico e artístico, garantindo o caráter didático-pedagógico por meio de oficinas, palestras e exibição de filmes. Contribui, assim, para a formação de plateia, e o desenvolvimento e a valorização da cultura e da arte com mostras Oficial, Infantil e Didática.

Confira a programação completa

Confira a ordem das apresentações

Fonte: Secom

Por: Mayra Lima 17 de outubro de 2014 às 18:32
Compartilhar Comente

Unesc em Dança: a maratona de arte e beleza começou

Unesc em Dança: a maratona de arte e beleza começou
Em três dias mais de 800 bailarinos se apresentarão no festival (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

“É inexplicável o que sinto ao estar de frente para o público. Naquele momento sou apenas eu o palco e as luzes nos meus olhos. Não vejo ninguém, apenas sinto a música e deixo o meu corpo me levar”. O depoimento de Walter Gobbo, de 16 anos, do grupo Soul Dance, de Içara, traduz o encantamento que a dança causa. Até sábado (18/10), toda a beleza e magia desta arte estará em Criciúma, no 15º Unesc em Dança, que começou hoje (16/10), com apresentações e oficinas na Universidade.

Gobbo faz parte do time de 800 bailarinos que estão em Criciúma para participar do Unesc em Dança. O festival, promovido pelo Setor de Arte e Cultura da Unesc, ocorre na Universidade e no Teatro Elias Angeloni e é aberto ao público em geral. A abertura oficial do evento ocorre amanhã (17/10), às 19h30, no Teatro e as apresentações ocorrem nas categorias: Infantil, Júnior, Sênior e Avançado.

Além do Soul Dance, outros grupos também chamaram a atenção hoje no Palco Unesc, como o balé do Espaço Som e Vida, formado por meninas como a Fernanda Back Casagrande, de oito anos. “Fico um pouco nervosa antes de subir no palco. O coração fica batendo mais forte, mas depois passa e só da vontade de dançar”, comenta Fernanda, afirmando que quer ser bailarina “quando crescer”.

Para a coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, o evento engrandece a concepção que o público tem sobre a dança e sobre os profissionais. “Através do festival é possível abrir espaço para a linguagem da dança. É perceptível o crescimento da arte na região em paralelo ao progresso do evento, que além de formar um público, contribui para a profissionalização dos participantes”, relata.

Capacitação

Durante os dias de evento, vão ocorrer capacitações abertas ao público, no campus. Danças Urbanas, Dança Contemporânea, Dança Experimental, Balé e Jazz Intermediário serão temas de capacitações.

Também haverá palestras sobre “Pesquisa, Criação e Formação em Dança na Universidade”, “Profissionais de Dança em Santa Catarina” e “Processo de Composição Coreográfica”. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas no Portal da Unesc.

O festival

Durante os 15 anos de história, cerca de 100 mil espectadores já assistiram gratuitamente ao Unesc em Dança. Como maior festival desta categoria no Sul do Estado, o evento evidencia a produção dos trabalhos realizados por grupos de dança, academias, escolas de dança, escolas da rede pública e particular, aproximando assim, a comunidade regional da cultura da dança.

O Unesc em Dança é um festival não competitivo, que busca o aprimoramento técnico e artístico por meio de oficinas, palestras e exibição de filmes. 

O evento é realizado com suporte e patrocínio viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura e também recebe apoio do supermercado Bistek e Tintas Farben.

Confira a programação completa

Confira a ordem das apresentações

Fonte: Secom

Por: Mayra Lima 16 de outubro de 2014 às 18:52
Compartilhar Comente (2)

Unesc em Dança: a magia da arte vai invadir Criciúma

Unesc em Dança: a magia da arte vai invadir Criciúma
Festival reunirá mais de 800 bailarinos (Foto: Arquivo) Mais imagens

Que se abram as cortinas! O Unesc em Dança vai começar. A partir desta quinta-feira (16/10), mais de 800 bailarinos de 44 grupos do Paraná, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e de São Paulo vão “invadir” Criciúma. As coreografias vão do ballet à dança de rua e serão realizadas na Universidade e no Teatro Elias Angeloni. O festival, promovido pelo Setor de Arte e Cultura da Unesc, ocorre até 18 de outubro e é aberto ao público em geral.

Durante os 15 anos de história, cerca de 100 mil espectadores já assistiram gratuitamente ao Unesc em Dança. Como maior festival desta categoria na região Sul do Estado, o evento evidencia a produção dos trabalhos realizados por grupos de dança, academias, escolas de dança, escolas da rede pública e particular, aproximando assim, a comunidade regional da cultura da dança.

Os participantes distribuem-se nas categorias Infantil, Júnior, Sênior e Avançado, entre diferentes estilos e performances.

Para a coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, o evento engrandece a concepção que o público tem sobre a dança e sobre os profissionais. “Através do festival é possível abrir espaço para a linguagem da dança. É perceptível o crescimento da arte na região em paralelo ao progresso do evento, que além de formar um público, contribui para a profissionalização dos participantes”, relata.

Palco Unesc

Este ano, além das apresentações tradicionalmente realizadas no Teatro Elias Angeloni, também haverá mostras na Universidade. O Palco Unesc será no Auditório Ruy Hülse e as apresentações no local ocorrem durante o primeiro dia de evento (16/10), das 15  horas às 16h30. No Auditório também serão realizadas algumas oficinas e palestras no decorrer do festival.

Capacitação


Durante os dias de evento, vão ocorrer capacitações abertas ao público, no campus. Danças Urbanas, Dança Contemporânea, Dança Experimental, Ballet e Jazz Intermediário serão temas de capacitações. Também haverá palestras sobre “Pesquisa, Criação e Formação em Dança na Universidade”, “Profissionais de Dança em Santa Catarina” e “Processo de Composição Coreográfica”. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas no Portal da Unesc.

Saiba mais

O Unesc em Dança é um festival não competitivo, que busca o aprimoramento técnico e artístico, garantindo o caráter didático-pedagógico por meio de oficinas, palestras e exibição de filmes. Contribui, assim, para a formação de plateia, o desenvolvimento e a valorização da cultura da dança.

O festival é realizado com suporte e patrocínio viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura e também recebe apoio do supermercado Bistek e Tintas Farben.

Confira a programação completa

Confira ordem das apresentações

Fonte: Secom

Por: Mayra Lima 14 de outubro de 2014 às 13:34
Compartilhar Comente

Últimos ensaios: Bailarinos e bailarinas se preparam para o Unesc em Dança

Últimos ensaios: Bailarinos e bailarinas se preparam para o Unesc em Dança
O evento inicia na próxima semana, dia 16 de outubro. (Foto: Arquivo) Mais imagens

Grupos de todo o país estão em seus últimos ensaios para as apresentações do 15º Unesc em Dança. O evento começa na próxima semana, dia 16 de outubro, e o resultado dos grupos selecionados já foi divulgado. Com coreografias que vão do Ballet Clássico à Dança de Rua, bailarinos e bailarinas do Paraná, São Paulo, Jacinto Machado, Ermo, entre outras localidades, farão apresentações no Teatro Elias Angeloni e no campus da Universidade. O festival, promovido pelo Setor de Arte e Cultura da Unesc, ocorre até 18 de outubro.

As pequenas do SD Ballet de Criciúma e Cocal do Sul estão ansiosas para participarem do festival. Algumas já estiveram em edições do Unesc em Dança, para outras será a primeira vez. “Elas estão empolgadas e curiosas pelo fato de se apresentarem em um teatro. Essa experiência é nova e mágica para elas”, comenta a coreógrafa do grupo e egressa do curso de Educação Física da Unesc, Simone Duarte. Segundo ela, o ballet é ensinado às crianças com um formato lúdico e diferenciado. “Nós trabalhamos a memorização de uma forma que elas se sentem seguras a se apresentarem sozinhas. Esse ensinamento é levado não só para palco, mas para a vida também”, ressalta Simone.

O bailarino Pablo Vinícios, do grupo Effort Dance Company, do Paraná, vai realizar um solo de Jazz. Sua coreografia, intitulada “Âmago”, fala sobre a liberdade de sentimentos introspectivos. “Estamos ansiosos em participar pela primeira vez do Unesc em Dança. Essa grande oportunidade nos possibilita levar nossas coreografias para fora de nosso estado em um evento de renome nacional. Esperamos que essa visibilidade traga novas possibilidades ao nosso grupo”, comenta. Além de Pablo, o grupo também será representado pelo dançarino Jean Hannig, com a coreografia “O Rancor Da Alma”.
   
Saiba mais


Este ano, o Unesc em Dança comemora 15 anos de trajetória. É um festival não competitivo, que busca o aprimoramento técnico e artístico, garantindo o caráter didático-pedagógico por meio de oficinas, palestras e exibição de filmes. Contribui, assim, para a formação de plateia, o desenvolvimento e a valorização da cultura e da arte.

O Unesc em Dança é realizado com suporte e patrocínio viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura. O festival também recebe apoio do supermercado Bistek e Tintas Farben.

Confira os grupos selecionados

Fonte: Secom

Por: Mayra Lima 07 de outubro de 2014 às 15:39
Compartilhar Comente

Unesc em Dança: Noites de encantamento para a debutante

Unesc em Dança: Noites de encantamento para a debutante
Inscrições para os grupos interessados ainda estão abertas (Foto: Arquivo) Mais imagens

Falta pouco para as sapatilhas invadirem a Universidade, pois vai começar o Unesc em Dança. O evento vai debutar em 2014: são 15 anos de trajetória. E tudo vai começar quando as cortinas se abrirem no dia 16 de outubro, com apresentações na Universidade e no Teatro Elias Angeloni. O festival é promovido pelo Setor de Arte e Cultura da Unesc e as inscrições para os grupos interessados ainda estão abertas.

Como maior festival de dança da região, o evento evidencia a produção dos trabalhos realizados por grupos de dança, academias, escolas de dança, escolas da rede pública e particular, aproximando, assim, a comunidade regional da cultura da dança.

Cerca de 100 mil espectadores já assistiram gratuitamente ao festival. A ação tem a participação anual de mais de 82 grupos de dança, de 18 municípios localizados entre as cinco grandes regiões do sul, apresentando mais de 120 coreografias.

 “Através do festival é possível abrir espaço para a linguagem da dança. É perceptível o crescimento da arte na região em paralelo ao progresso do evento, que, além de formar um público, contribui para a profissionalização dos participantes”, relata a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig. Ela acredita que os profissionais da área ainda são pouco valorizados e que o evento engrandece a concepção sobre a dança.

Capacitação

Os participantes e interessados em geral terão a possibilidade de participar de palestras e oficinas. “Danças Urbanas”, “Criação e Formação”, “Processo de Composição”, “Ballet Intermediário”, entre outros, serão temas de capacitações. Conforme Amalhene, a profissionalização aproxima a dança do universo ensino e pesquisa, de forma que o público perceba a conexão entre arte e educação.

Inscrições

Ainda dá tempo de participar, pois as inscrições estão abertas até o dia 30 de outubro. Podem participar apresentações em grupo ou individuais. É importante ler o regulamente atentamente, preencher as fichas e encaminhar os documentos necessários através do correio ou por e-mail. Cada grupo pode inscrever até 12 coreografias no festival. O resultado será divulgado no dia 6 de outubro, sendo que os grupos que não se classificarem receberão um parecer técnico.

Saiba mais informações e como se inscrever

Fonte: Secom

Por: Mayra Lima 29 de setembro de 2014 às 14:21
Compartilhar Comente