Laboratório de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial

Unesc integra diretoria da ADVB Santa Catarina

Unesc integra diretoria da ADVB Santa Catarina
Fotos: Mayara Cardoso/Agecom/Unesc Mais imagens

Em mais uma ação que demonstra a importância da Unesc em nível estadual e a presença da Instituição no ecossistema do desenvolvimento, a Universidade passa a ocupar cadeira na diretoria da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB SC). A diretoria da Associação tomou posse na noite desta segunda-feira (07/03), tendo a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, entre os empossados.

A presidência da ADVB passa a estar sob comando do também criciumense Claiton Pacheco. A diretoria que estará ao seu lado é comporta por 40 lideranças do setor, divididas em sete regiões: Grande Florianópolis, Litoral, Meio-Oeste, Norte, Oeste, Sul, Vale do Itajaí e Serra.

Para Gisele, integrar o grupo de grandes profissionais da área é uma honra, em especial por representar a Universidade e seus princípios. “Estaremos a frente da diretoria de Desenvolvimento Socioeconômico, uma área que faz parte parte também da missão da nossa Unesc. Estamos muito felizes por integrar ainda mais de perto esse ecossistema, contribuindo com nossa experiência e aprendendo com os colegas e suas vivências”, destacou.

O grupo trabalhará a frente da ADVB no biênio 2022/2023.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de março de 2022 às 08:34
Compartilhar Comente

Aulas na Unesc serão retomadas na quarta-feira

Aulas na Unesc serão retomadas na quarta-feira
Neste sábado (26/02), as turmas devem comparecer à universidade normalmente (Foto: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc) Mais imagens

Devido ao feriado de Carnaval, conforme Calendário Acadêmico, a Unesc estará em recesso. Por isso, não haverá aulas de graduação e pós-graduação na segunda-feira (28/02). Neste sábado (26/02) as turmas devem comparecer à universidade normalmente.

A Central de Atendimento ao Estudante (Centac), a Biblioteca Central Professor Eurico Back e os setores administrativos seguem o mesmo calendário.

O Iparque funcionará normalmente na segunda-feira (28/02), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Já nas Clínicas Integradas, o Estomizados, a Farmácia Escola, o Ambulatório de Feridas e o Nuprevips funcionarão normalmente.

O Colégio Unesc também acompanhará o recesso da Universidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de fevereiro de 2022 às 17:36
Compartilhar Comente

PPGCA e LabPGT organizam minicurso de Revisão Sistemática e Análise Bibliométrica

PPGCA e LabPGT organizam minicurso de Revisão Sistemática e Análise Bibliométrica
Mais de 80 pessoas participaram do evento, entre alunos e pesquisadores de outras instituições(Fotos: Divulgação) Mais imagens

Para atender aos alunos de doutorado, mestrado e de iniciação científica do Laboratório de Planejamento e Gestão Territorial (LabPGT), o mestrando Volmar Madeira, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), organizou um evento com o tema “Revisão Sistemática e a Análise Bibliométrica de literatura”. O professor Dr. Guilherme Elias (colaborador do PPGCA), abordou o propósito de integrar quantitativos para referenciar pesquisas.

A revisão sistemática é um tipo de estudo que busca orientar a elaboração dos projetos de pesquisa, indicando quais os rumos das investigações que estão sendo realizadas e quais os métodos de pesquisa que foram utilizados na área até o momento. Enquanto a análise bibliométrica busca mensurar a contribuição do conhecimento científico nas publicações de determinada área/tema.

O objetivo foi apresentar a metodologia da Revisão Sistemática e Análise Bibliométrica para a realização das suas pesquisas. Neste contexto, buscou-se propiciar aos mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-graduação da Unesc e pesquisadores, o uso da revisão sistemática para investigar o estado da arte sobre o tema de sua pesquisa. E assim, poder identificar, avaliar, eleger e resumir as evidências relevantes sobre o tema objeto da pesquisa.

Os participantes estiveram empenhados em aprender nas atividades de pesquisa por referências bibliográficas. O assunto é parte fundamental no trabalho acadêmico que demanda rigor em termos de busca, seleção e tratamento de dados.

O encontro, em sua primeira edição, despertou o interesse coletivo. Mais de 80 pessoas se inscreveram, inclusive de outras instituições, envolvendo pesquisadores dos Programas de Pós-graduação da Unesc (PPGCA, PPGE, PPGCEM, PPGCS, PPGD e PPGDS), pesquisadores da UFRGS (POSGEA e PPG Ecologia), UFSC (PPGTIC), Bibliotecárias da FURB, bem como, alunos, egressos e professores dos Cursos de Graduação da Unesc.

A coordenação do evento ficou a cargo do Professor Dr. Nilzo Ivo Ladwig, do Laboratório de Planejamento e Gestão Territorial – LabPGT, e dos integrantes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. Devido à grande demanda, os organizadores estudam em agendar uma nova data, para ampliar esta formação com módulos avançados e mais complexos.

[gallery ids="7668,7669,7670,7671,7672,7674,7675,7676,7680,7681,7682"]

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de junho de 2021 às 15:11
Compartilhar Comente

Professores e alunos do PPGCA realizam aerolevantamento utilizando Drone em um sítio arqueológico

O trabalho de campo realizado na terça feira (08/06) pelo professor Juliano Bitencourt Campos e pelo egresso do curso de geografia e mestrando do programa de pós-graduação em Ciências Ambientais José Gustavo Santos teve por objetivo realizar um aerolevantamento utilizando drone em um sitio arqueológico (sambaqui da praia do Bio) localizado no município de Bal. Arroio do Silva.
Este aerolevantamento será utilizado na disciplina de Geoprocessamento e analise da Paisagem ministrada no programa de pós graduação em Ciências Ambientais pelos professores Nilzo Ivo Ladwig, Jairo José Zocche e Juliano Bitencourt Campos.
O aerolevantamento visa auxiliar no planejamento territorial e arqueológico dos sítios litorâneos de Santa Catarina. O estudo destes sítios é uma forma integradora e multidisciplinar entre as ciências geográficas, arqueológicas e biológicas.

10 de junho de 2021 às 15:27
Compartilhar Comente

Conhecimento construído e compartilhado para todo o Brasil no Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial da Unesc

Conhecimento construído e compartilhado para todo o Brasil no Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial da Unesc
Evento teve sua primeira realização na modalidade virtual (Fotos: Reprodução GoogleMeet) Mais imagens

A 11ª edição do Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial (SPPGT) da Unesc chegou ao fim com resultados positivos. Pela primeira vez na modalidade virtual, foram 11 atividades, com uma média de 110 espectadores de todo o Brasil e a presença de importantes nomes da área ambiental, como os professores doutores Luiz Oosterbeek, do Instituto Politécnico de Tomar de Portugal, e Nurit Rachel Bensusan, do Instituto Socioambiental do Brasil, que ministraram a palestra de abertura.

O evento iniciou na última terça-feira (17/11) e teve seu encerramento nesta quinta-feira (19/11), com duas palestras palestras: “Gestão de Áreas Protegidas por Sensoriamento Remoto”, ministrada pelo professor doutor Gustavo Macedo de Mello Baptista do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (UNB), e "Modelagem cartográfica na promoção da geoconservação e do geoturismo", concedida pelo professor doutor Ítalo Sousa de Sena da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ).

Conforme o professor pesquisador da Universidade e líder da comissão organizadora, Nilzo Ivo Ladwig, o modelo virtual possibilitou a presença de prestigiadas autoridades e uma importante interlocução de conhecimento. “Tivemos receio que este formato online trouxesse problemas, mas apresentou novas reflexões. Tivemos a participação de profissionais, estudantes, professores e pesquisadores de todo o Brasil, com uma vasta troca de informações entre grupos de pesquisas”, explicou.

A presença do evento na internet foi além de um mecanismo para a execução dos momentos, e deu ao Seminário uma relevância nacional. “Isso refletiu em impactos significativos para a construção do conhecimento. Além de palestrantes e participantes de outras regiões, pode-se compartilhar parte da cultura em pesquisa, técnicas e métodos que vão enriquecer o campo acadêmico-científico de cada presente”, evidenciou Ladwig.

Também em destaque, o debate “Turismo em áreas protegidas: desafios e possibilidades” foi um dos exemplos da interlocução de conhecimento, recebendo autoridades no campo ambiental de São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais. O encontro foi realizado na quarta-feira (18/11) e teve a presença dos especialistas Cláudio Maretti, pesquisador e pós-doutorando da Universidade de São Paulo (USP); Paulo Fernando Meliani, professor doutor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); Orlando Ferretti, professor doutor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Múcio do Amaral Figueiredo, professor doutor da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), e Geraldo Majela Moraes Salvio, professor doutor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

Além das palestras principais e mesas redondas, ao longo dos três dias foram realizadas apresentações de artigos, oficinas, lançamento de livros e sessões de comunicação. Todos os momentos foram norteados por temas conectados à conservação e a reconstrução das áreas protegidas no Brasil e no mundo, como parques, florestas, mosaicos florestais e muitos outros.

Entre os livros lançados esteve a obra Planejamento e Gestão Territorial: inovação, tecnologia e sustentabilidade. Vinculado à Editora Unesc (EdiUnesc), o trabalho organizado por Nilzo Ivo Ladwig e pelo professor pesquisador Juliano Bitencourt Campos traz os relatos, informações e conclusões de relevância social, profissional e de pesquisa apresentadas na edição 2019 do Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial.

O evento foi proposto pelo Laboratório de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial (LabPGT) da Unesc e Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), em parcerias com os programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS), Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis) e cursos de Geografia, Engenharia de Agrimensura e Biologia.

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - campus Criciúma, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e os comitês de Bacias do Rio Araranguá e Rio Urussanga também contribuíram para a realização.  

A próxima edição do Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial já está em planejamento para setembro de 2021. A transmissão do evento foi realizada pela Unesc TV no YouTube e via Google Meet.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de novembro de 2020 às 20:00
Compartilhar Comente