Ciências Contábeis

FORMANDOS EM RETROSPECTIVA 2020.2

Na última terça-feira (21/12), coordenação e professores do curso de Ciências Contábeis da Unesc, recepcionaram os acadêmicos concluintes do segundo semestre de 2020 para mais uma edição do Formandos em Retrospectiva. O tradicional evento, tem como objetivo, fazer uma despedida especial para os formandos juntamente com seus familiares em um encontro cheio de recordações e emoção ao lado dos colegas acadêmicos e professores que fizeram parte da trajetória de cada um. Em função da pandemia Covid-19, essa é a segunda edição do Formandos em Retrospectiva mediada por recursos tecnológicos via Google Meet.

O evento foi marcado por fortes emoções iniciando com a homenagem do líder de turma, Rodrigo Elias ao corpo docente do curso. O egresso Januário José Monteiro também participou do evento e fez um momento especial de espiritualização e reflexão sobre quais escolhas esses formando farão depois da formatura. A estudante Bianca Vincentin Darabas fez a homenagem aos pais e a estudante Talita Ferreira fez a homenagem aos colegas formandos.

Depois de rever vídeos e fotos, ouvir as homenagens e abraçar virtualmente os amigos conquistados durante a trajetória, os coordenadores do curso, a professora Milla Lúcia F. Guimarães e o professor Manoel V. Menegali, convidaram os formandos para participar da última chamada.

A coordenação do curso agradece a todos os formandos e deseja sucesso na nova jornada.

23 de dezembro de 2020 às 10:05
Compartilhar Comente

Mostra Científica de Projetos Acadêmicos de Ciências Contábeis

Os estudantes da 8ª fase do curso de Ciências Contábeis da Unesc compartilharam seus Projetos de Pesquisa durante a X Mostra Científica de Projetos Acadêmicos. O evento  aconteceu via Google Meet no noite de quarta-feira (16/12/20), com a apresentação de 66 trabalhos.

Os estudantes da 8ª fase do curso de Ciências Contábeis socializaram seus projetos, desenvolvidos ao longo do semestre na disciplina de Estágio V - Elaboração de Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (EPTCC), abordando áreas do conhecimento como contabilidade financeira;  contabilidade governamental; contabilidade de custos; contabilidade tributária; contabilidade gerencial e formação e exercício profissional.

O evento foi organizado pelo curso de Ciências Contábeis, PEGC (Programa de Extensão em Gestão Contábil), pelo NECON (Núcleo de Estudos Contábeis) e NEGEO (Núcleo de Estudos em Gestão Organizacional).

A avaliação dos trabalhos expostos ficou por conta de professores do próprio curso de Ciências Contábeis (avaliadores internos) e de estudantes “mestrandos” e “doutorandos” do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico -PPGDS (avaliadores internos).

A coordenação do curso de Ciências Contábeis agradece a colaboração e a presença de todos neste evento.

20 de dezembro de 2020 às 20:51
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Contábeis da Unesc faz a diferença no Natal de centenas de crianças

Curso de Ciências Contábeis da Unesc faz a diferença no Natal de centenas de crianças
Ação “Contabilizando Natal” arrecadou mais de 300 brinquedos, que foram doados ao Bairro da Juventude Mais imagens

Pelo 11º ano, o curso de Ciências Contábeis da Unesc uniu forças entre professores e alunos para proporcionar um Natal diferente a centenas de crianças. O Contabilizando Natal entregou, nesta semana, mais de 300 brinquedos aos pequenos atendidos pelo Bairro da Juventude, em Criciúma.  O evento, que todos os anos reúne os estudantes no auditório Ruy Hülse, precisou, como tantos outros em 2020, ocorrer de forma online. A prestação de contas e socialização com as turmas foi realizada na manhã deste sábado (19).

A coordenadora de Ciências Contábeis, professora Milla Lúcia Ferreira Guimarães, recordou os desafios impostos pela pandemia para a realização da ação. “Ficamos um pouco perdidos no início. Como colocaríamos em prática? Nossos alunos que estão à frente do Centro Acadêmico e da Atlética sugeriram uma “vaquinha online”, que deu muito certo”, conta. Juntos, alunos, professores e também a comunidade acadêmic

a da Unesc, somaram cerca de R$ 3 mil em doações, utilizados para a compra de bons brinquedos.

Conforme o professor Sérgio Mendonça da Silva, que fez questão de usar filtros divertidos de Natal para o encontro com os alunos neste sábado, foi possível comprar 212 brinquedos com a verba que, somados a mais 102 brinquedos que foram doados, resultaram em 314 para entrega ao Bairro, alcançando a meta estipulada. “Muitos quiseram doar pessoalmente, mantendo nossa tradição. Tivemos alunos que vieram de Araranguá, Sombrio, Urussanga para trazer os presentes. Mantivemos em um ano tão difícil o espírito de Natal”, comemora Silva.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, marcou presença, em nome da reitora Luciane Ceretta, no encontro de encerramento da ação de Ciências Contábeis. Segundo a diretora, o curso mantém o DNA da instituição, uma Universidade Comunitária. “Vocês protagonizam um movimento tão lindo dentro da Unesc. Ele nos emociona e nos incentiva. A união de docentes e discentes é incrível. O ano foi complexo, mas nos reinventamos. A empatia, a solidariedade e olhar ampliado nos ensinam que a gente pode, sim, fazer sempre mais”, lembra Fernanda ao ressaltar que os professores têm formado mais do que contadores, pessoas que farão a diferença por onde forem.

Ação somada à Campanha “Árvore do Bem”

Além dos brinquedos doados pelo curso de Ciências Contábeis, a Unesc entregou, na quinta-feira (17), o resultado da campanha “Árvore do Bem”, parceria com a NSC TV.
Se somados, os presentes doados às crianças do Bairro da Juventude pela Universidade passam de 600.

O coordenador de Mobilização de Recursos do Bairro da Juventude, Carlos Roberto Roncáglio, esteve presente com os alunos e lembrou que muitas crianças atendidas pela entidade terão nas doações feitas pela Unesc o único presente de Natal. “Agradecemos muito a parceria com a Universidade porque ela faz a diferença”, conclui.

Matheus Reis – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de dezembro de 2020 às 10:12
Compartilhar Comente

Defesa Pública de Tese - Milla Lúcia Ferreira Guimarães

Defesa Pública de Tese - Milla Lúcia Ferreira Guimarães
Mais imagens

No último dia 15 de dezembro de 2020, a coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Unesc, Milla Lúcia Ferreira Guimarães fez a Defesa Pública da sua Tese de Doutorado. Prestigiada por mais de 45 pessoas na sala virtual, Milla fez uma apresentação impecável e arrancou elogios dos 4 professores doutores que compuseram a banca avaliadora. A comunidade acadêmica do Curso de Ciências Contábeis da Unesc, rende homenagens para a Coordenadora, Professora, e agora Doutora Milla Lúcia Ferreira Guimarães por essa conquista.

Parabéns Milla

Segue abaixo detalhes do evento:

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais tem a honra de convidar a comunidade acadêmica para a Defesa Pública de Tese abaixo relacionada:

Doutoranda: MILLA LÚCIA FERREIRA GUIMARÃES

Título: “A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROCESSO FORMATIVO DO CONTADOR NAS UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS CATARINENSES”.

COMISSÃO EXAMINADORA:

Prof. Dr. Geraldo Milioli (Presidente da banca e Orientador - UNESC)

Prof. Dr. Carlyle Torres Bezerra de Menezes (UNESC)

Prof. Dr. Gildo Volpato (UNESC)

Profa. Dra. Cristina Keiko Yamaguchi (UNIPLAC)

Prof. Dr. Ernani Ott (UNISINOS)

Suplente: Prof. Dr. Nilzo Ivo Ladwig (UNESC)

Data: 15 de Dezembro de 2020      Horário: 16h30

Encontro via: Google Meet  

Endereço: https://meet.google.com/ism-rwmi-the?authuser=0

RESUMO: Neste estudo busca-se refletir sobre a amarração teórica envolvendo Universidades Comunitárias, Educação Ambiental e a formação do Contador. As Universidades Comunitárias enquanto instituições de ensino criadas a partir dos anseios da sociedade civil, sem fins lucrativos e com estreito vínculo às demandas comunitárias em favor do desenvolvimento local e regional; a Educação Ambiental enquanto parte integrante da educação de todos os cidadãos com vistas à conscientização, desenvolvimento de competências e a participação crítica, responsável e libertária dos indivíduos para novas condutas frente ao meio ambiente; os Cursos de Ciências Contábeis e o processo formativo do Contador, sua função estratégica nos espaços onde atua, não podendo ficar alheio aos impactos socioambientais e os esforços empresariais para evitá-los. No entrelaçamento dessa tríade está a missão universitária e do Curso em formar profissionais para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida visando ao desenvolvimento sustentável da região onde se insere. A partir desse contexto levantou-se o seguinte objetivo da pesquisa: compreender o processo de formação acadêmica do Contador voltado às questões socioambientais nos cursos de Ciências Contábeis das Universidades Comunitárias catarinenses, filiadas à ABRUC. Para sustentar o objetivo geral foram propostos como objetivos específicos: i) Identificar as Universidades Comunitárias catarinenses que ofertam curso de graduação em Ciências Contábeis; ii) Verificar nos PPCs as ementas da disciplina de Contabilidade Ambiental ou relacionada, bem como propostas e práticas curriculares socioambientais; iii) Verificar a percepção dos coordenadores e professores dos cursos sobre a Educação Ambiental no processo de formação do Contador; iv) Apresentar na ótica dos coordenadores os problemas socioambientais do entorno das universidades; v) Correlacionar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes com os problemas socioambientais apresentados. Para tanto foi realizada uma pesquisa pautada nos métodos qualitativos, exploratória, descritiva, documental e baseada em uma abordagem holística de múltiplos casos. O contexto, portanto, é o processo formativo do Contador voltado para questões socioambientais nas universidades catarinenses filiadas à ABRUC e cadastradas no e-MEC como comunitárias, as quais são: Unesc, Unisul, Univali, Univille, Unochapecó e Unoesc. Os casos são os Cursos de Ciências Contábeis dessas instituições considerando o contexto local e regional. O objeto da análise diz respeito à disciplina Contabilidade Ambiental ou relacionada. A produção de dados foi realizada por meio de entrevistas com coordenadores e professores do Curso, além das legislações e documentos institucionais sobre o tema. Para a obtenção de um panorama do desenvolvimento sustentável dos municípios do entorno das universidades a pesquisa valeu-se dos Índices de Desenvolvimento Municipal Sustentável desenvolvidos pela FAC. Os dados coletados e sistematizados apontam que todos os cursos ofertam ao menos uma disciplina sobre a temática socioambiental, muito embora venham suprimindo-a nas mudanças de matriz, inserindo os conteúdos específicos para a formação do Contador em outras disciplinas ao mesmo tempo em que oferecem os conteúdos pertinentes à Educação Ambiental em outra disciplina, na modalidade EAD, para vários cursos da instituição, promovendo ganho de escala e ainda assim atendendo às diretrizes curriculares. Observou-se que tanto coordenadores quanto professores consideram importante a inserção da Educação Ambiental e da Contabilidade Ambiental na matriz do Curso, mas por motivos diversos, uns mais voltados para a educação do contador/cidadão e outros focados na formação puramente profissional. Os principais problemas socioambientais do entorno universitário, na percepção dos coordenadores e professores, referem-se à mineração, a poluição dos rios, a destinação do lixo e o uso desordenado dos recursos naturais. Verificou-se que a maioria dos cursos estudados trata de modo geral a parte teórica dos assuntos socioambientais, a parte prática está balizada nas demonstrações contábeis das empresas com capital aberto listadas na [B]³ e não nas atividades e vocações locais/regionais. Acredita-se que o ensino da Educação Ambiental em comunhão com o ensino da Contabilidade Ambiental, para além dos instrumentos avaliativos do ensino superior, supre uma lacuna existente na formação dos bacharéis em Ciências Contábeis ao proporcionar a ampliação de visão de mundo, de reflexão sobre o ser-no-mundo e não o ser e o mundo isolados. Para que, ao estudar de modo contextualizado as questões socioambientais possam contribuir, mediante a compreensão crítica da realidade, sugerindo soluções duradouras aos problemas ambientais que são, também, problemas humanos, libertando o estudante e futuro Contador do pensamento utilitarista da natureza. Por esse motivo, propôs-se uma disciplina denominada Contabilidade para a Sustentabilidade, que considera a vocação comunitária das universidades, as legislações pertinentes e a sustentabilidade do local e da região onde o Curso está inserido, em todas as dimensões: sociocultural, econômica, ambiental e política, a partir dos quatro pilares para a educação do século XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser.

18 de dezembro de 2020 às 16:32
Compartilhar Comente

BANCAS DE TCC DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC

Aconteceu entre os dias 9 e 11 de dezembro de 2020, as Bancas de TCC do Curso de Ciências Contábeis da Unesc. Os 26 artigos científicos apresentados pelos estudantes da 9ª fase, contemplaram as áreas temáticas de Contabilidade Tributária, Auditoria, Perícia E Investigação Contábil, Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial, Contabilidade Financeira, Formação E Exercício Profissional, Contabilidade Ambiental E Responsabilidade Social e Contabilidade Governamental. Em face da pandemia Covid-19, pela segunda, as apresentações foram compartilhadas remotamente, mediadas por recursos tecnológicos.

Parabéns a todos os estudantes da 9ª fase, aos professores orientadores, aos professores avaliadores e a toda equipe de coordenação e bolsistas do Curso de Ciências Contábeis.

O evento foi um sucesso.

18 de dezembro de 2020 às 16:02
Compartilhar Comente